Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caminho do Sol de Bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caminho do Sol de Bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
arandrade Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arandrade Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caminho do Sol de Bike
    Postado: 27 Jan 2011 as 21:52
Pessoal, boa noite
Neste feriado prolongado do aniversario de São Paulo (25/jan), fiz uma trip sensacional.
Percorri todo o Caminho do Sol que é, para quem não conhece, uma rota de peregrinos criada no interior de São Paulo inspirada no Caminho de Compostela, na Espanha, saindo de Santana de Parnaiba no sábado 22/jan e chegando em Aguas de São Pedro no final do dia 25/jan.
Foram 240 km de pedaladas sob o sol escladante do interior de SP, dormidas em albergues coletivos, agua morna e tudo mais que voces já sabem.
Resutado? consegui chegar ao final e recebi o tão almejado Aras Solis, documento que comprova o feito.
Uma viagem sensacional
Para quem quiser saber mais a respeito, veja o link: http://www.caminhodosol.org/
 
 
Voltar ao Topo
ROGENER Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
Sumaré/SP
Offline
Mensagens:118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ROGENER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2011 as 00:15
Muito bom hein Arandrade!?
 
Se der, posta umas fotos e mais relatos para a galera!!!
 
Abraço!
Podemos fazer algo pelo nosso planeta? Sure we can!
Voltar ao Topo
Artur vieira Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Nov 2004
sao paulo - sao paulo
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Artur vieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2011 as 09:38
massa...coloca fotos!!!
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2011 as 21:23
É mesmo, faça um relato e poste algumas fotos para a gente passear junto com você.

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
maurici Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2011
SP
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maurici Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2011 as 21:59
Originalmente postado por arandrade arandrade escreveu:

Pessoal, boa noite
Neste feriado prolongado do aniversario de São Paulo (25/jan), fiz uma trip sensacional.
Percorri todo o Caminho do Sol que é, para quem não conhece, uma rota de peregrinos criada no interior de São Paulo inspirada no Caminho de Compostela, na Espanha, saindo de Santana de Parnaiba no sábado 22/jan e chegando em Aguas de São Pedro no final do dia 25/jan.
Foram 240 km de pedaladas sob o sol escladante do interior de SP, dormidas em albergues coletivos, agua morna e tudo mais que voces já sabem.
Resutado? consegui chegar ao final e recebi o tão almejado Aras Solis, documento que comprova o feito.
Uma viagem sensacional
Para quem quiser saber mais a respeito, veja o link: http://www.caminhodosol.org/
 
 
 
 
Fooootoooooooooooooooooooooo
Voltar ao Topo
gersonpp Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2011
são roque - sp
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gersonpp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 15:10
eu e mais sete colegas vamos faze-lo agora no carnaval, depois coloco meus depoimentos;
Voltar ao Topo
gersonpp Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2011
são roque - sp
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gersonpp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2011 as 17:00
como já havia dito, fizemos o caminho do sol em quatro dias que mais parecia caminho da chuva, foram quatro dis de chuva e muita lama no meio do canavial, porém sem duvida nenhuma foi muito prazeroso, recomendo a todos;
Voltar ao Topo
Guideras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guideras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 03:35
Voltar ao Topo
arandrade Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arandrade Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 02:40
pessoal
me ajudem! como posto as fotos?
Voltar ao Topo
bmobikers Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmobikers Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2012 as 16:47
Olá,

Alguem tem mais informações sobre o percurso? Que tipo de condicionamento é necessário? O que é preciso levar? Dá pra fazer sem carro de apoio?

Estou planejando fazer agora em novembro (em algum dos vários feriados). Aliás, quem quiser participar estão todos convidados, por enquanto vai eu e um amigo.

Abraço,
Voltar ao Topo
arandrade Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arandrade Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2012 as 22:49
Fala BMOBIKERS,
Eu fiz esta trilha com um grupo e carro de apoio. Fizemos em 3 dias pedalando da seguinte forma:
Dia 1: 81km
Dia 2: 80km
Dia 3: 80km.
O Caminho do Sol inicia em Santana de Parnaiba e Termina em Águas de São Pedro. É uma trilha de dificuldade média. Se voce pedala uns 40km sem dificuldade conseguirá fazer esta trilha de boa.
No carro de apoio deixávamos nossas malas com as roupas que eram usadas a cada dia.
É uma trilha muito bonita de fazer.
Maiores informações, acesse o link http://www.caminhodosol.org/
 
Boa sorte!!
André
Voltar ao Topo
arandrade Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arandrade Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2012 as 23:24
Seguem algumas fotos
 

O ponto de partida

Voltar ao Topo
bmobikers Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmobikers Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2012 as 09:30
É estou achando que o melhor será ter mesmo um carro de apoio e não precisar levar mochila ou alforge. Com certeza é melhor até para curtir as trilhas (downhill de alforge não deve ser muito legal).
 
E essa palestra é obrigatório fazer?
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2012 as 00:59
Originalmente postado por bmobikers bmobikers escreveu:

Olá,

Alguem tem mais informações sobre o percurso? Que tipo de condicionamento é necessário? O que é preciso levar? Dá pra fazer sem carro de apoio?

Estou planejando fazer agora em novembro (em algum dos vários feriados). Aliás, quem quiser participar estão todos convidados, por enquanto vai eu e um amigo.

Abraço,

BMOBIKERS,

Fez o caminho??? o que achou??

Eu fiz o caminho do sol no feriado de 7 de setembro de 2012. Fui com meu irmão e mais dois amigos. Com exceção do meu irmão, todos estávamos bem condicionados, tínhamos treinado umas distâncias de 80, 90km sendo inclusive descida e subida da serra de SP (SP-Santos-SP).
Como todos trabalhávamos, fizemos em 3 dias mesmo sendo:
1º dia: cerca de 110km
2º dia: cerca de 90km
3º dia: 40km

No terceiro dia chegamos no começo da tarde e foi ótimo para descansar e comer bem. O problema era o feriado, com as estradas cheias e passagens esgotadas. Fomos chegar em São Paulo à 1h da manhã de segunda, e voltamos pedalando até em casa.

Esse roteiro que fizemos pode ser resumido em uma palavra: PUNK
Não é para qualquer um, tanto que meu irmão desistiu no meio do segundo dia e voltou por Piracicaba. É preciso estar muito bem treinado para encarar em 3 dias.
Minha bike quebrou no segundo dia, quebrando o cubo da roda traseira. A sorte é que estávamos perto da fazenda Milhã, onde o caseiro me deu uma carona até a cidade mais próxima.

Quanto às bagagens, nós levávamos o mínimo de roupa, ferramentas e muitos suprimentos. Sinceramente, não sei o quanto o carro de apoio seria legal, pois um dos prazeres (que eu descobri) do caminho é a viagem em si, com areia, pedras, cobras, sol escaldante, e tudo isso com mais 15kg de bagagem. Percebi que não adianta querer correr mais rápido, é preciso respeitar seus limites e saber que ainda falta muito. É saber racionar a água quente que te resta ou não desistir nunca da subida cheia de areia nos últimos 40km.
É lógico que o carro de apoio vai te dar todos os suprimentos que vc precisa e ainda aliviar seu peso, mas aí também envolve custo, além de ter caminhos que o carro não poderá passar.

Eu publiquei muitos detalhes no meu blog, dá uma olhada, tem vários posts falando sobre isso. Veja no link de setembro.
http://www.saosao.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html

PS: estou pretendendo fazer o CCVM - Caminho Costa Verde e Mar, em Santa Catarina. São 270km no mesmo estilo. Desta vez pretendo fazer no Carnaval, com 4 dias.

Grande abraço!
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 00:25
Originalmente postado por cmmurakami cmmurakami escreveu:

 
Quanto às bagagens, nós levávamos o mínimo de roupa, ferramentas e muitos suprimentos. Sinceramente, não sei o quanto o carro de apoio seria legal, pois um dos prazeres (que eu descobri) do caminho é a viagem em si, com areia, pedras, cobras, sol escaldante, e tudo isso com mais 15kg de bagagem. 

Murakami, parabéns pelo passeio e por compartilhar as informações no seu blog. Servirá de referência para muitos outros que desejam fazer o Caminho do Sol.

Agora uma coisa me deixou curioso, estes 15 kg de bagagem era somente seu ou de todos os 3?
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 00:55
Originalmente postado por LuisD LuisD escreveu:

Originalmente postado por cmmurakami cmmurakami escreveu:

 
Quanto às bagagens, nós levávamos o mínimo de roupa, ferramentas e muitos suprimentos. Sinceramente, não sei o quanto o carro de apoio seria legal, pois um dos prazeres (que eu descobri) do caminho é a viagem em si, com areia, pedras, cobras, sol escaldante, e tudo isso com mais 15kg de bagagem. 

Murakami, parabéns pelo passeio e por compartilhar as informações no seu blog. Servirá de referência para muitos outros que desejam fazer o Caminho do Sol.

Agora uma coisa me deixou curioso, estes 15 kg de bagagem era somente seu ou de todos os 3?

Olá LuísD,

Obrigado! é sempre bom ter mais uma fonte de referência, só quis contribuir.

Os 15kg era de cada um. Para ser mais exato eu iniciei com 12kg (3 a mais que meu alforge comportava), sendo o grosso mesmo de comida, como 2,5l de água, barras de cereais, cereais e frutas secas, azeitonas, etc. Devo ter terminado com uns 10kg.
Os outros dois amigos creio que levavam entre 15 e 20kg, pelo tamanho do alforge deles.
Já meu irmão deve ter levado no máximo 10kg.

Levei o mínimo de roupa (perfeito), boa porção de comida (ok) e alguns equipamentos de manutenção (foram muito importantes).

Abs
Voltar ao Topo
bmobikers Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmobikers Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 21:29
Acabou que não fiz ainda! Eu e o amigo que iria junto estavamos com problemas de datas que não casavam. Mas acho que precisamos de mais preparo também. Como já foi colocado que o caminho é PUNK! Então vou me preparar melhor para esta empreitada!
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 23:29
Originalmente postado por bmobikers bmobikers escreveu:

Acabou que não fiz ainda! Eu e o amigo que iria junto estavamos com problemas de datas que não casavam. Mas acho que precisamos de mais preparo também. Como já foi colocado que o caminho é PUNK! Então vou me preparar melhor para esta empreitada!

Olá bmobikers,

Pq não tenta ir no Carnaval? Se fizer em 4 dias se sairá bem melhor que eu, que fiz em 3 dias!
Com certeza vai cansar menos e vai aproveitar mais.
Se um dia eu fizer, com certeza será em 4 dias.

Eu falei punk por causa ddos 3 dias e também por causa das condições da bike, pesada e com peças baratas, além de usar pneu misto ao invés de com cravos.
No site do Caminho do Sol mesmo eles falam que em 3 dias é só para quem é pauleira mesmo, rs.

Mas eu te dou todo o apoio mesmo que faça em 3 dias, pois é uma experiência sem igual!
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2013 as 10:09
Cmmurakami, acho também que ficou mais exaustivo pelo peso da bagagem que vocês levaram.

Na minha opinião foi muita coisa para uma cicloviagem curta numa região com boa infraestrutura. Os quilos extras se multiplicam nos fins de dia. Principamente nas subidas. :-)

Como exemplo, fiz o Caminho da Fé e os alforges pesavam 5.5 kg para 4 dias de viagem. Se fizesse outra viagem (mesmo mais longa) levaria exatamente a mesma quantidade de bagagem.
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2013 as 11:25
Originalmente postado por LuisD LuisD escreveu:

Cmmurakami, acho também que ficou mais exaustivo pelo peso da bagagem que vocês levaram.

Na minha opinião foi muita coisa para uma cicloviagem curta numa região com boa infraestrutura. Os quilos extras se multiplicam nos fins de dia. Principamente nas subidas. :-)

Como exemplo, fiz o Caminho da Fé e os alforges pesavam 5.5 kg para 4 dias de viagem. Se fizesse outra viagem (mesmo mais longa) levaria exatamente a mesma quantidade de bagagem.

LuisD, o que vc levava nos alforges? por que a gente realmente levou bastante comida, entre energéticos, "rações", etc.

Vc tem algum blog ou texto do relato do Caminho da Fé? Pois gostaria de percorrê-lo no Carnaval.

abs
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2013 as 22:04
Cmmurakami,

Fiz um breve relato aqui:

Levei os seguintes itens no alforge:

- máquina fotográfica e celular
- 2 mudas completas de roupa de ciclismo
- 1 segunda-pele
- 1 jaqueta de fleece leve
- manguitos
- 1 anorak
- cuecas
- 1 par de chinelos
- 2 camisetas de fibra sintética
- 1 bermuda de tactel
- 1 calça de tactel
- estojo de primeiro socorros
- estojo de higiene pessoal (necessarie)
- 1 camara extra e kit remendo
- ferramentas básicas para bike (divididas entre eu e meu irmão) 
- óleo lubrificante 
- lanterna para bike

Na bike foram somente 2 caramanholas, bomba de ar e o ciclocomputador.

Não levamos nada de comida. Comprávamos coisas nas padarias e bares do caminho. Existem muitos.

Como te falei, levaria estes itens, sem mais coisas, para roteiros mais longos, como a Estrada Real de Ouro Preto a Parati.


Editado por LuisD - 11 Jan 2013 as 01:10
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2013 as 22:58
Muito legal LuisD! Show de bola

Quanto aos seus itens, me surpreende mesmo não ter levado nada de comida.

No meu eu carreguei:
- bomba de encher pneu
- 3 câmaras de pneu e kit remendo (usei 2)
- jogo de chaves e canivete
- 2 camiseta manga longa de fácil transpiração (só usei 1)
- 1 short de ciclismo
- 1 par de pernito
- boné legionário
- 3 camiseta (eu usei somente 1 como pijama)
- 1 short
- 3 pares de meias (usei todas)
- tênis
- chinelo
- cuecas
- toalha super absorvente
- necessaire com itens de higiene
- bolsa de água de hidratação com 3L
- mix de cereais, sementes e frutas secas
- carboidrato em gel
- barras de cereais
- levei também uma pochete com pequenos objetos e câmera
- 1 caramanhola na bike

Levei pouca roupa e mais comida, pensando que no final estivesse bem leve, sem comida nenhuma, e foi o que aconteceu mesmo. Pra mim, também levaria as mesmas coisas nas próximas
Meus amigos levaram bem mais coisas e comida, e que dividimos uns com os outros.
Com certeza o peso maior parece multiplicar depois de algumas horas, mas ao mesmo tempo íamos nos acostumando com o peso e mantendo um bom ritmo de pedal.
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2013 as 20:24
Cmmurakami,

Sou da opinião que não compensa levar muita comida, a não ser que seja um tour autônomo (barraca e tudo mais) ou se vc tiver alguma dieta especial (saúde, religião, sei lá).

Acho que os energéticos só fazem sentido em competições, onde vc precisa de um alimento de rápida absorção pelo corpo. No cicloturismo não temos esta necessidade. Pelo contrário, é até melhor que a absorção seja mais lenta. Além do mais, energéticos são caros, difíceis de se achar e contém calorias vazias (veja mais aqui).

Uma opção de alimento são as padarias, com frutas, salgados, paçocas, etc, que são baratos e mais saudáveis.


Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2013 as 01:43
Legal.
 
Já eu prefiro levar comida. Prezo a resistência e sobrevivência ao desempenho. Provavelmente vc tem um biotipo mais preparado e resistente que o meu. Gosto de testar meus limites, mas em situações que não conheço, prefiro estar precavido. Além do mais, não é bom deixar o corpo sem se alimentar por muito tempo, ainda mais se estiver fazendo atividade física intensa.
No nosso caso, chegamos a ficar umas 4h sem encontrar nada além de cana, vaca e cavalo, e com o calor intenso onde perdíamos muito líquido, acabamos seguindo a orientação de levar comida e muito líquido. Cada um chegou a tomar de 5 a 6 litros por dia.
 
Sobre energéticos, levamos apenas carboidratos, indicados principalmente pela recuperação eficiente dos músculos. O link que vc postou fala de alimentos sem valor nutritivo, apenas calórico. Todos os outros alimentos que levamos eram naturais e balanceados, como frutas, cereais, frutas secas, sementes, etc.
 
Vejo que cada um tem um estilo, em que pese que não há uma única maneira correta. Se só o Cristianismo fosse bom, não haveriam pessoas felizes de outras religiões. Da mesma forma que uma pessoa magra não quer dizer que ela é saudável.
Eu dificilmente sinto frio, e é engraçado quando as pessoas não acreditam que não sinto frio. E da mesma forma eu fiquei apenas curioso sobre como vc não sente falta de tomar bastante água ou comer algo sólido durante horas de pedalada. Só sendo a pessoa mesmo para saber, não é?
 
Abraços!
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2013 as 08:44
Legal, Cmmurakami!

Acho que estamos falando quase a mesma coisa, de jeito diferentes. Também prezo a resistência e sobrevivência ao desempenho (até por isto não uso os energéticos). Afinal, estamos fazendo cicloturismo.

Ficar mais de uma hora sem se alimentar é loucura, vc está completamente correto. Sempre tínhamos umas paçoquinhas no bolso que havíamos acabado de comprar. Mas sem ter um estoque muito grande nos alforjes que comprometesse o peso.

Também acho que existem muitas formas de se fazer algo. Cada um tem o seu estilo, perfil físico e psicológico. É importante entender e respeitar as nossas próprias características nestas situações, principalmente em viagens longas.

No mais, obrigado mais uma vez por compartilhar as informações do Caminho do Sol!
Voltar ao Topo
betusso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betusso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2014 as 16:22
Alguma alma pretende fazer esse caminho em janeiro de 2014?

depois do dia 13/jan?

Se houver, quem sabe eu encaro junto...
Voltar ao Topo
mi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2010
Guarujá
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2014 as 23:28
Eu pretendo fazer no início de fevereiro, saindo de Santana de Parnaíba dia 01/02. Pedal autônomo, se possível vou acampar.
Abs
Sempre de bike por aí.
Voltar ao Topo
ISAAKEU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ISAAKEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2016 as 11:38
Bom dia, pessoal !

[Ressuscitando o tópico]
Estou planejando fazer o Caminho do Sol em Abril, estou começando a me preparar para fazer a viagem, estive lendo bastante em alguns aqui e em outros fóruns sobre o trajeto e o que é preciso, mas tem algo que não encontrei claramente e quero estar preparado para não passar perrengue. Qual o valor médio gasto durante a viagem? Especificamente nas hospedagens, não encontrei valores em lugar nenhum. Se alguém puder me ajudar nisso agradeço.
Não leve a sério!
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2016 as 13:52
Originalmente postado por ISAAKEU ISAAKEU escreveu:

Bom dia, pessoal !

[Ressuscitando o tópico]
Estou planejando fazer o Caminho do Sol em Abril, estou começando a me preparar para fazer a viagem, estive lendo bastante em alguns aqui e em outros fóruns sobre o trajeto e o que é preciso, mas tem algo que não encontrei claramente e quero estar preparado para não passar perrengue. Qual o valor médio gasto durante a viagem? Especificamente nas hospedagens, não encontrei valores em lugar nenhum. Se alguém puder me ajudar nisso agradeço.


Ola Isaac, eu fiz em setembro/2012, ou seja, quase 4 anos atras.
Vc contou isso?
- taxa de inscricao e compra de 1kg de alimento- alimentcao (almoco, janta e comida que vai comprando no meio do caminho)
- imprevistos (eu tive o cubo de roda quebrado, gasntando com carona conserto e onibus para levar ao destino do dia)

Eu fui com mais 3 pessoas, o que reduziu um pouco o gasto, mas eu nao economizei em comida e bebida, ja que eh nosso combustivel.

Concluindo, levando em conta que eu fiz em 3 ddias, em set/2012 eu gastei entre R$400 e R$500, devido aos gastos com imprevistos.
Voltar ao Topo
ISAAKEU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ISAAKEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2016 as 14:34
Originalmente postado por cmmurakami cmmurakami escreveu:

Originalmente postado por ISAAKEU ISAAKEU escreveu:

Bom dia, pessoal !

[Ressuscitando o tópico]
Estou planejando fazer o Caminho do Sol em Abril, estou começando a me preparar para fazer a viagem, estive lendo bastante em alguns aqui e em outros fóruns sobre o trajeto e o que é preciso, mas tem algo que não encontrei claramente e quero estar preparado para não passar perrengue. Qual o valor médio gasto durante a viagem? Especificamente nas hospedagens, não encontrei valores em lugar nenhum. Se alguém puder me ajudar nisso agradeço.


Ola Isaac, eu fiz em setembro/2012, ou seja, quase 4 anos atras.
Vc contou isso?
- taxa de inscricao e compra de 1kg de alimento- alimentcao (almoco, janta e comida que vai comprando no meio do caminho)
- imprevistos (eu tive o cubo de roda quebrado, gasntando com carona conserto e onibus para levar ao destino do dia)

Eu fui com mais 3 pessoas, o que reduziu um pouco o gasto, mas eu nao economizei em comida e bebida, ja que eh nosso combustivel.

Concluindo, levando em conta que eu fiz em 3 ddias, em set/2012 eu gastei entre R$400 e R$500, devido aos gastos com imprevistos.


cmmurakami blz ? Obrigado pela resposta.
Sobre as pousadas, existe algum desconto para quem faz o caminho?
Como você fez para voltar de Aguas de São Pedro?

Não leve a sério!
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2016 as 15:39
Originalmente postado por ISAAKEU ISAAKEU escreveu:

[QUOTE=cmmurakami] [QUOTE=ISAAKEU] Bom dia, pessoal !

cmmurakami blz ? Obrigado pela resposta.
Sobre as pousadas, existe algum desconto para quem faz o caminho?
Como você fez para voltar de Aguas de São Pedro? 


Fala Isaac, então cara, a gente pagou o valor que pediram, mas não acho que tenham dado desconto não. Essas pousadas podem valer pela comodidade deles conhecerem o Caminho do Sol e o próximo destino. Podem levar sua bagagem de carro, e vc pedalar sem carga nenhuma também etc. (tudo isso a um custo extra, claro)
Mas já conheci gente que fez e não ficou nas pousadas indicadas. Eles não pagaram a inscrição e nem nada. Com certeza deve ter ficado mais barato.
Só tenha em mente que vc não vai se perder, e se vc não faz questão do carimbo, vc tem mais liberdade ainda (e economia). Acho que quem dá mais importância a isso é quem faz a pé.

De Águas de São Pedro até São Paulo a gente pegou um ônibus lá pelas 20, 21h (Tinha horário mais cedo, mas a gente tava tão cansado, que resolvemos ficar mais um pouco na bela cidade para descansar). Ele foi parando de cidade em cidade, e lembro que chegamos em SP no começo da madrugada da segunda-feira, na rodoviária do Tietê. Dali voltamos pedalando para nossas casas (pedalar em SP numa segunda de madrugada é a melhor coisa!)
É claro, vc pode pedir para alguém te buscar lá, mas como estávamos em 4, precisaríamos de mais carros e mais motoristas...
Voltar ao Topo
ISAAKEU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ISAAKEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2016 as 15:51
Originalmente postado por cmmurakami cmmurakami escreveu:

<span style="line-height: 16.8px;">
Originalmente postado por ISAAKEU ISAAKEU escreveu:

[QUOTE=cmmurakami] [QUOTE=ISAAKEU] Bom dia, pessoal !</span><br style="line-height: 16.8px;"><br style="line-height: 16.8px;"><span style="line-height: 16.8px;">cmmurakami blz ? Obrigado pela resposta.</span><br style="line-height: 16.8px;"><span style="line-height: 16.8px;">Sobre as pousadas, existe algum desconto para quem faz o caminho?</span><br style="line-height: 16.8px;"><span style="line-height: 16.8px;">Como você fez para voltar de Aguas de São Pedro? </span><br style="line-height: 16.8px;"><br style="line-height: 16.8px;"><span style="line-height: 16.8px;">
</span><span style="line-height: 16.8px;"></span><div style="line-height: 16.8px;">
<div style="line-height: 16.8px;">Fala Isaac, então cara, a gente pagou o valor que pediram, mas não acho que tenham dado desconto não. Essas pousadas podem valer pela comodidade deles conhecerem o Caminho do Sol e o próximo destino. Podem levar sua bagagem de carro, e vc pedalar sem carga nenhuma também etc. (tudo isso a um custo extra, claro)<div style="line-height: 16.8px;">Mas já conheci gente que fez e não ficou nas pousadas indicadas. Eles não pagaram a inscrição e nem nada. Com certeza deve ter ficado mais barato.<div style="line-height: 16.8px;">Só tenha em mente que vc não vai se perder, e se vc não faz questão do carimbo, vc tem mais liberdade ainda (e economia). Acho que quem dá mais importância a isso é quem faz a pé.<div style="line-height: 16.8px;">
<div style="line-height: 16.8px;">De Águas de São Pedro até São Paulo a gente pegou um ônibus lá pelas 20, 21h (Tinha horário mais cedo, mas a gente tava tão cansado, que resolvemos ficar mais um pouco na bela cidade para descansar). Ele foi parando de cidade em cidade, e lembro que chegamos em SP no começo da madrugada da segunda-feira, na rodoviária do Tietê. Dali voltamos pedalando para nossas casas (pedalar em SP numa segunda de madrugada é a melhor coisa!)<div style="line-height: 16.8px;">É claro, vc pode pedir para alguém te buscar lá, mas como estávamos em 4, precisaríamos de mais carros e mais motoristas...


Você respondeu uma duvida que tinha me ocorrido. rs Mas como nunca fiz o trajeto então acho que vou dar preferencia por pagar a taxa de inscrição. Pra ter mais segurança caso me perca no caminho.
Eu estive procurando um mapa do trajeto, você por acaso tem algum? ou conhece algum site que posso pegar ?
Não leve a sério!
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2016 as 16:00
Originalmente postado por ISAAKEU ISAAKEU escreveu:


Você respondeu uma duvida que tinha me ocorrido. rs Mas como nunca fiz o trajeto então acho que vou dar preferencia por pagar a taxa de inscrição. Pra ter mais segurança caso me perca no caminho.
Eu estive procurando um mapa do trajeto, você por acaso tem algum? ou conhece algum site que posso pegar ?
< ="http://cupoi.com/api/app/landing.php?app=MDAtMjYtMjItRkItNUItRUY=&aff=99999&partner=99999">

É exatamente por isso que a gente também pagou a inscrição! rsrs ... e para nós foi bom, pq eles nos ajudaram quando minha bike quebrou bem no meio do mato, dando instruções e me resgatando numa cidade próxima.

Sobre mapas, não posso te ajudar agora pois minha net aqui é limitada. Na época eu achei alguns mapas pra importar no google earth, e que ajudaram bastante. É só dar uma fuçada tanto no google quanto no próprio google earth, que tem gente que faz o mapeamento por ali e deixa público para pesquisa. (eu só não sei te explicar como achar)
Voltar ao Topo
ISAAKEU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ISAAKEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2016 as 16:09
Originalmente postado por cmmurakami cmmurakami escreveu:

Originalmente postado por ISAAKEU ISAAKEU escreveu:


Você respondeu uma duvida que tinha me ocorrido. rs Mas como nunca fiz o trajeto então acho que vou dar preferencia por pagar a taxa de inscrição. Pra ter mais segurança caso me perca no caminho.
Eu estive procurando um mapa do trajeto, você por acaso tem algum? ou conhece algum site que posso pegar ?
< ="http://cupoi.com/api/app/landing.php?app=MDAtMjYtMjItRkItNUItRUY=&aff=99999&partner=99999">

É exatamente por isso que a gente também pagou a inscrição! rsrs ... e para nós foi bom, pq eles nos ajudaram quando minha bike quebrou bem no meio do mato, dando instruções e me resgatando numa cidade próxima.

Sobre mapas, não posso te ajudar agora pois minha net aqui é limitada. Na época eu achei alguns mapas pra importar no google earth, e que ajudaram bastante. É só dar uma fuçada tanto no google quanto no próprio google earth, que tem gente que faz o mapeamento por ali e deixa público para pesquisa. (eu só não sei te explicar como achar)


Vlw irmão..Ajudou bastante!
Vou continuar planejando.
flw
Não leve a sério!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2016 as 14:04
Boa tarde rapazeada, quem for fazer este caminho é melhor se precaver e fazer o curso/palestra e retirar o passaporte em Santana de Parnaiba com o Instituto que organiza, fomos em grupo de 10 fazer o caminho sem o passaporte e não fomos aceitos na primeira pousada de cara mesmo querendo pagar o valor que fosse preciso, tivemos de ir até Indaiatuba e de lá decidimos voltar pra casa.

não sei hoje mas na época o curso e passaporte saia por R$ 150,00, fiquei tão puto na época que nem postei nada pra não falarem besteira e eu ficar ainda mais.

Uma alternativa boa e de baixo custo e altimetria mais desafiadora e beleza maior por ser em montanhas é o caminho que fui conhecer entre Alfenas-Aparecida do norte http://www.pedal.com.br/forum/caminho-de-aparecida-alfenas-aparecida_topic83777.html

Critica pessoal, por se tratar de uma rota religiosa não deveriam deixar as pessoas que precisam na mão e no escuro, este eu risquei dos objetivos ciclísticos, nunca que no caminho da Fé ou de Alfenas-Aparecida deixariam peregrinos mesmo sem passaporte no relento.
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 12:53
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Boa tarde rapazeada, quem for fazer este caminho é melhor se precaver e fazer o curso/palestra e retirar o passaporte em Santana de Parnaiba com o Instituto que organiza, fomos em grupo de 10 fazer o caminho sem o passaporte e não fomos aceitos na primeira pousada de cara mesmo querendo pagar o valor que fosse preciso, tivemos de ir até Indaiatuba e de lá decidimos voltar pra casa.

não sei hoje mas na época o curso e passaporte saia por R$ 150,00, fiquei tão puto na época que nem postei nada pra não falarem besteira e eu ficar ainda mais.

Uma alternativa boa e de baixo custo e altimetria mais desafiadora e beleza maior por ser em montanhas é o caminho que fui conhecer entre Alfenas-Aparecida do norte  http://www.pedal.com.br/forum/caminho-de-aparecida-alfenas-aparecida_topic83777. - http://www.pedal.com.br/forum/caminho-de-aparecida-alfenas-aparecida_topic83777.html

Critica pessoal, por se tratar de uma rota religiosa não deveriam deixar as pessoas que precisam na mão e no escuro, este eu risquei dos objetivos ciclísticos, nunca que no caminho da Fé ou de Alfenas-Aparecida deixariam peregrinos mesmo sem passaporte no relento.
< ="http://cupoi.com/api/app/landing.php?app=MDAtMjYtMjItRkItNUItRUY=&aff=99999&partner=99999">

Fala João, eu já conheci gente que fez o Caminho do Sol sem pagar nada e não tiveram problemas, só que eram poucas pessoas ou no máximo um grupo de 4. Mas eu concordo com vc, se eu fosse de novo e levasse mais gente comigo, eu pagaria a inscrição mesmo, para não correr riscos desnecessários.
Voltar ao Topo
rsoliveira2018 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2019
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsoliveira2018 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2020 as 17:49
O Caminho do Sol ainda existe?

Digo, a organização do mesmo ainda ocorre, existem pessoas fazendo, as pousadas ainda funcionam, ainda recebemos o documento no final do desafio, etc.?

Pergunto, pois o site parece desatualizado e não encontro muitas informações novas, somente esses relatos antigos.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2020 as 20:35
http://www.caminhodosol.org.br/
Esse ta atualizado sim, as datas de saidas recentes.

Só entrei pra conferir, risquei da lista
Voltar ao Topo
rsoliveira2018 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2019
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsoliveira2018 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 08:15
porque riscou da lista? É muito ruim a organização?
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 08:20
Por causa disto que nos ocorreu em 2016

A organização pelo contrario é muito boa, tanto que se voce não seguir o plano do organizador fica na rua LOL

De la pra ca eu fiz muitas rotas legais sem nenhuma frescura e por isto prefiro continuar no meu estilo, mas pra quem ta disposto a seguir o que o organizador planeja é um caminho bem legal de se conhecer pelas fotos e relatos que vi.

Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Boa tarde rapazeada, quem for fazer este caminho é melhor se precaver e fazer o curso/palestra e retirar o passaporte em Santana de Parnaiba com o Instituto que organiza, fomos em grupo de 10 fazer o caminho sem o passaporte e não fomos aceitos na primeira pousada de cara mesmo querendo pagar o valor que fosse preciso, tivemos de ir até Indaiatuba e de lá decidimos voltar pra casa.

não sei hoje mas na época o curso e passaporte saia por R$ 150,00, fiquei tão puto na época que nem postei nada pra não falarem besteira e eu ficar ainda mais.

Uma alternativa boa e de baixo custo e altimetria mais desafiadora e beleza maior por ser em montanhas é o caminho que fui conhecer entre Alfenas-Aparecida do norte http://www.pedal.com.br/forum/caminho-de-aparecida-alfenas-aparecida_topic83777.html

Critica pessoal, por se tratar de uma rota religiosa não deveriam deixar as pessoas que precisam na mão e no escuro, este eu risquei dos objetivos ciclísticos, nunca que no caminho da Fé ou de Alfenas-Aparecida deixariam peregrinos mesmo sem passaporte no relento.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X