Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Canadá 2013 - Relato - Parte 01 [Acessibilidade]
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Canadá 2013 - Relato - Parte 01 [Acessibilidade]

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (4) Agradecimentos(4)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Canadá 2013 - Relato - Parte 01 [Acessibilidade]
    Postado: 11 Set 2013 as 12:45
Canadá 2013 - Relato - Parte 01 [Acessibilidade / Trilhas]

Caros bom dia!

Estou criando este tópico com o intuito de ajudar ciclistas como eu.

Recentemente tive uma experiência internacional, realizando um curso de Intercâmbio no Canadá, mais precisamente em Vancouver - British Columbia.

Resolvi escrever aqui no Fórum minha visão após estes 30 dias viajando e também algumas experiências que tive, passando assim a maior
parte de informações que puder, relatos, histórias, enfim; facilitar a vida de alguém que esteja planejando fazer o mesmo em breve ou que
pretende algum dia o mesmo.

Resolvi dividir em três tópicos distintos, a fim de; destacar os três assuntos principais, no meu modo de ver, aquilo que envolve a bicicleta
numa viagem destas:

-Acessibilidade / Trilhas (como a bicicleta é utilizada em um país de primeiro mundo)

-Preços (como e qual é a real diferença do preço no exterior e o praticado no nosso país)

-Alfândega (como é o procedimento para trazer uma bike de fora e entrar legalmente no seu país de origem)

Bem então vamos lá!!!

Relato - Parte 01 [Acessibilidade / Trilhas]

Bem, se existe um paraíso na Terra pra nós amantes do ciclismo, a possibilidade deste paraíso chamar-se Vancouver é bem grande!
Parece que a cidade foi concebida para que as bicicletas sejam parte do deslocamento urbano das pessoas, simplesmente formidável!
Os principais destaques para utilização da bike lá pelo que percebi são:
-Segurança ao pedalar (são quase 550 km de ciclovias integradas entre Vancouver e as cidades vizinhas como Burnaby e North Vancouver;
-Segurança propriamente dita (estacionei minha bike durante um mês nas ruas da cidade e nada me aconteceu);
-Respeito (todos os motoristas sem exceção me respeitaram neste 30 dias em Vancouver, mesmo quando pedalava em vias comuns);

Mais o ponto que mais me impressionou, com certeza foi a integração entre a bicicleta e o transporte público coletivo. Perfeito!
Nunca vou esquecer no primeiro dia em que cheguei na cidade e fui ao centro (downtown).
Parei em uma esquina, esperando o semáforo abrir e atravessar na faixa de pedestres, e avistei um rapaz com uma bike em frente a um ônibus.
Não entendi o que ele queria lá com a bike. Mas em segundos, o motorista me aperta um botão, desce uma espécie de Rack na frente do veículo
(em cima do pára-choque). O biker prende sua bicicleta no Rack, entra no ônibus e segue seu caminho!
Logo em seguida, atravessei para o outro lado da rua e pensei comigo...
"-Sabe quando verei algo assim na minha cidade??? Nunca... Nem meus netos verão!!!" - Pensei... Hehehe...

Enfim, é a triste realidade. Nós estamos anos-luz atrás de países desenvolvidos, em todos os sentidos.

Além disto, também há a possibilidade de se locomover via Sky Train (metrô de Vancouver) com a bike. Sem problemas!
Eu mesmo tive um pneu furado perto da minha casa um dia, e de manhã peguei o Sky Train para levar a bike no conserto, prático e rápido!

Agora gostaria de ressaltar como é andar de bike mesmo no dia-a-dia, pois nas 4 semanas que morei lá, andei de segunda a sexta de bike,
indo e voltando diariamente da escola para minha casa.
Morei a exatamente 8 quilômetros de distância para a escola, que se situava em Downtown, Robson Street.
Este era o trajeto que fazia, quando acordava um pouco mais cedo. Totalmente seguro e através de ciclovias, ciclo faixas exclusivas:



Já quando acordava atrasado e precisava ir num tempo menor, ia pela avenida principal (Kingsway) na qual não tinha ciclovia exclusiva:



Não tive em 30 dias lá qualquer tipo de problema utilizando a bicicleta como meio de transporte. As ciclovias são extremamente seguras,
todas muito bem sinalizadas e em perfeita integração. Seguem algumas fotos demonstrando algumas delas:









Um fato curioso é que já fui atropelado andando em minha cidade. Estava na direita, na mão do fluxo como exige a lei, e mesmo assim um
rapaz de moto conseguiu me acertar e me derrubar no meio da avenida. Se não estivesse usando capacete com certeza o estrago seria maior.
Todo este tempo andando lá, nenhuma vez algum carro ou caminhão me "espremeu" entre ele e a calçada. Quando alguém queria me passar,
andava na mesma velocidade que eu e aguardava o carro da esquerda avançar para então "me ultrapassar" respeitando uma distância até
maior que 1,5 metros. Simplesmente uma questão cultural. Algo que demandaria anos e anos de educação para que fosse repetido no Brasil.

Algumas fotos da avenida em que ia e voltava para chegar na escola:





Ainda sobre este quesito, gostaria de ressaltar também a facilidade de estacionar a bike nos locais que visitei.
Praticamente todos os estabelecimentos comerciais, públicos como biblioteca, parques, etc... tinha locais para estacionar e trancar sua bike.
Aqui em minha cidade, por exemplo, não vejo isto nem nas bicicletarias! Muito menos em comércios como padarias ou mercados. Lamentável!
E também, todas as ruas no centro tinham locais para estacionar também. Seguem algumas fotos de vários destes abaixo:









OBS.: Aqui foi onde estacionei minha bike durante um mês. Numa das ruas mais movimentadas do centro. Nunca me aconteceu nada desagradável. Minha escola ficava bem em frente à bike shop onde comprei minha Road Bike.



E por último. gostaria que dessem uma olhada neste mapa, distribuído gratuitamente em todas as bike shops da cidade.
Nele é demonstrado todas as ciclovias (em cor verde), para sua locomoção de bike entre bairros e centro. Observem por exemplo que é perfeita
a indicação de onde há subidas mais íngrimes, onde deve seguir somente uma única direção, etc... Muito legal!!!





P.S. Em Vancouver é lei utilizar capacete enquanto pedala, empurrar a bike quando estiver em calçadas e luzes dianteira / traseira à noite.
Há uma multa de $200,00 eu acho caso não seja cumprido algumas das obrigações acima! Fiquem espertos!!!

E claro, como grande amante do Mountain Bike não poderia de indicar as trilhas que fiz neste passeio.
Fiz trilhas em Whistler e também em North Vancouver. Como Whistler você tem que pegar ônibus e tal para chegar até a cidade, vou comentar
mais as que fui em North Vancouver; afinal é de fácil acesso para quem estiver em Vancouver. É necessário somente pegar um SeaBus na estação
central Waterfront e depois um ônibus para as montanhas. Moleza!

Uma dica é entrar no site abaixo:
http://vancouversnorthshore.com/what-to-do-outdoors/activities/mountain-biking/

Nele tem todas as informações das trilhas, como chegar, mapas, etc.

Só pra vocês terem uma ideia da estrutura lá, tirei algumas fotos do nível das trilhas e algumas curiosidades descritas embaixo de algumas fotos:



Trilhas com obstáculos naturais e fabricados em excelente harmonia.



Todas bifurcação e ou encontro de trilhas há esta indicação abaixo:



Para indicar se a trilha é duplo sentido (sobe e desce) e a dificuldade definida pela cor. Perfeito!







Visual sem palavras!!!

Enfim creio que sejam estas as informações que gostaria de passar!

Caso tenham alguma dúvida, e ou gostariam de alguma informação adicional é só me enviar MP!

Se souber respondo pra vocês!

Abração! E bom pedal a todos!!!
Voltar ao Topo
VictorResende Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2013
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VictorResende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2013 as 14:00
Show aqui no brasil podia ser assim tambem uma pena
Se voce nunca tentar nunca vai conseguir
Voltar ao Topo
caiog Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caiog Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2013 as 15:07
Seria um sonho um planejamento e respeito com as bicicletas que nem esse no Brasil. Obrigado por compartilhar a experiência.
Voltar ao Topo
Edu Bicicaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Abr 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Bicicaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2013 as 16:41

Meu sonho é visitar esse país. Inveja fudida,  essas trilhas aí é sacanagem.

Voltar ao Topo
donaire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar donaire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2013 as 17:42
Muito obrigado por compartilhar, e nos deixar com vontade! hehe.


Voltar ao Topo
flaviosplatter Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
Offline
Mensagens:1063
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaviosplatter Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2013 as 22:57
Fiquei estupefato! Dificilmente a curto prazo chegaremos a esse nível de evolução. Os caras restringe uma boa parte das vias para as bike, isso é um sonho aqui no brasil, que aliais, com a maioria ignorante e amante de carro é quase impossivel...
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2013 as 13:45
Sensacional.
Parabéns.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
Stcunha Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 12 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:526
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Stcunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2013 as 14:26
Muito legal!
Concordo quando disse que estamos anos-luz atrás de países desenvolvidos. De que adianta ser a sexta economia mundial se a mentalidade do povo é igual ou pior que países que vivem na miséria.

Minha vó ao chegar no Brasil em 1940 disse que aqui seria o país do futuro. PPhorra de futuro é esse que não chega nunca...
Voltar ao Topo
FabioSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Set 2012
Brasil
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2013 as 16:14
Cara, fantástico!

Você se importa em falar mais ou menos quanto gastou? Em qual período do ano você foi? Será que fica mais difícil conseguir visto sem ser de estudante?
Voltar ao Topo
pesouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2007
São João delRei
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pesouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2013 as 16:44
Obrigado pelo relato cara.
Voltar ao Topo
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2013 as 20:07
Galera boa tarde!!!

Desculpem pela demora mas seguem algumas respostas das perguntas que me fizeram aqui no tópico e via MP também:

-Qual o período do ano para ir?

Com certeza verão. O problema lá são as chuvas, começa a chover agora finalzinho de Setembro e chove dia e noite sem parar (acreditem) até meados de Abril. Tenso!

Indo de Abril até Agosto (alta temporada) você aproveita tudo que a cidade oferece, afinal quase todas as atividades são outdoor.

-Quanto gasta-se para fazer uma viagem dessas?

Bem o gasto é bem relativo, afinal cada caso é específico, posso colocar aqui um valor médio do que fiz, em dólares claro pois o Real vive flutuando ultimamente:

-Passagem Ida e Volta: Bem paguei para época (final de verão) um bom preço $1.000,00. Ida com duas escalas e volta também em duas escalas, pela Delta Airlines. Dá pra ir com uma escala só pela Air Canada mas o preço na época ficava em torno de $1.600,00.

-Curso de 4 semanas: Há uma variedade enorme de escolas, mas um curso de 4 semanas com 5 horas de aula por dia gira em torno $600,00.

-Hospedagem: Uma Homestay em regime de Café da Manhã, Almoço e Jantar gira em torno de $700,00. Lembrando que lavagem de roupas está incluído neste preço.

-Visto Canadense: O mais barato de única entrada (você entrando no Canadá não pode sair e voltar novamente exceto para EUA) gira em torno de R$320,00 via despachante.

-Seguro de Viagem: Um seguro que contemple práticas esportivas fica em média uns R$280,00.

Como fechei todo este pacote em Abril deste ano e o dólar girava em torno de R$2,00 gastei o equivalente à R$6.500,00 por todos estes itens descritos acima, hoje com o dólar em R$2,40 ficaria um pouco mais salgado.

Diria que com R$10.000,00 você faria um intercâmbio deste molde, aproveitaria pra caramba tudo que a cidade oferece e ainda sobraria dinheiro para compras e passeios.

Enfim, é isso. Espero ter ajudado pessoal!!!

Abração!!!
Voltar ao Topo
rafass90 Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mar 2012
SP - S'ao Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafass90 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2014 as 00:12
Sensacional seu post. Estava pesquisando pela viagem, me interessei também por Vancouver e quando fui pesquisar por preços de viagem encontrei seu post. Me interessei mais ainda depois de ler os dois. Já tem a terceira parte?

Uma dúvida. Como fez com a matricula na escola + homestay? Estou pesquisando por pacotes e não encontrei nada próximo dos seus 600+700 dólares.

Fez a matrícula diretamente na escola? Nestes 600 estavam incluidos os materiais? Se não, saiu caro a diferença?

Obrigado pelo excelente post.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2014 as 19:16
Gozei! Seu eu continuar no Brasil até o fim da minha vida, não viverei para ver algo como o relatado.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
wsam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2009
SAMPA
Offline
Mensagens:909
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wsam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2014 as 22:19
FANTÁSTICO! Parabéns pelo relato.

Realmente nem nossos netos irão ver algo parecido...
Keep the rubber side down!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X