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Cambio hibrido

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Adolfochica66 Ver Drop Down


Registrado: 15 Abr 2021
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Adolfochica66 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Cambio hibrido
    Enviado: 15 Abr 2021 as 13:39
Gente, boa tarde! Sou novo no mundo das bikes e estou estudando bastante pra tentar entender melhor, mas sou iniciante, entao desculpe se falar besteiras... Rs

Queria mto um cambio abrangente, pois moro em local bem ingreme, mas tbm gostaria de pegar retoes (prioritariamente asfalto).

Seguindo as orientacoes dos fabricantes, o maximo que vi ser possivel ate agora de abramgencia no mesmo cambio uma pesada de 42x11 e uma leve de 24x34... (k7 de 11x34 e pedivela 24x34x42) Queria essa leve com uma pesada mais pesada! Mas tenho medo de fazer gambiarra e nao funcionar direito...

Sera q possivel? Alguem tem alguma sugestao?

Obrigado!
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RuanRAC Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RuanRAC Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 13:56
qual o tamanho de roda da tua bike? quais pneus vai usar? e voc j usa qual relao?

pergunto no para criticar nem nada, mesmo para saber de onde voc est partindo mesmo


Editado por RuanRAC - 15 Abr 2021 as 13:57
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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paulohn Ver Drop Down
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Registrado: 21 Nov 2014
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de paulohn Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 14:03
Originalmente Postado por Adolfochica66 Adolfochica66 Escreveu:

Gente, boa tarde! Sou novo no mundo das bikes e estou estudando bastante pra tentar entender melhor, mas sou iniciante, entao desculpe se falar besteiras... Rs

Queria mto um cambio abrangente, pois moro em local bem ingreme, mas tbm gostaria de pegar retoes (prioritariamente asfalto).

Seguindo as orientacoes dos fabricantes, o maximo que vi ser possivel ate agora de abramgencia no mesmo cambio uma pesada de 42x11 e uma leve de 24x34... (k7 de 11x34 e pedivela 24x34x42) Queria essa leve com uma pesada mais pesada! Mas tenho medo de fazer gambiarra e nao funcionar direito...

Sera q possivel? Alguem tem alguma sugestao?

Obrigado!

Coroas maiores normalmente so de bikes de estrada.

Se o seu quadro for MTB bom checar se uma coroa maior no vai comear a raspar no quadro.
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dudaoklein Ver Drop Down


Registrado: 18 Mar 2021
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dudaoklein Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 15:36
Entra muita coisa nessa equao pra tudo se encaixar, tipo de quadro, tamanho de roda, cmbios, tipo de corrente, tipo de caixa de centro, tipo de cubos das suas rodas. Voc j tem uma bicicleta ou pretende montar uma?
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 17:07
Originalmente Postado por Adolfochica66 Adolfochica66 Escreveu:

Gente, boa tarde! Sou novo no mundo das bikes e estou estudando bastante pra tentar entender melhor, mas sou iniciante, entao desculpe se falar besteiras... Rs

Queria mto um cambio abrangente, pois moro em local bem ingreme, mas tbm gostaria de pegar retoes (prioritariamente asfalto).

Seguindo as orientacoes dos fabricantes, o maximo que vi ser possivel ate agora de abramgencia no mesmo cambio uma pesada de 42x11 e uma leve de 24x34... (k7 de 11x34 e pedivela 24x34x42) Queria essa leve com uma pesada mais pesada! Mas tenho medo de fazer gambiarra e nao funcionar direito...

Sera q possivel? Alguem tem alguma sugestao?

Obrigado!

Para MTB voc vai achar pedivelas com at 48 dentes, porm, ao menos aqui no BR, s se encontra pedivelas 48/38/28 bem de entrada.

Se o seu pedivela atual tiver coroas removveis, pode substituir somente as coroas colocando 48/36/22 por exemplo. S veja no manual do cmbio dianteiro o quanto de salto entre as coroas ele suporta.


Voc tambm pode buscar por um pedivela 44/32/22 e um cassete 11/32 ou 11/34 para lhe dar uma relao bastante ampla. Vai ter final, no to longa quanto numa road, e relao para encarar alguns paredes. A depender da sua regio, talvez valha a pena dar uma olhada em cassetes com relao um pouco mais leve (11-36 por exemplo), j que as 29 vo exigir mais das pernas. Tambm no deixe de ver o manual do cmbio traseiro para ver o mximo que ele suporta.


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Adolfochica66 Ver Drop Down


Registrado: 15 Abr 2021
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Adolfochica66 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 18:41
Ola amigos, obrigado pelo retorno!

Eu ja comprei sim a bike, eh uma rockrider 21v aro 29, catraca 14x34 e pedivela 24x34x42

Realmente oq pensei foi em usar 24v, um pedivela 28x38x48, juntamente com um cassete 11x40, assim teria final e leve no msm cambio. Porem, nao encontrei nenhum cambio que aguente essa configuracao (segundo os fabricantes). Ela estrapola tanto a capacidade total de dentes como o tamanho maximo de cog

Os pedivelas para mais de 8v ja nao tem amplitude, sao especificos ou para pesada, ou para leve.

Oque eu mais achei legal foi um pedivela 48x38x28 (tem ate de ponta quadrada, pra aproveitar meu movimento central), e um k7 de 11x40, 8v, num cambio traseiro acera m360. Porem, tenho medo de comprar e nao ficar bom, pois pela shimano o cog max desse cambio 34 dentes, e a capacidade maxima de dentes 43... Sendo que nessa configuracao ficaria com 49.

Vcs acham q esse frankenstein pode dar certo, ou furada ?
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Adolfochica66 Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Adolfochica66 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 18:43
Em tempo, sim ja estou ciente que o cubo traseiro e a corrente terao que ser trocados... Esse forum aqui ja me ensinou algumas coisas! Kkk
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 19:35
Originalmente Postado por Adolfochica66 Adolfochica66 Escreveu:

Ola amigos, obrigado pelo retorno!

Eu ja comprei sim a bike, eh uma rockrider 21v aro 29, catraca 14x34 e pedivela 24x34x42

Realmente oq pensei foi em usar 24v, um pedivela 28x38x48, juntamente com um cassete 11x40, assim teria final e leve no msm cambio. Porem, nao encontrei nenhum cambio que aguente essa configuracao (segundo os fabricantes). Ela estrapola tanto a capacidade total de dentes como o tamanho maximo de cog

Os pedivelas para mais de 8v ja nao tem amplitude, sao especificos ou para pesada, ou para leve.

Oque eu mais achei legal foi um pedivela 48x38x28 (tem ate de ponta quadrada, pra aproveitar meu movimento central), e um k7 de 11x40, 8v, num cambio traseiro acera m360. Porem, tenho medo de comprar e nao ficar bom, pois pela shimano o cog max desse cambio 34 dentes, e a capacidade maxima de dentes 43... Sendo que nessa configuracao ficaria com 49.

Vcs acham q esse frankenstein pode dar certo, ou furada ?


Cara, como catraca, se voc trocar apenas o cassete j sentir uma baita diferena. No se preocupe com o pedivela por agora no. Basta pegar o nmero de coroa e dividir pelo nmero de dentes no pedivela para saber o quo pesada a relao vai ficar.

Ex:
A relao 42x11 resulta em 3,81 voltas na roda por volta no pedivela.
A relao 42x14 resulta em 3 voltas na roda por volta no pedivela.

Obs: Se trocar o pedivela por um com mais dentes, ou colocar um cassete maior precisar trocar a corrente tambm pois na sua configurao atual ficaro faltando elos e o cmbio ficar esticado alm do ideal.


Editado por hug0.dts - 15 Abr 2021 as 22:15
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Adolfochica66 Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Adolfochica66 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 21:01
Boa!!!

vou primeiro trocar o cubo e o k7, pra sentir como val ficar.
Vlw! 
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2021 as 16:11
Adolfo, eu fiz algo como o que vc est querendo: tenho uma RockRider 100 aro 26 com pedivela 48-36-22d e cassete 8v 11-40d.

Vou te dizer, a amplitude fica absurda! Com meus pneus atuais da 2,07m por volta, o que resulta em 1,14m por volta no pedal na mais leve e 9,03m na mais pesada, 792% de amplitude.

Mas isso vem a um preo, pois no existe cmbio que aguente tudo isso. O resultado que eu tenho que completar a capacidade do cmbio eliminando as combinaes cruzadas, o que j no recomendvel numa situao conforme o manual (dentro dos limites do cmbio), mas na minha situao resultaria em estourar o cmbio mesmo. Uso somente as seguintes combinaes, escalonando da mais leve pra mais pesada (marcha dianteira e traseira): 1-1, 1-2, 1-3, 1-4, 2-3, 2-4, 2-5, 2-6, 2-7, 3-6, 3-7 e 3-8. A 2-7 e a 3-6 raspam um pouco a corrente no cmbio dianteiro, mas somente em sprints.

Alm do mais, as trocas ficaram mais lentas e tcnicas, principalmente indo da coroa mdia pra pequena ou vice versa: precisa dar uma acelerada antes de fazer a troca e aliviar durante a troca, indo somente no impulso. Nada de trocas sob carga, como alguns gostam de fazer com relaes top de linha. Na verdade, se acontece de alguma marcha no entrar e eu perder o embalo, o que rola parar e girar o pedal na mo pra encaixar antes de retomar.

A escolha das peas tb foi na tentativa e erro, com alguns erros e acertos, a seguir:

* Mesmo que fique com 3x8v, escolha um pedivela 9v com coroas removveis, pois desconheo um disponvel no Brasil para 8v.

* Escolha cmbios Shimano de gerao anterior (trs nmeros, como RD-M370 ou RD-M590, por exemplo) ou voltados para cicloturismo (srie T, como RD-T6000, por exemplo). Cmbios mais modernos para MTB (srie M, como RD-M4000, por exemplo) so voltados para coroas menores (40-30-22d) ou de menor amplitude (42-34-24d).

* Cuidado com componentes de marcas paralelas. Meu primeiro erro foi colocar um pedivela SunRace M918, que veio com o furo fora do centro e coroas que eram mais frgeis que as equivalentes da Shimano, um dinheiro jogado fora.

* Escolha um pedivela com coroas removveis e BCD 104mm/64mm (as duas maiores se fixam nos furos 104mm e a menor no 64mm). mais interessante pegar um 48-36-26d e trocar a coroa pequena pra 22d (certifique-se de achar uma coroa compatvel antes de comprar), mas da pra comprar um pedivela usado e comprar um jogo de coroas novo.

* Por experincia prpria, digo que cmbio dianteiro com abraadeira alta melhor que os de abraadeira baixa nessa aplicao. Um FD-TX800 de abraadeira baixa entortou todo com pouco tempo, enquanto meu FD-M371 de abraadeira alta j est comigo desde outubro de 2019 e segue firme.

* A escolha do cmbio dianteiro tambm precisa levar em conta o tamanho das coroas que conseguem operar. Existem alguns modelos que operam tanto com conjuntos 48-36-26d quanto 44-32-22d, escolha entre eles.

* O cmbio traseiro precisa ter amplitude de 45d, que o mximo atualmente. Somente modelos 9v voltados pra coroa tripla tem isso. No h problema algum usar um 9v com corrente 8v, pois a largura interna das correntes a mesma, somente a largura externa que menor em 9v.

* O cmbio dianteiro precisa obrigatoriamente ser para coroa tripla (3x). Tambm existe uma questo a mais, pois os 8v tem o cage mais largo que os 9v. Eu uso um FD-M371, que 3x9v, mas uso 3x8v. Hoje eu teria escolhido um FD-M311 ou FD-M313 (os dois so aparentemente o mesmo produto, achava que o M313 fosse um erro de digitao, mas descobri que existe mesmo esse cdigo) pra evitar problemas de corrente raspando no cmbio dianteiro.

* Os cassetes da Shimano no tem opes maiores que 36d, ento precisa dar o brao a torcer e pegar um SunRace mesmo. Eu uso o M680, que 8v 11-40d, mas existe um 9v 11-40d tb.

* Cmbios Shadow+ so de geraes mais recentes e no aceitam bem isso, o ideal so os convencionais ou no mximo Shadow.

Numa sugesto de peas:

* Pedivela FC-T4060 48-36-26d com central SM-BB52 vai ser a melhor combinao pra parte dianteira da transmisso, ainda que caro, trocando apenas a coroinha pra 22d. Um pedivela FC-M361 48-38-28d com central BB-UN300 pode ser uma boa pedida pra baixar o custo, mas teria de trocar a mdia alm da pequena.

* Cmbios FD-M371 na frente e RD-M370 so o que eu uso e recomendo pra 3x9v, mas um FD-M313 na frente j deixa isso adequado a 3x8v sem os problemas de raspar a corrente. Se conseguir um par FD-M591 e RD-M591, so a melhor escolha pra 3x9v, mas cuidado que tem uma verso 3x10v do FD-M591, chamada de FD-M591-10, que s aceita pedivelas 42-32-24d.

* Coloque uma corrente boa, realmente boa. Relaes amplas vo forar bastante a corrente na lateral (eu parti duas SunRace CFNM84 em sequncia antes delas alongarem). Eu uso atualmente a KMC X8 dourada, que eu acho a melhor 8v disponvel aqui. Se conseguir uma Connex 8SX ou 8SE (a segunda mais pesada, mas supostamente mais durvel), me avise! A mesma coisa rola com a KMC X9 dourada e as Connex 9SX ou 9SE, mas so pra 9v. Curiosamente, o site da Shimano cita somente a CN-HG40 pra 8v e nenhuma pra 9v, no sei o que rola, mas a HG40 enferruja com muita facilidade, na minha experincia. Como a KMC quem fabrica as correntes da Shimano (e acho que da SRAM tb, mas no confirmei isso ainda), acredito que ela tenha know how pra fazer coisa boa.

* Fique atento a manuteno. Eu comprei um medidor de alongamento da IceToolz e fico esperto com isso.

Basicamente isso. Veja que tem benefcios e malefcios. Eu mesmo estou questionando se compensa continuar com meu setup, tenho pensado em migrar pra 3x9v com cassete Shimano CS-HG200-9 11-36d, mas deixando o pedivela como est. Isso porque os cassetes da SunRace duram menos em relao aos Shimano.

Boa sorte!
Bora pedalar, seno estressa!
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jefmello Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de jefmello Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2021 as 08:08
Estava nesse dilema tambm. Como j tinha peas 10v sobrando, coloquei na hbrida: pedivela sunrace com coroas deore 10v 40-28, cmbio traseiro slx shadow 10v, cassete 11-32 de speed, trocadores deore. Ficou show, mas 2x10v foi exagero pra mim. Compraria 3x9v como citado acima, pois acho que d melhor escalonamento e custo fica bom ainda.
jefmello-sorocaba
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Adolfochica66 Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Adolfochica66 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2021 as 09:46
Bom dia! Kra, mto obrigado, era exaramente isso q eu precisava! O seu relato com certeza vai me poupar mta dor de cabea!

Vou aproveitar demais principalmente suas sugestoes de peas! Nem os mecanicos q eu conversei tem informacao de tanta qualidade!

Mas sinceramente, vc confirmou uma suspeita q eu ja tinha, de que impossivel ou quase fazer isso e ficar com um troca perfeita e simples...

Acho q vou abrir mao de um pouco de amplitude e respeitar mais os limites das peas...

Penso em ficar com um 3x8, assim nem troco o pedivela, oq vai economizar bastante

Ai ficaria com um cambio dianteiro e alavancas altus, um traseiro acera m360, e um cassete 11x34. Respeito todos os limites das peas e fico com uma amplitude razoavel, sendo a mais pesada 42x11 e a mais leve 24x34.

Queria uma pesada mais pesada, como a sua? Queria! Mas eu sou desatento demais p usar um cambio com restricao de marchas kkkkk. Vou estourar ele rapidinho

Kra, mto obrigado mais uma vez!!!
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2021 as 10:40
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:


* Por experincia prpria, digo que cmbio dianteiro com abraadeira alta melhor que os de abraadeira baixa nessa aplicao. Um FD-TX800 de abraadeira baixa entortou todo com pouco tempo, enquanto meu FD-M371 de abraadeira alta j est comigo desde outubro de 2019 e segue firme.

Discordo nisso. O cmbio deve ter entortado por ser um cmbio simples, no por ter abraadeira baixa. bem ntido que o metal nas linhas mais simples menos resistente que nas linhas superiores. No necessariamente por conta da posio da abraadeira. Para chegar nessa concluso, voc teria que testar dois cmbios da mesma linha, at porque voc est usando o cmbio fora das especificaes (mximo de 12 dentes entre a maior e a do meio e 22 dentes entre a coroa superior e inferior).
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2021 as 12:33
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Discordo nisso. O cmbio deve ter entortado por ser um cmbio simples, no por ter abraadeira baixa. bem ntido que o metal nas linhas mais simples menos resistente que nas linhas superiores. No necessariamente por conta da posio da abraadeira. Para chegar nessa concluso, voc teria que testar dois cmbios da mesma linha, at porque voc est usando o cmbio fora das especificaes (mximo de 12 dentes entre a maior e a do meio e 22 dentes entre a coroa superior e inferior).

Discordncia respeitada! Eu realmente no tenho experincia prpria em cmbios superiores com abraadeira baixa. Mas no colocaria um cmbio caro demais numa situao de esforo e potencial quebra como coloquei...
Bora pedalar, seno estressa!
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