Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cambio hibrido
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cambio hibrido

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Adolfochica66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adolfochica66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cambio hibrido
    Postado: 15 Abr 2021 as 13:39
Gente, boa tarde! Sou novo no mundo das bikes e estou estudando bastante pra tentar entender melhor, mas sou iniciante, entao desculpe se falar besteiras... Rs

Queria mto um cambio abrangente, pois moro em local bem ingreme, mas tbm gostaria de pegar retoes (prioritariamente asfalto).

Seguindo as orientacoes dos fabricantes, o maximo que vi ser possivel ate agora de abramgencia no mesmo cambio é uma pesada de 42x11 e uma leve de 24x34... (k7 de 11x34 e pedivela 24x34x42) Queria essa leve com uma pesada mais pesada! Mas tenho medo de fazer gambiarra e nao funcionar direito...

Sera q é possivel? Alguem tem alguma sugestao?

Obrigado!
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 13:56
qual o tamanho de roda da tua bike? quais pneus vai usar? e você já usa qual relação?

pergunto não para criticar nem nada, é mesmo para saber de onde você está partindo mesmo


Editado por RuanRAC - 15 Abr 2021 as 13:57
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
paulohn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2014
SP
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulohn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 14:03
Originalmente postado por Adolfochica66 Adolfochica66 escreveu:

Gente, boa tarde! Sou novo no mundo das bikes e estou estudando bastante pra tentar entender melhor, mas sou iniciante, entao desculpe se falar besteiras... Rs

Queria mto um cambio abrangente, pois moro em local bem ingreme, mas tbm gostaria de pegar retoes (prioritariamente asfalto).

Seguindo as orientacoes dos fabricantes, o maximo que vi ser possivel ate agora de abramgencia no mesmo cambio é uma pesada de 42x11 e uma leve de 24x34... (k7 de 11x34 e pedivela 24x34x42) Queria essa leve com uma pesada mais pesada! Mas tenho medo de fazer gambiarra e nao funcionar direito...

Sera q é possivel? Alguem tem alguma sugestao?

Obrigado!

Coroas maiores normalmente são de bikes de estrada.

Se o seu quadro for MTB é bom checar se uma coroa maior não vai começar a raspar no quadro.
Voltar ao Topo
dudaoklein Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2021
Igrejinha/RS
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudaoklein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 15:36
Entra muita coisa nessa equação pra tudo se encaixar, tipo de quadro, tamanho de roda, câmbios, tipo de corrente, tipo de caixa de centro, tipo de cubos das suas rodas. Você já tem uma bicicleta ou pretende montar uma?
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 17:07
Originalmente postado por Adolfochica66 Adolfochica66 escreveu:

Gente, boa tarde! Sou novo no mundo das bikes e estou estudando bastante pra tentar entender melhor, mas sou iniciante, entao desculpe se falar besteiras... Rs

Queria mto um cambio abrangente, pois moro em local bem ingreme, mas tbm gostaria de pegar retoes (prioritariamente asfalto).

Seguindo as orientacoes dos fabricantes, o maximo que vi ser possivel ate agora de abramgencia no mesmo cambio é uma pesada de 42x11 e uma leve de 24x34... (k7 de 11x34 e pedivela 24x34x42) Queria essa leve com uma pesada mais pesada! Mas tenho medo de fazer gambiarra e nao funcionar direito...

Sera q é possivel? Alguem tem alguma sugestao?

Obrigado!

Para MTB você vai achar pedivelas com até 48 dentes, porém, ao menos aqui no BR, só se encontra pedivelas 48/38/28 bem de entrada.

Se o seu pedivela atual tiver coroas removíveis, pode substituir somente as coroas colocando 48/36/22 por exemplo. Só veja no manual do câmbio dianteiro o quanto de salto entre as coroas ele suporta.


Você também pode buscar por um pedivela 44/32/22 e um cassete 11/32 ou 11/34 para lhe dar uma relação bastante ampla. Vai ter final, não tão longa quanto numa road, e relação para encarar alguns paredões. A depender da sua região, talvez valha a pena dar uma olhada em cassetes com relação um pouco mais leve (11-36 por exemplo), já que as 29 vão exigir mais das pernas. Também não deixe de ver o manual do câmbio traseiro para ver o máximo que ele suporta.


Voltar ao Topo
Adolfochica66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adolfochica66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 18:41
Ola amigos, obrigado pelo retorno!

Eu ja comprei sim a bike, eh uma rockrider 21v aro 29, catraca 14x34 e pedivela 24x34x42

Realmente oq pensei foi em usar 24v, um pedivela 28x38x48, juntamente com um cassete 11x40, assim teria final e leve no msm cambio. Porem, nao encontrei nenhum cambio que aguente essa configuracao (segundo os fabricantes). Ela estrapola tanto a capacidade total de dentes como o tamanho maximo de cog

Os pedivelas para mais de 8v ja nao tem amplitude, sao especificos ou para pesada, ou para leve.

Oque eu mais achei legal foi um pedivela 48x38x28 (tem ate de ponta quadrada, pra aproveitar meu movimento central), e um k7 de 11x40, 8v, num cambio traseiro acera m360. Porem, tenho medo de comprar e nao ficar bom, pois pela shimano o cog max desse cambio é 34 dentes, e a capacidade maxima de dentes 43... Sendo que nessa configuracao ficaria com 49.

Vcs acham q esse frankenstein pode dar certo, ou é furada ?
Voltar ao Topo
Adolfochica66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adolfochica66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 18:43
Em tempo, sim ja estou ciente que o cubo traseiro e a corrente terao que ser trocados... Esse forum aqui ja me ensinou algumas coisas! Kkk
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 19:35
Originalmente postado por Adolfochica66 Adolfochica66 escreveu:

Ola amigos, obrigado pelo retorno!

Eu ja comprei sim a bike, eh uma rockrider 21v aro 29, catraca 14x34 e pedivela 24x34x42

Realmente oq pensei foi em usar 24v, um pedivela 28x38x48, juntamente com um cassete 11x40, assim teria final e leve no msm cambio. Porem, nao encontrei nenhum cambio que aguente essa configuracao (segundo os fabricantes). Ela estrapola tanto a capacidade total de dentes como o tamanho maximo de cog

Os pedivelas para mais de 8v ja nao tem amplitude, sao especificos ou para pesada, ou para leve.

Oque eu mais achei legal foi um pedivela 48x38x28 (tem ate de ponta quadrada, pra aproveitar meu movimento central), e um k7 de 11x40, 8v, num cambio traseiro acera m360. Porem, tenho medo de comprar e nao ficar bom, pois pela shimano o cog max desse cambio é 34 dentes, e a capacidade maxima de dentes 43... Sendo que nessa configuracao ficaria com 49.

Vcs acham q esse frankenstein pode dar certo, ou é furada ?


Cara, como é catraca, se você trocar apenas o cassete já sentirá uma baita diferença. Não se preocupe com o pedivela por agora não. Basta pegar o número de coroa e dividir pelo número de dentes no pedivela para saber o quão pesada a relação vai ficar.

Ex:
A relação 42x11 resulta em 3,81 voltas na roda por volta no pedivela.
A relação 42x14 resulta em 3 voltas na roda por volta no pedivela.

Obs: Se trocar o pedivela por um com mais dentes, ou colocar um cassete maior precisará trocar a corrente também pois na sua configuração atual ficarão faltando elos e o câmbio ficará esticado além do ideal.


Editado por hug0.dts - 15 Abr 2021 as 22:15
Voltar ao Topo
Adolfochica66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adolfochica66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 21:01
Boa!!!

vou primeiro trocar o cubo e o k7, pra sentir como val ficar.
Vlw! 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2021 as 16:11
Adolfo, eu fiz algo como o que vc está querendo: tenho uma RockRider 100 aro 26” com pedivela 48-36-22d e cassete 8v 11-40d.

Vou te dizer, a amplitude fica absurda! Com meus pneus atuais da 2,07m por volta, o que resulta em 1,14m por volta no pedal na mais leve e 9,03m na mais pesada, 792% de amplitude.

Mas isso vem a um preço, pois não existe câmbio que aguente tudo isso. O resultado é que eu tenho que “completar” a capacidade do câmbio eliminando as combinações cruzadas, o que já não é recomendável numa situação “conforme o manual” (dentro dos limites do câmbio), mas na minha situação resultaria em estourar o câmbio mesmo. Uso somente as seguintes combinações, escalonando da mais leve pra mais pesada (marcha dianteira e traseira): 1-1, 1-2, 1-3, 1-4, 2-3, 2-4, 2-5, 2-6, 2-7, 3-6, 3-7 e 3-8. A 2-7 e a 3-6 raspam um pouco a corrente no câmbio dianteiro, mas somente em sprints.

Além do mais, as trocas ficaram mais lentas e técnicas, principalmente indo da coroa média pra pequena ou vice versa: precisa dar uma acelerada antes de fazer a troca e aliviar durante a troca, indo somente no impulso. Nada de trocas sob carga, como alguns gostam de fazer com relações top de linha. Na verdade, se acontece de alguma marcha não entrar e eu perder o embalo, o que rola é parar e girar o pedal na mão pra encaixar antes de retomar.

A escolha das peças tb foi na tentativa e erro, com alguns erros e acertos, a seguir:

* Mesmo que fique com 3x8v, escolha um pedivela 9v com coroas removíveis, pois desconheço um disponível no Brasil para 8v.

* Escolha câmbios Shimano de geração anterior (três números, como RD-M370 ou RD-M590, por exemplo) ou voltados para cicloturismo (série T, como RD-T6000, por exemplo). Câmbios mais modernos para MTB (série M, como RD-M4000, por exemplo) são voltados para coroas menores (40-30-22d) ou de menor amplitude (42-34-24d).

* Cuidado com componentes de marcas paralelas. Meu primeiro erro foi colocar um pedivela SunRace M918, que veio com o furo fora do centro e coroas que eram mais frágeis que as equivalentes da Shimano, um dinheiro jogado fora.

* Escolha um pedivela com coroas removíveis e BCD 104mm/64mm (as duas maiores se fixam nos furos 104mm e a menor no 64mm). É mais interessante pegar um 48-36-26d e trocar a coroa pequena pra 22d (certifique-se de achar uma coroa compatível antes de comprar), mas da pra comprar um pedivela usado e comprar um jogo de coroas novo.

* Por experiência própria, digo que câmbio dianteiro com abraçadeira alta é melhor que os de abraçadeira baixa nessa aplicação. Um FD-TX800 de abraçadeira baixa entortou todo com pouco tempo, enquanto meu FD-M371 de abraçadeira alta já está comigo desde outubro de 2019 e segue firme.

* A escolha do câmbio dianteiro também precisa levar em conta o tamanho das coroas que conseguem operar. Existem alguns modelos que operam tanto com conjuntos 48-36-26d quanto 44-32-22d, escolha entre eles.

* O câmbio traseiro precisa ter amplitude de 45d, que é o máximo atualmente. Somente modelos 9v voltados pra coroa tripla tem isso. Não há problema algum usar um 9v com corrente 8v, pois a largura interna das correntes é a mesma, somente a largura externa que é menor em 9v.

* O câmbio dianteiro precisa obrigatoriamente ser para coroa tripla (3x). Também existe uma questão a mais, pois os 8v tem o cage mais largo que os 9v. Eu uso um FD-M371, que é 3x9v, mas uso 3x8v. Hoje eu teria escolhido um FD-M311 ou FD-M313 (os dois são aparentemente o mesmo produto, achava que o M313 fosse um erro de digitação, mas descobri que existe mesmo esse código) pra evitar problemas de corrente raspando no câmbio dianteiro.

* Os cassetes da Shimano não tem opções maiores que 36d, então precisa dar o braço a torcer e pegar um SunRace mesmo. Eu uso o M680, que é 8v 11-40d, mas existe um 9v 11-40d tb.

* Câmbios Shadow+ são de gerações mais recentes e não aceitam bem isso, o ideal são os convencionais ou no máximo Shadow.

Numa sugestão de peças:

* Pedivela FC-T4060 48-36-26d com central SM-BB52 vai ser a melhor combinação pra parte dianteira da transmissão, ainda que caro, trocando apenas a coroinha pra 22d. Um pedivela FC-M361 48-38-28d com central BB-UN300 pode ser uma boa pedida pra baixar o custo, mas teria de trocar a média além da pequena.

* Câmbios FD-M371 na frente e RD-M370 são o que eu uso e recomendo pra 3x9v, mas um FD-M313 na frente já deixa isso adequado a 3x8v sem os problemas de raspar a corrente. Se conseguir um par FD-M591 e RD-M591, são a melhor escolha pra 3x9v, mas cuidado que tem uma versão 3x10v do FD-M591, chamada de FD-M591-10, que só aceita pedivelas 42-32-24d.

* Coloque uma corrente boa, realmente boa. Relações amplas vão forçar bastante a corrente na lateral (eu parti duas SunRace CFNM84 em sequência antes delas alongarem). Eu uso atualmente a KMC X8 dourada, que eu acho a melhor 8v disponível aqui. Se conseguir uma Connex 8SX ou 8SE (a segunda é mais pesada, mas supostamente mais durável), me avise! A mesma coisa rola com a KMC X9 dourada e as Connex 9SX ou 9SE, mas são pra 9v. Curiosamente, o site da Shimano cita somente a CN-HG40 pra 8v e nenhuma pra 9v, não sei o que rola, mas a HG40 enferruja com muita facilidade, na minha experiência. Como a KMC é quem fabrica as correntes da Shimano (e acho que da SRAM tb, mas não confirmei isso ainda), acredito que ela tenha know how pra fazer coisa boa.

* Fique atento a manutenção. Eu comprei um medidor de alongamento da IceToolz e fico esperto com isso.

Basicamente é isso. Veja que tem benefícios e malefícios. Eu mesmo estou questionando se compensa continuar com meu setup, tenho pensado em migrar pra 3x9v com cassete Shimano CS-HG200-9 11-36d, mas deixando o pedivela como está. Isso porque os cassetes da SunRace duram menos em relação aos Shimano.

Boa sorte!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2021 as 08:08
Estava nesse dilema também. Como já tinha peças 10v sobrando, coloquei na híbrida: pedivela sunrace com coroas deore 10v 40-28, câmbio traseiro slx shadow 10v, cassete 11-32 de speed, trocadores deore. Ficou show, mas 2x10v foi exagero pra mim. Compraria 3x9v como citado acima, pois acho que dá melhor escalonamento e custo fica bom ainda.
jefmello-sorocaba
Voltar ao Topo
Adolfochica66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adolfochica66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2021 as 09:46
Bom dia! Kra, mto obrigado, era exaramente isso q eu precisava! O seu relato com certeza vai me poupar mta dor de cabeça!

Vou aproveitar demais principalmente suas sugestoes de peças! Nem os mecanicos q eu conversei tem informacao de tanta qualidade!

Mas sinceramente, vc confirmou uma suspeita q eu ja tinha, de que é impossivel ou quase fazer isso e ficar com um troca perfeita e simples...

Acho q vou abrir mao de um pouco de amplitude e respeitar mais os limites das peças...

Penso em ficar com um 3x8, assim nem troco o pedivela, oq vai economizar bastante

Ai ficaria com um cambio dianteiro e alavancas altus, um traseiro acera m360, e um cassete 11x34. Respeito todos os limites das peças e fico com uma amplitude razoavel, sendo a mais pesada 42x11 e a mais leve 24x34.

Queria uma pesada mais pesada, como a sua? Queria! Mas eu sou desatento demais p usar um cambio com restricao de marchas kkkkk. Vou estourar ele rapidinho

Kra, mto obrigado mais uma vez!!!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2021 as 10:40
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* Por experiência própria, digo que câmbio dianteiro com abraçadeira alta é melhor que os de abraçadeira baixa nessa aplicação. Um FD-TX800 de abraçadeira baixa entortou todo com pouco tempo, enquanto meu FD-M371 de abraçadeira alta já está comigo desde outubro de 2019 e segue firme.

Discordo nisso. O câmbio deve ter entortado por ser um câmbio simples, não por ter abraçadeira baixa. É bem nítido que o metal nas linhas mais simples é menos resistente que nas linhas superiores. Não é necessariamente por conta da posição da abraçadeira. Para chegar nessa conclusão, você teria que testar dois câmbios da mesma linha, até porque você está usando o câmbio fora das especificações (máximo de 12 dentes entre a maior e a do meio e 22 dentes entre a coroa superior e inferior).
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2021 as 12:33
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Discordo nisso. O câmbio deve ter entortado por ser um câmbio simples, não por ter abraçadeira baixa. É bem nítido que o metal nas linhas mais simples é menos resistente que nas linhas superiores. Não é necessariamente por conta da posição da abraçadeira. Para chegar nessa conclusão, você teria que testar dois câmbios da mesma linha, até porque você está usando o câmbio fora das especificações (máximo de 12 dentes entre a maior e a do meio e 22 dentes entre a coroa superior e inferior).

Discordância respeitada! Eu realmente não tenho experiência própria em câmbios superiores com abraçadeira baixa. Mas não colocaria um câmbio caro demais numa situação de esforço e potencial quebra como coloquei...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X