| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Câmbio traseiro: custo, eficiência e modificações
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Câmbio traseiro: custo, eficiência e modificações

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gabeclz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Mar 2022
CWB
Desconectado
Mensagens:15
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gabeclz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Câmbio traseiro: custo, eficiência e modificações
    Enviado: 20 Abr 2022 as 14:05
Qual a diferença funcional, por exemplo, entre um câmbio traseiro Shimano XT e um Shimano Alivio e equivalentes? O mais caro é realmente tão melhor que o mais barato, em termos de eficiência de troca de marchas, que valha o que é cobrado por ele?

Eu sei, muitas vezes há diferença de materiais e adicionais como o sistema Shadow+ etc. Porém minha dúvida é sobre o quesito funcionalidade, sem levar em conta peso, resistência e funções "extra". Há como igualar satisfatoriamente em termos de eficiência e maciez de troca de marchas um câmbio de uma série mais simples a um mais caro fazendo apenas a troca do cage (por um mais longo), roldanas e, em último caso, molas de tensão?

Além disso, alguém aqui que fez a troca de um câmbio traseiro intermediário pra um de alto nível sentiu uma diferença tão grande que justificasse o valor adicional cobrado pela peça?

Voltar para o topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Abr 2021
São Paulo
Desconectado
Mensagens:311
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AndreKC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Abr 2022 as 14:38
Sim, a diferença na eficiência das trocas é bem grande

Eu usava um Acera M3000 em uma relação 2x9 em uma bike anterior e agora uso um Deore M5120 2x11

O Acera sempre precisava de regulagem. De tempos em tempos começava a pular marcha ou não trocar de forma rápida e eficiente
Já o Deore, com mais de 4000km rodados nunca precisou e NUNCA vi pular marcha ou não trocar
Voltar para o topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 31 Dez 2018
SJC - SP
Desconectado
Mensagens:221
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de cdamaso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Abr 2022 as 17:04
Eu fui de um grupo TourneyTX para um Alivio M4100 e depois para um Deore M6100, o Tourney tinha um funcionamento bom quando bem regulado e se usar ele apenas para deslocamentos na cidade não vai perder a regulagem tão cedo mas se fizer uns "speed terra" já vai ter chance de desregular com mais frequência, já o grupo Alivio é mais preciso que o Tourney e nunca me deu problema com regulagem mesmo abusando um pouco do funcionamento dele, já o Deore é mais preciso que o Alivio e bem mais responsivo, além de só ter regulado na instalação, tenho ele a 6 meses.
Voltar para o topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Desconectado
Mensagens:413
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gustavoct Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Abr 2022 as 19:39
Eu fiz essa pergunta aqui no fórum logo que comecei a pedalar, a resposta que tive era em passar marcha fazendo força e em desregular muito menos. Coloquei um Deore M6000 e a diferença pro Altus foi bem grande. Velocidade na troca de marchas, passar marcha numa subida ingreme sem medo, nunca levei pra regular. A diferença me impressionou, assim como mudei do Claris pro 105 na speed. Valeu cada centavo !
Att.
Gustavo
Voltar para o topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Set 2015
São Paulo
Desconectado
Mensagens:184
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TomSemFreio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2022 as 00:11
Rodei vários anos com um câmbio Acera e não me lembro de ter que regular. E foram milhares de km. O câmbio em si tem os parafusos de regulagem de curso e um tensionador de cabo. Nos parafusos de fim de curso nunca mexi e no tensionador, raras vezes.
Troquei por um Deore e senti muita diferença na tensão da mola. A mola do Acera não tensionava o suficiente e quando a corrente pegava lama, acontecia o "chain suck", que é aquela embolada entre o pedivela e o chainstay. Com o Deore é muito raro acontecer.
P mim, essa foi a única diferença no funcionamento.
Quando o cassete se desgasta, tanto o Acera quanto o Deore não impedem que a corrente pule de um cog a outro.   
Antonio Carlos
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X