Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Campo dos Índios - Serra da Bodoquena - Bonito
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Campo dos Índios - Serra da Bodoquena - Bonito

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Campo dos Índios - Serra da Bodoquena - Bonito
    Postado: 27 Set 2013 as 10:43
Buenas,

Já fazia mais de três anos que eu queria fazer um percurso pela Serra da Bodoquena (http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Bodoquena). Quando eu morava em Campo Grande,

somando ida e volta, saíndo de casa, seriam aproximadamente 7 dias. A única dúvida era por onde contornar a Serra. Agora morando em Bonito ficou mais fácil, pois a

cidade já está inserida na Serra da Bodoquena. (Temos um Parque Nacional na Serra, http://www.geoparkbodoquenapantanal.ms.gov.br/)

Bem, o que  fiz foi relativamente simples (na teoria), pois bastava sair de casa, pegar a rodovia estadual MS-178 até a cidade de Bodoquena, que fica a 75km, almoçar e

partir para o Distrito de Morraria do Sul (Bodoquena) que fica a uns 30 km dali, seguindo pela estrada MS-339. O pernoite seria no distrito e no dia seguinte retornar

para Bonito seguindo pela MS-339, com a opção (ou obrigatoriedade) de dormir em algum lugar para a pedalada não ser tão longa em um dia só. Mas foi. Fiz em 2 dias, veja fotos e o relato.

1º dia




Saí de casa às 06h. Estava frio. Usei um corta-vento que fazia 2 anos que eu queria inaugurar. Segui para Bodoquena, com a intensão de almoçar por lá. O vento contra

não era muito forte, mas era gelado. No percurso tem 3 subidas fortes e longas. Eu sentia o suor escorrendo por dentro, as a temperatura continuava baixa. Só fui tirar

o   anorak quando cheguei para almoçar. Atravessei a cidade procurando (e passeando) um restaurante. Encontrei meio por acaso um lá no outro lado da cidade. R$13,00 o

almoço mais R$4,00 um refrigerante cola de um litro. Comida boa.

Em seguida já saí sentido a MS 339, que após uns 5km virava um estradão de chão. Logo de cara uma subida  gigantesca, que eu acredito que só não empurrei a bike porque ainda não estava cansado.
Nesta 1ª foto, já do outro lado, descendo e a 2ª, o Rio Salobra:





Nesta época do ano, após várias semanas sem chuvas, a vegetação está muito seca e encoberta por poeira, mas a paisagem em si é muito bonita.

Após uns 20km pedalados após o almoço, começa a subida da serra. Tímida no início, pois a estrada passa por entre um vale onde os paredões nos cercam pelos dois lados,

mas logo acaba a moleza, o desnível aumenta muito e em instantes percebo que não basta querer, a bike está pesada, o terreno é bem inclinado e as pedras soltas fazem a

roda patinar (usando as marchas mais leves) então só resta empurrar. Empurrar a bike? Não, eu não vou empurrar. Vou tentar de novo. Putz, não dá. Mas peraí...não tô

conseguindo empurrar. Caráleo, a subida é tão forte que só consigo ... puxar a bike! É isso mesmo, a posição puxando pelo selim é a mais apropriada para "rebocar" a

bike. Veja se na foto dá para perceber lá embaixo o desnível (Até o trator fundiu o motor e pegou fogo):






15:00h - Finalmente cheguei no distrito de Morraria do Sul




Após algumas conversas, descobri que o pouso teria que ser na barraca (conforme eu já imaginava, fui preparado). Acabei ficando na quadra de esportes da escola local:




No local existe um "mirante" (área particular, de pastagem) e me dirigi até lá, pois é uma das paisagens que me inspiraram a fazer a pedalada. O dia estava nublado e o

ar carregado com um pouco de fumaça, mas pelas fotos vocês vão perceber a beleza do lugar, que é conhecido como "Campo dos Índios":










Dois vídeos deste lugar:
http://www.youtube.com/watch?v=Y59SEJR-Ork
http://www.youtube.com/watch?v=ZQWxQg6LArc


Este foi o primeiro dia. Depois posto o restante, pois tem muita foto.
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 11:35

2º Dia


No outro dia acordei logo depois das 5:00h e até guardar tudo e ficar pronto para sair era 06:15h. Deixando para trás o distrito de Morraria do Sul, a paisagem

continuava muito bonita, mas cobrava seu preço...subidas e descidas intermináveis. Para quem até o dia anterior já tinha pedalado 23.000km nesta bike, ao longo de 5

anos e só tinha empurrado duas vezes, nestes primeiros 5km do dia, ela já tinha sido "rebocada" 4 vezes.









Minha sorte foi que o dia amanheceu com pouco sol e temperaturas meio baixas. Mas isso logo mudou. Lá pelas 10:00h o céu abriu e a temperatura subiu bastante. A

topografia típica de serra, que em alguns momentos nos dava alegria, ora sendo um trecho plano ora uma leve descida, nos mostrava aquilo que todo  ciclista sabe: após

uma descida...vem sempre uma subida! E aqui as descidas tem que ser usando o freio no máximo, pois tem muita pedra, são em curva e tem muito buraco. O tempo todo nas

descidas eu escutava o pneu traseiro dando pequenas arrastadas, em virtude do terreno irregular. A média que no asfalto do primeiro dia (75km) foi de 22km/h, agora não

 chegava nos 11km/h!

Outro lugar que tive que parar e tirar umas fotos (e filmar) foi na cota mais alta do percurso, 770m de altitude. Veja algumas imagens:











um vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=0dc1X1t9Pbw&feature=em-upload_owner


Ao longo do percuro, observei várias vezes a demarcação de terras indígenas:




No período da manhã, as paisagens eram mais bonitas, fazendo que que eu parasse várias vezes para tirar fotos (e com muitas subidas, descançar)






Quando diminuiu o sobe-e-desce, começou a esquentar. A temperatura subiu bastante e aparecendo o sol que estava escondido já fazia uns 4 dias. Aqui no MS, no inverno,

faz muito frio, mas a frente fria que chega não é longa, dura em média 3 dias voltando a esquentar bastante e este dia era o terceiro.

Após começar a pedalada do dia, só passaram por mim uma kombi escolar, e duas motos, logo nos primeiros 3kms, depois nada mais até lá pelas 14:00h. Lugar deserto. Só

fazendas e fazendas, todas com grandes áreas, então a 'civilização' aqui fica sempre distante. Então, eis que surge o único problema da viagem: o bagageiro QUEBROU em dois

lugares ao mesmo tempo. Não escutei barulho, ele simplesmente 'afundou' e começou a raspar no pneu. encostei na primeira sombra para ver o que fazer. Eu precisava de um arame (que

eu tinha em casa e esqueci de pegar). Tinha comigo alicate, câmera de ar cortada em tiras e fita silver tipe. Uma busca pelas imediações e eu só achava aquele arame de

cerca, muuuito grosso e duro (ui), impossível de dobrar.  Voltei p/ a bike, sentei, tomei um tereré gelado, pensei, pensei. Saí de novo procurando e acabei encontrando

um arame mais fino, que resolveu meu problema. Veja na foto o local da oficina e como ficou o 'remendo':








Perdi no local mais de 01:30h. E o calor aumentando muito. Resolvido o problema, segui o fluxo. A paisagem que era bonita foi modificando.




Entrando no município de Porto Murtinho/MS, que abrange grande parte do Pantanal Sul.








Lá pelas 14:00h, cheguei no Assentamento Guaicurus, também conhecido com "Incra". Um povoado bem pequeno, que a princípio eu tinha como ponto de apoio e que poderia

dormir em algum lugar, armando a barraca. Porém, observando as horas e sabendo que faltavam só 70km para chegar em casa, resolvi seguir direto. Só fiz uma pequena

parada para um pacote de bolacha/biscoito e duas latas de refrigerante. Seguindo para Bonito. Vim pela direita. à esquerda, é caminho para o Pantantal, Campo dos Índios, Rio Paraguai:



A próxima parada foi depois de uns 20km, onde tinha uma lanchonete. Como 3 pastéis e tomei dois sucos (17,00).



Logo depois, uma pausa para o banho e tomar um tereré. Quem conhece Bonito sabe da fama das águas geladas da região. Este rio bate qualquer recorde de temperatura

baixa. Putz, muuuuito gelada:





Daqui até em casa só mais uns 45km.




Não lembro a hora, mas quando entrei na cidade estava escuro. Cheguei bem e com vontade de mais.



Foram dois dias pedalando, totalizando 236km e falo com certeza, foi a pedalada mais difícil que eu já fiz. Nunca na história deste país, eu me imaginei empurrando - puxando - a bike tantas vezes. Certamente foram mais de 8 vezes. E puxadas longas e com pausa. Assim é a Serra da Bodoquena/MS.

Abraços.

XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 11:55
Legal esse relato elton40Thumbs Up
Sobre este bagageiro,já li muitos bikers aqui no fórum relatar a quebra bem na parte que o seu quebrou...ele é mal desenhado e não importa o peso que leve,outro relato o biker só carregava 8Kg de pesoDead
Uma pergunta:O que é"tereré"?
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 13:38
Carlos,
Eu já acompanhava o relato do bagageiro desde sempre...só estava esperando o dia "D"Confused
É a 4ª cicloviagem que faço com ele e só uma deles estava sem o 'kit' acampamento, que diminui bem o peso...a média da carga deve ser de 20kg e ele 'suporta' acho ue 25kg, conforme manual.

Tereré:
Algo que NUNCA deve ser confundido com chimarrão!
É uma bebida GELADA, que se utiliza erva-mate produzida diferentemente daquela usada no chimarrão. É de origem paraguaia e muito utilizada no MS, principalmente na região do Pantanal. A nossa região tem água 'salobra' (salgada) de sabor duvidoso, então nos primórdios, além de matar a sede, o tereré servia para disfarçar o gosto da água. Atualmente ele é bem difundido até em outros estados, porém fora do MS tem-se o costume de misturar coisas nele (suco, açucar, refrigerante, etc) o que o torna 'intomável'Big smile por pantaneiros.



XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
kleomar Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Jun 2013
Brasil
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar kleomar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 18:37
Muito bom, elton40. Moro em Campo Grande e ainda não fiz nenhuma cicloviagem e, pensando num local viável para se viajar eu lembrei de Bonito. A sua viagem foi inspiradora, espero que em breve eu também possa fazer uma.
Voltar ao Topo
pesouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2007
São João delRei
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pesouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2013 as 00:06
Muito legal, já fui pescar em Porto Murtinho, Corumbá, Rio Miranda. O pantanal é fantástico.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2013 as 17:08
Todo mundo tem um dia de cão onde precisa empurrar, e o orgulho vai por água abaixo. A subida tem cara de ser nervosa mesmo...
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2013 as 19:59
kleomar,
Esta área de cicloturismo é inspiradora!
Eu mesmo li muita coisa aqui que me inspirou e tenho por obrigação postar minhas aventuras, por pequenas que sejam, sempre tentando incentivar mais alguém,
boa sorte

-------------------

pesouza,
Porto Murtinho e Corumbá já estão na minha lista para futuras pedaladasWink
abraços

-------------------

Alessandro,
em algumas das subidas, puxando a bike, eu ficava olhando onde por o pé para ter um apoio bom e não patinar também...mas gosteiBig smile
valeu!
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 14:20
facilitando a visualização dos vídeos Thumbs Up






Editado por elton40 - 05 Out 2013 as 00:44
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2013 as 00:45
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
vladbarra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2010
B. do Piraí- RJ
Offline
Mensagens:680
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vladbarra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2013 as 17:06
Muito bom! Parabéns pela viajem.
Se Deus quiser ainda faço uma dessas...

Voltar ao Topo
trovaoazul69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trovaoazul69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 20:56
O bagageiro é um tranX, não é?...
Voltar ao Topo
trovaoazul69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trovaoazul69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 21:16
Minha primeira ciclo viagem foi de Curitiba à Adrianópolis 127 km ida e após 3 dias na casa do meu pai mais 127 km volta...somente um pneu furado na volta já chegando em casa,,,só precisei encher o pneu pois o furo era muito pequeno!!!u.u \o/ como a ida era mais descida cheguei a 64 km/h, fazendo o percurso todo em 08 hs e 15 min... mas a volta!!!!Ufa os primeiros 28 km só subida!!!!
Voltar ao Topo
ricardoseg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2011
S.B.Campo
Offline
Mensagens:168
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoseg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2013 as 13:11
Muito bom! Parabéns pela viajem.
e o lugar é  muito bonito.....
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2013 as 20:51
Caraca, Elton, parabéns! ClapClapClapClapClap

Lugar inóspito mesmo, embora muito bonito!

De vez em quando uns perrengues servem para deixar a gente esperto, hehehe!

Manda fazer um bagageiro de ferro mesmo! É mais pesado, mas aguenta o tranco. Nessas estradas de pedra, cascalho, buraqueira, bagageiro de alumínio abre o bico mesmo! O meu de ferro já quebrou uma vez!

Eu levo sempre sardinha em lata, atum e pão. Sanduba de sardinha em lata é uma delícia! E o suco? Ahahahahah, na hora do perrengue vai água com adoçante mesmo, hehehe!

Parabéns e um super/grande abraço! Hug





Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2013 as 20:08
Originalmente postado por trovaoazul69 trovaoazul69 escreveu:

O bagageiro é um tranX, não é?...
é Confused

Originalmente postado por trovaoazul69 trovaoazul69 escreveu:

Minha primeira ciclo viagem foi de Curitiba à Adrianópolis... fazendo o percurso todo em 08 hs e 15 min... mas a volta!!!!Ufa os primeiros 28 km só subida!!!!
sempre que tenho um 'descanso' de uma descida me lembro que  terei uma subida na sequência...Cry faz parte (e eu acho que vento contra é pior,  pois a subida vc está vendo e sabe das dificuldades que virão...já o vento...Confused)
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2013 as 20:08
Originalmente postado por vladbarra vladbarra escreveu:

Muito bom! Parabéns pela viajem.
Se Deus quiser ainda faço uma dessas...
Big smile
isso! faça uma dessas! logo depois de descansar você vai querer repetir Big smile
abraços
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2013 as 19:40
Originalmente postado por ricardoseg ricardoseg escreveu:

Muito bom! Parabéns pela viajem.
e o lugar é  muito bonito.....
gracias, ricardo.
cada dificuldade encontrada é compensada pelo visual deslumbrante da regiãoSmile
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
Dane Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2012
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dane Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2013 as 20:20
Bela viagem cara. Parabens, baita lugar!
Voltar ao Topo
Helinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2012
Nó do Cordão-SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Helinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2013 as 20:58
Pô Elton, essa Serra da Bodoquena eh muito legal, altos visuais, eu tenho um amigo que eh de Miranda - Ms, estou cutucando ele pra nós dois fazermos os 1300 kms que separam daqui da minha cidade Sãnja, calculo que esse pedal consigo fazer em uns 15 dias, espero... com certeza esse meu desejo será realizado , ainda mais agora que vc mostrou essas fotos, me aguçou a vontade de tomar esse tererê junto com umas cuiabanas por ai...hehehe, obrigado por compartilhar essas maravilhossa fotos...grande abraço... HA...HA
"De Vinho em Vinho , Vamos Aprendendo um Pouquinho."
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2013 as 17:56
Originalmente postado por Waldson Waldson escreveu:

Lugar inóspito mesmo, embora muito bonito...
 E o sucoAhahahahah, na hora do perrengue vai água com adoçante mesmo...

Antigão,
realmente muuito bonito...acredito ser um dos 3 lugares mais bonitos que já passei de bikeBig smile
suco? costumo levar aqueles pacotinho tipo Q-suco, tem várias marcas e sabores...quebra o galhoLOL
abraços

XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 15:40
Originalmente postado por Helinho Helinho escreveu:

... eu tenho um amigo...estou cutucando ele pra nós dois fazermos os 1300 kms...calculo que esse pedal consigo fazer em uns 15 dias, espero...
dá para fazer esta distância nos 15 dias, só asfalto...é só fazer uns treinos antesBig smile

Originalmente postado por Helinho Helinho escreveu:

me aguçou a vontade de tomar esse tererê junto com umas cuiabanas por ai...hehehe...
na verdade aqui vc só vai tomar tererÉ mas é mais provável que seja com umas campograndenses, pois cuiabanas não tem muito por aquiBig smile , a maioria está lááá no Mato Grosso.LOL
abraços




Editado por elton40 - 18 Nov 2013 as 16:17
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2013 as 16:26
Originalmente postado por Dane Dane escreveu:

Bela viagem cara. Parabens, baita lugar!
e adivnha...já quero fazer outraBig smile
abraços
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
Gil-RS Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
NH-RS-BR
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gil-RS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2013 as 20:02
Elton40,parabéns pela viagem,fotos muito bacanas,quanto tempo levaria de moto de bonito a bodoquema?
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2013 as 16:14
Originalmente postado por Gil-RS Gil-RS escreveu:

Elton40,parabéns pela viagem,fotos muito bacanas,quanto tempo levaria de moto de bonito a bodoquema?
valeu Gil!
As duas cidades são vizinhas, bem perto, pouco mais de 70km. Se respeitar o limite de velocidade da rodovia, 80km/h, faz o percurso em uma hora.Big smile
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
Gil-RS Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
NH-RS-BR
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gil-RS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2013 as 16:40
olá Elton,me refiro a estrada que vc fez a trilha,que passa por morraria...vlw
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2013 as 22:41
Originalmente postado por Gil-RS Gil-RS escreveu:

olá Elton,me refiro a estrada que vc fez a trilha,que passa por morraria...vlw

o trajeto teve um formato parecido com um retângulo.

1º dia, 110km:
Saída de Bonito sendo que os primeiros 70km foram de asfalto, até Bodoquena
Os outros 40km foram de terra, trecho relativamente bom, com duas fortes subidas de serra.
Nenhuma opção de bar/restaurante/posto/etc além da cidade de Bodoquena.

2º dia, 126km:
Tudo em trecho de terra, sendo a primeira metade com muuito sobe-e-desce e estrada meio ruim em alguns trechos e o restante com subidas compridas mas não tão íngremes e com estrada boa.
3 opções de bar/restaurante/etc, sendo a primeira na metade do caminho que é um assentamento do INCRA, que é um vilarejo com alguns botecos com poucas opções e depois mais duas lanchonetes simples mas que oferecem coisas para comer e beber.

De moto, os 236km acredito que dá para fazer em um único período do dia, considerando paradas para tirar fotos e comer/beber/descançar.

seria isso, Gil?




XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
Gil-RS Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
NH-RS-BR
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gil-RS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2013 as 09:48
elton,show de bola seu passeio,valeu pelas informaçoes!!
Voltar ao Topo
m bike Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 15 Set 2012
são paulo
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2013 as 10:38
Muito bom! Faz bem para o espirito! Acredito que vc tenha descoberto mais um pouco de si e seus limites, não eh? Também quero logo realizar um ciclo deste, estou querendo para 2014.
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2014 as 23:01
Originalmente postado por m bike m bike escreveu:

Muito bom! Faz bem para o espirito! Acredito que vc tenha descoberto mais um pouco de si e seus limites, não eh? Também quero logo realizar um ciclo deste, estou querendo para 2014.
isso! ... e eu quero maisBig smile
abraços

------------

Originalmente postado por Gil-RS Gil-RS escreveu:

elton,show de bola seu passeio,valeu pelas informaçoes!!
gracias, chamigo.Smile
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
NairaBZS Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Out 2014
Bonito - MS
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NairaBZS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2014 as 11:33
Oi Elton! Smile

Muito legal o seu relato mas gostaria de corrigir uma informação. Quando você disse Parque Nacional da Serra da Bodoquena acabou copiando o link do Geopark Bodoquena Pantanal que é bem diferente (abrange outras áreas além do Parque, vai até Corumbá).

O site oficial do PNSB não é muito completo mas é este aqui:  http://www.icmbio.gov.br/al/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2082-parna-da-serra-da-bodoquena. - http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2082-parna-da-serra-da-bodoquena.html

Essas imagens do vídeo abaixo são do fragmento norte do PNSB, maioria no limite de Morraria do Sul. Para aproveitar mesmo todas as paisagens das proximidades dessa vilinha eu sugiro ficar em Morraria uns 3 dias... para ver a Gruta do Urubu Rei, o Mirante do Cruzeiro, os mirantes no caminho para o Posto da Funai descendo a Serra, a cachoeira do MegaSena.... e muitos outros lugares, todos de difícil acesso. Nosso guia lá é sempre o João, quem seguir viagem sugiro procurá-lo! :)


Voltar ao Topo
hamiltonms Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2011
Bonito-MS
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hamiltonms Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2015 as 19:59
Muito legal Xamã!!!
Abraços
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2015 as 14:46
Hamilton,
Tem muito lugar para cicloviajar aqui na Serra da Bodoquena e Pantanal...preciso de parceiro p/ poder ter mais motivação Big smileBig smile...ano q vem terei muito mais tempo para 'desbravar' de bike esta nossa região.
Abraços
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2016 as 15:43
Originalmente postado por NairaBZS NairaBZS escreveu:

... Quando você disse Parque Nacional da Serra da Bodoquena acabou copiando o link do Geopark Bodoquena Pantanal que é bem diferente (abrange outras áreas além do Parque, vai até Corumbá).
O site oficial do PNSB não é muito completo mas é este aqui:  http://www.icmbio.gov.br/al/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2082-parna-da-serra-da-bodoquena. - http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2082-parna-da-serra-da-bodoquena.html
Oi Naira, quando se tem internet via rádio de menos 1Mb, o primeiro link que conseguimos copiar, colamos sem dó de errar rsrs 
abraços
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X