| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + | |
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Câmbio Shimano XT traseiro raspando |
Responder |
Autor | ||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
Enviado: 25 Mar 2019 as 18:40 |
|
Pessoal, acionando a trava do câmbio ele não chega no final do curso, sendo assim não chegando na última velocidade. Alguém sabe o que pode ser? Talvez tenho de trocar o câmbio?
Bike Cube AMS 100 2012. |
||
RuanRAC
Registrado: 06 Mai 2014 Natal/RN Desconectado Mensagens:2823 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
seu cassete é 11-36? se sim isso tem cara de ser gancheira torta pois ele deveria lidar tranquilamente com essa combinação
|
||
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
|
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Isso! 11-36.. O interesssnte é que passa as marchas normais, mas com a trava acionada (câmbio shadow) ela bate no quadro e não deixa dar o curso total..
|
||
Ismah/Cabelo
Registrado: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Desconectado Mensagens:2425 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Pra mim, o problema está no quadro, que é incompatível com a tecnologia desse câmbio.
Vale citar o óbvio: os batentes estão regulados certos? Editado por Ismah/Cabelo - 25 Mar 2019 as 20:09 |
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Sim, está regulado certo, pois sem travar como eu disse, ele passa para a última marcha. Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado?
|
||
jklaser
Registrado: 19 Abr 2012 Portugal Desconectado Mensagens:1234 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Já abriu a embreagem (clutch) do câmbio para limpar e lubrificar ? Aquela bosta costuma entrar sujeira e emperrar um pouco, não posso dizer q seja daí mas como o defeito só se manifesta com a embreagem acionada, não perde nada em verificar o mecanismo....
|
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Valeu a dica amigo! Vou ver isto!
|
||
JcFiebig
Registrado: 29 Nov 2016 P. das Missões Desconectado Mensagens:428 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Antes de começar a apresentar problema o câmbio funcionava normal? Foi após algum evento específico (tombo, queda, manutenção, pedal no barro...) que o câmbio começou a apresentar problemas? Se sim, provavelmente o problema poderá ser resolvido. A regulagem foi feita com a trava de embreagem acionada? A trava só deve ser desativada para remoção da roda e para manutenção. Se você regular o câmbio com a trava desativada ele não vai ter o alcance total. Se houve algum tombo ou queda pode ter entortado o cage ou a gancheira. Se pegou muita sujeira, barro, poeira que grudou na graxa, uma limpeza vai resolver. Outra hipótese é de que a mola do câmbio tenha perdido tensão.Para chegar na solução, primeiro tem que saber a provável causa e o momento a partir do qual o problema surgiu.
|
||
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira Oggi Big Wheel 7.3 2017 Caloi Strada Racing 2017 |
||
Ismah/Cabelo
Registrado: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Desconectado Mensagens:2425 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Não disse isso. Disse que o quadro, pode ter sido projetado, sem considerar a tecnologia do câmbio. |
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
|
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
|
||
Ismah/Cabelo
Registrado: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Desconectado Mensagens:2425 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Quanto a hipótese, bem faz pouco sentido, mas coincidências existem... Lei de Murphy!
Não sei nem onde é isso, e se eu estivesse uma SPZ estaria bem feliz. Cortei o cabelo por forças maiores em 2015... Pra piorar, eu normalmente ando solito... Acho que não era eu não... Boa sorte com o "pobrema"! |
||
RuanRAC
Registrado: 06 Mai 2014 Natal/RN Desconectado Mensagens:2823 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Resolveu? tu já levastes para um boa oficina? os caras vão ver e mexer, quem sabe seja uma besteira que a gente não consegue ver daqui
Editado por RuanRAC - 27 Mar 2019 as 09:18 |
||
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
|
||
ghd
Registrado: 19 Nov 2016 SP Desconectado Mensagens:4040 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Está usando a gancheira original?
Já checou o parafuso B-tension? |
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
|
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Amigo, creio que fora regulado com a trava de câmbio solta, realmente como citou o colega acima.. Hoje dei uma volta com a trava solta e funcionou normalmente! |
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Sim amigo, original! O parafuso também está nos conformes. Creio que o problema foi somente pelo câmbio ter sido regulado sem estar travado, pois o mesmo funcionou normalmente destravado.
|
||
ghd
Registrado: 19 Nov 2016 SP Desconectado Mensagens:4040 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Não é recomendável usar destravado. |
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Certamente amigo, preciso ajeitar isto.
|
||
Ismah/Cabelo
Registrado: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Desconectado Mensagens:2425 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Qual a razão de não usar destravado?
|
||
AlexSantin
Registrado: 05 Out 2016 Fco Beltrão/PR Desconectado Mensagens:197 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
O cambio fica mais "mole", a alavanca serve para ativar o sistema de embreagem. Digamos que é o mesmo que andar com a suspensão 100% do tempo travada. Vc tem a suspensão, mas "não ta usando". Não sei se fui claro. ah, utilizar sempre no modo on é recomendação de manual, inclusive. "Coloque o botão do manete na posição ON e, em seguida, utilize a bicicleta como de costume e verifique se não há problemas com a troca de marchas." trecho do manual sobre regular as marchas |
||
miniic
Registrado: 08 Jul 2010 Curitiba Desconectado Mensagens:999 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
O motivo de usar destravado é que o clutch acaba deixando a passagem de marcha consideravelmente mais pesada, com ele desativado o passador funciona como manteiga.
No asfalto / terrenos mais tranquilos o clutch não faz muita diferença, a corrente não fica chacoalhando. Tanto é que os grupos shimano de trekking e strada nenhum tem clutch, inclusive o XT T8000. Mas a recomendação da Shimano é realmente deixar o tempo todo ativado.
|
||
Baiclimb
Registrado: 08 Abr 2018 RS Desconectado Mensagens:57 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Um detalhe importante nesta história toda, é que o seletor(trava/destrava) quando acionado vai para o lado de cima do câmbio, e no meu caso está entrando em colisão com o quadro da bike, impossibilitando que a corrente chegue no pinhão 11d. Então com o câmbio na posição unlok não existe este atrito.
|
||
| ||
ghd
Registrado: 19 Nov 2016 SP Desconectado Mensagens:4040 |
Opções de Post
Obrigado!(0)
|
|
Além dos pontos já citados, lembro de ter lido que usá-lo destravado causa desgaste prematuro desnecessário no sistema, porém confesso que tentei achar novamente e não encontrei... |
||
| ||
Responder | |
Ir para | Permissões do Fórum Você no pode enviar novos tópicos neste fórum Você no pode responder os tópicos neste fórum Você no pode deletar suas mensagens neste fórum Você no pode editar suas mensagens neste fórum Você no pode criar enquetes nesse fórum Você no pode votar enquetes nesse fórum |