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Cassete 11-50 com 9v ?

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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Registrado: 08 Jul 2014
Salvador
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    Enviado: 19 Abr 2018 as 20:35
Alguém aí já viu esse monstrinho no Aliexpress?

Diz lá que é compatível com o M430 (alivio antigo) M4000 (alivio novo shadow) M590 (Deore). Mas acho que se for compatível com o alívio antigo de cage longo, vai ser compatível com quase todos os cages longos da shimano (talvez fazendo a gambiarra de trocar o parafuso).

Será que é uma opção econômica pra um sistema sem câmbio dianteiro? Ou será que fica muito "buraco" entre as marchas?

Como pra 9v tudo é mais barato e muita gente tem sistema 9v sobrando em casa, os pobretões poderiam entrar na moda das catraconas.

Brincadeira à parte, acho que se não ficar muito mal espaçado, pode ser uma ótima opção. Existem muitas opções de boas correntes pra 9v. Só isso já seria um grande alívio no bolso.



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TGTECH Ver Drop Down


Registrado: 19 Abr 2018
Restinga Seca
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TGTECH Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Abr 2018 as 20:54
então, será que o cambio consegue colocar na 50? 
Posta o link se encontrar.
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João Frango Ver Drop Down
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Registrado: 25 Jun 2013
Diadema/SP
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de João Frango Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Abr 2018 as 22:06
Eu uso o SunRace 11/40 pra 9v com o Alívio M4000 com pedivela triplo e no extremo de 30/40 o sistema fica muito forçado, imagina com 50 então, acho que pra um câmbio de linha acima e com coroa única com chainline acertado pode até funcionar legal, mas com Alívio eu acredito que iria desbeiçar o câmbio muito rápido, M430 que tem a mola mais "mole" seria mais dor de cabeça ainda
Não compre nada sem procedência, não alimente parasitas.
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furukawa Ver Drop Down
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Registrado: 22 Jun 2012
Floripa
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Abr 2018 as 22:11



11-13-16-20-24-30-36-42-50


Dá para ver na foto 3 buracos no escalonamento das marchas:

13-16: 23,1%
16-20: 25,0%
24-30: 25,0%

Com 9 cogs não dava para evitar esses buracos mesmo.

Não sei se um prolongador de gancheira daria conta de fazer um câmbio 9v alcançar bem o cog 50 e permitir uma boa cobertura de corrente no menor cog 11.
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Registrado: 08 Jul 2014
Salvador
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rogerio_prazeres Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Abr 2018 as 06:02
Originalmente Postado por TGTECH TGTECH Escreveu:

então, será que o cambio consegue colocar na 50? 
Posta o link se encontrar.


Aqui o link 11-50 9v no aliexpress.

Interessante que os fabricantes de supercog pra 11v mandam um kit com um cog intermediário (pra substituir o que foi retirado) e um parafuso mais longo pra afastar mais a roldana guia do câmbio (aqui o link pro super cog).

Esse de 11-50 9v só diz só diz que é compatível e pronto.
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Registrado: 08 Jul 2014
Salvador
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rogerio_prazeres Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Abr 2018 as 06:27
Originalmente Postado por João Frango João Frango Escreveu:

Eu uso o SunRace 11/40 pra 9v com o Alívio M4000 com pedivela triplo e no extremo de 30/40 o sistema fica muito forçado, imagina com 50 então, acho que pra um câmbio de linha acima e com coroa única com chainline acertado pode até funcionar legal, mas com Alívio eu acredito que iria desbeiçar o câmbio muito rápido, M430 que tem a mola mais "mole" seria mais dor de cabeça ainda


João, 11-40 num sistema 3x9 pode forçar mesmo. Se fizer a conta (40-22)+(40-11) dá 47 ultrapassa a capacidade máxima do sistema que é 45. Nesse caso vc tem que tem que ter cuidado redobrado pra não cruzar tanto as marchas.

Mas de qualquer modo a Shimano recomenda o máximo de 36T no cassete pro sistema alívio. Qualquer coisa diferente disso é gambiarra. hehehe
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Registrado: 08 Jul 2014
Salvador
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rogerio_prazeres Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Abr 2018 as 06:40
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:




11-13-16-20-24-30-36-42-50


Dá para ver na foto 3 buracos no escalonamento das marchas:

13-16: 23,1%
16-20: 25,0%
24-30: 25,0%

Com 9 cogs não dava para evitar esses buracos mesmo.

Não sei se um prolongador de gancheira daria conta de fazer um câmbio 9v alcançar bem o cog 50 e permitir uma boa cobertura de corrente no menor cog 11.


Pois é. Perfeito a gente sabe que não fica pois se ajustar pra cobrir o 50, vai ficar muito longe do 11 e talvez a troca não fique tão precisa nessa região. Os cambios de 11v tem um ângulo de descida diferente, mais "rasa", são mais aptos a cassetes com mais extensão.

Também tem o lance dos buracos da relação, que pra quem treina no asfalto e faz um pedal mais técnico com certeza atrapalharia a cadência.

Mas pelo preço eu fiquei pensando se não valia uma tentativa, principalmente pro povo mais bruto como eu, que quase nunca passa uma marcha de cada vez.

O chato é que se não der certo, vai direto pro lixo.
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João Frango Ver Drop Down
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Registrado: 25 Jun 2013
Diadema/SP
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de João Frango Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Abr 2018 as 08:58
Originalmente Postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres Escreveu:


João, 11-40 num sistema 3x9 pode forçar mesmo. Se fizer a conta (40-22)+(40-11) dá 47 ultrapassa a capacidade máxima do sistema que é 45. Nesse caso vc tem que tem que ter cuidado redobrado pra não cruzar tanto as marchas.

Mas de qualquer modo a Shimano recomenda o máximo de 36T no cassete pro sistema alívio. Qualquer coisa diferente disso é gambiarra. hehehe
Sim, eu sabia disto antes de investir nele, como meu pedal é suave e Ciclotour com bagagem ele me serviu, uso a cartilha Old School e não cruzo marchas como se ainda usasse um 21v antigo LOL coroa pequena com marchas leves, do meio com intermediárias... 

Essa sua idéia com um câmbio Deore pra cima eu acredito que de certo, daria pra usar uma coroa única de 36 e ficar com uma relação bem abrangente e simples, os buracos pra quem usa pra recreação daria pra levar, acho que compensa tentar, qualquer coisa na OLX depois se não gostar vende rapidinho
Não compre nada sem procedência, não alimente parasitas.
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Registrado: 08 Jul 2014
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Originalmente Postado por João Frango João Frango Escreveu:

Originalmente Postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres Escreveu:


João, 11-40 num sistema 3x9 pode forçar mesmo. Se fizer a conta (40-22)+(40-11) dá 47 ultrapassa a capacidade máxima do sistema que é 45. Nesse caso vc tem que tem que ter cuidado redobrado pra não cruzar tanto as marchas.

Mas de qualquer modo a Shimano recomenda o máximo de 36T no cassete pro sistema alívio. Qualquer coisa diferente disso é gambiarra. hehehe

Sim, eu sabia disto antes de investir nele, como meu pedal é suave e Ciclotour com bagagem ele me serviu, uso a cartilha Old School e não cruzo marchas como se ainda usasse um 21v antigo LOL coroa pequena com marchas leves, do meio com intermediárias... 

Essa sua idéia com um câmbio Deore pra cima eu acredito que de certo, daria pra usar uma coroa única de 36 e ficar com uma relação bem abrangente e simples, os buracos pra quem usa pra recreação daria pra levar, acho que compensa tentar, qualquer coisa na OLX depois se não gostar vende rapidinho


Pois é... Eu tb sou Old School e pedalo muito sozinho, no silêncio. Então quando fica aquele barulhinho de corrente cruzada eu já troco logo a coroa.

Mas como os sistemas de câmbio único está dominando as bikes de trilha e eu me bati com esse monstrinho no Aliexpress, resolvi compartilhar pra ver o que o povo acha.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Registrado: 10 Fev 2016
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Seria bem aplicados em bikes de ciclotur e urbanas, onde não há aquela preocupação com os pulos de marchas, encontrei dois viajantes na serra do rio do rastro, o cara estava rodando com um cassete 9v 11-40 com alivio e coroa 32t, porem cheio de bagagem, reclamou que nas subidas sentia bastante a falta de marchas mais leves ...

O grande problema dos pulos de marchas, é que as vezes você não acha a rotação ideal, por ex. esta em um leve declínio na coroa 16, e reduz para de 20 e talvez fique muito leve...


Mas acho que 50t abusaria dos alivio, acho que 11-46 já seria ate demais para ele... Sem contar que as correntes de 9v, como ja falado não trabalham bem com torção lateral, pois são mais grossas....
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:


Mas acho que 50t abusaria dos alivio, acho que 11-46 já seria ate demais para ele... Sem contar que as correntes de 9v, como ja falado não trabalham bem com torção lateral, pois são mais grossas....<div id="leiaelfabcbifngldgdlahaamjpioepa">


Isso é verdade em parte, Rafael. Até corrente de 8v excursiona o cassete inteiro na coroa do meio sem grandes problemas (tenho uma bike 24v e quando tô no transito, deixo na coroa do meio excursionando o cassete inteiro por questão de segurança). Vc sente aumentar o barulho pq a corrente tá um pouco cruzada, mas funciona.

As correntes Shimano quando estão novinhas ainda ficam meio rígidas, mas depois de uns 100km já amolece. Tem uma KMC aliviada que já é mais mole de fábrica.

Mas nos cambios 1x12 isso tb acontece. Nos extremos a corrente fica cruzada e não tem tecnologia que resolva isso.

Aliás, eu não sou um grande defensor de cambios 1x11, 1x12 não.
Pra mim, aquele barulhinho de corrente cruzada sempre dá impressão que está desgastanto mais cedo do que deveria.
Só estou discutindo porque gosto de discussões técnicas e aqui tá chovendo pra burro, não dá pra pedalar.
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Vinicius Trevisan Ver Drop Down
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Registrado: 09 Ago 2011
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Originalmente Postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres Escreveu:

Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:


Mas acho que 50t abusaria dos alivio, acho que 11-46 já seria ate demais para ele... Sem contar que as correntes de 9v, como ja falado não trabalham bem com torção lateral, pois são mais grossas....<div id="leiaelfabcbifngldgdlahaamjpioepa">


Isso é verdade em parte, Rafael. Até corrente de 8v excursiona o cassete inteiro na coroa do meio sem grandes problemas (tenho uma bike 24v e quando tô no transito, deixo na coroa do meio excursionando o cassete inteiro por questão de segurança). Vc sente aumentar o barulho pq a corrente tá um pouco cruzada, mas funciona.

As correntes Shimano quando estão novinhas ainda ficam meio rígidas, mas depois de uns 100km já amolece. Tem uma KMC aliviada que já é mais mole de fábrica.

Mas nos cambios 1x12 isso tb acontece. Nos extremos a corrente fica cruzada e não tem tecnologia que resolva isso.

Aliás, eu não sou um grande defensor de cambios 1x11, 1x12 não.
Pra mim, aquele barulhinho de corrente cruzada sempre dá impressão que está desgastanto mais cedo do que deveria.
Só estou discutindo porque gosto de discussões técnicas e aqui tá chovendo pra burro, não dá pra pedalar.

Já já aparece um aventureiro que vai comprar este cassete e fazer o teste usando num sistema 1x9
https://www.strava.com/athletes/1206610
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Registrado: 10 Fev 2016
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Lucas Portela Ver Drop Down


Registrado: 31 Out 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lucas Portela Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2018 as 20:03
Não usaria 11-50 nem no meu grupo de 11v, quem dirá 9v. Usaria no máximo 11-40 ou 11-42.
Oggi Hacker - 2015 (vendida)
Soul SL 900 - 2015
Caloi Strada - 2016 (vendida)
Oggi 7.4 - 2017
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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Registrado: 06 Ago 2008
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Chuck DhFr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2018 as 06:14
Pra usar um cassete desses supõe se que vá montar com coroa única.
Porém pro sistema de coroa única ficar bom sem a corrente cair nas trepidações precisa de no mínimo uma coroa narrow wide e um câmbio traseiro com trava.
Aí entra a questão,não existe câmbio de 9v com trava.
Além de que nenhum câmbio de 9v funcionará bem com cog 50
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
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Pavel Ver Drop Down
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Registrado: 06 Jan 2005
sao joao del re
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pavel Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2018 as 18:57
vai precisar de um alongador e mesmo assim tem q analisar, usei cassete sunrace 11-40(horrivel,nao aguenta, fraco)com cambio deore 592, cambio nao aguentou, a mola soltou e depois entortou.
Pavel Alves
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Registrado: 08 Jul 2014
Salvador
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rogerio_prazeres Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2018 as 22:00
Pois é. Às vezes é aquele barato que sai caro e nem funciona...

Eu tô com um cassete Sunrace de 8v na minha bike.
Eu precisei trocar com certa urgência e nem percebi que a oficina me empurrou ele a preço de Shimano. Eu não me lembro se o cara me falou ou não, mas de qualquer forma só fui ver quando cheguei em casa.
Mas ele tá indo surpreendentemente bem. Passa as marchas perfeitamente e já rodei uns 200Km sem nenhum sinal de desgaste prematuro. E como ele é cromado, tá resistindo até bem à oxidação aqui da orla.

Já esse aí, nem Sunrace é. É genérico total mesmo, sem marca.

Eu, como sou engenheiro e mexo com ferramentas desde criança, gosto muito de estudar como funcionam as coisas e não ficar limitado apenas ao que o marketing dos fabricantes diz. Mas nesse caso aí, também tô achando que é jogar dinheiro fora. Meter 50 dentes num câmbio feito pra 32/36 é realmente puxado.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Bom Princípio/R
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2018 as 19:51
Bem, não é o cassete quem passa marcha... Tirando a tecnologia hyperglide, não há mistérios nele...

11-50 também penso que deixaria gap's muito grandes. Seria o caso de termos uma relação 15~50.

Mesmo assim, acho desnecessário... Vamos as contas...

Se pegar de exemplo 36:50 = 1,389:1... No MegaRange clássico de 22:34 = 1,545:1, que já é BEM mais reduzido que 1x9 como sugerido... 

Na final que era de 44:14 = 3,143:1 passaria para 36:11 = 3,273:1
Um ganho que não sei, se é tão significativo. Ainda assim, o nego vai ter perna pra pedalar isso? Eu tenho ainda 42:14 = 3:1 e nas subidas mais leves, mesmo no asfalto e com pneus bem cheios, logo falta marcha...

E os gaps? A bike é boa de subida e boa de velocidade final, mas certamente a velocidade média tende a ficar talvez até mais baixa, pela falta de haver uma marcha de cruzeiro, não tão pesada para as inclinações, e não tão reduzida para manter uma velocidade constante...

Isso, tende a forçar mais trocas de marcha, e por motivo óbvio, desgastar mais corrente / câmbio...
E o free hub aguenta o torque dessa parada?

Tudo bem que o mundo é movido pelo que parece, mas é viável ter 1x9, sem precisar dessa gambiarra toda... As coroas grandes parecem ser a nova modinha...

IMHO, talvez algo mais distribuído, seguindo uma curva exponencial, como se vê nos automotores, seria até de se pensar... Algo como 12,13,15,18,21,26,32,40,50...

Pra quem quiser brincar...

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=36&RZ=12,13,15,17,21,26,32,40,50&UF=2309&TF=90&SL=3.4&UN=KMH
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Registrado: 08 Jul 2014
Salvador
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Originalmente Postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo Escreveu:

Bem, não é o cassete quem passa marcha... Tirando a tecnologia hyperglide, não há mistérios nele...

11-50 também penso que deixaria gap's muito grandes. Seria o caso de termos uma relação 15~50.

Mesmo assim, acho desnecessário... Vamos as contas...

Se pegar de exemplo 36:50 = 1,389:1... No MegaRange clássico de 22:34 = 1,545:1, que já é BEM mais reduzido que 1x9 como sugerido... 

Na final que era de 44:14 = 3,143:1 passaria para 36:11 = 3,273:1
Um ganho que não sei, se é tão significativo. Ainda assim, o nego vai ter perna pra pedalar isso? Eu tenho ainda 42:14 = 3:1 e nas subidas mais leves, mesmo no asfalto e com pneus bem cheios, logo falta marcha...

E os gaps? A bike é boa de subida e boa de velocidade final, mas certamente a velocidade média tende a ficar talvez até mais baixa, pela falta de haver uma marcha de cruzeiro, não tão pesada para as inclinações, e não tão reduzida para manter uma velocidade constante...

Isso, tende a forçar mais trocas de marcha, e por motivo óbvio, desgastar mais corrente / câmbio...
E o free hub aguenta o torque dessa parada?

Tudo bem que o mundo é movido pelo que parece, mas é viável ter 1x9, sem precisar dessa gambiarra toda... As coroas grandes parecem ser a nova modinha...

IMHO, talvez algo mais distribuído, seguindo uma curva exponencial, como se vê nos automotores, seria até de se pensar... Algo como 12,13,15,18,21,26,32,40,50...

Pra quem quiser brincar...

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=36&RZ=12,13,15,17,21,26,32,40,50&UF=2309&TF=90&SL=3.4&UN=KMH


Ismah, acho que em relação a torque no freehub não seria problema. Com o cog 50T e a coroa fixa de 34T o torque seria até um pouco menor que com cassete 36T e a coroa 22T, por exemplo.

De qualquer modo, penso que essa moda de catracona daqui a uns dias passa. Mesmo o Eagle que é 50-10 ainda tem apenas 500% de extensão. Eu acho muito pouco, meu grupo atual tem mais de 600% de extensão e falta marcha de velocidade.

Não tô dizendo que é ruim, mas acho que é um uso muito específico. Em provas vai bem, porque o circuito pode ser planejado pra essa pouca extensão.
Mas pra uso recreativo, acho que sempre vai faltar marcha.

Valeu pelo link! Vou usar esse Gear Calculator quando for acertar a híbrida que estou montando.
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jklaser Ver Drop Down
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Registrado: 19 Abr 2012
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Neguinho faz qualquer gambiarra para ficar com relação de uma coroa...não sei qual é o trauma do câmbio dianteiro,um bom câmbio com bom passador,bem regulado, funciona que é uma maravilha...
Mil vezes duas coroas próximas , tipo 10 dentes de diferença, e um cassete atrás com poucos buracos,pedalada mais confortável, cadências controladas, range bom , e o peso final não chega a ser significativamente muito superior, porque se não for estes cassetes caríssimos da SRAM , quase todas as opções de cassetes enormes são autênticas âncoras, aí o peso vai lá pra cima e fica quase igual a um 2x com cassete bem menor, pro mesmo range...Mas lá está, nunca vai ter o escalonamento do 2x....
Eu sei eu sei, eu também fico vidrado no look clean que só uma coroa na frente dá p bike , já fiquei tentado , mas temos de ter a cabeça no lugar, para um tipo de pedalada mais abrangente, sem ser XCO em circuito , 2 coroas com uma relação bem pensada, dá para atender as necessidades de quem pedala em todos os tipos de terreno, seja subidas sem fim como umas roladinhas velozes de vez em quando...
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