Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Canote entortando com frequência
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Canote entortando com frequência

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
glovesForCats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Fev 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glovesForCats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Canote entortando com frequência
    Postado: 21 Fev 2021 as 21:24
Olá! Nos últimos 3 meses tive 2 canotes entortados. O segundo canote é um monaco com reforço interno em +.
O canote está com uma boa parte inserida dentro do quadro, o que eu imagino que daria mais suporte. Meu peso é 90 kgs.

Abaixo as fotos da minha bike, do último canote já torto, e da estrutura reforçada desse canote. Vocês poderiam me ajudar, seja com sugestões de canotes que não trariam esse problema, seja com outras soluções?

Muito obrigado!





Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 08:32
Isso acontece pois vc não levanta do selim quando passa em buracos/irregularidades na pista, etc
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 08:53
também creio em problema de uso indevido, não dói suas partes não?
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 09:49
Isso tem cara de ser um canote standart 22.2.

Tive uma Caloi Aluminum antiga que vivia incomodando isso, claro que sou pesado e o quadro era pequeno para contribuir....
a solução: canote de aço maciço.
Pesado? sim. Mas não entortou mais!
Depois que vendi ela a um conhecido mais baixo e mais leve, ele trocou por um canote padrão e não se incomodou!

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 09:50
e outra: pela posição da mesa/guidão, tu pedala quase que ereto, deslocando todo o peso para o canote.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
silasfab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2020
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasfab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 13:51
Estou com um problema parecido. 

Tenho 1,95 cm e peso  95 KG's. Uso uma caloi speed quadro 56 e deveria ser no mínimo tamanho 60. O canote é no diametro 27,2 e tamanho 400 mm. Uso ele no limite de segurança e infelizmente o mesmo tem entortado com frequência.
 

Pensei em colocar um de 450 mm porém o único que achei é da Session por R$ 600,00 (bem fora do orçamento).

Não sei mais o que faço kkk
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 14:25
Originalmente postado por silasfab silasfab escreveu:

Estou com um problema parecido. 

Tenho 1,95 cm e peso  95 KG's. Uso uma caloi speed quadro 56 e deveria ser no mínimo tamanho 60. O canote é no diametro 27,2 e tamanho 400 mm. Uso ele no limite de segurança e infelizmente o mesmo tem entortado com frequência.
 

Pensei em colocar um de 450 mm porém o único que achei é da Session por R$ 600,00 (bem fora do orçamento).

Não sei mais o que faço kkk

cara, tô na mesma situação que você (possuo uma Caloi Strada tam 56 (o maior que era fabricado em 2001), mas peso 125 kg e nunca entortou! talvez meu cavalo seja menor que o teu, fazendo com que meu selim fique em um nível mais baixo que você (e no caso, eu tenho só 1,89m.....
Talvez só reforçando internamente!!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
glovesForCats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Fev 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glovesForCats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 15:21
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Isso acontece pois vc não levanta do selim quando passa em buracos/irregularidades na pista, etc


Não percebo isso, eu sempre levanto quando vejo uma irregularidade, uma rampa, quando subo em calçada.

Se acontece sem eu perceber, deve ser muito pouco. E a bike eu usei ela mais em ciclovias nesses últimos meses. Esse canote reforçado inclusive, só foi usado praticamente em ciclovia, sem pegar terreno acidentado.

Teria outra possibilidade que você vê?
Voltar ao Topo
glovesForCats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Fev 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glovesForCats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 15:23
Boa solução! Acho que vou fazer isso mesmo.

Vi no mercado livre uns tarugos de aço maciço com diâmetro 7/8", o que dá 2,23 cm. Acho que vou pegar um desses mesmo. Vai aumentar bastante o peso da bike mesmo, mas tá muito ruim, meu canote reforçado da foto durou 4 pedaladas.

Cara, eu não ando tão ereto na bike não. Fico bastante pra frente até. Estranho né?

Muito obrigado pelas dicas!!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 15:43
Pensa o seguinte, se o canote tá entortando, tem algo de errado na aplicação da carga (força). Colocando um canote mais forte - em excesso - o que irá ocorrer? Essa força extra irá para outra parte da bike, nesse caso o quadro.

Olhando sua foto melhor, percebi que o selim está totalmente para trás no trilho. Isso está assim devido ao FIT ou vc só ajustou assim?

Primeira coisa seria mover esse selim para uma posição mais central, assim há menos flexão no canote. Se for por questão de fit, coloque um canote com offset. 


Voltar ao Topo
glovesForCats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Fev 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glovesForCats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 16:12
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pensa o seguinte, se o canote tá entortando, tem algo de errado na aplicação da carga (força). Colocando um canote mais forte - em excesso - o que irá ocorrer? Essa força extra irá para outra parte da bike, nesse caso o quadro.

Olhando sua foto melhor, percebi que o selim está totalmente para trás no trilho. Isso está assim devido ao FIT ou vc só ajustou assim?

Primeira coisa seria mover esse selim para uma posição mais central, assim há menos flexão no canote. Se for por questão de fit, coloque um canote com offset. 




Cara, excelente observação. Olhando agora eu percebo o quanto o selim está deslocado pra trás. Confesso que não foi por questão de fit, foi aleatório mesmo, nem me toquei.

Mas vendo assim percebo que ele vai fazer uma alavanca pra entortar o canote mesmo, tem toda a razão.

Muito obrigado!
Voltar ao Topo
silasfab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2020
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasfab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2021 as 08:34
Bom dia, 

A gente que é alto sofre hehehe. Meu cavalo é 96,2 cm, estou usando o canote no limite de segurança do canote, vou comprar um outro de 400 mm mesmo (450mm sem recuo está R$ 600,00 da Session) e baixar uns 1,5 cm (não altera muito meu fit) e vou testar. 

Você que tem 1,89 e está usando quadro 56 está quase na mesma situação que eu, se seus canotes estão aguentando é um bom sinal, pode ser porque estou usando o meu no limite  de segurança.



Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por silasfab silasfab escreveu:

Estou com um problema parecido. 

Tenho 1,95 cm e peso  95 KG's. Uso uma caloi speed quadro 56 e deveria ser no mínimo tamanho 60. O canote é no diametro 27,2 e tamanho 400 mm. Uso ele no limite de segurança e infelizmente o mesmo tem entortado com frequência.
 

Pensei em colocar um de 450 mm porém o único que achei é da Session por R$ 600,00 (bem fora do orçamento).

Não sei mais o que faço kkk

cara, tô na mesma situação que você (possuo uma Caloi Strada tam 56 (o maior que era fabricado em 2001), mas peso 125 kg e nunca entortou! talvez meu cavalo seja menor que o teu, fazendo com que meu selim fique em um nível mais baixo que você (e no caso, eu tenho só 1,89m.....
Talvez só reforçando internamente!!
Voltar ao Topo
silasfab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2020
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasfab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2022 as 12:07
Aualizando o fórum, Para tentar resolver o problema de entortar os canotes de aluminio 27.2 (entortei 2 na speed devido usar o quadro 56) comprei um canote de carbono 450mm no ALIEXPRESS (Não recomendo) da marca SUPERLOGIC. Estou utilizando a mais de 1 ano e até agora está aguentando firme. Quando digo não recomendo compra de peças de carbono no ALIEXPRESS é devido algumas não passarem por testes de qualidade como peças originais de marcas conhecidas, apenas isso. Eu dei sorte porém paguei pra ver, arrisquei e deu certo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X