Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Campanha de Transito (Curitiba)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Campanha de Transito (Curitiba)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Campanha de Transito (Curitiba)
    Postado: 05 Jul 2011 as 00:02
Pra quem não conhece, Curitiba "vende" uma imagem muito boa de urbanismo e transporte. Como toda propaganda isso obviamente é um exagero. Claro que a cidade tem seus méritos, e que comparada com outras grandes cidades brasileiras, ela se destaca nestes aspectos. Enfim... a questão é que a prefeitura tem um histórico de campanhas publicitárias ruins[1], mas parece que está tentando se redimir. A foto abaixo é da campanha atual.



Bom, o que eu estou fazendo tá claro :-), usando a bike! É uma pena que a prefeitura tenha adotado a postura de que bikes são apenas uma opção de lazer e não de transporte, e não tenha investido na melhoria de ciclovias, campanhas publicitárias etc. Em nenhuma campanha atual sobre transito fizeram sequer menção à bicicleta (ou estou enganado?). Falando nisso... alguem conseguiu tirar uma foto do cartaz "Eu deixo meu carro em casa" (mais uma vez, para prefeitura isso significa "pegue um onibus cheio do cartel que controla o transporte publico em Curitiba).

[1] http://ciclobits.blogspot.com/2011/04/campanhas-educativas.html
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 16:10
Há pouco tempo atrás havia uns adesivos nos vidros de trás dos ônibus que diziam "o trânsito é de todos, a faixa é do pedestre" e "respeite a bicicleta, ela também é parte do trânsito". Entretanto, meu pessimismo me faz pensar que essas campanhas tem um impacto praticamente nulo nos cidadãos. O cara lê, pensa que é bacana mas que não serve pra ele. Já falaram para mim que esses exemplos de deixar o carro em casa são legais mas, obviamente, não são dados pensando que todos deveriam seguir. Eu estimo que 99% das pessoas devem pensar que o exemplo não serve pra elas.

O mais legal é passar pela prefeitura, que fica perto do meu serviço, e ver carro oficial estacionado na faixa, na frente da guia rebaixada para cadeirantes, em local proibido e, as vezes, até em cima da calçada.

Mas enfim, eu e meu pessimismo! O pior é que pesquisas indicam que os pessimistas vivem menos! Tenho que reconhecer que é melhor haver estas campanhas do que nada!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 17:57
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:


O mais legal é passar pela prefeitura, que fica perto do meu serviço, e ver carro oficial estacionado na faixa, na frente da guia rebaixada para cadeirantes, em local proibido e, as vezes, até em cima da calçada.

É... belo exemplo. Faz um favor então, tire uma foto e me mande!
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 18:23
Opa... Pode deixar. Ultimamente tenho passado bem menos por lá. Até dois meses atrás morava no Xaxim, trabalhando no Bom Retiro, o que sempre me fazia passar por ali. Agora moro no Pilarzinho e, definitivamente, a prefeitura não está no meu caminho diário. Mesmo assim, passo por lá de vez em quando. Caso tenha a chance, bato uma foto.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Erick_F. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2007
curitiba - parana
Offline
Mensagens:1764
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Erick_F. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 18:38
Interessante que essa placa fica ao lado da canaleta, onde nenhum motorista vai chegar perto de ler ela.
Mesmo tendo outra no lado contrário, ali é um lugar ruim de enxergar, conheço esse lugar.


E a prefeitura de Curitiba realmente é de falar muito e fazer pouco, ciclismo aqui é tratado como lazer.
Guardas de trânsito só estão interessados em quem nao raspou o maldito Estar direito, e não em quem está fazendo merd* na rua.
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 12:52
Originalmente postado por Erick_F. Erick_F. escreveu:

Interessante que essa placa fica ao lado da canaleta, onde nenhum motorista vai chegar perto de ler ela.
Mesmo tendo outra no lado contrário, ali é um lugar ruim de enxergar, conheço esse lugar.


Nossa... é mesmo! não tinha me atentado a esse "detalhe". E ela ainda fica inclinada, de maneira que só vai ver mesmo quem está na ciclovia ou saindo do tubo do ligeirinho. É quase como se dissessem que a culpa é do pedestre!

Aproveitando o post, vamos ser justos com a prefeitura: eles estão fazendo "alguma" coisa, pena que não é o que esperávamos! Alguem já viu a "ciclovia" nova da Toaldo Túlio?


http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 13:38
O Vereador Jonny Stica está a frente das discussões sobe mobilidade, ciclovias, ciclofaixas, etc junto à prefeitura. Enviei email com comentários e sugestões, o qual foi devidamente respondido.

Aproveitem o canal. 
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 14:28
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Originalmente postado por Erick_F. Erick_F. escreveu:

Interessante que essa placa fica ao lado da canaleta, onde nenhum motorista vai chegar perto de ler ela.
Mesmo tendo outra no lado contrário, ali é um lugar ruim de enxergar, conheço esse lugar.


Nossa... é mesmo! não tinha me atentado a esse "detalhe". E ela ainda fica inclinada, de maneira que só vai ver mesmo quem está na ciclovia ou saindo do tubo do ligeirinho. É quase como se dissessem que a culpa é do pedestre!

Aproveitando o post, vamos ser justos com a prefeitura: eles estão fazendo "alguma" coisa, pena que não é o que esperávamos! Alguem já viu a "ciclovia" nova da Toaldo Túlio?




Por esse tipo de coisa que sou contra essas ciclovias, olha que porquice eles fizeram, mas vivem falando que é um exemplo de como a prefeitura está fazendo algo pelas bicicletas.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 14:56
Esse tipo de ciclovia é mais sacanagem do que colocar um poste no meio das lajotas de bolinhas, que servem de guia pros deficientes visuais.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 15:08
Eu preferia que não houvesse nada! Essas "ciclovias" só servem pra motorista desinformado e maluco ficar nos mandando para a "ciclovia"!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 16:01
Também tenho medo disso igalicki. Aqui em porto alegre querem fazer uma ciclovia na beira do arroio dilúvio, que é mais um esgoto do que arroio mesmo. É o caminho que pego pra ir pra faculdade umas 3 vezes por semana. Se ficar ruim, vai ser um pesadelo, pq se eu andar na rua com os carros, todo mundo vai xingar. TODO mundo.

A outra única ciclovia que conheço aqui tem uns 5 km, no máximo, e é feita de um tipo de paralelepípedo. Sendo que eu ando de speed. Com aquele asfalto lisinho do lado...

Na cidade dos meus pais, no interior, o prefeito mandou colocar uns tachões separando a estrada do acostamento, e chamou aquilo de ciclovia. Não tem calçada, não tem acostamento, só tem "ciclovia" agora.

Não sou contra ciclovias, mas de vez em quando parece que elas foram feitas por pessoas que nunca viram uma bicicleta.
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 16:33
Viram só como ciclista não tem culpa de andar pela calçada. A própria prefeitura incentiva construindo ciclovias em cima da calçada. No Rio de Janeiro fizeram a mesma coisa, são as prefeituras incentivando a cultura que ciclista deve andar na calçada, na contramão do CTB. Por isso ninguém respeita o que está escrito no CTB, na prática fazem tudo ao contrário. Em outras palavras, o ciclista tem que compartilhar espaço com pedestre, mas o espaço do automotor é exclusivo, com preferência sobre pedestre e ciclistas, bela campanha de trânsito, viva o caos!
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 16:36
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Pra quem não conhece, Curitiba "vende" uma imagem muito boa de urbanismo e transporte. Como toda propaganda isso obviamente é um exagero. Claro que a cidade tem seus méritos, e que comparada com outras grandes cidades brasileiras, ela se destaca nestes aspectos. Enfim... a questão é que a prefeitura tem um histórico de campanhas publicitárias ruins[1], mas parece que está tentando se redimir. A foto abaixo é da campanha atual.



Bom, o que eu estou fazendo tá claro :-), usando a bike! É uma pena que a prefeitura tenha adotado a postura de que bikes são apenas uma opção de lazer e não de transporte, e não tenha investido na melhoria de ciclovias, campanhas publicitárias etc. Em nenhuma campanha atual sobre transito fizeram sequer menção à bicicleta (ou estou enganado?). Falando nisso... alguem conseguiu tirar uma foto do cartaz "Eu deixo meu carro em casa" (mais uma vez, para prefeitura isso significa "pegue um onibus cheio do cartel que controla o transporte publico em Curitiba).

[1] http://ciclobits.blogspot.com/2011/04/campanhas-educativas.html

Mais interessante ainda é a bela faixa de pedestre na foto do totem, mas ela pintada na pista que é bom, nada!
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 16:37
De vez em quando? Aqui em Curitiba, pelo menos, eu arriscaria dizer de vez em sempre! Os caras fazem essas porcarias, não usamos porque é inviável, e temos o direito garantido por lei por optar pela rua caso a "ciclovia" seja inviável, e uns caras que não manjam nada de transporte por bicicleta vem dizer que ciclista reclama até mesmo quando fazem alguma coisa por ele!

Inclusive, quanto traço minha rota, tento evitar ruas com "ciclovia" ao máximo pra evitar ouvir alguém me mandando utilizá-la. O pior é que, mesmo assim, já me madaram ir pra "ciclovia" em ruas onde nem havia a dita cuja! O cara apontou pra calçada!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 16:40
Estava me referindo à seguinte passagem no post acima:

Citar Não sou contra ciclovias, mas de vez em quando parece que elas foram feitas por pessoas que nunca viram uma bicicleta.


Não sei porque, mas neste sub-fórum não podemos editar os posts.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 18:25
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

O Vereador Jonny Stica está a frente das discussões sobe mobilidade, ciclovias, ciclofaixas, etc junto à prefeitura. Enviei email com comentários e sugestões, o qual foi devidamente respondido.

Aproveitem o canal. 

E o que ele respondeu? A questão é justamente a distância do discurso para a prática.
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 18:56
É utopia achar que haverá espaço para as bicicletas no trânsito, algum dia. Por isso mesmo acho que antes pouco do que nada em relação às ciclovias.

Eu ando junto com os carros facilmente, tenho sangue frio para aguentar ônibus e carros passando a centímetros de mim, mas muita gente não tem nem quer ter. Nesses casos uma ciclovia ruim ainda é algo muito positivo, pois permite que ela ande dentro dos seus limites e com relativa segurança.

A ciclovia da Toaldo Túlio é ruim? Não sei! Eu fiz o trajeto desde a BR-277 até a Manoel Ribas por alguns meses e ela permitia que eu andasse relativamente rápido e de forma bem segura, nos dias que eu não queria socar o pé andando junto com os carros. Quem me dera existisse mais ciclovias como aquela.

No Brasil rua é lugar de carro, infelizmente. Quem tentar mostrar o contrário volta e meia acaba como vítima.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 19:11
É Voodoo. Eu fui meio radical. Esse tipo de ciclovia realmente ajuda quem quer ou só pode andar em ritmo mais leve. Eu mesmo dou umas passeadas na do rio Belém de vez em quando.

Eu estava errado. O problema não é a ciclovia ruim, que faz com que nos mandem para a ciclovia quando optamos pela rua. O problema é nos mandarem para a ciclovia ruim quando estamos na rua por opção, ignorando nosso direito de optar pela rua, que é garantido por lei.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 19:19
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Eu estava errado. O problema não é a ciclovia ruim, que faz com que nos mandem para a ciclovia quando optamos pela rua. O problema é nos mandarem para a ciclovia ruim quando estamos na rua por opção, ignorando nosso direito de optar pela rua, que é garantido por lei.


Na verdade você estava e continua certo. O problema é o povo de merda desse país que não sabe conviver com o mínimo de civilidade com o próximo.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2011 as 19:22
O problema é a ciclovia ruim E quem manda a gente pra ela. Têm países com ciclovias boas, e eu sou otimista o suficiente pra achar que por aqui vai ser assim um dia também, nem que seja daqui a 30 anos.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X