| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Frum Principal
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Cassete de 11V pode ser usado com 12V?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Cassete de 11V pode ser usado com 12V?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
Rodrigo Paste Ver Drop Down

ES
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Rodrigo Paste Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Cassete de 11V pode ser usado com 12V?
    Enviado: 20 Mai 2022 as 14:35
Pessoal, minha Bike era 22V, cassete Shimano. A quase 2 anos fiz um UP e passei para 12V, estranhamente o Freehub tem apresentado desgaste na ranhura da cog de 11 dentes. J troquei uma vez e novamente a cog de 11 desgastou na ponta do Freehub e se forar muito ela gira em falso durante o pedal.

Pergunta, existe problema no uso de um Freehub que era usado com cassete de 11v para ser usado em cassete de 12v??

grato
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dimas2dimas Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Mai 2022 as 15:59
No h problema. Deveria funcionar perfeitamente.

Certeza que o freehub no de 10? de10 rodando com 11 j vi vrios no o certo. 11 e 12 teoricamente possuem o mesmo tamanho ento o desgaste ocorreu por falta de apoio (se for de 10 e minimamente mais curto a ponto de rodar com 11 na gambiarra). nunca vi estourar a ponta ddo freehub. O torque estava correto? no foi deixado espaador no lado interno? os espaadores entre os coga so de 12 ou de 11v?

Editado por dimas2dimas - 20 Mai 2022 as 16:00
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo

ES
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Rodrigo Paste Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Mai 2022 as 16:13
Boa tarde meu amigo....

No de 10 no, de 11v mesmo. Os espaadores estavam certinho, tudo beleza... Achei muito esquisito tb, o mecnico que eu levo essa Bike super qualificado! Agora tentar rodar mais leve para no ferrar o resto do Freehub!!
Voltar para o topo
l.gustavo Ver Drop Down

Guarulhos
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de l.gustavo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Mai 2022 as 17:17
Como j foi dito, realmente no pra haver problemas!
Tambm importante considerar a qualidade das peas usadas.

Aqui estou usando uma configurao bem parecida, e com zero problemas, tinha sido uma troca de 3X9 para 1X12 com k7 e cubos Sram HG.

Agora um problemaaao que eu estou aqui, foi que eu descobri que o Freehub da outra bike de 10V, e para substituir o 11V s possvel fazendo uma baita gambiarra (desbastando parte do material do K7), pra piorar s d pra fazer isso com K7 105 ou ainda o Ultegra, o bom e barato Sunshine que eu comprei no d margem para fazer essa manobra.
Consequncia: voltei o K7 e corrente antigos que j estavam em uso, e agora "preciso" comprar uma nova roda para ento realizar a troca da relao  completa.

(No d pra ganhar todas, mas parece que tem dias que a gente s perde)
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

So Francisco d
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Pabloebani Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mai 2022 as 21:11
Eu acho que o padro HG no foi desenvolvido pensando no 12v. Por isso o cog 11 sempre fica pegando de leve o freehub e ocasiona o desgaste, os cassetes Sram de 12v que utilizam padro HG tbm desgastam o freehub.
Uma maneira de evitar isso vc usar uma coroa maior, se vc comea a bater com frequncia no com 11 no seus pedais hora de colocar uma coroa maior na frente. Assim vc passa a utilizar mais os cogs 13 e 15 deixando o 11 apenas para situaes especficas.
Eu mesmo andava seguido batendo 13 ou 11 em situaes planas, ai acabei por colocar uma coroa 36 na frente, exige uma adaptao, pois no somente perder uma marcha leve e ganhar uma rpida, todo o escalonamento do cassete fica mais pesado e sua perna precisa se acostumar a isso. Mas o que no te tira da zona de conforto no faz evoluir n.
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down

Natal/RN
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RuanRAC Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 08:57
Originalmente Postado por Rodrigo Paste Rodrigo Paste Escreveu:

Pessoal, minha Bike era 22V, cassete Shimano. A quase 2 anos fiz um UP e passei para 12V, estranhamente o Freehub tem apresentado desgaste na ranhura da cog de 11 dentes. J troquei uma vez e novamente a cog de 11 desgastou na ponta do Freehub e se forar muito ela gira em falso durante o pedal.

Pergunta, existe problema no uso de um Freehub que era usado com cassete de 11v para ser usado em cassete de 12v??

grato

pelo que voc falou parece problema de construo do cassete, alguns realmente folgam e, em tese, poderiam prejudicar o freehub, mas como no d para resolver isso minha dica : se voc usa muito o cog mais pesado (supondo que voc no usa muito o mais leve) troque a coroa da pedivela por uma maior. Eu usava 32, hoje uso 36 e no meu uso d conta do recado para tudo, apenas quando fui para Bananeiras-PB voltei para a de 32 pontualmente.

Editado por RuanRAC - 23 Mai 2022 as 08:58
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo

ES
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Rodrigo Paste Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 09:29
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Originalmente Postado por Rodrigo Paste Rodrigo Paste Escreveu:

grato

pelo que voc falou parece problema de construo do cassete, alguns realmente folgam e, em tese, poderiam prejudicar o freehub, mas como no d para resolver isso minha dica : se voc usa muito o cog mais pesado (supondo que voc no usa muito o mais leve) troque a coroa da pedivela por uma maior. Eu usava 32, hoje uso 36 e no meu uso d conta do recado para tudo, apenas quando fui para Bananeiras-PB voltei para a de 32 pontualmente.

Ento, infelizmente, na minha regio que a regio serrana do ES, os pedais so feitos predominantemente nas montanhas... Muitooooooooooo montanhoso aqui, 1000 a 2000 metros de altimetria normal aqui em um pedal de 50 a 100km!! A 32 atende nas subidas mas tambm temos as baixadas e a ela fica muito no ventilador... Infelizmente no sei o que fazer.. Se tiver que trocar o Freehub vou acabar trocando a roda e mudando para XD ou algo assim!!
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

BA
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 12:34
O terreno a mais apropriado para ser usado com duas coroas. Com uma coroa voc acaba tendo que abrir mo da final ou da reduo. Mas imagino que voc no pretende seguir esse caminho.

A sua opo de trocar a roda por um cassete xd pode ser boa j que poder usar um cassete com cog menor que o de 11 dentes. Talvez isso resolva os seus problems num combo s.
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

So Francisco d
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Pabloebani Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 15:48
[/QUOTE]
Ento, infelizmente, na minha regio que a regio serrana do ES, os pedais so feitos predominantemente nas montanhas... Muitooooooooooo montanhoso aqui, 1000 a 2000 metros de altimetria normal aqui em um pedal de 50 a 100km!! A 32 atende nas subidas mas tambm temos as baixadas e a ela fica muito no ventilador... Infelizmente no sei o que fazer.. Se tiver que trocar o Freehub vou acabar trocando a roda e mudando para XD ou algo assim!![/QUOTE]

Mais barato testar uma coroa 34 ento, acho que uma combinao coringa, no vai faltar no plano, a no ser a descer e sobe relativamente bem.

At uns dias eu usava a 34, e minha regio um pedal de 60km bate de boas uns 1300m se procurar os morros certos.
Caso no se sinta confortvel s gastou uns R$100 pilas na coroa.

Editado por Pabloebani - 23 Mai 2022 as 15:51
Voltar para o topo

ES
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Rodrigo Paste Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 16:02
Isso a, tenho que pensar a longo prazo!! Voltar para duas coroas hoje no uma opo!!
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X