Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Catraca "dançarina"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Catraca "dançarina"

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Catraca "dançarina"
    Postado: 11 Dez 2020 as 19:01
Boa noite. Possuo uma MTB antiga Sundown com componentes Shimano originais.
Recentemente notei que a catraca parece "dançar" (fiz um pequeno vídeo do problema para ilustrar).
Alguém sabe me dizer o motivo de tal oscilação na catraca?
Desde já agradeço.

Voltar ao Topo
Ex. Junior Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2013
Acreúna
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ex. Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2020 as 20:20
Pelo meu conhecimento o problema é o cubo. 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2020 as 07:23
Como já foi dito, o problema é o cubo. Mas entenda: isso é bastante comum em cubos de rosca pq não se exige tanta precisão quando se tem menos de 8 marchas.

Vc tem apenas 6 marchas e raramente isso vai ser um problema. Sua corrente tem pulado de uma marcha pra outra? Não consegue regular o câmbio e ele fica caindo a corrente na primeira e última? Se não está ocorrendo nada disso, vc não tem um problema, acredite.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:387
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2020 as 14:28
Isso era comum em bikes que eu tive em meados dos anos 90, só não me lembro do "jogo" ser tão acentuado como esse, e não tive problemas com isso, me lembro mesmo era de quebrar macaquinhos e para retirar a bendita catacra ter que fazer muita força pq o encaixe dela no cubo era de rosca. Agora o que me deixava feliz da vida era o bendito chainsuck, era só eu por na coroa menor e ele aparecia kkkkk.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 04:55
Isso ainda é muito comum em bikes de entrada com os atuais cubos baratos chineses, João. Isso quando não rola um defeito de montagem no cubo: um amigo lojista me mostrou um cubo Men Join chinês que deixaram uma das esferas dentro do corpo do cubo e fazia a roda inteira oscilar!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 08:23
Isso acontece por conta do cubo ser um "parafuso", enquanto a catraca é uma "porca" com diâmetro de corpo largo e rosca fina.

Pode ver que não se usa essa configuração em máquinas pesadas e esse é um dos motivos.

Isso acontece pela forma como a catraca se acomoda na rosca do cubo numa puxada mais forte durante a pedalada.
Pode testar: se tentar desmontar essa catraca do cubo, ela vai estar bem apertada.

Mas isso até certo ponto é normal. Até bicicletas antigas tinham isso.
Como já disseram aí em cima, se isso não atrapalhar o engate das marchas, não é problema.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 09:40
Eu aposto uma coca no eixo torto, e não o cubo!!
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 09:45
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Eu aposto uma coca no eixo torto, e não o cubo!!


O eixo é fixo, então o desvio por estar torto seria sempre para o mesmo lado. Se fosse cubo propriamente dito, a roda inteira "dançaria" e não apenas a catraca.

É a acomodação da catraca na rosca do cubo que deixa ela torta.
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 09:54
Eu também aposto no eixo hahahhaahh

Se reparar bem no vídeo a flange do lado oposto também oscila de um lado para o outro, deve ter entortado o eixo e alinharam o aro para compensar esse desalinhamento.

É bem comum os eixos dos cubos com rosca entortarem pois a roda exerce uma alavanca maior no eixo comparado aos cubos com cassete.
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 09:57
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Eu aposto uma coca no eixo torto, e não o cubo!!



O eixo é fixo, então o desvio por estar torto seria sempre para o mesmo lado. Se fosse cubo propriamente dito, a roda inteira "dançaria" e não apenas a catraca.

É a acomodação da catraca na rosca do cubo que deixa ela torta.


Vi o seu comentário depois de eu comentar. É verdade o eixo e fixo, mas então não só a rosca que está torta é o cubo inteiro, tudo está "dançando" hahaha
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 10:12
O cubo dança pois o eixo está torto. A percepção foi correta, alinharam a roda para compensar o eixo torto. 

Pode abrir e colocar o eixo numa superfície plana. Vai estar mais torto que banana. 
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 10:26
No vídeo dá pra ver claramente como o cubo está todo torto, ele chega a dançar. Isso é bem comum nos cubos de aço de baixa qualidade.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X