Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caminho de Santiago de Compostela de bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caminho de Santiago de Compostela de bike

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pernitza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2009
curitiba
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pernitza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2011 as 14:46
p.s.: Jesus com um sorrisão charmoso na Igreja Santa Maria de Belorado . 
Voltar ao Topo
specialze Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2011
Cascais
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar specialze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2011 as 02:16
Este ano aventurei-me pelo Camino Frances de Santiago, em bicicleta.

Deixo-vos o video com o resumo das várias etapas e também os detalhes de cada uma delas.

Video:http://www.youtube.com/watch?v=Vwi1wiVPndw

Etapas: http://www.bttlisboa.net/site16/index.php/component/kunena/11-cronicas-de-encontros/1727-santiago-compostela-2011?Itemid=0

Cps bicigrinos,

Sérgio 
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2011 as 17:07
specialze,

Fez um ano agora em setembro que completei minha viagem! Ver o vídeo que postou fez-me voltar ao Camino, com muita saudade!

Belas imagens, parabéns. E este fundo musical? Quem é?

Voltar ao Topo
specialze Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2011
Cascais
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar specialze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2011 as 21:33
Obrigado Carlos,
Quem faz o Caminho não pode deixar de sentir essa saudade de que fala.
O fundo musical esta disponivel no Youtube, pois o "original" não cumpria as normas dos direitos de autor...

Ultreia
Voltar ao Topo
cooperbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2011
florianopolis
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cooperbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 22:14
OI.

estou muito afim de fazer o caminho de santiago da compostela.

gostaria de dicas de voces, sobre que bike recomendam?

obrigado
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2011 as 10:07
Originalmente postado por cooperbr cooperbr escreveu:

OI.

estou muito afim de fazer o caminho de santiago da compostela.

gostaria de dicas de voces, sobre que bike recomendam?

obrigado


Qual caminho deseja fazer?
Pretende fazer um caminho tradicional ou seguir pelas carreteras?
Quanto está disposto a gastar?
Tem costume com bicicletas de montanha (BTT)?

 
Voltar ao Topo
specialze Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2011
Cascais
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar specialze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2011 as 00:21
Originalmente postado por cooperbr cooperbr escreveu:

OI.
gostaria de dicas de voces, sobre que bike recomendam?
obrigado

Caro Cooperbr,

No meu caso, tive duas experiências: 
 1ª - Caminho Portugês (250 km) com bike FS (suspensão total) e suporte de alforges de espigão, pois a "carga" foi mais leve.
2ª - Caminho Francês (800 km) com bike HT (rigida) e suporte alforges integrado, com capacidade até 25 kg.
Resumindo, apesar de a bike FS ser mais confortável, há a limitação do tipo de suporte / peso a levar nos alforges e no caso do Caminho Francês não senti falta desse conforto. No caso da FS ha a probabilidade  de avaria no amortecedor traseiro... Há também a questão de compra da bike à chegada, em Espanha, e por isso uma HT é mais em conta ($$$$).
Apesar de ter as duas bikes, actualmente prefiro a bike HT para qualquer longo curso e a FS mais para diversão de um passeio de domingo pela serra. 

Cps,

Sérgio

Voltar ao Topo
PauloSJC Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mai 2010
S. J. Campos
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloSJC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 15:26
E ai pessoal, 
queria saber qual a melhor época para ir? Primavera ou outono? Já que no inverno é muito frio e no verão muito quente.
Uma vez estive em Madrid no fim de maio começo de junho e ainda estava bem frio por lá(e já era quase verão),
obrigado
Voltar ao Topo
PauloSJC Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mai 2010
S. J. Campos
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloSJC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2011 as 23:57
Carlos Henrique,
Voce disse que pode-se fazer o caminho por Carreteras ou o caminho tradicional, estrada de chão, vejo pelas suas fotos que há bastante trecho de asfalto, nos quase 900km que vc fez, quantos +- eram asfalto e quantos eram terra, chão batido, lama etc...?
As Carreteras para quem vai pelo asfalto são movimentadas como aquela na região de Burgos (carretera nacional) ou mais vazias ao estilo das cidadezinhas na qual ia passando? Como no trecho de asfalto pelos Pirineus...
abraço

Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 16:28
Originalmente postado por PauloSJC PauloSJC escreveu:

Carlos Henrique,
Voce disse que pode-se fazer o caminho por Carreteras ou o caminho tradicional, estrada de chão, vejo pelas suas fotos que há bastante trecho de asfalto, nos quase 900km que vc fez, quantos +- eram asfalto e quantos eram terra, chão batido, lama etc...?
As Carreteras para quem vai pelo asfalto são movimentadas como aquela na região de Burgos (carretera nacional) ou mais vazias ao estilo das cidadezinhas na qual ia passando? Como no trecho de asfalto pelos Pirineus...
abraço



Paulo,

Em muitos trechos, o caminho oficial corre paralelo a uma carretera. Como era Ano Santo (Ano Jacobeo), o caminho invariavelmente estava cheio de peregrinos e aí, até por questão de segurança (é fácil atropelar um peregrino com a bike!), quando podia, optava pela carretera, mas a opção era sempre seguir por terra/trilha, até mesmo pela diversão da MTB. Tem todo tipo de piso, areia, pedra solta, lama, poeira, raízes, etc., é diversão garantida.

As carreteras podem ser extremamente vazias e entediantes, como as carreteras paroquiais, por exemplo, ou muito movimentadas, como a auto estrada de Burgos. Aliás, é expressamente proibido trafegar por estas, dá prisão na hora, tive sorte. É que a sinalização de transito deles é um pouco diferente: a nossa placa de proibido transito de bicicletas tem uma faixa vermelha, na transversal, e a deles não tem essa faixa. Conclusão: achei que tava liberado e soquei a bota! Nunca mais...

Voltar ao Topo
tatisch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Niterói
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatisch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 00:20

Carlos!

Obrigada por seu relato! Farei o Caminho em julho e estou pesquisando blogs e sites com informações. Encorajo-te a escrever um blog, até para você ter a recordação, porque uma das funções importantes da nossa memória é a de esquecer. 

Abraços!

Tatiane
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 08:43
Originalmente postado por tatisch tatisch escreveu:


Carlos!

Obrigada por seu relato! Farei o Caminho em julho e estou pesquisando blogs e sites com informações. Encorajo-te a escrever um blog, até para você ter a recordação, porque uma das funções importantes da nossa memória é a de esquecer. 

Abraços!

Tatiane


Quem agradece sou eu, Tatiane; sempre que alguém visita este post e deixa algum comentário me deixa feliz, saber que de alguma forma estou transmitindo minha experiencia. Já sabe que em julho vai estar em pleno verão e vai enfrentar aridez e bastante calor, não é? Se sobrar alguma dúvida, não hesite em perguntar, nem tudo que possuo de informações postei por aqui. Estarei sempre à disposição para ajudar.

De qualquer forma, Buen Camino!  Ultreya!


Voltar ao Topo
tatisch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Niterói
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatisch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 14:15

=))
Nem fale no calor. Já estou ciente! Mas o que acontece é que estou me mudando para Paris e em julho meus pais vão me visitar. Minha mãe volta antes e vou aproveitar que meu pai ficará mais um tiquinho por lá e fazer o caminho com ele. Acho que será muito bom! Ele é um everyday cyclist, rs. 

Vi suas fotos também e adorei! Dá pra ter uma boa ideia do que vamos encontrar. Acho que poderia propor um blog utilizando as fotos e suas recordações sobre elas. Eu sou metida a cronista e já estou me aquecendo para contar (sempre tentando manter o bom humor) as histórias interessantes que passarei pelo caminho.

Se tiver facebook, me adiciona lá: Tatiane Schneider (da foto de cabeça pra baixo).

Grande abraço!
Voltar ao Topo
chrispaiva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrispaiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 02:38
Olá pessoal,

Estou levantando informações para poder traçar minha travessia pelo caminho de santiago também.
Quero fazer o caminho francês.
Ainda não tenho uma bike apropriada e ainda com muitas dúvidas em o que comprar.
Iniciei um treinamento para poder me preparar fisicamente mas antes vou fazer uns tiros menores aqui no Brasil, tipo o vale europeu em Santa Catarina, etc. Muitos anos parado sem fazer atividade fisica, voltei a pedalar há 2 meses e já me sinto muito bem, o lance agora é correr atras do prejuizo.
Pelo que vi Carlos você fez o caminho sozinho, você curtiu ou acha que com um amigo seria diferente ? Eu tinha um amigo que queria fazer o trajeto mas ele quer fazer a pé e eu acho que sem condições, prefiro fazer o caminho mais longo de bike e conhecer o caminho por completo e não apenas um trajeto de 100 a 200 km.

Sou de Curitiba e se alguém daqui também estiver interessado pretendo ir ano que vem, ainda não sei a época, pois iniciei minhas pesquisas agora, não gostaria de pegar época de frio e nem épocas chuvosas.

Com relação a bike vi um post de alguém comentando que da para comprar a bike por lá, vale realmente a pena isso ? Fico com receio de chegar la e comprar uma bike a qual não estou habituado e então acabar sofrendo um pouco mais no trajeto.

Bem vou continuar minhas pesquisas e agradeço a opnião de vocês.

Um abraço,



Voltar ao Topo
Suricato sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2008
Santo Andre-SP
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Suricato sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 08:27
Carlos, 

não sei se vc já respondeu isso , ou eu que não procurei direito no seu post, mas, como vc fez com a malabike durante a pedalada? Deixou onde? Pois estou pretendendo fazer o caminho junto com minha esposa, já pedalamos a vários anos, fizemos todo o ''Vale Europeu'' em Santa Catarina , e finais de semana vamos pras trilhas. Na parte de manutenção , sem problemas , pois como tenho uma oficina demotos, a manutenção das bikes só eu faço. 

Belo relato , muito esclarecedor...
SENSE IMPACT SL 2020
SRAM GX
CRANK BROTHERS EGG BEATER
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 09:31
Originalmente postado por chrispaiva chrispaiva escreveu:

Olá pessoal,

Pelo que vi Carlos você fez o caminho sozinho, você curtiu ou acha que com um amigo seria diferente ?

Eu preferi ir sozinho. Dentre os motivos para isso cito a possibilidade de ditar a minha quilometragem diária, a velocidade que imprimiria, por onde passaria, o tempo que desejaria ficar em um determinado lugar, etc.

Sou de Curitiba e se alguém daqui também estiver interessado pretendo ir ano que vem, ainda não sei a época, pois iniciei minhas pesquisas agora, não gostaria de pegar época de frio e nem épocas chuvosas.

Frio e chuva você terá mesmo no verão de lá, (agora), dependendo do local. Fui no final do verão, início de outono, e cheguei a pegar temperaturas de 2 e 0 graus e também chuva: essa, principalmente na Galícia. O calor entre junho e setembro é muito intenso e é completamente desaconselhável fazer o Caminho nessa época, pode passar de 45 graus em alguns dias. A melhor época é mesmo entre Março e Junho ou Setembro a Novembro.

Com relação a bike vi um post de alguém comentando que da para comprar a bike por lá, vale realmente a pena isso ? Fico com receio de chegar la e comprar uma bike a qual não estou habituado e então acabar sofrendo um pouco mais no trajeto.

Você pode comprar por lá, sim. Ou até mesmo alugar, existem serviços de aluguel de bikes específicos para quem vai fazer o Caminho. O problema, nesse caso, é você se adaptar bem a uma bike que não conhece.

Bem vou continuar minhas pesquisas e agradeço a opnião de vocês.

Se precisar de mais alguma informação, estamos aí para ajudar. Boa Sorte.

Um abraço,



Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 09:41
Originalmente postado por Suricato sp Suricato sp escreveu:

Carlos, 

não sei se vc já respondeu isso , ou eu que não procurei direito no seu post, mas, como vc fez com a malabike durante a pedalada? Deixou onde? Pois estou pretendendo fazer o caminho junto com minha esposa, já pedalamos a vários anos, fizemos todo o ''Vale Europeu'' em Santa Catarina , e finais de semana vamos pras trilhas. Na parte de manutenção , sem problemas , pois como tenho uma oficina demotos, a manutenção das bikes só eu faço. 

Belo relato , muito esclarecedor...


Não sei qual o caminho pretendem fazer. Se for o francês, há a possibilidade de despachar a mala pelos correios diretamente de Pamplona para Santiago de Compostela e recolhê-la quando lá chegar; ou despachar pelos correios já na França, em Saint Jean Pied Port (foi o que eu fiz) e também recolher em Santiago. A primeira opção é a melhor, já que você poderá contar com a ajuda de espanhóis que estão muito habituados a fazer isso, principalmente taxistas que fazerm o traslado entre Pamplona e Saint Jean ou Roncesvalles; a opção de despachar da França tem o problema da língua, que pode complicar um pouco, mas no fim tudo se resolve. Há também serviços de transporte de volumes dedicado exclusivamente aos peregrinos, isto é, levam sua mochila/bagagem de uma cidade a outra, por exemplo: isso é bastante útil quando o tramo do dia é muito difícil (o Cebreiro, por exemplo). Você recebe a bagagem no albergue destino daquele dia. Esse serviço é mais caro que o dos correios.

 
Voltar ao Topo
chrispaiva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrispaiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2012 as 02:10
Obrigado pela resposta Carlos, 

Semana passada tomei a decisão e comprei minha bike, vou iniciar meu treinos com ela.

Um Caloi Two Niner 2012 - Aro 29, ainda pretendo fazer alguns ajustes, como a troca do quadro pois depois de fazer um bike fit vi que comprei o quadro errado. Fiz a estreia dela já pegando pesado. 97 Km pedalados na serra neste final de semana que passou, segue o link do vídeo com imagens. 

http://youtu.be/lU2OVgi4CMc

Estou bem fora do meu peso ideal e pretende neste 1 ano de preparação baixar dos meus atuais 103 kg para uns 95 ou menos com os treinos. Meu plano é uns 60km por semana e ir ampliando isso gradativamente.

Carlos você comentou que existem translados entre um ponto e outro, você carregava toda sua bagagem ou despachava ela ? Acredito que a montagem da bagagem seja algo que você possa ajudar bastante, o que levar, roupas e quantidade de itens e o que não levar segundo dua experiencia ! Tenho vontade de ir registrando o trajeto com filmagens, mas pra isso eu preciso descarregar este videos, tem serviços de lan-house no caminho ou é algo meio fora de mão ?

Com relação a manutenção da bike pretende aprender o básico que é regular um trocador, etc.

Precisa se preocupar com roubos de pecas da bike nos locais de pouso ou estamos falando de pessoas civilizadas ?


Vamos conversando, 

Obrigado,


Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2012 as 09:03
Originalmente postado por chrispaiva chrispaiva escreveu:

Obrigado pela resposta Carlos, 

Semana passada tomei a decisão e comprei minha bike, vou iniciar meu treinos com ela.

Um Caloi Two Niner 2012 - Aro 29, ainda pretendo fazer alguns ajustes, como a troca do quadro pois depois de fazer um bike fit vi que comprei o quadro errado. Fiz a estreia dela já pegando pesado. 97 Km pedalados na serra neste final de semana que passou, segue o link do vídeo com imagens.

Parece uma boa decisão, as 29 tem fama de boas de obstáculos e isso não vai faltar...

http://youtu.be/lU2OVgi4CMc

Estou bem fora do meu peso ideal e pretende neste 1 ano de preparação baixar dos meus atuais 103 kg para uns 95 ou menos com os treinos. Meu plano é uns 60km por semana e ir ampliando isso gradativamente.

Não posso falar muito sobre isso: como minha decisão foi muito em cima da hora, fui completamente despreparado fisicamente e com consciência disso, sabia que ia sofrer muito: saí com 62 kg e voltei com +/- 57 kg, tamanho é o desgaste. 

Carlos você comentou que existem translados entre um ponto e outro, você carregava toda sua bagagem ou despachava ela ? Acredito que a montagem da bagagem seja algo que você possa ajudar bastante, o que levar, roupas e quantidade de itens e o que não levar segundo dua experiencia ! Tenho vontade de ir registrando o trajeto com filmagens, mas pra isso eu preciso descarregar este videos, tem serviços de lan-house no caminho ou é algo meio fora de mão ?

Sempre levava minha bagagem. Como citei, existe esse trabalho de transporte de bagagens, mas isso serve muito mais para descapacitados, feridos, idosos, pessoas com dificuldades de locomoção, que utilizam o serviço em trechos específicos da viagem. Quanto à bagagem, cometi muitos erros, levei coisas que nunca utilizei, como eletrônicos, por exemplo: GPS + carregador, celular reserva + carregador, extensão para ligar carregadores,altímetro+barômetro+termômetro+bússola, mochila de hidratação óculos de ciclismo com lentes reservas e muitas outras tranqueiras mais.

Pode levar sua filmadora + cartões tranquilamente: você passará por grandes cidades, como Pamplona, Logrõno, Burgos, Léon, e mesmo nas menores localidades encontrará facilmente lan-houses e pontos de acesso à internet, inclusive wi-fi.

Quanto a vestuário, posso recomendar: 2 bermudas de ciclismo, eventualmente pernitos ou 1 calça de ciclismo, duas a tres camisas de ciclismo, duas camisetas de tectel, duas calças de tectel, 2 cuecas, tres pares de meia, uma jaqueta de fleece: todos esses ítens podem ser lavados diariamente e secam muito rápido; a sapatilha de pedalar ou um tenis comum, um par de havaianas para uso após o banho, ou mesmo uma papete, recomendo também uma toalha de alta absorção (toalhas de natação) e uma bolsa pequena com ítens de higiene pessoal e remédios básicos: antiinflamatório, analgésicos, digestivos, hidratante e protetor solar: tudo em frascos pequenos, fáceis de acomodar e de pouco peso. Isso tudo aí não deve passar de 7/8 kg. Todo excesso será deixado para trás, como verá pelo caminho a quantidade de roupa que é descartada pelos peregrinos.

Com relação a manutenção da bike pretende aprender o básico que é regular um trocador, etc.

Sou péssimo em manutenção. Precisei de auxílio mecânico por duas vezes, como regulagem do câmbio dianteiro (Santo Domingo de La Calzada) e uma revisão geral (Léon). Existe o serviço BikeLine, ou seja, albergues credenciados para dar total atenção aos ciclistas: ali, você terá além do serviço de acolhida a peregrinos, alguém preparado para dar uma geral na bike diariamente: lavagem, regulagem de freios e cambios e lubrificação. Não se preocupe: independente disso, o tempo todo encontrará outros ciclistas, quando poderá eventualmente ajudar e/ou receber ajuda.

Precisa se preocupar com roubos de pecas da bike nos locais de pouso ou estamos falando de pessoas civilizadas ?

Comprei dois cadeados desses de cabo de aço, já em Pamplona, por precaução. O que posso dizer: deixava a bike presa pelas rodas, com uma bolsa de selim contendo ferramentas, lubrificante, câmaras, remendo, zip-ties, etc., suporte de gps, cateye, além da bomba de suspensão/pneus presa ao quadro, todas as noites. Nunca ninguém tocou em nada, nem mesmo quando a bike ficou em um lote vago, pois no local não existe espaço reservado para bikes (El Burgo Ranero). Há ladrão em todo lugar, portanto precaução não faz mal a ninguém, soube de casos de roubo da bike inteira, com alforges e tudo, enquanto o peregrino ia carimbar a credencial.



Vamos conversando, 

Obrigado,


Voltar ao Topo
Helinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2012
Nó do Cordão-SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Helinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2012 as 14:58
Carlos, tdo bem meu amigo...Li aqui seu relato sobre essa fascinante aventura, que eu um dia quero eu estar colocando em pratica tbem, já te fazendo uma perguntinha...essa mala bike ,no caso de levar a bike pra Europa?? Naum poderia ser um plastico bolhas?? e vc chegou a ver o preço de alguma bike por lá no caso de resolver comprá-la na Espanha?? Acho até que compensaria , depois vende-se aqui no Brasil. E vc Está de parabéns com as suas fotos tiradas por lá , agradeço desde já a sua ajuda aos que um dia petende ir pr'aquelas bandas fazer um pedal...um grande abraço...HA.
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2012 as 15:17
Originalmente postado por Helinho Helinho escreveu:

Carlos, tdo bem meu amigo...Li aqui seu relato sobre essa fascinante aventura, que eu um dia quero eu estar colocando em pratica tbem, já te fazendo uma perguntinha...essa mala bike ,no caso de levar a bike pra Europa?? Naum poderia ser um plastico bolhas?? e vc chegou a ver o preço de alguma bike por lá no caso de resolver comprá-la na Espanha?? Acho até que compensaria , depois vende-se aqui no Brasil. E vc Está de parabéns com as suas fotos tiradas por lá , agradeço desde já a sua ajuda aos que um dia petende ir pr'aquelas bandas fazer um pedal...um grande abraço...HA.


Olá Helinho,

Bem, respondendo:

Como levei uma bicicleta relativamente cara (uma full suspension Trek, customizada para meus tamanho e peso) e é uma viagem longa, enfrentando mais de um aeroporto e as suas inevitáveis consequencias (pesagem+esteira+embarque+desembarque+esteira+desembaraço de bagagem, etc), o mala-bike foi pensado com a intenção de garantir a máxima integridade do equipamento, coisa que o plástico bolha certamente não faria; não poderia chegar a Madri e descobrir que teria uma roda com raios partidos, ou uma coroa de pedevela com dentes quebrados, um freio vazando óleo, sei lá, ou na pior das hipóteses, com o quadro trincado. Isso seria o pior dos mundos e a viagem poderia acabar sem ter sequer começado!

Sim, vi algumas bikes na Europa antes de sair daqui, mas não acho que valeria a pena comprar, mesmo com a possibilidade de vendê-la aqui após o regresso: poderia ser uma bike à qual eu demoraria muito a me acostumar, causando desconforto, cansaço e insegurança. Em uma quilometragem tão alta, quase 900 km, seria uma aposta arriscada, uma verdadeira loteria.

Obrigado pelos comentários e qualquer dúvida que reste é só postar. Estarei sempre por aqui.
Abraços!

Voltar ao Topo
Helinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2012
Nó do Cordão-SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Helinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2012 as 13:05
Carlos, tdo bem ??? Vc acredita que irei gastar nesses 15 dias de trip pelo Caminho de Santiago a partir de ST Jean aproximandamente umas 5.000 Dilmas?/?? abraço...HA
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2012 as 13:40
Originalmente postado por Helinho Helinho escreveu:

Carlos, tdo bem ??? Vc acredita que irei gastar nesses 15 dias de trip pelo Caminho de Santiago a partir de ST Jean aproximandamente umas 5.000 Dilmas?/?? abraço...HA


Dá e sobra.

Custo médio por dia em euros:

até 10,00  por refeição (2 x dia - eu só fazia uma refeição por dia), de 5,00 a 10,00 por pernoite nos albergues (alguns são de graça - você faz um donativo), entre 3,00 a 7,00 um bom desayuno, mais uns 20,00 por umas canãs ou uns 10,00 por uma garrafa de vinho e entre 3,00 e 6,00 o uso da máquina de lavar e secar roupa (não se usa todos os dias e dá para compartilhar com outros peregrinos também, rachando os custos). Alguns outros custos (baixos): frutas, biscoitos, refrigerantes, cafés, etc., não chega a 10,00 euros/dia.
 
Agora, se você preferir cozinhar nos albergues, aí fica ainda mais barato (em alguns a cozinha é livre - basta deixar tudo limpo depois de usar): dá para fazer compra dos alimentos nos supermercados e repartir o custo com outros peregrinos.  Você deve gastar no máximo uns 70,00 Euros por dia, é mais barato que viajar aqui no Brasil. 
Voltar ao Topo
Helinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2012
Nó do Cordão-SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Helinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2012 as 14:38
Beleza Carlos, boa dica essa de cozinhar...hehehhe d´pra fazer uns pratos até diferentes por lá pra deixar os compratritas loucos...então 5ncão dá tranquilo, já incluindo a passagem queainda posso dividir.. e a melhor epoca eh est de agoraaté Novembro ou no começo do ano eh melhor????abrax...HA
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2012 as 17:03
Originalmente postado por Helinho Helinho escreveu:

Beleza Carlos, boa dica essa de cozinhar...hehehhe d´pra fazer uns pratos até diferentes por lá pra deixar os compratritas loucos...então 5ncão dá tranquilo, já incluindo a passagem queainda posso dividir.. e a melhor epoca eh est de agoraaté Novembro ou no começo do ano eh melhor????abrax...HA


A melhor época é mesmo entre setembro e novembro ou então entre março e maio. Entre junho e agosto a temperatura beira os 40 graus; entre novembro e março o problema já é o frio/neve: esta chega a cobrir as setas amarelas que indicam o Caminho e este fica bastante perigoso. Em setembro começa o outono e as temperaturas ficam bem agradáveis.
Voltar ao Topo
MarceloLessa Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Dez 2012
RJ
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloLessa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2012 as 15:38
Realmente gostei de tudo o que foi escrito, pois parece que tivemos uma experiência muito parecida.

Fiz o caminho francês, saindo no final de setembro de 2010, também sozinho, também levando minha bike do Brasil. Acho que no caminho tudo depende de onde você decide parar para comer, dormir, com quem decide conversar. Mas certamente, apesar de diferentes, são experiência absolutamente especiais, e recomendo a qualqer um.

Foram poucas decisões diferentes das suas, mas na maioria, pensamos igual.

Parabéns pela viagem.

Se quiser saber da minha com mais detalhes, visite http://mlessa.criarumblog.com/

É um pouco amador, mas está tudo lá.

Abração!
Voltar ao Topo
sorocab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2008
SOROCABA
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sorocab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2012 as 17:29
Lendo o post e comentários simplesmente fico imaginando todo o percurso realizado, as superações (pessoais e do próprio trajeto).

Não é ato a que dizem que ele é mágico e promovel mudanças que não mais se apagam (principalmente de desapego e valorização das coisas simples da vida) - ao menos é o que ouço falarem.

Só de acompanhar esse post fiquei morrendo de vontade de fazê-lo... só ainda não se sei de bike ou a pé... que deve ser ainda mais desafiador.

Mesmos os blogs e fotos sitados são muitos inspiradores.

Parabéns à todos que percorreram o caminho.


Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 09:31
Originalmente postado por sorocab sorocab escreveu:

Lendo o post e comentários simplesmente fico imaginando todo o percurso realizado, as superações (pessoais e do próprio trajeto).

Não é ato a que dizem que ele é mágico e promovel mudanças que não mais se apagam (principalmente de desapego e valorização das coisas simples da vida) - ao menos é o que ouço falarem.

Só de acompanhar esse post fiquei morrendo de vontade de fazê-lo... só ainda não se sei de bike ou a pé... que deve ser ainda mais desafiador.

Mesmos os blogs e fotos sitados são muitos inspiradores.

Parabéns à todos que percorreram o caminho.




Sorocab,
Dizem que as pessoas que fazem o Caminho precisam voltar, há um chamamento interno que nos pertuba diariamente, como se fosse uma obsessão, existe até uma palavra em galego que expressa isso de forma exemplar: a morriña, isto é, um sentimento de nostalgia, de saudade. Está em meus planos, obviamente, mas devo fazer a pé: de bicicleta é muito rápido, a gente não consegue sentir toda a força que o Camino emana. Boa sorte em seus planos.
Voltar ao Topo
sorocab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2008
SOROCABA
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sorocab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 10:09
Carlos, realmente creio que a pé você terá muito mais oportunidade de ver particularidades do percurso que deve ser simplesmente magnífico, mesmo de bike.

Quanto ao equipamento e roupas, o que levou?

Teria alguma coisa que fez, que faria diferente?

Abraços
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 10:38
Originalmente postado por sorocab sorocab escreveu:

Carlos, realmente creio que a pé você terá muito mais oportunidade de ver particularidades do percurso que deve ser simplesmente magnífico, mesmo de bike.

Quanto ao equipamento e roupas, o que levou?

Teria alguma coisa que fez, que faria diferente?

Abraços


Levei o que pensava ser o básico, e mesmo assim sobraram coisas: uma mochila de ciclismo + hidratação, totalmente desnecessária, assim como um isolante térmico, que larguei em Pamplona, logo no terceiro dia de viagem. Também levei um gravador de voz, que sequer cheguei a ligar, um altímetro+bússola+barômetro+termometro, que ficava mais tempo no fundo do alforge que em uso, gps, que não usei, celular reserva que não precisei; vestimenta, levei na medida certa, precisei inclusive comprar roupa em Santiago, pois não estava preparado para a chuva fria da Galicia. Não levei peças de reposição, precisei comprar extensores para prender carga pelo caminho.
Tem coisas que não fiz e deveria ter feito: socializar-me mais com os outros peregrinos, anotar com detalhes o que passei no dia para evitar o esquecimento, ter tido menos pressa (culpa em parte pelo uso da bike).
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 10:40
Originalmente postado por MarceloLessa MarceloLessa escreveu:

Realmente gostei de tudo o que foi escrito, pois parece que tivemos uma experiência muito parecida.

Fiz o caminho francês, saindo no final de setembro de 2010, também sozinho, também levando minha bike do Brasil. Acho que no caminho tudo depende de onde você decide parar para comer, dormir, com quem decide conversar. Mas certamente, apesar de diferentes, são experiência absolutamente especiais, e recomendo a qualqer um.

Foram poucas decisões diferentes das suas, mas na maioria, pensamos igual.

Parabéns pela viagem.

Se quiser saber da minha com mais detalhes, visite http://mlessa.criarumblog.com/

É um pouco amador, mas está tudo lá.

Abração!


Marcelo,

Por pouco não nos conhecemos, pois as datas quase coincidiram, inclusive conheci umas paulistas / turigrinas em León, o perfil delas é exatamente o das "peruas" que você cita em seu blog.


Voltar ao Topo
MarceloLessa Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Dez 2012
RJ
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloLessa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 15:53
Carlos,

Você sabe que elas ficaram ofendidas de serem chamadas de peruas. Tudo na vida é relativo : eu as comparei com a galera que faz o percurso todo carregando as mochilas, o que é um verdadeiro perrengue. Eu admiro essa galera, pois eles são guerreiros (e a maioria é de mais idade). Mas com certeza elas se comparavam com as "mais peruas" que elas, e nessa ótica, elas estavam certas.

A desvantagem de fazer de bike é não conseguir manter nenhuma amizade com os caminhabtes, pois a diferença de ritmo impede. Mas uma pena que não nos encontramos, de bike eu não vi nenhum brasileiro.

Abs
Voltar ao Topo
bmonroe Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jun 2012
Brasil
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmonroe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 15:26
Ainda farei este caminho :D
Voltar ao Topo
Ada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2013 as 11:34
Olá Carlos,


achei suas dicas muito válidas.

Farei o caminho em setembro e queria saber sua opiniao.

Acha perigoso pra uma mulher fazer sozinha? Vou só, a princípio.

Andei pesquisando também sobre o caminho do norte e achei ele muito interessante, apesar de ser mais dificil de percorrer, segundo informações que vi na net.

Porque vc optou pelo caminho Frances? Chegou a pesquisar sobre o caminho do norte?

Obrigada pelas dicas

Ada
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2013 as 11:56
Originalmente postado por Ada Ada escreveu:

Olá Carlos,


achei suas dicas muito válidas.

Farei o caminho em setembro e queria saber sua opiniao.

Acha perigoso pra uma mulher fazer sozinha? Vou só, a princípio.

Andei pesquisando também sobre o caminho do norte e achei ele muito interessante, apesar de ser mais dificil de percorrer, segundo informações que vi na net.

Porque vc optou pelo caminho Frances? Chegou a pesquisar sobre o caminho do norte?

Obrigada pelas dicas

Ada


Oi Ada,

Acho que se perigo existe, é o mesmo para quem vai só ou acompanhado, não se preocupe com isso: você terá, queira ou não, companhia constante ao longo de todo o  Caminho e receberá ajuda e ajudará também,  se e quando for necessário.

Optei pelo Francês por ser o tramo mais percorrido de todos, o mais "charmoso" deles, digamos assim.

Me interessei sim pelos outros, como o Português, o do Norte, o Primitivo - mas acho que o Francês deveria ser o primeiro, pois poderia ser o único que teria a oportunidade de fato de percorrer, o que se confirma até o momento (os outros são planos para o futuro - talvez até mesmo repetir o Francês). 

Obrigado pela visita, estarei à disposição para ajudar sempre que houver uma dúvida, ok?

Um abraço,

Carlos Henrique.
Voltar ao Topo
josmmar Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Dez 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josmmar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2013 as 12:19
Conheço uma pessoa que fez o caminho a alguns anos, fez livro e DVD.  Muitas vezes é chamado para relatar as suas experiências dando palestra aqui no Rio na Casa de Espanha, lá parece que de tempos em tempos tem um evento sobre o Caminho de Santiago.
Parabéns pela grande iniciativa.
Voltar ao Topo
arturmoret Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jan 2015
Rondônia
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arturmoret Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2015 as 17:34
Olá Carlos Henrique,
estamos em 2015, li seus relatos de 2010. Enfim, parabéns.
O Caminho de Santiago é plano antigo, mas não consegui ninguém para me acompanhar a pé, por isso a escolha de fazer de bike. Não tenho nenhuma experiência de trajetos longos de bike, tenho dúvidas básicas e se puder me dar algumas dicas fico agradecido:
- qual bike é adequada para o trajeto; vou em julho no período das férias escolares;
- é adequado um moleque de 13 anos fazer esse trajeto?
- é melhor utilizar bagageiros ou mochila? tenho que levar alguns medicamentos;
Abraços.

Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2015 as 09:34
Originalmente postado por arturmoret arturmoret escreveu:

Olá Carlos Henrique,
estamos em 2015, li seus relatos de 2010. Enfim, parabéns.
O Caminho de Santiago é plano antigo, mas não consegui ninguém para me acompanhar a pé, por isso a escolha de fazer de bike. Não tenho nenhuma experiência de trajetos longos de bike, tenho dúvidas básicas e se puder me dar algumas dicas fico agradecido:
- qual bike é adequada para o trajeto; vou em julho no período das férias escolares;
- é adequado um moleque de 13 anos fazer esse trajeto?
- é melhor utilizar bagageiros ou mochila? tenho que levar alguns medicamentos;
Abraços.



1 - Quem tem 13 anos? você ou um acompanhante? Se for você, sinceramente acho que há um risco bem grande que deve ser considerado seriamente antes de uma decisão nesse sentido: você estará longe de casa, o Caminho possui trechos perigosos até mesmo para ciclistas experientes, condições adversas podem e irão aparecer, etc. Se for um acompanhante, acho que dá para fazer tomando as precauções necessárias. Vi pais com crianças de colo fazendo o caminho, nesse caso com um reboque adaptado à bike. A bike adequada será sempre aquela à qual esteja acostumado,  com bons componentes e tamanho ideal para sua altura. Se for em julho poderá ter  muitos problemas: calor excessivo, albergues lotados/sem vagas (é período de férias na Espanha também), caminho entupido de "turigrinos", etc. Quanto a alforges/mochilas, eu prefiro alforges, embora conheça ciclistas que carregam mochilas por longos períodos; isso vai da adaptação de qualquer um. Remédos, se tiver algum de uso constante, leve. Também é recomendável antiinflamatórios, analgésicos, protetores solar/labial, etc.

Espero ter ajudado um pouco.
Abraços
Voltar ao Topo
arturmoret Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jan 2015
Rondônia
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arturmoret Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2015 as 13:56
Olá Carlos,
obrigado pela resposta. As fotos da viagem ficaram muito legais, já passei para amigos e todos ficaram encantados.
13 anos tem o filho, que também vai com a bike dele. O meu prazo é julho, porque sou professor universitário (Universidade Federal de Rondônia) e o filho também tem férias nesse período.
Imagino que os albergues estejam mais lotados nesse período, mas enfim, vou tentar.
Outra questão, em vários lugares você fala de trechos perigosos e complicados (terra, pedra, areia, chuva, vento, subidas), se não for pedir muito, você destacar estes trechos?
Outra coisa, a média de 50km por dia é muito ou pouco.
Saudações.
Artur Moret
Voltar ao Topo
arturmoret Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jan 2015
Rondônia
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arturmoret Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2015 as 14:02
desculpe-me, ficou uma frase mal elaborada: 
Outra questão, em vários lugares você fala de trechos perigosos e complicados (terra, pedra, areia, chuva, vento, subidas), se não for pedir muito, você pode por favaor destacar estes trechos?
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X