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Câmbio dianteiro deforma com facilidade?

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andmac Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de andmac Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Câmbio dianteiro deforma com facilidade?
    Enviado: 22 Out 2021 as 21:52
Olá, Pessoal. Me chamo André e sou novo no fórum. Na verdade já aprendi muito pesquisando nos tópicos por aqui, mas só agora fiz um cadastro.

Gostaria de mostrar um problema que tive 2x na minha Schwinn aro 26: o câmbio dianteiro se deforma depois de algumas centenas de km de uso, como mostrado nas fotos abaixo.

A primeira foto é do câmbio original que veio com a bike, genérico. O passador é Shimano, pedivela genérico e corrente KMC. Isso aconteceu com +/- 400 km rodados. Esse câmbio sempre foi ruim de regular, então não me impressiona que tenha durado pouco.

Troquei o câmbio estragado por um Shimano TZ500 e depois de mais 600 km aconteceu o mesmo problema, como se vê na segunda foto. Interessante notar que esse câmbio pegou regulagem muito fácil e sempre funcionou bem. Estragou de repente sem dar aviso.

Sei que esses câmbios são simples, mas não deveriam durar um pouco mais? Sempre ouço o pessoal reclamar que o câmbio traseiro estraga primeiro.

Mais alguém já teve esse problema?





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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Out 2021 as 22:23
Na bike da minha esposa um TZ21 durou cerca de 5000km e só foi trocado pq eu peguei um preço legal num par de FD-M311/RD-M310, necessários pra colocar um cassete de 34 dentes.

Não leve a mal, mas mesmo um câmbio genérico não empena tão rápido assim, se corretamente usado. Vou perguntar sobre a sua técnica de troca de marchas, qual o procedimento real que vc executa?
Bora pedalar, senão estressa!
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andmac Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de andmac Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Out 2021 as 22:36
Quando comprei essa bike há 2 anos e comecei a pedalar eu fazia muita bobagem, inclusive trocar marcha pedalando com força, subida e dava aqueles estalos, mas logo aprendi (bem antes do primeiro câmbio estourar) que se deve aliviar o pedal durante a troca e só manter o movimento até a corrente passar pra outra coroa e evitar combinação de marcha que cruza corrente.

Esse TZ estava funcionando muito bem antes de estragar, trocas silenciosas e rápidas.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Out 2021 as 23:05
Principalmente com câmbios mais simples, é necessário uma técnica bem precisa pra trocar as marchas, sob a pena de se entortar o mesmo.

Aliviar o pedal enquanto se faz a marcha é o principal fator, mas recomendo também efetuar a troca com alguma antecedência, pelo menos no câmbio dianteiro. Podem haver algumas questões técnicas na montagem e ajuste do câmbio também:

* Câmbio muito próximo da coroa maior: a segunda foto, mostrando o câmbio empenado pra cima, me remete bastante a essa situação. Se a distância entre os tipos dos dentes e o guiador do câmbio (popularmente conhecido como facão) tiverem menos de 3mm de distância, podendo ter mais, a troca pra coroa maior vai ser dura e com a possibilidade de agarrar a corrente entre a coroa e o câmbio, o que vai empenar ele.

* Câmbio inapropriado para o tamanho da coroa maior: alguns negam isso, mas os documentos técnicos da Shimano deixam claro qual o tamanho da coroa maior que o câmbio é projetado. Nas MTBs existem câmbios para 48d (podendo ser 48-38-28d ou 48-36-26d), 44d (geralmente 44-32-22d), 42d (42-34+24d) e a lista vai ficando longa. Alguns câmbios, como o FD-M310, aceitam 48d ou 44d, desde que a diferença e tre a maior e a menor coroa seja igual ou inferior a 22d. É preciso checar os documentos técnicos.

Um câmbio para 42d instalado com uma coroa 48d ficaria com a parte traseira muito baixa, pois a curvatura é mais fechada do que a coroa. Para funcionar minimamente ele precisaria ficar o mais próximo possível, o que poderia colocar a traseira na linha de uma corrente embolada e forçar ele para cima.

* Movimento central de tamanho inadequado: outra questão que muitos dizem não existir, mas há documentação técnica sobre o tema. Já fui vítima de um mecânico que instalou um central ponta quadrada mais curto do que o adequado, o que forçou a instalação do câmbio virado para fora para conseguir o mínimo de funcionalidade. Saindo da oficina tudo estava OK, mas não de.orou muito pra apresentar problemas pra jogar para a coroa menor. A posição do câmbio deve ser paralela às coroas, com algum mínimo desvio (algo tipo 2 graus) para compensar alguma geometria anômala no sistema, nada além disso.

Alguns mecânicos simplesmente ignoram os documentos técnicos e usam a própria experiência pra julgar o que é "melhor", chegando a negar totalmente o que a documentação indica. Adivinha porque eu aprendi mecânica de bike e passei a fazer quase tudo eu mesmo?

Seu caso me inspira erro operacional no primeiro caso e erro de montagem ou escolha de peças no segundo. Sugiro um novo mecânico pra tentar diagnosticar o problema e dar uma segunda opinião (ou aprender mecânica por conta própria, mas é um processo lento).
Bora pedalar, senão estressa!
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Out 2021 as 23:09
A ponto de entortar assim, nunca.

As vezes que troquei não foi nem por estarem com problema no funcionamento, mas por estarem com folga e fazendo barulho. Ainda assim, funcionavam muito bem. Um câmbio Caloi desses aí e um Altus. O Alivio que entrou no lugar já rodou pra caramba e zero problemas.

Nas trocas, no trocador, você aciona fazendo muito força/muito rápido? Pode ser isso que está causando o problema.

Outra possibilidade, no caso do Tourney, é de ser um item falsificado.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de andmac Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Out 2021 as 23:23
O central, assim como o pedivela ainda são os originais da bike e o câmbio novo está dentro da especificação pra esse pedivela (TZ500 para 42d, a outra opção seria o TZ510 que é para 48d). A manutenção sou eu mesmo que faço pois gosto da mecânica e economizo uns trocados.

Com relação ao seu primeiro comentário eu fiquei surpreso, pois pelo que tenho estudado sobre o assunto, essa folga deveria ser algo em torno de 1,5 mm e tenho regulado assim. Realmente pode estar aí o problema. Vou prestar atenção nisso ao instalar o próximo câmbio.

Agora sobre a técnica de troca de marchas, o que você quer dizer com "efetuar a troca com alguma antecedência"?
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de andmac Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Out 2021 as 23:53
Estava funcionando muito bem, passada precisa e sem ter que fazer força.
Falsificado é uma possibilidade, embora eu acredite que não pois era um componente muito mais bem acabado do que o original da bike, veio com aquele "manualzinho" da Shimano e, se não me falha a memória, tinha o adesivo da importadora oficial (Blue Cycle).
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Buscando nos manuais da Shimano, a orientação de instalação do câmbio é com 1 a 3 mm de distância entre o facão e os dentes da coroa maior:

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Disse de cabeça. Eu procuro sempre colocar em 3mm de distância, mas a própria referência indica entre 1mm e 3mm, como você colocou. 3mm pra mim está OK e pelo manual tb.

Sobre trocar com antecedência, é pra evitar ter de trocar a marcha dianteira no meio de um morro íngreme, por exemplo. Câmbio dianteiro é meio chato mesmo, não é a toa que a tendência atual seja relações de coroa única, somente com o câmbio traseiro. Não é a minha praia, pois valorizo um range amplo.

Ainda assim há algo estranho aí, não é normal o câmbio empenar com essa facilidade. Já vi central de tamanho errado em bike nova, não considere que ele está do tamanho certo por essa razão. Meça a distância entre o tubo do selim, onde o câmbio é fixado, e a coroa do meio. Há indicações para a distância correta também na documentação técnica, se não me engano deve ficar entre 48mm e 50mm, mas tô falando de cabeça de novo.
Bora pedalar, senão estressa!
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A corrente está gasta então vou aproveitar e fazer um upgrade nesse bike. Como hoje eu só uso ela no asfalto, me faz falta uma relação mais longa. Encomendei um pedivela de 48-38-28d, uma catraca Megarange e um conjunto de câmbios TX800 compatível, além de uma corrente nova. Esse câmbio usa abraçadeira baixa, que me parece formar um conjunto mais robusto. Tenho uma aro 29 com relação completa Acera 27v cujo câmbio dianteiro tem uma construção parecida e não me dá problemas, sendo que a uso mais pra pedal fora do asfalto.

Vou checar como fica a medida da coroa do meio com o tubo de selim com essa configuração nova, e dependendo da necessidade, coloco um movimento central de medida diferente (o original está com zero folga, então se a medida que você falou estiver ok, prefiro nem mexer).
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