Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Catraca chinesa vs de marca
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Catraca chinesa vs de marca

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Catraca chinesa vs de marca
    Postado: 21 Jul 2017 as 20:16
A fins de registro, para futuras referências segue um relato do que observei a pouco...

Tenho uma catraca Shimano MF-TZ21 14-28 a muitos anos, foi uma das primeiras coisas que mudei na anterior.
A minha South veio equipada com uma sem marca (hoje deu pra ver que é Sypo), também 14(? não contei Tongue)-28.

Como de se esperar, a Shimano (mesmo o chinês), se mostrou superior. E creio que isso se estenda par'as outras peças. Todo modo, dizer que é melhor não ajuda um novato, então vale detalhar o porque...

  1. Pinhões
    A Shimano PARECE ser inox ou algum metal brilhante tendendo pro cinza. A Sypo é levemente dourada, o que me leva a crer que é uma liga de latão ou semelhante. Não sei bem qual o sentido, mas me parece ser uma tendência os componentes dourados, e claro eles não ficariam atrás.

  2. Construção
    É bem nítida a melhor construção da Shimano. Uma peça usinada e torneada, como se esperava, quando projetado. Já a Sypo tem um rebaixo feito a martelo, totalmente incompreensível, além da mola, ter acabamento inadequado. Infelizmente por falta de ferramenta adequada e problema de BIOS*, danifiquei a peça Shimano - sorte ser intercambiável. Me pareceu também, que as bacias Shimano são mais lisas, mas isso PODE ter sido causado por esferas de má qualidade.
    Outro fato, é o alinhamento dos dentes dos pinhões que difere. Não sei dizer o quanto interfere, ambas as engrenagens apresentaram bom desempenho, apesar de ser meio chato para engrenar a primeira Sypo quando sob esforço, mal que atribuí ao câmbio.

  3. Entalhes que guiam a corrente (esqueci o nome certo)
    Na Sypo apesar de em uso desde abril apenas, e mais no concerto (garantia) e parada em casa (clima, trabalho, acidente...), do que em movimento, nos relevos há leves riscados de desgaste nas pinhões. Ao menos 3 anos de uso do Shimano e ele não apresenta desgaste.

  4. Esferas
    Sinceramente, me decepcionou. Há dois colares de 31 esferas cada, internamente. Os DOIS estavam BASTANTE oxidados. Até pensei que fosse a graxa usada, mas com o desengraxante eles limpam e continuam escuros. Já no Shimano, várias lavadas depois e eles ainda continuam bem, CREIO que são de inox.

  5. Lubrificação
    Terceira vez que segui minha intuição de desmontar algum sistema desprovido de marca confiável, e terceira vez que encontro graxa em quantia possível de ser ingerida, sem sequer dar dor de barriga. E claro, está explicado o ruído alto da catraca, que na Shimano era silencioso.

  6. Peso
    Eu não sou nem de perto encanado com o peso da bike, mas aqui a diferença é grande demais para ser notada. Não cheguei a pesar em balança, mas dá para notar que só a pinhões Sypo, pesa mais que o dobro que só os pinhões da Shimano.

Não é recomendável? Não, creio que faz todo sentido comprar uma catraca dessas, se peso não for fator decisivo, e a aplicação for condizente.
E se a pessoa dispõe de ferramental, habilidade e tempo disponível para lubrificar adequadamente a bike, é ainda mais com sentido. Em caso contrário, aí o furo é mais abaixo! Pois, o custo de uma Shimano é de 40 a 65 reais, quando uma catraca genérica custa apenas 20... O trabalho de desmontagem e lubrificação, deve custar uns 10 a 20 reais ou menos, e acaba compensando.
Aliás, acho que é um desencargo de consciência válido para TODAS AS PEÇAS, indiferente da marca, a abertura para lubrificação.

*BIOS: Bicho Ignorante Operando o Sistema, no caso estava apertando a coisa na morsa, invés de soltando... Falta de prática dá nisso! Por isso que mão-de-obra especializada é sempre recomendada.

Editado por Ismah/Cabelo - 21 Jul 2017 as 20:29
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2017 as 20:13
Aqui entra uma nota... Não consegui montar uma catraca híbrida Shimano-Sypo. Não havia reparado que apesar de iguais, a base da Shimano é mais longa, quando a da Sypo é mais sobre os pinhões grandes.

Curiosamente, apesar de mais pesado, o Shimano peca nesse ponto! Os pinhões grandes, naturalmente estão sob maior esforço, e eles são unidos aos menores com pinos. Enquanto os Sypo,são presos diretamente ao corpo da catraca. Nunca deu problema nos Shimano, mas a longo prazo, creio que a tendência seja menor durabilidade.

Mas... Pra piorar ainda mais, faltavam esferas no chinês - ao menos umas 6~8...

Editado por Ismah/Cabelo - 22 Jul 2017 as 20:14
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X