Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Catraca gira, mas bike não anda
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Catraca gira, mas bike não anda

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
otaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2011
Catalão-Goias
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Catraca gira, mas bike não anda
    Postado: 16 Dez 2013 as 00:25
Olá meus queridos, gostaria de tirar essa pequena dúvida com vocês. Quando pedalo minha catraca roda normalmente, mas parece que ela não esta fixada no cubo, então pedalo mas não saio do lugar, o que é isto?
Me disseram que poderia ser a parte interna da catraca que esta desgastada, e que a solução seria apenas comprar outra. É isso, ou posso resolver dando uma apertada no meu k7?

Boa noite. Obrigado.
Otaniel Rodrigues
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 00:40
se for catraca de rosca,quebrou o "macaquinho",que é tipo uma ou mais garra que da tração ao pedalar,ai só trocando mesmo,se for  k 7 é só limpar e lubrificar o free hub.
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
Spyke Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
Belém
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Spyke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 08:36
é isso mesmo que o amigo ai de cima falou!
Prazer de viver na lama!
Voltar ao Topo
blaugusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Rio Claro
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar blaugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 11:25
Cassete também quebra, eu mesmo já quebrei um cassete Alívio.

Abre na esperança de limpar, mas pode estar quebrado.
Voltar ao Topo
blaugusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Rio Claro
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar blaugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 11:29
Corrigindo: falei merda, não foi o cassete, quebrei o cubo. (freehub?)
Voltar ao Topo
RodolfoMp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2011
Tangara da serr
Offline
Mensagens:130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodolfoMp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 12:00
amigo se seu cubo for K7 da pra abrir e concertar (dependendo do que for)! se for catraca normal de rosca ! só trocando, mas dai e baratinho no máximo vai ser 21 marchas ou 24!!
ps: ( um amigo meu deu isso no k7 dele, o mecânico abriu e encaixo os dentinho de novo, acho q ele tinha soltado uma molinha que empurra o dentinho que da tração )    

Editado por RodolfoMp - 16 Dez 2013 as 12:02
=P
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 12:02
primeiro, qual cubo vc usa? e qual catraca? é catraca de rosca? se for é mais  facil/barato...
se for cassete, shimano, teu freehub ta com serios problemas kkkk
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
otaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2011
Catalão-Goias
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 14:40
Originalmente postado por Charlesxavier Charlesxavier escreveu:

primeiro, qual cubo vc usa? e qual catraca? é catraca de rosca? se for é mais  facil/barato...
se for cassete, shimano, teu freehub ta com serios problemas kkkk

O meu cubo é um shimano alívio, a catraca é da mesma série. Creio que não seja rosca e sim k7, pelo fato de ser 27v. Ok, vou levar para abrirem e darem uma limpada e lubrificada. Me descreva oque é: freehub.
Otaniel Rodrigues
Voltar ao Topo
Corsários Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Corsários Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 15:07
Originalmente postado por otaniel otaniel escreveu:

Originalmente postado por Charlesxavier Charlesxavier escreveu:

primeiro, qual cubo vc usa? e qual catraca? é catraca de rosca? se for é mais  facil/barato...
se for cassete, shimano, teu freehub ta com serios problemas kkkk

O meu cubo é um shimano alívio, a catraca é da mesma série. Creio que não seja rosca e sim k7, pelo fato de ser 27v. Ok, vou levar para abrirem e darem uma limpada e lubrificada. Me descreva oque é: freehub.

Catraca é um mecanismo igual catraca de ônibus, ele gira livre em um sentido (pedalando para trás) e trava no sentido inverso (pedalando para frente). Este mecanicsmo de catraca é montado junto com as rodas dentadas (o pinhão ou pião) nos sistemas mais antigos e simples. Nos sistemas mais novos (K7) este mecanismo de catraca é montado junto do cubo. Freehub é este cubo com um mecanismo de catraca embutido e você simplesmente encaixa o conjunto de rodas dentadas nele (o k7), no freewheel o cubo é apenal um rolamento e a catraca vem junto do mecanismo de rodas dentadas e este conjunto é rosqueado no cubo.




Editado por Corsários - 16 Dez 2013 as 15:07
Voltar ao Topo
RodolfoMp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2011
Tangara da serr
Offline
Mensagens:130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodolfoMp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 15:11
free hub é aonde catraca encaixa! o seu cubo e k7 sim! então o cubo do meu amigo era shimano tbm! ( o dele e um roda shimano que nao tem mais, o cubo deve ser compatível com a linha deore ( que nao muda nada do alivio alem do peso ) deve ter soltado a mola do dentinho igual o dele!
=P
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 18:58
é isso mesmo, ja ferrei vários cubos desses, e ja vi muitaaa gente ter problema no freehub desses modelos de cubos, manda num mecanico bom, e fala pro cara abrir o freehub e dar manutenção nele pq ta com problemas, geralmente dando uma lubrificada resolve, mas as vezes acontece dos dentes "quebrarem" ou "moerem" as engrenagens, aí é só outro cubo mesmo ou encontrando alguma peça de sucada pra substituir pela danificada.

"freehub mechanism" é a parte que vai o cassete, o "freehub", onde vc provavelmente está com problemas....


Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
otaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2011
Catalão-Goias
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2013 as 22:56
Então, Corsário, obrigado pela explicação foi de bastante ultilidade para meu conhecimento.
Charles e Rodolfo, creio que o problema seja este mesmo que vocês demonstraram. Vou levar em um bom mecânico e mandar ele dar um "tapa" no freehub. Creio que não será necessário uma substituição. Mas por último, por que acontece esse negócio? Muito tempo sem manutenção? Muita pancada? Ou desgaste?
Otaniel Rodrigues
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2013 as 07:55
Vale lembrar que estes cubos são de uso urbano e não em trilhas.
Nas condições indicadas (Uso urbano) isto dificilmente ocorre.
Se estiver pegando trilhas (água, lama etc) recomendo um Deore ou superior que ao contrário do que foi dito tem selagem e resistência bem superior ao Alivio e Altus.   

At.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2013 as 14:28
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Vale lembrar que estes cubos são de uso urbano e não em trilhas.
Nas condições indicadas (Uso urbano) isto dificilmente ocorre.
Se estiver pegando trilhas (água, lama etc) recomendo um Deore ou superior que ao contrário do que foi dito tem selagem e resistência bem superior ao Alivio e Altus.   

At.
Eu assino em baixo, pra condições mais severas tem que ser de Deore pra cima exatamente pelo sistema de selagem.
Voltar ao Topo
otaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2011
Catalão-Goias
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2013 as 14:53
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:


Originalmente postado por dts dts escreveu:

Vale lembrar que estes cubos são de uso urbano e não em trilhas.
Nas condições indicadas (Uso urbano) isto dificilmente ocorre.
Se estiver pegando trilhas (água, lama etc) recomendo um Deore ou superior que ao contrário do que foi dito tem selagem e resistência bem superior ao Alivio e Altus.   


At.

Eu assino em baixo, pra condições mais severas tem que ser de Deore pra cima exatamente pelo sistema de selagem.
Pode até ser , sei que o ciclismo é um esporte de alto custo. Mas não creio que seja necessário um DEORE para trilhas. Temos que analisar o contexto, que no meu caso, um alívio aguenta muita pancada. Primeiro problema dele com 3.000km rodado em trilhas e asfaltos. Ele incara bem, cubos Deores, pelo menos agora, estão fora de minha realidade.
Otaniel Rodrigues
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2013 as 18:52
Sou novato e não conheço muito. Tenho uma GT com Alívio atrás e Acera na frente.

Após 2,5 mil km rodados na maioria em trilhas de médias para fáceis, está difícil regular o Alívio.
De vez em quando pego trechos mais técnicos, mas não é frequente.

Já pensei em trocar o traseiro por um Deore pelo que tenho lido, mas ainda tenho dúvidas se iria somente gastar mais dinheiro e se a questão da regulagem não é problema do mecânico e não de mecânica. :)




Editado por ltadeu70 - 17 Dez 2013 as 18:55
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2013 as 19:45
Originalmente postado por otaniel otaniel escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:


Originalmente postado por dts dts escreveu:

Vale lembrar que estes cubos são de uso urbano e não em trilhas.
Nas condições indicadas (Uso urbano) isto dificilmente ocorre.
Se estiver pegando trilhas (água, lama etc) recomendo um Deore ou superior que ao contrário do que foi dito tem selagem e resistência bem superior ao Alivio e Altus.   


At.

Eu assino em baixo, pra condições mais severas tem que ser de Deore pra cima exatamente pelo sistema de selagem.
Pode até ser , sei que o ciclismo é um esporte de alto custo. Mas não creio que seja necessário um DEORE para trilhas. Temos que analisar o contexto, que no meu caso, um alívio aguenta muita pancada. Primeiro problema dele com 3.000km rodado em trilhas e asfaltos. Ele incara bem, cubos Deores, pelo menos agora, estão fora de minha realidade.

Recomendo que leia o manual técnico da shimano incluindo a nota referente ao alto risco de acidentes graves que podem ocorrer ao utilizar um grupo recreacional\urbano em trilhas.
Em 25 anos de pedal já pude verificar alguns até com quebra de quadros (chainsuck´s repetitivos)  etc... 
Entenda por trilhas locais íngremes com lama, água, raízes etc. 
Quem conhece a mecânica das linhas de trilha sabe como são frágeis os grupos urbanos quando comparados a estes.
A mudança não se limita só aos selos, ela abrange o tipo de material empregado, projeto capacidade de liberação de contaminantes (alívio e acera não tem) alem da resistência das partes envolvidas.
Achar podemos achar o que quisermos, funcionar igual não significa servir para mesma coisa.

Veja:



Abraço

At. 
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2013 as 19:49
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Sou novato e não conheço muito. Tenho uma GT com Alívio atrás e Acera na frente.

Após 2,5 mil km rodados na maioria em trilhas de médias para fáceis, está difícil regular o Alívio.
De vez em quando pego trechos mais técnicos, mas não é frequente.

Já pensei em trocar o traseiro por um Deore pelo que tenho lido, mas ainda tenho dúvidas se iria somente gastar mais dinheiro e se a questão da regulagem não é problema do mecânico e não de mecânica. :)



É exatamente o que eu digo, não sai mais barato um alívio em trilha frente a um Deore.
Troca ele por outro mais apropriado.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2013 as 19:50
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Sou novato e não conheço muito. Tenho uma GT com Alívio atrás e Acera na frente.

Após 2,5 mil km rodados na maioria em trilhas de médias para fáceis, está difícil regular o Alívio.
De vez em quando pego trechos mais técnicos, mas não é frequente.

Já pensei em trocar o traseiro por um Deore pelo que tenho lido, mas ainda tenho dúvidas se iria somente gastar mais dinheiro e se a questão da regulagem não é problema do mecânico e não de mecânica. :)



É exatamente o que eu digo, não sai mais barato um alívio em trilha frente a um Deore.
A médio prazo é mais barato e mais seguro sem a menor dúvida.

Voltar ao Topo
otaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2011
Catalão-Goias
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2013 as 20:44
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Sou novato e não conheço muito. Tenho uma GT com Alívio atrás e Acera na frente.

Após 2,5 mil km rodados na maioria em trilhas de médias para fáceis, está difícil regular o Alívio.
De vez em quando pego trechos mais técnicos, mas não é frequente.

Já pensei em trocar o traseiro por um Deore pelo que tenho lido, mas ainda tenho dúvidas se iria somente gastar mais dinheiro e se a questão da regulagem não é problema do mecânico e não de mecânica. :)
Tenho um câmbio traseiro DEORE, recomendadíssimo, aguenta pancada pra cassete e nunca me deixou na mão, fácil de regular e ainda por cima robusto, não trocaria ele por um SLX mesmo sendo de 2012.

Para você"dts": Bom, uma imagem diz mais que mil palavras, você me convenceu que tenho de subir em relação a minha relação. Mas tenho alguns componentes DEORE como: câmbio traseiro e alavancas. Enfim, obrigado por essa imagem, vou até salva-la no meu PC para repassar aos com um conhecimento menor, como eu meu caso. Mais uma vez, obrigado!
Otaniel Rodrigues
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2013 as 07:31
Originalmente postado por otaniel otaniel escreveu:

Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Sou novato e não conheço muito. Tenho uma GT com Alívio atrás e Acera na frente.

Após 2,5 mil km rodados na maioria em trilhas de médias para fáceis, está difícil regular o Alívio.
De vez em quando pego trechos mais técnicos, mas não é frequente.

Já pensei em trocar o traseiro por um Deore pelo que tenho lido, mas ainda tenho dúvidas se iria somente gastar mais dinheiro e se a questão da regulagem não é problema do mecânico e não de mecânica. :)
Tenho um câmbio traseiro DEORE, recomendadíssimo, aguenta pancada pra cassete e nunca me deixou na mão, fácil de regular e ainda por cima robusto, não trocaria ele por um SLX mesmo sendo de 2012.

Para você"dts": Bom, uma imagem diz mais que mil palavras, você me convenceu que tenho de subir em relação a minha relação. Mas tenho alguns componentes DEORE como: câmbio traseiro e alavancas. Enfim, obrigado por essa imagem, vou até salva-la no meu PC para repassar aos com um conhecimento menor, como eu meu caso. Mais uma vez, obrigado!

Precisando estamos aqui.
Forte abraço.
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2013 as 13:12
isso é converrsa fiada, acontece com o deore tbm, depois de um certo tempo ele abre o bico, começa a dar jogo e dificulta a regulagem, se quer um cambio que nao desregula de jeito nenhum:

SRAM! o foda é que tudo é caro, e quebra do mesmo jeito...
vale lembrar que essa imagem dos comparativos de usos para trilhas é muito antiga, e na epoca desta imagem a unica diferença do alivio para o deore era que um era 27v e o outro era 24v... 

eu sinceramente ja vi freehubs deore, xt, alivio [é o que mais tem] e aqueles dos cubos das rodas mt15 [indicada para mtb] ferrados... 

inclusive há topicos nesse forum falando da péssima qualidade dos freehubs dos cubos shimano...
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
otaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2011
Catalão-Goias
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2013 as 13:30
Originalmente postado por Charlesxavier Charlesxavier escreveu:

isso é converrsa fiada, acontece com o deore tbm, depois de um certo tempo ele abre o bico, começa a dar jogo e dificulta a regulagem, se quer um cambio que nao desregula de jeito nenhum:

SRAM! o foda é que tudo é caro, e quebra do mesmo jeito...
vale lembrar que essa imagem dos comparativos de usos para trilhas é muito antiga, e na epoca desta imagem a unica diferença do alivio para o deore era que um era 27v e o outro era 24v... 

eu sinceramente ja vi freehubs deore, xt, alivio [é o que mais tem] e aqueles dos cubos das rodas mt15 [indicada para mtb] ferrados... 

inclusive há topicos nesse forum falando da péssima qualidade dos freehubs dos cubos shimano...

Compartilho sua ideia sobre a SRAM, mas eu avalio como peças para trilhas técnicas que axigem o máximo da bike, no caso um single-trck ou até mesmo trilhas o qual o ritmo e muito intenso, competições. No meu caso que e estrados com cerca de 20km para mas, creio que o ideal seja SHIMANO.
Otaniel Rodrigues
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2013 as 16:53
Originalmente postado por Charlesxavier Charlesxavier escreveu:

isso é converrsa fiada, acontece com o deore tbm, depois de um certo tempo ele abre o bico, começa a dar jogo e dificulta a regulagem, se quer um cambio que nao desregula de jeito nenhum:

SRAM! o foda é que tudo é caro, e quebra do mesmo jeito...
vale lembrar que essa imagem dos comparativos de usos para trilhas é muito antiga, e na epoca desta imagem a unica diferença do alivio para o deore era que um era 27v e o outro era 24v... 

eu sinceramente ja vi freehubs deore, xt, alivio [é o que mais tem] e aqueles dos cubos das rodas mt15 [indicada para mtb] ferrados... 

inclusive há topicos nesse forum falando da péssima qualidade dos freehubs dos cubos shimano...

Sim quebrar tudo quebra.
Eu já ví Alívio, Deore, LX, SLX, STX RC, DX, XT, Saint, Zee, XTR, DT, Criss King, XX, X0, Mavic, SRAM, American Classic, dentre outros, todos quebrados depois de um certo tempo ou as vezes até por problemas em lotes específicos como ocorreu na penúltima serie dos hubs XT que quebravam fácil.
Mas certamente a questão não é esta, a questão é a durabilidade, frequência e em que condições isto ocorre.
Um cubo XTR em condição de trilha roda mais de 40.000,00 sem nenhuma manutenção podendo chegar a 90.000,00 (Eu já ví) em excelente estado de funcionamento.
Um Alívio na mesma situação não chegaria a 10.000,00 e estaria destruído se chegar a tanto.
Se acha que a imagem que coloquei esta desatualizada veja esta atualizada direto da Shimano:


Recomendo a leitura da nota sobre o risco a segurança ao se utilizar grupos recreacionais/urbanos em trilhas. 

Não caiam nesta o que estamos falando aqui é sobre segurança o dinheiro é secundário.

Quem falar o contrário não entende do assunto, esta mal intencionado ou ainda não foi vítima de seu próprio achismo.

Sou projetista, mecânico (hobby) e pedalo a 25 anos e já ví coisas demais para duvidar destas recomendações.

Atenciosamente 
    


Editado por dts - 19 Dez 2013 as 07:24
Voltar ao Topo
Vinnicius L Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2020
Recife
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinnicius L Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2020 as 19:20
tô com um problema igual mas sei um pouco mais, os martelinhos quebraram e as esferas enferrujaram e secaram ( a graxa ) só pra ter certeza mesmo... só trocando a catraca toda né?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 10:50
Via de regra, sim. Se vc tiver outra catraca com os dentes desagastados, mas que esteja com o mecanismo interno OK, preferencialmente da mesma marca e modelo, pode tentar desmontar elas e montar uma que funcione. Mas não vale a pena pagar uma oficina pra fazer isso, é só se vc mesmo animar e fazer.

Aqui tem um vídeo do Capivara ensinando o básico da manutenção interna das catracas. Se vc já tiver a outra catraca desgastada, a ferramenta pra arrancar ela do cubo e o ânimo, acho que vale muito a pena. Na pior das hipóteses, vc vai ter de comprar outra catraca, o que já teria de fazer mesmo...

Boa sorte!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X