Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - cambio traseiro não regula
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


cambio traseiro não regula

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fernandoGonsales Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2020
maringa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandoGonsales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: cambio traseiro não regula
    Postado: 23 Jul 2020 as 13:29
Boa tarde galera sou novo no fórum e estou com o seguinte problema: 

tenho uma mtb básica aro 29, 24 marchas, freio hidráulico, recentemente estava fazendo trila
e quebrou meu eixo (ela usava catraca rosca 13-32), para não ter mais problemas coloquei um cubo com
freehub da GTA + cassete 11-32 (tsw) + correntes (mudei para corrente indexada GTS), porém agora não consigo de maneira alguma regular o cambio traseiro igual era antes, até da para andar mas algumas marchas não entram em 1 click (as marchas Low) e as marchas não descem em 1 click (as marchas high), já tentei regular diversas vezes, desmontei tudo e remontei, mas não vai, não consigo regular, antes de trocar para o K7 estava tudo muito bem reguladinho, alguém sabe o que pode ser ?
Obs:
-k7 novo
-corrente nova
-canduite me parece que estão bons (não dava problemas antes)
-mola do cambio me parece boa, tá tensionando bem (não dava problemas antes)
-gancheira e cambio esta 100% alinhado
-unica peça que não troquei foi o pedivela (não dava problemas antes)
Por favor me ajudem !!!!!!!
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2020 as 13:32
Já levou num ciclista confiável para ele ver o que poderia ser?
Voltar ao Topo
fernandoGonsales Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2020
maringa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandoGonsales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2020 as 13:50
Levei sim, ele disse que precisava trocar o pedivela por "estar gasto", mas minha bike ela é nova, faz 7 meses que comprei e rodei muuiiito pouco com ela, desses 7 meses fiquei 4 meses parado devido ao covid19, então eu acho que ele está só querendo me passar a perna, estava dando uma olhada, muita gente na internet com esse problema parecido diz ser sujeira no conduíte, estou começando a desconfiar disso por ter andado na terra com ela, apesar que quando cheguei em casa ela ainda estava trocando normalmente mesmo com o eixo quebrado, e mais um ponto
-se dou uma tensionada a mais no cabo, ele troca as marchas certas tanto as high quando as low, porém as marchas do meio não trocam em 1 click, principalmente da 15 para 13, ele pula direto do 15 para o 11
Voltar ao Topo
fabiomuniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2018
Petropolis - RJ
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiomuniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2020 as 15:39
Originalmente postado por fernandoGonsales fernandoGonsales escreveu:

Boa tarde galera sou novo no fórum e estou com o seguinte problema: 

tenho uma mtb básica aro 29, 24 marchas, freio hidráulico, recentemente estava fazendo trila
e quebrou meu eixo (ela usava catraca rosca 13-32), para não ter mais problemas coloquei um cubo com
freehub da GTA + cassete 11-32 (tsw) + correntes (mudei para corrente indexada GTS), porém agora não consigo de maneira alguma regular o cambio traseiro igual era antes, até da para andar mas algumas marchas não entram em 1 click (as marchas Low) e as marchas não descem em 1 click (as marchas high), já tentei regular diversas vezes, desmontei tudo e remontei, mas não vai, não consigo regular, antes de trocar para o K7 estava tudo muito bem reguladinho, alguém sabe o que pode ser ?
Obs:
-k7 novo
-corrente nova
-canduite me parece que estão bons (não dava problemas antes)
-mola do cambio me parece boa, tá tensionando bem (não dava problemas antes)
-gancheira e cambio esta 100% alinhado
-unica peça que não troquei foi o pedivela (não dava problemas antes)
Por favor me ajudem !!!!!!!

Já viu se o seu cambio é compatível com esse cassete? 
A diferença de 13 para 11 no cassete parece pouco, mas isso muda a distancia do cambio para o cassete podendo interferir no comportamento dele
Voltar ao Topo
fernandoGonsales Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2020
maringa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandoGonsales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2020 as 16:45
acabei de verificar, o cambio é compatível sim, ele suporta k7 com 8v até 43 dentes, então na teoria está correto, pois minha relação é 39 dentes, (pedivela Shimano Tourney Fc-ty301 24/34/42 e atras cambio Gta 8v Index Cage Longo até 43 dentes).
Voltar ao Topo
fernandoGonsales Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2020
maringa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandoGonsales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2020 as 13:23
Atualização de hoje sobre a bike: levei em outra bicicletária, informei toda a história para ele, ele disse que realmente os pedivelas estão bons não precisam ser trocados e que é normal a bike não trocar a marcha em um click, (porém antes de trocar o cubo ela estava 100% reguladinha) ai ele deu uma conferida e viu um erro muito comum, ao invés de conduíte próprios para marcha, a bike estava utilizando conduíte de freios, pedi para ele trocar tudo, com essa troca a bike já melhorou uns 40%, consigo fazer as trocas com apenas 1 click, porém ela ainda continua com outro problema, a marcha mais leve (32 dentes) não consigo usar de maneira alguma (nem utilizando a menor coroa da frente), se troco e seguro o botão do trocado ela até consegue ficar na marcha, mas assim que solto o botão do trocador já cai para a marcha de baixo (28 dentes), já tentei:
-soltei o parafusos de batentes L (low) e não adiantou
-o limite da distancia entre a rodana superior do cambio traseiro e o maior pinhão do cassete é de 6mm/7mm
-se eu tensiono o cabo consigo usar a marcha de 32 dentes, mas não consigo usar as outras marchas mais pesadas
-comecei a suspeitar do passador, fiz uma medida precisa de quanto cabo ele estava puxando e soltando em cada troca de marcha e todas estão perfeitas

conclusão: estou precisando tensionar muito o cabo para conseguir usar a marcha mais leve, estou começando a desconfiar que meu cambio traseiro deu pau, as únicas coisas que me resta fazer é trocar o cambio traseiro, corrente acredito que não seja, porque mesmo com a menor coroa dianteira a marcha de 32 dentes não entra, o que vocês acham ? trocar o cambio :'( ? se sim qual cambio vocês me recomendam ? minha relação é ao total 39 dentes
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2020 as 15:06
Vou fazer um comentário baseado na minha experiência: as marcas de peças que vc indicou em geral são produtos chineses adesivados.

As piratas da marca GT (GTA, GTB, GTC, GTR, GTS, GTX, GTSM1, GT Speed, GT* enfim...) tem meu ódio em particular, pq já passei e acompanhei muito colega passando raiva com elas.

Um colega teve um resultado razoável com transmissão TSW/XTime (acho que são a mesma marca, mas não tenho certeza), então não coloco eles nesse pacote, apesar de entender que, no caso dele, a transmissão não era o que eu considero “de entrada”, já que era 2x11.

Considero Shimano, Sram e SunRace (esta última eu ainda tenho ressalvas com relação à durabilidade, mas a variedade de combinações de cassete dela é algo que falta na Shimano) marcas aceitáveis ou de confiança. Não tenho relatos de pessoas próximas quanto a Campagnolo, Rotor ou MicroShift, mas ouço falar bem deles, então não teria problemas em experimentar.

Entenda que o que considero ao falar na qualidade das peças são a durabilidade e a precisão. Não sou “cortador de grama” pra considerar o peso de algo que, quando muito, varia 100 ou 200 gramas no peso geral da bike e, da mesma forma, considero que o custo vem associado aos recursos desejados por cada ciclista. Afinal, de que adianta algo ser leve e barato, mas ser impreciso e durar pouco?

Isto dito, acho que seria melhor trocar tudo por componentes de marcas de renome. Na impossibilidade disso (meter mais dinheiro na jogada é sempre a solução mais fácil...), eu partiria pra testar combinações de peças do mesmo fabricante, idealmente passador, câmbio e cassete ou, no mínimo, passador e câmbio (assumindo que o espaçamento do cassete seja de acordo com um padrão de mercado). Isto deve solucionar seu problema.

A justificativa pra isso é o fato, bastante comum, da puxada de câmbio de um fabricante ser diferente de outro, e o passador e o cambio precisam ter a mesma puxada. Mas fique atento a combinações entre séries de produtos, no entanto: há casos de câmbios Shimano com puxadas diferentes entre si, por exemplo.

Boa sorte aí no caso!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2020 as 15:30
Na última troca de cabos, eu havia colocado cabos de câmbio comuns. Não consegui manter o câmbio regulado nem com reza. Ele é flexível o suficiente para que as trocas se tornem imprecisas. Vale a pena trocar por cabos em inox, pois são mais rígidos e esticam menos. Coloquei um genérico e não tenho do que reclamar. Vale a tentativa. Vai lhe custar uns R$10-15.

Quanto a regulagem, faça do zero. Comece pelo batente inferior, deixando o mínimo para a corrente não subir para a próxima engrenagem. Ex. Começou a subir? Solte um pouquinho até isso parar de acontecer.

Depois faça o mesmo com o superior após regular as trocas com o passador. Começou a descer? Aperte só um pouquinho para que ela permaneça na engrenagem.

Fazendo isso, reduzindo o espaço entre os batentes, haverá mais cabo disponível para ser puxado, portanto você deve conseguir chegar na engrenagem maior sem problemas. Teste as mudanças e poste aqui o resultado.
Voltar ao Topo
fernandoGonsales Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2020
maringa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandoGonsales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2020 as 15:59
Obrigado pelas dicas, então estou pensando em trocar meu cambio para shimano novamente eu estava com um cambio Shimano Tourney RD-TY500-SGS mas em 4 meses o cambio estragou e olha que na época eu nem usava muito a bike e tinha todo cuidado com ela kkkk, o conduíte que troquei hoje segundo o mecânico era um conduíte autentico da shimano, pelo menos tinha o nome shimano escrito no conduíte haha, minha bike atualmente ta com bastantes componentes da shimano, atualmente ela está assim:

Pedivela Shimano Tourney Fc-ty301 6/7/8v 170mm 24/34/42t

Câmbio Dianteiro Tourney Fd-ty500 P/ 42d 34,9mm - Shimano

Alavanca De Cambio Shimano Altus 8v M310 Diant E Trazeiro

Cabo E Conduíte De Câmbio Shimano Sp41 (troquei hoje)

Cassete Tsw 8v 11-32 Dentes Padrão Shimano Cromada

Corrente index 8v GTS

Cambio traseiro Gta 8v Index Cage Longo até 43 dentes (acho que vou trocar ele mesmo)
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2020 as 16:29
Odeio ter que ajustar as marchas, até consigo fazer uma regulagem que funcione mas não fica igual se um profissional faz, tipo troca rápida e precisa.
Kr >>> DV
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2020 as 23:25
Tem vídeos ótimos ensinando a regular marchas no canal da Pedaleria no YouTube e, melhor ainda, na ParkTool, mas esse último é em inglês.

Aliás, se a barreira do idioma não for problema, a ParkTool tem vídeos pra basicamente todos os procedimentos de manutenção em uma bike atual.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2020 as 06:56
Originalmente postado por fernandoGonsales fernandoGonsales escreveu:

Obrigado pelas dicas, então estou pensando em trocar meu cambio para shimano novamente eu estava com um cambio Shimano Tourney RD-TY500-SGS mas em 4 meses o cambio estragou e olha que na época eu nem usava muito a bike e tinha todo cuidado com ela kkkk, o conduíte que troquei hoje segundo o mecânico era um conduíte autentico da shimano, pelo menos tinha o nome shimano escrito no conduíte haha, minha bike atualmente ta com bastantes componentes da shimano, atualmente ela está assim:

Pedivela Shimano Tourney Fc-ty301 6/7/8v 170mm 24/34/42t

Câmbio Dianteiro Tourney Fd-ty500 P/ 42d 34,9mm - Shimano

Alavanca De Cambio Shimano Altus 8v M310 Diant E Trazeiro

Cabo E Conduíte De Câmbio Shimano Sp41 (troquei hoje)

Cassete Tsw 8v 11-32 Dentes Padrão Shimano Cromada

Corrente index 8v GTS

Cambio traseiro Gta 8v Index Cage Longo até 43 dentes (acho que vou trocar ele mesmo)


Fique de olho pois esse cassete e essa corrente devem durar muito pouco. A corrente em especial é uma economia muito porca pois é o que vai destruir o restante das peças. Vale a pena pagar mais caro numa KMC ou Shimano. Se a grana tiver curta, Sunrace.

Mas dê uma olhada na regulagem antes.

No caso de troca, pode buscar também os câmbios da microshift ou xtime. Eles tem um bom custo-benefício, sendo mais baratos que um Shimano equivalente.


Editado por hug0.dts - 25 Jul 2020 as 06:57
Voltar ao Topo
fernandoGonsales Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2020
maringa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandoGonsales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2020 as 19:33
Galera muito obrigado pelas dicas, olha eu já fiz de tudo e ainda não tá 100% a bike, acho que o b.o é o cambio mesmo, comprei um Shimano alivio rd-m4000 sgs, acho que agora vai ficar top
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2020 as 10:35
Se ainda tiver algum mau funcionamento, eu tentaria com um passador da mesma marca/série.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2020 as 10:42
Esquece o que eu disse. Vc já tá com um passador SL-M310. O fato do câmbio ser 9v e o passador 8v não deve ser problema.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
fernandoGonsales Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2020
maringa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandoGonsales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2020 as 11:02
Se mesmo com o cambio novo continuar ruim as trocas de marchas, ai eu já compro um trocador da série alivio de 9v e um cassete 9v, ai se o problema estiver no trocador ou de fato no k7 já troco os 2 e já faço um upgrade para 27 marchas. Muito obrigado pela ajuda galera, o que de fato deu uma resolvida bem no meu problema foi a troca do conduíte para um conduíte próprio de marcha!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2020 as 11:31
Antes de comprar um balaio de peças só por ser shimano, leve em uma BOA OFICINA e peça para conferirem o alinhamento da gancheira...

Uma gancheira desalinhada não dá regulagem nem em grupo XTR... É o inferno na terra... Algumas gancheiras entortam só de espirrar ao lado, ainda mais com câmbio de cage longo
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2020 as 20:31
A questão da oficina é phoda. A razão de eu mesmo fazer a manutenção das bikes daqui de casa são os problemas recorrentes com mecânicos FDP. E mesmo quando não o são, ainda há uma diferença gritante no tratamento que eu dou versus o tratamento que o mecânico dá. Conhecem aquele ditado: é o olho do dono que engorda o gado?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 07:51
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

A questão da oficina é phoda. A razão de eu mesmo fazer a manutenção das bikes daqui de casa são os problemas recorrentes com mecânicos FDP. E mesmo quando não o são, ainda há uma diferença gritante no tratamento que eu dou versus o tratamento que o mecânico dá. Conhecem aquele ditado: é o olho do dono que engorda o gado?

óbvio! Quando faço uma geral na minha bike, levo um dia inteiro. Passo escovinha em tudo que é canto, graxas todas novas... Se eu tivesse uma oficina, de duas uma:

- Teria de cobrar muito mais que os tradicionais R$120 por uma geral e assim quebraria pela não competitividade.

- Quebraria por cobrar apenas R$120 por 1 dia inteiro meu de trabalho.

Oficinas de bike tem os preços de mão de obra muito marginalizados. R$10 para centrar uma roda... Como medir tensão ou regular pulo nesse patamar de valor?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 09:45
Bem por aí mesmo. Eu seria um mecânico pobre tb!!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 10:12
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

A questão da oficina é phoda. A razão de eu mesmo fazer a manutenção das bikes daqui de casa são os problemas recorrentes com mecânicos FDP. E mesmo quando não o são, ainda há uma diferença gritante no tratamento que eu dou versus o tratamento que o mecânico dá. Conhecem aquele ditado: é o olho do dono que engorda o gado?

óbvio! Quando faço uma geral na minha bike, levo um dia inteiro. Passo escovinha em tudo que é canto, graxas todas novas... Se eu tivesse uma oficina, de duas uma:

- Teria de cobrar muito mais que os tradicionais R$120 por uma geral e assim quebraria pela não competitividade.

- Quebraria por cobrar apenas R$120 por 1 dia inteiro meu de trabalho.

Oficinas de bike tem os preços de mão de obra muito marginalizados. R$10 para centrar uma roda... Como medir tensão ou regular pulo nesse patamar de valor?


Faça igual o mecânico que levei a bike para centrar as rodas. Diga que não dá pra tirar o pulo e que fez de tudo mas não deu certo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X