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Cambio Ideal para 29er

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carlobotelho Ver Drop Down
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    Postado: 12 Out 2013 as 11:45
Boa! tenho lido bastante sobre os câmbios mas não achei nada que tirasse minha dúvida em específico, se puderem me ajudar serei grato. Tenho uma Venzo com grupo Alivio 27v. Gostaria de fazer um up
grade nela. Como disse tenho lido bastante sobre 2x10, 1x10 e tenho bastantes dúvidas sobre o assunto.

O que fazer para diminuir peso, tirar marcha desnecessária sem gastar muito? levando em consideração que não tenho boa forma física, pedalo só final de semana em trilhas leves a moderada em torno de 40 a 70km, bastante subida. Só uso coroa grande nas descidas e a pequena também raramente nas subidas mais íngremes e intermináveis, o que tira a vantagem das 29.

Se puderem me ajudar serei grato.

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luiz.hungaro Ver Drop Down


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pelo perfil da bike e a intenção de tirar a coroa maior eu recomendaria vc tentar um 2x9. trocando só o pedivela por um melhor pra não gastar com uma relação toda 2x10 que sairia da sua ideia de baixo investimento. e em segundo plano guardaria o resto da grana para trocar o quadro...isso sim diminuiria peso pois o venzo pesa bem.


abraço e bons pedaladas...

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carlobotelho Ver Drop Down
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Verdade, a Venzo é bem pesada, daí a duvida, não vai faltar marcha na descida? Esses câmbios já de fabrica 2x10 já compensa isso?
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RobsonSMO Ver Drop Down
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Originalmente postado por carlobotelho carlobotelho escreveu:

Verdade, a Venzo é bem pesada, daí a duvida, não vai faltar marcha na descida? Esses câmbios já de fabrica 2x10 já compensa isso?


se vai faltar marcha na decida? vai! é só vc ver que agora, quando vc tá na coroa grande é 42 ou 44 dentes e no pinhão menor é 11 ou 12, numa 2x10 vc terá que "sacrificar" algum lado, ou a relação mais pesada pra embalar nas decidas ou a relação mais leve pra subidas bem íngremes, não tem muito jeito! se vc escolher um pedivela de 26/40 dentes, nas subidas bem fortes talvez lhe falte perna, se escolher um pedivela 22/36 nas decidas faltará relação de marcha!

Editado por RobsonSMO - 12 Out 2013 as 13:25
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carlobotelho Ver Drop Down
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Então será que pras 29 o ideal não seria as de 30v?
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Originalmente postado por carlobotelho carlobotelho escreveu:

Então será que pras 29 o ideal não seria as de 30v?



das duas formas fica bom, basta vc achar o equilíbrio certo para as suas pernas e para a topografia de sua região!

as 20V até levam uma certa vantagem em competições, pois vc reduz consideravelmente o numero de troca de marchas na parte da frente, tanto é verdade que agora, quem compete de verdade, nem usa mais as 20V, partiram já para as 10V ou 11V, pra evitar perder tempo com a troca de marchas nas coroas dianteiras!
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carlobotelho Ver Drop Down
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Bom, visto que não tenho um preparo muito bom devido minha profissão náo me da tempo para treinar, acho que a 30 seria ideal, visto também que não preciso de trocas rapidas pois não participo de competições e mesmo que participe será apenas por hobby.

Agora vai outra questão, como meu grupo é Alivio, para reduzir um pouco de peso de imediato teria como trocar o pedivela por um Deore, sendo Deore 30v para ja deixar preparado pra uma futura troca? Funcinaria bem o pedivela Deore pra 30v com o resto Alivio 27v?
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funciona sim, além de ser bem melhor, um pedivela integrado, pesa bem menos, torce bem menos e me parece que "rende mais".

tenho um M590, gosto bastante dele...
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furukawa Ver Drop Down
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Realmente um upgrade de verdade seria trocar o pedivela Alivio por um Deore M590 que além do peso e rigidez, é muito mais fácil de fazer manutenção e trocas de coroas.

Eu recomendo usar 2 x 9v com coroas 36-22 e cassete 11-34.

No meu caso, até hoje não tive problema de final em descidas e pedalando dá para alcançar 45 km/h.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2013 as 19:29
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Realmente um upgrade de verdade seria trocar o pedivela Alivio por um Deore M590 que além do peso e rigidez, é muito mais fácil de fazer manutenção e trocas de coroas.

Eu recomendo usar 2 x 9v com coroas 36-22 e cassete 11-34.

No meu caso, até hoje não tive problema de final em descidas e pedalando dá para alcançar 45 km/h.


mas que trocador vc ta usando? e teve que adaptar as duas coroas ou serve sem fazer mais nada?
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furukawa Ver Drop Down
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RobsonSMO,

meus passadores 3 x 9v são SRAM Attack compatíveis com Shimano.

Para mudar o pedivela de triplo para duplo, basta eliminar a coroa maior e usar parafuso mais curto (eu uso de 6,5 mm e alguns limaram para chegar nesse comprimento).

No meu caso, eliminei as coroas 44 e 32 e pus uma de 36 no lugar da 32.



Nessa foto, o câmbio dianteiro é um Shimano M591, coroa 36 Shimano Deore M532 e coroa menor 24 Shimano SLX M660. Na época usava um cassete HG61 12-36.



Editado por furukawa - 12 Out 2013 as 20:04
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mas o passador para o cambio dianteiro é pra 3V ta limitado ou é como os slx que tem aquele botãozinho que tu escolhe 2V ou 3V?
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furukawa Ver Drop Down
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Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

mas o passador para o cambio dianteiro é pra 3V ta limitado ou é como os slx que tem aquele botãozinho que tu escolhe 2V ou 3V?


No passador dianteiro não precisa fazer nada, é o câmbio quem manda e é só restringir (no parafuso de regulagem) a terceira coroa que não existe.

Desta forma, o passador fica restrito somente às 2 coroas, é simples assim.
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PauloBC Ver Drop Down
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Originalmente postado por carlobotelho carlobotelho escreveu:

Bom, visto que não tenho um preparo muito bom devido minha profissão náo me da tempo para treinar, acho que a 30 seria ideal, visto também que não preciso de trocas rapidas pois não participo de competições e mesmo que participe será apenas por hobby.

Agora vai outra questão, como meu grupo é Alivio, para reduzir um pouco de peso de imediato teria como trocar o pedivela por um Deore, sendo Deore 30v para ja deixar preparado pra uma futura troca? Funcinaria bem o pedivela Deore pra 30v com o resto Alivio 27v?

Apesar do que o nobre colega Robinho escreveu , pelo que eu sei um pedivela para 30v não casa perfeitamente com resto de relação 27v , faz uma pesquisa mais apurada para ter certeza se é mesmo compatível , pois eu acho que não é.

Mas enfim , vc vai perder umas 200 gramas no máximo com essa troca de pedivela , se o intuito é perder peso na bike , as rodas são a primeira escolha , depois o quadro e a suspa. Relação muda a bike para melhorar , mas pelas trocas e robustez na regulagem , e pouco pelo peso.

“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
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Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:


Apesar do que o nobre colega Robinho escreveu , pelo que eu sei um pedivela para 30v não casa perfeitamente com resto de relação 27v , faz uma pesquisa mais apurada para ter certeza se é mesmo compatível , pois eu acho que não é.

Mas enfim , vc vai perder umas 200 gramas no máximo com essa troca de pedivela , se o intuito é perder peso na bike , as rodas são a primeira escolha , depois o quadro e a suspa. Relação muda a bike para melhorar , mas pelas trocas e robustez na regulagem , e pouco pelo peso.



eu sabia que o que não casava muito bem era Pedivela de 27v em grupo de 30v, ao contrário disso eu nunca tinha ouvido nada a respeito...
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Acho à relação 2x10 excelente,não falta marchas pra nada...Ainda acredito que nesse caso o menos é mais,pelo fato de não terem os cruzamentos de marchas,comum nas relações 27 ou 30v...
Mais um detalhe que tb achei,o cassete 11/36 é desnecessário pra quem pedala pelo menos 1 vez por semana...11/34 já é excelente,ainda não achei morro que pedisse pra usar a coroa de 36 do cassete....Acho que foi feita pra quem começou a pedalar hj.
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Originalmente postado por Leobiker Leobiker escreveu:

Acho à relação 2x10 excelente,não falta marchas pra nada...Ainda acredito que nesse caso o menos é mais,pelo fato de não terem os cruzamentos de marchas,comum nas relações 27 ou 30v...
Mais um detalhe que tb achei,o cassete 11/36 é desnecessário pra quem pedala pelo menos 1 vez por semana...11/34 já é excelente,ainda não achei morro que pedisse pra usar a coroa de 36 do cassete....Acho que foi feita pra quem começou a pedalar hj.





pega uns morrinho que tem por aqui com inclinação média acima de 15% e com picos de 31% que tu vai pedir bem mais que 36 dentes...
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2013 as 17:17
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

Originalmente postado por Leobiker Leobiker escreveu:

Acho à relação 2x10 excelente,não falta marchas pra nada...Ainda acredito que nesse caso o menos é mais,pelo fato de não terem os cruzamentos de marchas,comum nas relações 27 ou 30v...
Mais um detalhe que tb achei,o cassete 11/36 é desnecessário pra quem pedala pelo menos 1 vez por semana...11/34 já é excelente,ainda não achei morro que pedisse pra usar a coroa de 36 do cassete....Acho que foi feita pra quem começou a pedalar hj.





pega uns morrinho que tem por aqui com inclinação média acima de 15% e com picos de 31% que tu vai pedir bem mais que 36 dentes...


rsrsrsrs
Ronson,aqui no RJ tem umas subidas brabas,to usando um pedivela 26/38 e a coroa do cassete de 36 continua zero,acho que a corrente só foi parar ali na hora de regular a marcha...
Mas tb tem que se levar em conta o peso da bike,uma bike pesada,com uns 14 kg pode até pedir...
Outra coisa que reparei tb é o grupo,quando usava um grupo deore na 26,a relação era mais pesada,girava com menos facilidade,agora na 29 to usando o grupo xt,e percebí nitidamente uma mudança no comportamento da relação...Ja to procurando um cassete 11/34.....
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carlobotelho Ver Drop Down
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Pessoal, e se eu colocasse um pedevela M615 38/24 deore 2x10 e deixar o restante Alivio 27v, será que funcionaria? futuramente trocaria o cambio traseiro, k7 e trocadores.
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samuelgouvea Ver Drop Down
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carlobotelho, não caia em modinha de 2x10 ou qualquer outra coisa... isso não é pro seu perfil, nem pro meu. 

como vc disse, vc está iniciando e provavelmente usará uma única bike pra tudo, e o ganho fraçoes de segundo num circuito não é o que vc busca, mas sim uma bike que vá a qualquer lugar...

fica em 27v mesmo, apesar das marchas repetidas, o range é MUITO maior! se quiser uma melhora, use um cassete 9v 12-36 ou mesmo um acera/alívio 9v 11-34...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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furukawa Ver Drop Down
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Também acho que não vale a pena usar 3 x 10v ou 2 x 10v por ter que trocar muitos componentes e ser caro.

Eu também achava desnecessário um pedivela duplo mas usando-o mudei completamente de ideia. Basta ter um cassete decente (recomendo o 11-34 de 9v) e coroas adequada ao seu perfil. Para iniciante ou com preparo físico médio, coroas 36-22 é muito bom.

A troca de coroas de um pedivela integrado é um trabalho fácil de ser realizado. Por isso, recomendo um upgrade do seu pedivela Alivio para um integrado Deore M590 que não é caro. A coroa de 36 é fácil de importar e custa US$ 30,49 (o modelo SLX M665) na CRC.

Editado por furukawa - 16 Out 2013 as 22:16
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eu tbm pensava assim, de que não era vantagem eu usar o sistema com 20v, mas depois que comecei, não quero mais 30v, estou atualmente com o pedivela em 22/36 mas como estou melhorando fisicamente vou colocar em breve uma 24/38 ou até 26/40 já que tenho o cassete 11/36...
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samuelgouvea Ver Drop Down
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Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Também acho que não vale a pena usar 3 x 10v ou 2 x 10v por ter que trocar muitos componentes e ser caro.

Eu também achava desnecessário um pedivela duplo mas usando-o mudei completamente de ideia. Basta ter um cassete decente (recomendo o 11-34 de 9v) e coroas adequada ao seu perfil. Para iniciante ou com preparo físico médio, coroas 36-22 é muito bom.

A troca de coroas de um pedivela integrado é um trabalho fácil de ser realizado. Por isso, recomendo um upgrade do seu pedivela Alivio para um integrado Deore M590 que não é caro. A coroa de 36 é fácil de importar é custa US$ 30,49 (o modelo SLX M665) na CRC.


concordo com vc furukawa... nõa tem nada melhor que a combinação 11-34 (ou 11-36) e 22/36, num 2x9v...

mas eu ainda defendo a idéia que pro uso casual, o pedivela triplo é superior. pra uso competitivo, especialmente XCO, aí é 2x10 mesmo, e trocando as coroas do pedivela dependendo do circuito...
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furukawa Ver Drop Down
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Legal, Samuel!

Fica o consenso do upgrade para pedivela integrado. A escolha de triplo ou duplo fica a cargo de quem usa.

Um cuidado importante é quanto ao tamanho do cage do câmbio traseiro. Para não correr risco de sobrar (ou faltar) corrente nos cruzamentos, deve-se conferir se o câmbio traseiro é de cage longo (SGS).
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carlobotelho Ver Drop Down
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É pessoal, vcs me ajudaram muito e me disseram o que eu queria ler, também acho que pelo meu uso ta muito bom e se precisar fazer um up grade trocar o pedivela iria fazer uma diferença boa de peso e sem gastar muito. Porém ainda tenho uma duvuda. Parto pra um pedivela Deore 9v ou 10v. Meu medo é que Deore 9v já ta virando reliquia por outro lado não sei se o pedivela Deore 10v vai funcionar com o restante Alivio 9V.
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