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Cassete 11/32, 11/34 ou 11/36

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igorvianag Ver Drop Down
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So Paulo
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de igorvianag Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Cassete 11/32, 11/34 ou 11/36
    Enviado: 10 Jan 2022 as 15:14
Boa tarde galerinha do bem.

Tenho uma bike aro 26 e estou dando um UP nela, e recentemente comprei um cubo (aquele de encaixar), porm estou na dvida de qual a dimenso do cassete (catraca) comprar, pois existem vrios tipos como 11/32, 11/34, 11/36 e por a vai. O meu intuito andar na cidade (trabalho com entrega) e ter mais performances em subidas e retas. Quem puder me dar dicas e informar o que significa cada dimenso do K7. Obrigado!!
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de GabrielSL329 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 15:22
Opa, tudo bem??

Inicialmente, por voc fazer um upgrade de roda livre para cassete, subentende-se que seu conjunto seja de 21 velocidades. Estou correto?

Partindo dessa informao (saber quantas velocidades a bike possui) voc pode manter o conjunto, trocando apenas o cassete ou substituir o passador, cassete e pedivela para migrar para outro tipo de transmisso (16, 18, 24 ou 27v).

Geralmente, cassetes de 7v possuem a relao 11-28 (onde 11 o tamanho - em dentes - da cog menor e 28 do cog maior), cassetes 8v com relao 11-32 e cassetes 9v com relao 11-36.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
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igorvianag Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de igorvianag Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 17:47
Isso, acho que 21 mesmo. So 7 vel atrs e 3 na frente. Pelo que eu contei uma catraca 14/28

Eu irei trocar o conjunto todo, o passador, os cmbios e as manetes de cmbio.

Eu irei comprar um cassete que suporta 8v,9v e 10v. E a minha pergunta seria qual a melhor catraca (dimenses) a melhor pra mim usar, eu subo muito ladeira, ento o 11/34 e 11/36 estariam de bom tamanho?
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igorvianag Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de igorvianag Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 17:49
No caso se eu comprar uma catraca de 9v eu compro uma 11/36 ento?
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 20:31
Edio
Vi agora que voc pretende trocar toda a relao. Sinceramente acho que voc no deveria fazer isso. Como voc trabalha com entregas, o melhor manter o custo o mais baixo possvel. Quanto maior o nmero de marchas mais cara a manuteno e por consequncia menor o lucro com o seu trabalho.

Fim da edio

No, voc deve comprar um cassete compatvel com o seu trocador direito, que no caso de 7v. Voc pode optar por um cassete de 8v sem problemas s que ter de abrir mo de uma marcha da relao, ou a mais pesada ou a mais leve.

Voc at consegue cassete de 7v com essas relaes dos cassetes com maior nmero de cogs mas apenas de marcas chinesas. Ainda assim mais difcil. Shopee e Aliexpress so seus amigos. 8v facilmente voc consegue 11-34.

Quanto a escolha da relao, 11-34 j vai lhe atender na grande maioria das situaes. Dificilmente precisar de um cog de 36 usando coroa 22 na cidade. Mas se quiser pode colocar. S ficar com o pulo entre as marchas ainda maior.

Outro detalhe que precisar comprar uma corrente nova. No apenas pelo desgaste mas por a sua corrente atual ser curta demais para o correto funcionamento do cmbio.


Editado por hug0.dts - 10 Jan 2022 as 20:37
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igorvianag Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de igorvianag Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 20:45
Certo entendi a relao de custo, mas mesmo assim eu gostaria de trocar, 7v muito ruim pra mim e esses componentes da minha bike j esto antigos.

Se eu trocar por uma v8 11/34 (ou at msm 11/32) com cmbios e passadores novos, seria uma boa?

Eu preciso de mais performance (principalmente nas subidas) e sair do v7 14/28 urgente
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Ligeirinho Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 21:33
Como j bem dito cassete "alguma coisa com final 34"  o suficiente. Tenho uma 7V com 11-34 da Sunrace pra ganhar nos extremos embora seja ruim os descompassos tpicos pelos intervalos maiores nos pinhes maiores, se no engano de 26 pra 34. 
Conferi agora os intervalos entre os pinhes 11-13-15-18- intervalos de 3 em 3 at a, depois pula pra + 4 no prximo ou seja 22 depois + 6 dentes  nos intervalos finais: = 28 e 34. Particularmente se for coroa tripla preferia matar o 11 e em troca ter o 32 ou o 26 nesse recheio. Se fosse 9V seria muito bom ter esses dois pinhes a mais.
Bem, pra resumir o cassete que tenho Coroa 38 com cassete Sunrace 11-13-15-18-22-28-34. 
Por fim se no ficar caro podendo pule pra 8V ou 9V. Suspeito muito que o 8V hoje o melhor custo-benefcio pra vc, ainda mais que usurio pesado trabalhando com entregas. Depois nos conte qual foi a sua deciso, pode ser importante pra demais interessados. Obrigado. Thumbs Up
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igorvianag Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de igorvianag Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 21:43
Muito muito obrigado galerinha, vou juntar essas informaes e voltar aqui pra mostrar pra vcs como ficou, valeu 🙏🏻
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 21:43
O que voc quer fazer vlido e vai resolver o seu problema, que ter uma relao mais leve para encarar as subidas com mais facilidade. Porm acho que voc poderia fazer essas mudanas aos poucos, conforme for necessrio. Um componente estar velho no significa que est ruim. A bike do meu pai (que foi minha) est a uns 10 anos com os mesmos componentes da relao (21v - desconsiderando cassete coroa e Pedivela) e funciona como um reloginho s com manutenes bsicas. Deve ter rodado mais de 10 mil km nesse perodo.

O que eu faria no seu lugar:
- continuaria com os Trocadores e cmbios atuais caso estejam funcionando corretamente.
- instalaria um cassete de 8v 11-34 e inutilizaria a marcha mais pesada (cog de 11 dentes) .
- Faria a troca dos cabos (no coloque os comuns baratinho mas sim os inox) e condutes (teflonados especficos para cmbios - tem gente que instala o de freio).
- Se ainda no usar, colocaria pneus lisos na bike.

Feito isso eu consideraria a troca dos outros componentes apenas conforme a necessidade.

- cmbio no fica regulado ou no troca bem as marchas? Substituio por um melhor. O se preocupe pois cmbios at 9v so compatveis entre si.
- Ainda assim no funciona bem ou os Trocadores no funcionam corretamente? Substituio por Trocadores 3x8.

Claro, estou trabalhando com o pouco de informaes que tenho. No sei quais peas voc tem na bike nem o real estado nelas. Como eu disse no outro post, eu tentaria manter o custo no mnimo, gastando apenas o necessrio. uma escolha bem racional. Mas se o bichinho do upgrade lhe pegou e voc quer fazer as trocas assim mesmo, v em frente! gostoso rodar com a bike do jeito que a gente quer.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 22:35
Igor, vou colocar algumas questes aqui. J peo desculpa pelo texto...

Primeiro, vamos diferenciar catraca e cassete:



esquerda, na imagem acima, tem uma catraca e um cubo convencional de rosca, apropriado pra ela. direita tem um cassete e o chamado freehub, que o cubo apropriado pra ele.

A diferena que a catraca roscada no cubo convencional, por isso ela incorpora o mecanismo de roda livre (o que permite a roda girar livremente sem pedalar) nela. O cassete encaixado e preso com uma porca no freehub, ento ele s um conjunto de engrenagens, o mecanismo de roda livre t dentro do freehub.

A vantagem da catraca s custo mesmo, de resto s desvantagem. O sistema de freehub e cassete mais caro, mas geralmente muito melhor. Na imagem abaixo ilustra uma dos maiores vantagens, a meu ver, que a colocao dos rolamentos, as esferas vermelhas nos diagramas abaixo:



Os rolamentos mais espaados apoiam melhor o eixo traseiro e reduzem a ocorrncia de empenamentos ou quebras dele.

Uma outra vantagem do cassete a possibilidade de engrenagens menores: uma catraca vai ter 14 ou 13 dentes na menor engrenagem, enquanto um cassete geralmente tem 12 ou 11 dentes. Isso permite uma relao com maior velocidade final no plano e descidas, o que no exatamente uma vantagem pro seu caso, j que vc reclama de dificuldade nas subidas.

Isto explicado, vamos s outras questes. Vc t saindo do 3x7v e querendo uma relao mais leve pra subidas. Muito bom, mas como j foi citado, existe a questo do custo de manuteno, pois corrente consumvel (e considero o cassete tambm, mas isso depende de outras questes).

At 8v, a corrente igual e tem a mesma largura, mas de 9v pra cima, ela especfica: a corrente 9v um pouco mais fina que 8v, a corrente 10v um pouco mais fina que a 9v e a vai at 12v. Quanto mais fina a corrente, mais cara ela , pois precisa ter mais engenharia e processos de produo mais caros, pois ela tem que compensar a reduo de material e resistncia.

Uma corrente KMC X8.1, apropriada pra 8v e abaixo, custa cerca de R$80,00 j com o frete, enquanto a equivalente KMC Z9 pra 9v custa R$120,00. Ambas so correntes bsicas e acredito inclusive que a 8v dure mais, pois no h diferena no material delas que compense a reduo de resistncia.

Por outro lado, na linha da Shimano vc tem cassetes 8v de at 11-34d, sendo que 9v vc tem 11-36d. Isso motivaria usar 9v, mas o ganho de reduo (alvio nas subidas) muito pequeno. Abaixo os clculos da relao, considerando um pedivela triplo 42-34-24d (o mais comum atualmente) com a catraca atual e cassetes 11-36d 9v, 11-34d 8v e 12-32d 7v:

Marcha mais pesada com cassete 11-36d 9v: (42/11)*2,07=7,90m
Marcha mais leve com cassete 11-36d 9v: (24/36)*2,07=1,38m

Marcha mais pesada com cassete 11-34d 8v: (42/11)*2,07=7,90m
Marcha mais leve com cassete 11-34d 8v: (24/34)*2,07=1,46m

Marcha mais pesada com cassete 12-32d 7v: (42/12)*2,07=7,25m
Marcha mais leve com cassete 12-32d 7v: (24/32)*2,07=1,55m

Marcha mais pesada atual (metros deslocados por pedalada): (42/14)*2,07=6,21m
Marcha mais leve atual: (24/28)*2,07=1,77m

Coloquei a opo 12-32d 7v por completude. Esses so nmeros reais pra cassetes que existem no mercado. O cassete 7v precisaria de um freehub 7v especfico ou de um espaador em freehub 8v e acima, amnos meio chatos de achar.

Uma possibilidade alternativa (que eu inclusive uso) um cassete amplo 11-40d 8v da SunRace, mas ele dura menos que os Shimano, ento vc teria de avaliar se uma boa. Ele tambm fora um pouco o cmbio e deixa as trocas mais tcnicas, ento tem que tomar cuidado com isso, mas te daria uma mais leve com 1,24m por pedalada.

Se quiser algo bastante leve em 9v, vc poderia trocar a transmisso toda por 9v colocando pedivela reduzido triplo com 40-30-22d. Vai deixar at a pesada mais leve, ento pensa a se uma boa: a pesada vai pra 7,53m e a leve pra 1,27m.

Acho que cobri tudo. Diz a o que acha e as dvidas que surgirem. Boa sorte a!
Bora pedalar, seno estressa!
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igorvianag Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de igorvianag Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 23:17
Maravilha meu amigo, tima explicao deu pra entender tudinho, acho que j decidi o que vou fazer, s vou fazer mais uma vasta pesquisa de preos e custo benefcio. Mas provavelmente irei comprar um K7 de 8v ou 9v e 11x34 ou 11x36, irei analisar mais os preos.

Uma outra dvida que eu tenho em relao ao pedivela, eu no sei qual as medidas do meu, irei medir isso amanh, ento vocs podem dar opinio se ser necessrio trocar meu pedivela quando eu instalar o K7 8v ou 9v 11x34 ou 11x36, muito obrigado galera, cada resposta aqui me ajudou muito.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2022 as 08:21
Necessrio, no . Mas se t disposto a trocar a relao, considere tb. Eu procuraria um pedivela com coroas removveis, acho vantagem poder trocar somente a coroa do meio quando desgasta, por exemplo. No muito barato, no entanto.
Bora pedalar, seno estressa!
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igorvianag Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de igorvianag Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2022 as 08:38
Legal, show de bola, vou deixar o pedivela pro futuro ento
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Pabloebani Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2022 as 09:35
Vou dar minha opinio a respeito disso.
preciso ter em mente que essas novas relaes que surgiram as de 32/34/36/40 dentes foram desenvolvidas pras bikes de roda 29. Que na prtica precisam de mais fora pra rodar.
Uma 26 gira mais "fcil" que uma 29, embora mantenha menos energia cintica pra manter inrcia.
Eu consigo andar bem com minha relao mnima de 28/28 na GT que tenho e confesso que se usei foi muito pouco essa combinao, geralmente os pedivelas que vem nas bikes 26 so maiores que os que vem nas 29, exemplo, bike 29 geralmente vem com uma configurao de 22/34/44, enquanto a 26 vinha 28/38/48 ou 44, pra compensar o tamanho menor da roda.
Outra coisa pra ganhar performance no plano o quanto menor for os buracos entre as marchas melhor. ento se vai por um cassete grande (tipo um 34) opte por 9v e no 7 ou 8. Compre cassetes de Speed e no MTB se vai rodar na cidade e asfalto.
No de ateno somente aos extremos dele, observe a diferena entre os cogs do meio.

No sei o que quis dizer com ganhar performance na subida, mas pra performance uma marcha mais leve vai te fazer ir mais devagar na verdade, vc s vai fazer menos fora pq mais leve, vai poupar mais a perna e trabalhar mais o pulmo.
Eu acredito que um cassete de 8v com 11/32 seja o ideal pra uso de cidade. Mas no sei o tamanho do seu pedivela, se no quer velocidade final optaria at por um 12/32, o miolo dele fica bem suave entre as trocas, nem se sente.

muito relativo opinar sendo que no se sabe o relevo que vai pedalar
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igorvianag Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de igorvianag Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2022 as 11:08
Meu pedivela 22/44 e o relevo que vou andar muitas subidas
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de GabrielSL329 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2022 as 11:18
Provavelmente seja um 22-32-44.

Com o cassete 11-36 9v tu sobe bem, at com o 11-34 sobe bem!  



Gabriel Pires
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2022 as 15:36
Depende do perfil do ciclista e do tipo de uso, Gabriel. No meu caso, eu uso a bike pra substituir o carro e acabo tendo de carregar compras na bike, geralmente algo em torno de 30kg. Pra completar, tem um morro de 15% de inclinao s pra sair do meu bairro com uns 40m de desnvel.

Minha soluo foi um cassete 11-40d de 8v casado com um pedivela personalizado com coroas 48-36-22d. Isso me d uma pesada de 9,03m por pedalada e uma leve de apenas 1,14m. E a bike aro 26" tb.

Na subida pesada com carga, eu sigo a meros 4km/h, na mesma velocidade que uma pessoa anda, at com alguma dificuldade de equilibrar, mas com a vantagem de no ter de descer e empurrar. Bike com carga difcil de subir e descer.

A queixa do Igor foi exatamente o desempenho na subida e minhas sugestes foram exatamente nesse sentido.

Uma curiosidade: observe que eu citei o tempo todo o avano em metros em funo da pedalada. Voc disse que uma 29" que precisa de relao mais leve, mas e quando se usa uma relao 2x10v com cassete 11-42d e pedivela 36-22d, o resultado o seguinte:

Clculo do dimetro do conjunto da roda com pneu:
622mm (dimetro da roda aro 29") + 2 * 58mm (espessura em milmetros de um pneu 2.3") = 738mm

Clculo do permetro (distncia percorrida por giro):
738mm (dimetro do conjunto roda+pneu) * 3,14 (constante pi) = 2318mm ou 2,32m

Relao da marcha mais leve:
22 (dentes da menor engrenagem do pedivela) / 42 (dentes da maior engrenagem do cassete) = 0,52

Relao da marcha mais pesada:
36 (dentes da maior engrenagem do pedivela) / 11 (dentes da menor engrenagem do cassete) = 3,27

Deslocamento na marcha mais leve:
2,32 (permetro da roda+pneu) * 0,52 (relao da marcha mais leve) = 1,21m

Deslocamento na marcha mais pesada:
2,32 (permetro da roda+pneu) * 3,27 (relao da marcha mais pesada) = 7,59m

Observe que a marcha mais leve vai dar pouca coisa mais pesada que a minha relao: 1,14m por pedalada na minha, contra 1,21m da 29" com relao 2x10v. Curiosamente, a relao 3x9v com pedivela 40-30-22d e cassete 11-36d (uma das que eu descrevi pro Igor) d uma leve de 1,27m, ainda mais pesada que a 29" citada.

Foi mal o texto a,as gosto de discutir questes tcnicas sobre bike. Espero ter ajudado em alguma coisa. Boa sorte a!
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de GabrielSL329 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2022 as 15:53
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Depende do perfil do ciclista e do tipo de uso, Gabriel. No meu caso, eu uso a bike pra substituir o carro e acabo tendo de carregar compras na bike, geralmente algo em torno de 30kg. Pra completar, tem um morro de 15% de inclinao s pra sair do meu bairro com uns 40m de desnvel.

Digamos que, tu tem um perfil bem diferente da maioria dos ciclistas! 



Gabriel Pires
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2022 as 16:08
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:



Digamos que, tu tem um perfil bem diferente da maioria dos ciclistas!




Muito! Mas a anlise tcnica ainda vivel.
Bora pedalar, seno estressa!
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Muito! Mas a anlise tcnica ainda vivel.

Claro! dados tcnicos so interessantes! principalmente para comparaes!
Gabriel Pires
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BrunoRHCP Ver Drop Down
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Vi l no outro post o modelo de cmbio q quer comprar, por quanto achou ele?
J q vai fazer entregas, no pode ficar na mo, precisa de equipamento q aguente, as vezes por um pouco mais compra-se algo de qualidade, um Shimano da vida.

*Podia ter colocado a dvida da gancheira aqui pra no precisar abrir outro tpico ;)

*Sempre q for pedir uma ajuda passe o mximo de informaes possveis, isso ajuda-nos a te ajudar.

Tipo, vc disse q vai ter muitas subidas no seu percurso...
- Quantos anos vc tem?
- Quanto pesa?
- A quanto tempo pedala?
- Qual a mdia de peso das encomendas q entrega?
- Quantos KMs e horas gira por dia?

Digo isso pq SP costuma ser uma cidade plana se comparada com outras.

Temos bike courriers q andam de fixa, isso pq tem muito tempo de experincia e por consequncia a disposio fsica. As marchas ajudam sim, mas ser constante nas pedaladas te ajuda muito a enfrentar as subidas


Editado por BrunoRHCP - 11 Jan 2022 as 18:09
https://www.strava.com/athletes/605290
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