Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Câmbio traseiro GS x SGS
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Câmbio traseiro GS x SGS

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jamilvp Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2010
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jamilvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Câmbio traseiro GS x SGS
    Postado: 30 Mar 2010 as 13:19
Galera

Estava procurando um câmbio traseiro e encontrei os seguintes dizeres relacionados aos câmbio Deore XT M 771:

"The GS rear derailleur is design for a maximum of a 33 tooth front chainring and the SGS rear derailleur is design for a maximum of a 45 tooth front chainring"

Será que isso é recomendação da Shimano? Sempre pedalei de câmbio médio (utilizando corrente de tamanho adequado) e nunca tive problemas. Até prefiro pois o câmbio fica mais distante do chão.

Fiquei com a pulga atrás da orelha agora.

PS. 1- Acredito que isso já foi discutido aqui mas tentei fazer uma busca no forum e não encontrei.

PS. 2- Se alguém quiser ver o link é

http://www.blueskycycling.com/product/3887/38/Shimano_Deore_XT_M771_Rear_Derailleur.htm

Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2010 as 13:29
É somente uma recomendação da Shimano para evitar que iniciantes não destruam seus câmbios ao cruzarem a corrente (pinhão maior com coroa maior). Se você não faz isso, pode ficar tranquilo.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
ChamberLaw´s Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2009
Sumare - SP
Offline
Mensagens:488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ChamberLaw´s Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2010 as 23:30
Boa noite.
Um up no topico.

Surgiu esta duvida e achei este topico
Se usar o GS com coroa de 44, ( uso "normal", sem cruzar corrente) sera que tera diferença na vida util do cambio, se comparado ao SGS?

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2011 as 22:16
44 só com caje longo.
As vezes se cruza corrente sem perceber OK.
Voltar ao Topo
Marcos BR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos BR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2011 as 22:50
Basicamente o tamanho do cage serve para suportar a "sobra" da corrente quando usando relaçao de coroas/cogs(engrenagens do cassete). Se calcular a diferenca da maior coroa+maior cog com a menor coroa e menor cog, terá o numero de dentes (T) que o cage terá "absorver". Por exemplo, com um pedivela 44/32/22 e um cassete 11/34 você teria: 44+34 - (22+11)= 45, que é o número de dentes/links que o SGS suporta; se usar um GS a corrente vai sobrar em muito usando a coroa 22 e marchas pesadas. Normalmente se usa cage curto com coroas duplas/simples e cassetes até 28 (ou até de road, como o pessoal de DH), porque (teoricamente) ele mais rápido.
Estourar o cambio em cruzamento, com qualquer tamanho de coroa, só ví se não deixarem a folga mínima de 2 links medindo na coroa e cassete maiores.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2011 as 00:01

Chamber tera vida útil reduzida sim e em caso de cruzamento desgasta mais rápido também.

OK  
Voltar ao Topo
hugomedeiros Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2005
Natal - RN
Offline
Mensagens:1717
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2011 as 01:45
Uso o GS com pedivela 44/33/22 e cassete 11/32. Tudo perfeito sem problema algum. A unica coisa que fiz foi tirar dois elos para encurtar um pouco a corrente.
"Pedalar, um prazer quase sexual"
Voltar ao Topo
Samuel Milanez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2013
São Carlos
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Samuel Milanez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2014 as 21:29
Pretendo montar uma relação com um pedivela FC M610 (48-36-26)aproveitando o volantão para atingir uma maior velocidade,e um cassete 11-36. Realizando o cálculo para escolha do Câmbio GS ou SGS, notei que a diferença dará 47 DENTES, porém meu (futuro) câmbio é um XT M781 com capacidade máxima 43 DENTES. Isso me trará problemas? O que devo fazer?

FC M610: 48-26= 22
HG95:       36-11=25
-----------------------------
Total:               47Cry
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2014 as 17:41
Samuel,
primeiro parabéns por resgatar um tópico pertinente para tirar sua dúvida. Clap

Os cassetes de 36 dentes são recomendados para câmbios com sistema de funcionamento Shadow, que permite esses 2 dentes a mais que um cassete comum. E o novo que usará, foi projetado para ser usado com uma pedivela de diferença de dentes mais curta (40-22), já que é pensado para rodas de 29".

Você até poderá utiliza-lo, mas precisará fazer mais mudanças entre as coroas do que o costume normal pois perderá algumas combinações. Se escolher uma corrente grande o suficiente para a maior combinação, de forma a não ficar com o câmbio totalmente esticado, terá, nas combinações mais curtas, a corrente frouxa e usará o câmbio em cima do cassete.  Ou se fizer o contrário, privilegiando as relações mais curtas, terá o câmbio totalmente esticado.

É igual a usar câmbio GS (médio) com 3 coroas. Algumas combinações deverão ser evitadas para que o câmbio não fique totalmente esticado e acabe com a mola danificada. Assim, das 30 combinações, enquanto nos casos normais nós perdemos 2 ou 3 pinhões por coroa, acabará perdendo 3 ou 4, e com isso aumentando a quantidade de trocas para não fazer o câmbio sofrer.

O ideal seria você aumentar não mais do que dois números nessa conta. Então, se não der para você mudar o câmbio para um de maior capacidade, 45, tomar cuidado pra não detoná-lo em uso.

Espero que tenha compreendido.
Abraço.
Fabricio.


Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2014 as 18:07
O problema aí é que você está querendo usar uma combinação inadequada de cassete e pedivela. O pedivela 48-36-26 é para ser usado com cassetes menores, como 11-32, com algum sacrifício de relações leves para subida. O cassete 11-36 é para ser usado com pedivelas de range menor, como 38-26 ou coisa parecida.

Você quer uma relação mega pesada para velocidade e uma relação mega leve para escalada, aí existe um conflito técnico e conceitual da sua parte. 
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Samuel Milanez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2013
São Carlos
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samuel Milanez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2014 as 20:54
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

O problema aí é que você está querendo usar uma combinação inadequada de cassete e pedivela. O pedivela 48-36-26 é para ser usado com cassetes menores, como 11-32, com algum sacrifício de relações leves para subida. O cassete 11-36 é para ser usado com pedivelas de range menor, como 38-26 ou coisa parecida.

Você quer uma relação mega pesada para velocidade e uma relação mega leve para escalada, aí existe um conflito técnico e conceitual da sua parte. 
 
Voodoo, agradeço a atenção! Se você achar um outro tópico com essa mesma pergunta não acredite que estou repetindo assuntos, na verdade o foco inicial do tópico "Alvará do PEDAL" (o outro tópico hahaha) era obter comentários da escolha das peças como um todo.Wink
 
Já que você entendeu certinho a proesa que eu queria, você acha que para maiores velocidades na cidade e ainda assim ficar dentro da capacidade máxima do câmbio (43 DENTES), seria melhor eu colocar um cassete 11-32 ou um pedivela 42-34-24? Ou outra combinação Pedivela-Cassete?


Voltar ao Topo
Samuel Milanez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2013
São Carlos
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samuel Milanez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2014 as 20:58
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Samuel,

[ ... ]


Espero que tenha compreendido.
Abraço.
Fabricio.



FAB1000, após ler sua explicação, a do Voodoo e a de um outro companheiro (em outro tópico) notei que eu sem querer estava fazendo uma tremenda gambiarra, gambiarra esta que ia me custar caro hahahha.
Obrigado pela atenção,de verdade!

PS: Embora "direcionei" uma pergunta acima ao Voodoo, fique a vontade para responder; afinal, quanto mais respostas eu obtiver,mais conhecimento terei.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2014 as 01:11
48/11 (4,36) é uma relação mais pesada do que 42/11 (3,82).
Então, se o pedal for majoritariamente em asfalto, a relação mais alta das coroas tende a ser melhor porque todos os cassetes para mtb de 10v começam em 11 dentes.

O ideal para o teu caso, mantendo o câmbio com limite de 43, é ter um cassete 13/34. Assim ganha dos dois lados, mas como isso não existe...LOL

Logo a escolha pelo cassete 11-32 é mais acertada do que a troca da pedivela por uma com coroa menor. Por isso que 44-22 se tornou padrão por muito anos, já que permite razoável velocidade final e grande capacidade de subida com a coroinha 22, mesmo usando um cassete de "apenas" 32 dentes. Wink
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2014 as 14:03
Fique sabendo que 48x11 é uma relação absurdamente pesada, virtualmente você não conseguirá empurrar isso no plano. Acaba sendo usada apenas em descidas longas.

Se a tua bike for 27,5 ou 29 até mesmo um pedivela 42 vai te dar boa velocidade final, se for uma 26 o pedivela 44 estará de bom tamanho com pneus cravudos.

Para você ter idéia com 42x11 numa bicicleta 29" a 90 rpm você estará aos mesmos 48 km/h duma 26" com 48x11. E em ambos os casos é uma velocidade muito elevada para ser mantida no plano por muito tempo, o cara tem que ser um monstro de forte para empurrar isso.


Editado por Voodoo - 21 Nov 2014 as 14:08
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Samuel Milanez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2013
São Carlos
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samuel Milanez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2014 as 09:19
Muito Obrigado Voodoo e Fab1000 ;  mediante as suas respostas já tomei a decisão de ficar com um 44x11, acredito que me atenderá bem.
E a propósito minha bike é uma 26er.
Abraço!
Voltar ao Topo
YuriJAPA Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Jun 2012
Uberlandia
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar YuriJAPA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 11:38
DUVIDA

Amigos eu tenho um cambio XTR M985 GS com capacidade total de 35D e gostaria de saber se posso usar ele em um conjunto 1x10v usando um cassete 11-42D e uma Coroa de 34D. Estou com essa duvida pois nao sei se o cambio traseiro ira suportar. 

Obrigado
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2015 as 18:41
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Fique sabendo que 48x11 é uma relação absurdamente pesada, virtualmente você não conseguirá empurrar isso no plano. Acaba sendo usada apenas em descidas longas.

Se a tua bike for 27,5 ou 29 até mesmo um pedivela 42 vai te dar boa velocidade final, se for uma 26 o pedivela 44 estará de bom tamanho com pneus cravudos.

Para você ter idéia com 42x11 numa bicicleta 29" a 90 rpm você estará aos mesmos 48 km/h duma 26" com 48x11. E em ambos os casos é uma velocidade muito elevada para ser mantida no plano por muito tempo, o cara tem que ser um monstro de forte para empurrar isso.

e aí cara, suas respostas aí já me ajudaram muito no up q pretendo fazer na minha bike...tenho uma aro 29 de 24v e a relação mais pesada é 48/11...pretendo mudar o k7 ou para 9v ou 10v, dai tinha essa duvida se poderia manter o msm pedivela, na verdade não queria abrir mão da coroa mais pesada de 48 dentes,hehehe...mas como vc falou, no plaino não consigo manter a velocidade muito tempo e creio q n chego aos 90rpm, em ladeira já consigo imprimir uma boa velocidade e creio q chego aos 90rmp pois acho q tenho bastante força,hehehe... as vezes até sinto falta de uma coroa mais pesada, mas daí já ta chegando no final da ladeira. Como tbm subo ladeiras enormes, sinto falta de uma coroa menor...então acho q vou pegar um pedivela com a coroa maior de 44 dentes, acho q vai ser o suficiente e n vou sentir a pedalada tão leve nas descidas como imaginei q sentiria e vai melhorar nas subidas.
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2015 as 18:50
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Fique sabendo que 48x11 é uma relação absurdamente pesada, virtualmente você não conseguirá empurrar isso no plano. Acaba sendo usada apenas em descidas longas.

Se a tua bike for 27,5 ou 29 até mesmo um pedivela 42 vai te dar boa velocidade final, se for uma 26 o pedivela 44 estará de bom tamanho com pneus cravudos.

Para você ter idéia com 42x11 numa bicicleta 29" a 90 rpm você estará aos mesmos 48 km/h duma 26" com 48x11. E em ambos os casos é uma velocidade muito elevada para ser mantida no plano por muito tempo, o cara tem que ser um monstro de forte para empurrar isso.


Me veio uma duvida, caso eu faça o up pra um k7 de 10v, posso usar um pedivela 44/32/22?
Voltar ao Topo
mcalvao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2015
Vitoria
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mcalvao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 09:12
Galera sou novo aqui no site, e ja pedalei de MTB, mas sou um tempo parado, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, estou montando uma bike, e não sei qual cambio usar SGS ou GS. o cassete que pretendo por é 11-42 e o pedivela é duplo 36-26, logo da uma relação de 41T. o cambio que pretendo comprar é o shimano Deore XT M8000.


desde já agradeço a atenção e a ajuda de quem puder me ajudar
Voltar ao Topo
Euphra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2014
Recife
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Euphra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 12:22
Posso estar falando asneira, peço por favor que alguém me corrija se estiver errado, afinal também se aprende errando...

Se usarmos o conceito de total capacity, teremos ai (Menor cog + Maior coroa) - (Maior cog + Menor Coroa).

Como a coroa é única, então a MENOR COROA e MAIOR COROA serão as mesmas!

(11+34) - (42+34) = 31 dentes.

Está certo este conceito, ou muda totalmente para 11V???

Perdoem a ignorância!
Voltar ao Topo
Euphra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2014
Recife
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Euphra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 12:29
Originalmente postado por Euphra Euphra escreveu:

Posso estar falando asneira, peço por favor que alguém me corrija se estiver errado, afinal também se aprende errando...

Se usarmos o conceito de total capacity, teremos ai (Menor cog + Maior coroa) - (Maior cog + Menor Coroa).

Como a coroa é única, então a MENOR COROA e MAIOR COROA serão as mesmas!

(11+34) - (42+34) = 31 dentes.

Está certo este conceito, ou muda totalmente para 11V???

Perdoem a ignorância!

Desculpem, acho que inverti a fórmula, seria então (MAIOR COG + MAIOR COROA) - (MENOR COG + MENOR COROA), de toda forma, dá os mesmos 31 dentes, pois é coroa única.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 13:27
Originalmente postado por mcalvao mcalvao escreveu:

Galera sou novo aqui no site, e ja pedalei de MTB, mas sou um tempo parado, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, estou montando uma bike, e não sei qual cambio usar SGS ou GS. o cassete que pretendo por é 11-42 e o pedivela é duplo 36-26, logo da uma relação de 41T. o cambio que pretendo comprar é o shimano Deore XT M8000.


desde já agradeço a atenção e a ajuda de quem puder me ajudar

Mesmo sendo o SGS, o cambio XT M8000 não é pra ser usado com pedevela duplo e K7 11-42..   apenas com 11-40...  pois a capacidade dele é de 39T..   

segue as specs do RD-M8000
  • Model Number: RD-M8000
  • Series: DEORE XT
  • Shifting Action: SHADOW RD+
  • Mount Type: Direct attachment (Conventional) / Direct mount compatible (w/o bracket spec available)
  • Maximum Sprocket: Low sprocket:40/42T** Top sprocket: 11T
  •  **42T for 1x11 only
  • Minimum Sprocket: Low sprocket:40T Top sprocket: 11T
  • Front Difference: MAX 10T
  • Total Capacity: 39T
  • Link Pin Bushings: 4
  • Compatibility: GS - Shimano 2x11 and 1x11 speed drivetrains, SGS - 3x11 drivetrain
  • Weight: 272g (GS Cage)
veja q nos ** tem a indicação q cassete com 42 dentes é apenas se for usado sistema 1x11..   pra 2x11 ou 3x11 deve ser usado cassete de 40t. 

e os pedevelas duplos da linha M-8000 tem apenas 10 dentes de diferença entre as coroas..  38-28, 36-26 ou 34-24..   ai com o K7 11-40 a maior diferença dá os 39 dentes que é a capaciade do cambio. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
mcalvao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2015
Vitoria
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mcalvao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 13:40
desculpe a ignorancia amigo, mas é que como disse estou parado a mt tempo, e li em algum site que não me recordo qual, que a capacidade do SGS M8000 era de 42T.

mas depois que voce falou fui procurar no site da shimano e não achei, lá so fala do GS, que é realmente os 39T que voce disse!

obrigado pela dica!
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 14:42
Antigamente era mais fácil achar os manuais técnicos da Shimano, hoje está confuso e os sites ruins.

Achei um site com os detalhes técnicos:

http://productinfo.shimano.com/#/spec/2.4/MTB/Rear%20Derailleur

Está descrito que no câmbio traseiro RD M8000 GS a sua capacidade total é de 39 dentes enquanto que no modelo SGS é de 47.

Vale lembrar que a capacidade total é a soma das diferenças (das coroas e dos cassetes).

RD M8000 GS = (36-26) + (40-11) = 39

RD M8000 SGS* = (40-22) + (40-11) = 47

* pedivela triplo: coroas 40 30 22

Editado por furukawa - 03 Dez 2015 as 14:56
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 22:31
Furukawa.... 

Matau a pau com esse link..  Clap

A info de q o SGS tem 47T de capacidade nao tinha visto em lugar nenhum...  so aparecia 39T...   nao sei pq eles nao divulgam isso melhor.. 

MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
RaphaelGeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2014
Vassouras-RJ
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaphaelGeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 16:05
Salve, galera!

Desculpe ressuscitar o tópico, mas é pra tentar sanar uma dúvida sem ter que criar outro.

Seguinte.
Atualmente o sistema de câmbio da minha bike está da seguinte forma:
- Câmbio Traseiro: Shimano XT RD-M8000 Shadow Plus Long Cage;
- Cassete XT M8000 11-40T;
- Pedivela XT M8000 28-38T;

O Update será para colocar um sistema 1x11 que ficará da seguinte forma:

- Cassete E-Thirteen 9-44T; (Já levando em consideração a troca do freehub pelo XD);
- Coroa 32T;

A dúvida é a seguinte:
Andei lendo a questão do limite do câmbio XT M8000 para cassetes com até 39 ou 47T;
Em alguns lugares já li que o Cage longo suportaria até 47T.

Alguém poderia me confirmar isso?!

Abração à todos e agradeço qualquer ajuda.Clap
Voltar ao Topo
dakurz Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2017
RS
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dakurz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2017 as 22:56
Eu uso um ALTUS 9v com 40d... é tá de boa... muito apego a mini regras! põe rodar e testa!
...ai mas vai gastar, vai não sei o q... 

Só testando... :P 
Voltar ao Topo
giovani.manenti Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2011
/bin/bash
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giovani.manenti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2019 as 17:53
Originalmente postado por hugomedeiros hugomedeiros escreveu:

Uso o GS com pedivela 44/33/22 e cassete 11/32. Tudo perfeito sem problema algum. A unica coisa que fiz foi tirar dois elos para encurtar um pouco a corrente.



É exatamente isso que deve-se evitar. Tirar elos é um indicativo de que o câmbio não tem capacidade de esticar a corrente adequadamente, logo, o câmbio ficará sobrecarregado (com a mola muito esticada) quando a marcha estiver usando o maior cog do cassete.
Voltar ao Topo
Peludinhho Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mar 2018
Monte alto
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peludinhho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2019 as 12:41
Olá Galera
Tenho uma dúvida sobre na compra de um câmbio (meu mecânico já me indicou a comprar outro por que o meu já esta no fim de vida (folga grande e a mola interior também já está no limite (tempo de uso do câmbio 11 anos e rodados 43.000 kms)). E olha que já esta bem usado. Atual na bike (Câmbio Traseiro Shimano RD-M786 Deore XT 10V Shadow Plus)

fiz aquelas contas que vocês indicaram e ficou assim (uso 2x10)
a= 42-28 =14
B= 42-11 =31
Total capacity= 45 dentes

Qual seria a melhor opção? e Diferença? e se teria o link da shimano mostrando as configurações.
Câmbio Traseiro Shimano RD-M786 Deore XT 10V Shadow Plus
Câmbio Traseiro Shimano XTR RD-M986 10 V SGS

Fico no aguardo
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2019 as 13:29
Nenhum deles é capaz de aguentar essa capacidade de 45T... porém, os dois são capazes de 43T (com cuidado, funcionam no sistema)...

Eles também não são compatíveis com 42T no cassete...

Como ambos tendo as mesmas tecnologias, eu iria no mais barato!... ou talvez no SLX M7000 SGS (que é pra 10v e não 11v)

link's:




Editado por azazel66 - 07 Nov 2019 as 13:30
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Lucas Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2019
Sete lagoas MG
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 19:54
Pessoal boa noite;

Estou iniciando nessa mundo do ciclismo enfim e to montando uma bike dai surge aquelas duvidas eu comprei um cambio shimano deore m6000 SGS 10V porem na embalagem do cambio esta dizendo que devo usar cassete 11-36 ou 11-34 ou 11-32t  e pra minha infelicidade comprei o cassete 11-42 falta apenas eu comprar o  pe de vela como to na duvida nao comprei , tem possibilidade de usar esse cambio sgs com 11-42 e o pe de vela qual devo comprar para ficar que nao perco meu cambio ? pois nao tenho como trocar
Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 23:08
Cambio GS sistema 2x10 com cassete 11/42 e pedivela duplo (EX: 36/26). Cambio SGS e para usar sistema 3x10 com cassete até 36 dentes e pedivela triplo de 42,32,22. Tenta trocar esse cambio por um GS se for usar pedivela duplo com cassete 11/42
Voltar ao Topo
Lucas Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2019
Sete lagoas MG
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 02:19
Eu não consigo trocar o câmbio entao será que esse sistema 11-42t 2x10 26/36 não funciona com o câmbio sgs não ?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X