Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Câmbio traseiro 10v 11/42 no 11/36
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Câmbio traseiro 10v 11/42 no 11/36

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ciro Gisbert Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Dez 2013
MG
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ciro Gisbert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Câmbio traseiro 10v 11/42 no 11/36
    Postado: 03 Ago 2021 as 12:18
Fala pessoal, comprei uma bike giant talon, mas está com o câmbio quebrado, preciso comprar outro mas estou achando o 10v 11/42 e meu k7 é 11/36 3x10. Posso comprar o 11/42?
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2021 as 13:05
Originalmente postado por Ciro Gisbert Ciro Gisbert escreveu:

Fala pessoal, comprei uma bike giant talon, mas está com o câmbio quebrado, preciso comprar outro mas estou achando o 10v 11/42 e meu k7 é 11/36 3x10. Posso comprar o 11/42?

No contrário você teria problemas.
Outra situação que não seria muito usal, seria usar com um k7 de Speed, tipo 11-23 da vida..
O ponto interessante é que te abre a possibilidade de upgrade do conjunto esse cambio mais novo.
Nem sei se ainda encontra no mercado cambios "menores".
Voltar ao Topo
Ciro Gisbert Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Dez 2013
MG
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ciro Gisbert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2021 as 22:28
Entendi, vlw!
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2021 as 00:01

Uma transmissão 3x10 com cassete 11-42 pode dar problema do câmbio traseiro não conseguir comportar toda essa diferença de marchas, isso se chama capacidade máxima do câmbio traseiro (o RD-M5120-SGS e RD-M4120-SGS possuem total capacity = 41).

https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/deore-m4100/RD-M5120-SGS.html

Eu sugiro fazer a mudança de 3x10 para 2x10. Se seu pedivela tiver coroas parafusadas, dá para retirar a coroa maior, trocar os parafusos de fixação das coroas (ou usar arruelas) e aumentar a coroa do meio. Geralmente não precisa mudar o câmbio dianteiro e o trocador dianteiro funciona bem em 3x e 2x, basta regular os limitadores no câmbio dianteiro.

Eu usaria coroas 38-26 com o cassete 11-42, essa combinação resulta em total capacity = 43 e teria que usar comprimento de corrente baseado na marcha em coroa maior com cog maior (coroa em 38 e cassete no cog 42). Dessa forma, o câmbio traseiro não vai conseguir esticar a corrente quando estiver na coroa menor com o cog menor do cassete mas esta marcha deve ser evitada de usar (destroe os cogs menores do cassete).

Voltar ao Topo
Ciro Gisbert Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Dez 2013
MG
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ciro Gisbert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2021 as 06:59
Vlw parceiro!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2021 as 08:57
Para não mudar a configuração 30v, tem o cambio Deore M593 10v no AliExpress


é a opção de repor a quebra sem upgrades nem nada!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2021 as 11:57
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Uma transmissão 3x10 com cassete 11-42 pode dar problema do câmbio traseiro não conseguir comportar toda essa diferença de marchas, isso se chama capacidade máxima do câmbio traseiro (o RD-M5120-SGS e RD-M4120-SGS possuem total capacity = 41).

https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/deore-m4100/RD-M5120-SGS. - https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/deore-m4100/RD-M5120-SGS.html

Eu sugiro fazer a mudança de 3x10 para 2x10. Se seu pedivela tiver coroas parafusadas, dá para retirar a coroa maior, trocar os parafusos de fixação das coroas (ou usar arruelas) e aumentar a coroa do meio. Geralmente não precisa mudar o câmbio dianteiro e o trocador dianteiro funciona bem em 3x e 2x, basta regular os limitadores no câmbio dianteiro.

Eu usaria coroas 38-26 com o cassete 11-42, essa combinação resulta em total capacity = 43 e teria que usar comprimento de corrente baseado na marcha em coroa maior com cog maior (coroa em 38 e cassete no cog 42). Dessa forma, o câmbio traseiro não vai conseguir esticar a corrente quando estiver na coroa menor com o cog menor do cassete mas esta marcha deve ser evitada de usar (destroe os cogs menores do cassete).


Furukawa, eu não sei se entendi exatamente o que você disse.
Visto que o cambio que ele pretende comprar suporta suporta o k7 de até 42, porém o k7 atual é de somente 36.
Poderia explicar melhor?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2021 as 19:14
Originalmente postado por l.gustavo l.gustavo escreveu:

Furukawa, eu não sei se entendi exatamente o que você disse.
Visto que o cambio que ele pretende comprar suporta suporta o k7 de até 42, porém o k7 atual é de somente 36.
Poderia explicar melhor?


Os câmbios novos da linha Deore RD-M5120-SGS e RD-M4120-SGS possuem a roldana guia com offset para que trabalhe com cog 42.

Os câmbios traseiros Shimano com sistema Shadow para cassete 11-36 normalmente NÃO tem offset, ou seja, a roldana guia usa o mesmo eixo de articulação do cage. Isso facilita a regulagem do câmbio traseiro pois a mudança de coroa não interfere no seu funcionamento. Isso funciona bem com cassete com cog maior de até 36 dentes, além disso é necessário offset da roldana guia.

Fiz uma explicação muito resumida pois é complicado descrever o funcionamento do câmbio traseiro com roldana guia com ou sem offset.
Voltar ao Topo
Svrstt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2019
Lins
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Svrstt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2021 as 14:39
Originalmente postado por l.gustavo l.gustavo escreveu:

Originalmente postado por Ciro Gisbert Ciro Gisbert escreveu:

Fala pessoal, comprei uma bike giant talon, mas está com o câmbio quebrado, preciso comprar outro mas estou achando o 10v 11/42 e meu k7 é 11/36 3x10. Posso comprar o 11/42?

No contrário você teria problemas.
Outra situação que não seria muito usal, seria usar com um k7 de Speed, tipo 11-23 da vida..
O ponto interessante é que te abre a possibilidade de upgrade do conjunto esse cambio mais novo.
Nem sei se ainda encontra no mercado cambios "menores".
O cambio está quebrado, mas vc quer trocar o k7 pra 11/42? Nao entendi
Se a duvida é sobre compatibilidade cambio/cassete, veja se o cambio suporta 42, como disseram
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2024 as 07:55
Vou postar aqui para não abrir novo tópico,  peço se alguém souber me informar se o câmbio traseiro shimano xt shadow plus 10v GS Cage que está com cassete 11-36 tem alcance para um cassete maior, tipo 11-40 ou 11-42? Vlw bons pedais
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1096
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2024 as 08:35
O XT GS por ter um cage curto acredito que não vá suportar cassete maior, eu usei por um tempo um 11/40 num Deore M615. Funcionava, mas as trocas não ficaram legais. OU troca bem pra subir ou pra descer, nos cogs menores piora a coisa.
Um cassete 11/36 com pedivela 24 na coroa menor já sobe bem muito morro cascudo. Se colocar um 22 melhora muito.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2024 as 17:16
Originalmente postado por BR040 BR040 escreveu:

Vou postar aqui para não abrir novo tópico,  peço se alguém souber me informar se o câmbio traseiro shimano xt shadow plus 10v GS Cage que está com cassete 11-36 tem alcance para um cassete maior, tipo 11-40 ou 11-42? Vlw bons pedais

Um 11x40 vai empurrar no cage curto, mas vai sacrificar a qualidade das trocas e precisão, coloque um câmbio SGS de cage longo e seu problema será resolvido...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1096
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2024 as 21:27
Coloca um Deore M6000, que se encontra com preços bons usados. Aquilo é indestrutível e naturalmente aceita cassete 11/42. Um 11/40 pra ele é fichinha. Mas eu optaria pelo 11/42 original mesmo.
Voltar ao Topo
Tavaresneto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2024
Juranada
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Tavaresneto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2024 as 22:28
Por cassetes 11-42 em cambios feitos pra 11-36 é tao 2016...nen achei q,com a oferta de cambios com roldana recuada preparados pra 11-41 ,ainda haveria esta duvida.

Aceita mesmo sem prolongador de gancheira (tem no mercadolivre),bastando a troca do parafuso q "empurra" o cambio pra traz (o tal parafuso B)por um mais longo (para alinhar a roldana de cima com o pinhao 42),mas em qualquer caso,vai haver um desgaste maior dos cogs 11 e 13,pois a corrente vai "abraçar" menos estes pinhoes.
Funciona.

Nao compensa por um cambio q ja se pode chamar de old school vintage de 10v pra se autodestruir.
Se for um XT 781 ou 786 ou SRAM XO em bom estado ,o povo pede um valor absurdo.

Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1096
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2024 as 09:11
Muitos câmbios usados a galera pede demais, ao meu ver. Tem XT M8000 todo arranhado custando mais que um SLX 7100 novo. Não é só isso, freios tbm. Freios Deore MT500 usados por R$1000. Mas né.

Eu tenho dois Deore M6000 aqui parados, muito bons, um GS e outro SGS. Apenas marcas leves de uso em um deles. Amigos trocaram pra 12v e ficaram aqui os câmbios pra vender.
O GS aceita cassete 11/42 já o SGS tbm aceita, mas no site da Shimano diz 11/36, porém tirei ele de uma bike toda fechada Deore 2x10 com cassete original 11/42. E tenho certeza que ela veio assim da loja. As trocas funcionavam perfeitas mesmo com a corrente toda esgamelada de tanto uso.


Editado por Pabloebani - 28 Mar 2024 as 09:20
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2400
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2024 as 09:42
O pessoal é muito sem noção. Veem o logo e já querem lucrar em cima. Tá certo que esses câmbios mais antigos são indestrutíveis, ma o preço alto não é por isso.

Felizmente hoje há a Internet para garimpar. Dá pra fazer negócios ótimos. Eu mesmo comprei um conjunto SLX M7000 (2x11) por R$300. Conheço outro que pegou o XT M8000 pelo mesmo preço também.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X