Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Canote de Alu Quadro de Carbono ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Canote de Alu Quadro de Carbono ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
£3O Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Ago 2009
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar £3O Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Canote de Alu Quadro de Carbono ?
    Postado: 03 Mai 2012 as 18:15
  boa tarde gente.

  Fui fazer uns ajustes na minha magrela e como precaução, destarrachei  os parafusos, fiz o ajuste e apertei só um pouco para que depois, na loja, o mecânico desse o aperto de forma correta com o torquímetro.  
  Dessa vez o mecânico usou o torquímetro na mesa e no jogo só que fez o aperto no canote só no feeling.  Questionei o procedimento e ele me disse que no pelo canote ser de alumínio não era necessário o uso do torquímetro.  Engoli a resposta mas isso esta perseguindo minha consciência.

  De fato, ele não apertou muito mas pelo quadro ser de carbono e na presilha do canote estar escrito (max torque 9NM) a duvida surgiu.


  Devo me preocupar com o quadro?

(quadro: merida 909 evo, canote: ritchey alu )
http://labirintodosequipamentos.blogspot.com/
Voltar ao Topo
sparky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sparky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 18:21
deve doer no bolso mesmo quando um mecanico faz uma cagada em um quadro desses.
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 18:37

O limite de torque para abraçadeiras de canote tipicamente é de 4 a 6 Nm. Acho difícil chegar a 9 Nm com uma chave allen de cabo pequeno, e por isso eu não ficaria preocupado. Se preocupe só se o mecanico usou uma chave de braço longo (acima de 15 cm) para apertar.




Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
bpinheiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1689
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bpinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 21:49
Tinha essas mesmas dúvidas que você.
Comprei um torquímetro e os problemas acabaram.

Pode até dar certo no feeling do cara... mas se não der, o cara não vai se responsabilizar.
Então eu verificaria...
Jens Voigt doesn't complain about what suffering does to him, but suffering constantly complains about getting picked on by Jens Voigt.
Voltar ao Topo
£3O Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Ago 2009
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar £3O Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 02:30
bpinheiro

 Qual é o seu torquímetro e quanto você pagou ? Tenho visto preços absurdos coisa de de mais de 100 dólares e queria saber se existia alguma alternativa mais barata.

alguém ai sabe de algum torquímetro comprável ?

valeu a todos pelo Reply

http://labirintodosequipamentos.blogspot.com/
Voltar ao Topo
bpinheiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1689
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bpinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 02:56
É uma ferramenta cara mesmo, infelizmente.
Eu comprei o Parktool TW-5 e foi coisa de mais ou menos R$250,00.

Mas confeso que valeu muito o investimento! Eu achava que nunca ia usar mas uso ele direto!
Caso você tenha uma trinca de quadro o prejuízo será muito maior.

Lembro que revi todos os torques da bike e NENHUM estava correto.
Por essas e outras que eu não confio em mecanico e são poucas pessoas que colocam as mãos nas minhas bikes.
Jens Voigt doesn't complain about what suffering does to him, but suffering constantly complains about getting picked on by Jens Voigt.
Voltar ao Topo
CID21 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
João Pessoa
Offline
Mensagens:1675
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CID21 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 07:11
Tem uma chave de torque da Ritchey , que é mais baratinha e resolve 90% dos casos..muito pratica...
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..


Voltar ao Topo
b.turatti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar b.turatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 10:44
Esse da Ritchey é muito simples (e barato), funciona com aperto de 5Nm somente... No meu caso que uso componentes 3T (guidão, avanço e canote de selim), todos usam 5Nm. Eu recomendo!!!

OBS: Ele vem com um "bit" de 4mm... Porém e só colado, removendo ele possível usar outras medidas.



http://www.ritcheylogic.com/dyn_prod.php?p=05-252-100&k=97993


Voltar ao Topo
luizbraz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2008
Itatiba - SP
Offline
Mensagens:1032
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizbraz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 10:56
A minha duvida em relação ao canote nem é tanto quanto ao torque, é mais sobre usar canote de Alu em quadro de carbono, pois falam que com o canote pode forçar a malha do carbono com a vibração, procede esta informação?
"Não tenho medo de morrer. Tenho medo de chegar ao céu e não ter uma bike para pedalar."
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 11:04
Originalmente postado por b.turatti b.turatti escreveu:

Esse da Ritchey é muito simples (e barato), funciona com aperto de 5Nm somente... No meu caso que uso componentes 3T (guidão, avanço e canote de selim), todos usam 5Nm. Eu recomendo!!!

OBS: Ele vem com um "bit" de 4mm... Porém e só colado, removendo ele possível usar outras medidas.



http://www.ritcheylogic.com/dyn_prod.php?p=05-252-100&k=97993




Cara, que legal essa ferramenta, não conhecia


O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
l_santista Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l_santista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 11:28
o meu torquimetro eh da BBB e paguei 100 dolares nos eua. mas eu vi uma chave dessas, acho q era specialized ate, que tinha um torque e cabeca fixos, mas custava acho q 15! valia mto a pena, vc comprava so a que sabia que usa mais na bike..
quanto ao canote, eu tb acho, mas eh so uma opiniao nada cientifica, que a preocupacao deveria ser mesmo menor, pois o de aluminio deve resistir bem a torques que um mecanico com um minimo de nocao daria.. e o quadro, mesmo sendo de carbono, dificilmente iria trincar ali na mesma situacao, respeitando o limite do bom senso, que um mecanico deveria ter, apesar de que claro, o torque pode estar um tanto longe do ideal. eu mesmo, sem nocao alguma pois pedalava havia um mes, trinquei um canote de carbono por dar torque demais, ele vivia caindo e eu nao sabia q era pela graxa que tava no quadro devido ao canote anterior q era de alu. tirei a graxa e pus pasta de carbono, que inclusive serve pra outros materias tb, e n tive mais problemas, mesmo usando torque menor que o indicado.

Editado por l_santista - 04 Mai 2012 as 11:29
Voltar ao Topo
Ricardo B. Muhle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2004
Florianópolis
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo B. Muhle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 15:13
Originalmente postado por luizbraz luizbraz escreveu:

A minha duvida em relação ao canote nem é tanto quanto ao torque, é mais sobre usar canote de Alu em quadro de carbono, pois falam que com o canote pode forçar a malha do carbono com a vibração, procede esta informação?

Não procede.
Sds.
Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos
www.mühlecomposites.com.br

Cicloviagem Floripa-Ushuaia-Floripa
www.confinsaustrais.blogspot.com
Voltar ao Topo
£3O Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Ago 2009
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar £3O Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 18:47
ja vi esse torquimetro da ritchey mas não comprei por causa de a chave ser de tamanho fixo.

 Alguem ja conseguiu substituir o a chave nesse torquimetro ?

valeu ai gente
http://labirintodosequipamentos.blogspot.com/
Voltar ao Topo
elgleidson Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Dez 2010
SC
Offline
Mensagens:630
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elgleidson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2013 as 19:36
Vou aproveitar este tópico, já que é bastante relacionado com o que vou perguntar.

Estou para montar minha bike com quadro de carbono (e canote também) porém estou sem abraçadeira pra isso. Fui numa loja fazer orçamento e o cara me falou que para quadros de carbono precisa de uma abraçadeira especial e mais larga, pois as normais podem trincar o quadro. Fiquei preocupado com isso. Procede esta informação?

Que abraçadeira vocês usam em seus quadros de carbono?
Voltar ao Topo
Ricardo B. Muhle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2004
Florianópolis
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo B. Muhle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2013 as 21:26
Originalmente postado por elgleidson elgleidson escreveu:

Vou aproveitar este tópico, já que é bastante relacionado com o que vou perguntar.

Estou para montar minha bike com quadro de carbono (e canote também) porém estou sem abraçadeira pra isso. Fui numa loja fazer orçamento e o cara me falou que para quadros de carbono precisa de uma abraçadeira especial e mais larga, pois as normais podem trincar o quadro. Fiquei preocupado com isso. Procede esta informação?

Que abraçadeira vocês usam em seus quadros de carbono?

elgleidson,

As minhas braçadeiras, tanto da MTB quando da Speed (quadros de carbono) tem 12 mm de altura. E como elas tem uma aba superior de +- 2mm, a altura da parte que fica em contado (apertando) com o seat tube é de cerca de 10 mm. Desconheço essa diferenciação entre braçadeiras pra quadros de Al e de Fibra.
Qual foi a loja que te passou essa informação?

Sds.
Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos
www.mühlecomposites.com.br

Cicloviagem Floripa-Ushuaia-Floripa
www.confinsaustrais.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X