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Câmbio dianteiro danificado, sugestão troca

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Trassi Ver Drop Down
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Cadastrado em: 31 Mar 2021
Ribeirão Preto
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    Postado: 31 Mar 2021 as 10:49
Olá pessoal, tudo em paz? Tenho uma bike Oggi Hacker 29 e encontro alguns problemas com o câmbio dianteiro, onde quando troco de coroa descendo nem sempre desce, já regulei ele, mas tem algo de errado com ele, enfim, pensei em fazer um investimento. A bike tem Pedivela Shimano Altus Fc M131 Natural 170mm 24/34/42d e o câmbio dianteiro Shimano Tourney. Pergunto, posso investir em um trocador Câmbio Dianteiro Shimano Deore Xt M780 3x10v Top Swing Duall? Vai funcionar?

Obrigado pessoa.
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 11:21
Tem que observar qual a quantidade de dentes que o cambio suporta! os mais novos são para 40 dentes na coroa maior!

deve ter as observações no anuncio dele e, principalmente: que tipo de abraçadeira ele usa e o tipo de puxada!

Mas....
A título de comparação: tive o mesmo problema que o seu, mas em um Alívio M4000, troquei por um... Altus (no caso, foi no meio do ano passado, no auge da falta de peças, era o que tinha pra não ficar parado).
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
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Trassi Ver Drop Down
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Cadastrado em: 31 Mar 2021
Ribeirão Preto
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Trassi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 11:25
Olá amigo, obrigado por sua dica. Vou verificar se esse cambio em questão consegue trabalhar nessas coroas que tenho, confesso que não sabia disso.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Abr 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 12:33
Eu tentaria rever a regulagem e limpeza do câmbio e cabos antes de partir pra uma troca. A não ser que tenha quebrado o guiador (tb chamado de cage ou facão), um câmbio dianteiro geralmente pode ser consertado desentortando e realinhando tudo. E esse é o pior caso.

Sugiro testar variações no alinhamento e altura do câmbio. Considerando que vc saiba regular adequadamente e que o câmbio esteja íntegro e alinhado, são as únicas outras questões que podem dar problema.

Comece com alinhamento paralelo às coroas e 3mm de espaço entre a base do guiador e o topo dos dentes da maior coroa, use uma chave Allen nessa medida pra ajudar a checar isso. Teste a passagem pra coroa grande e, se estiver agarrando, suba um pouco mais pra afastar, até que a passagem ocorra sem problemas. Uma dica: libere o parafuso de fim de curso H e puxe manualmente o cabo na parte exposta, por baixo do down tube ou junto do top tube, pra fazer esse teste. Se puxar demais, a corrente cai pra fora, mas não ligue pra isso agora.

Feito isso, vamos regular o fim de curso L. Libere totalmente o passador e solte o cabo (ele precisa ter folga). Se cair pra dentro, é um bom sinal: recoloque a corrente e aperte o parafuso L até que a marcha se mantenha na coroa menor. Se não cair pra dentro, solte o parafuso até que a corrente mude pra coroa menor. Se o parafuso chegar a se soltar e ainda assim não mudar pra coroa pequena, certifique-se que o cabo está frouxo (desencaixe o conduíte do primeiro apoio do cabo, onde começa a seção exposta, se for o caso) e teste de novo.

Se mesmo assim não resolver, experimente girar pouco a pouco o câmbio na abraçadeira, virando a frente para direita, o que vai jogar a ponta do guiador pra dentro. Provavelmente vc soluciona o problema assim, mas se chegar nesse ponto eu te digo por experiência própria que o eixo do movimento central está muito curto, é o caso de trocar por outro mais longo, o que vai deslocar a coroa para fora e permitir ao câmbio que funcione corretamente.

Basicamente é isso. Não precisa colocar um câmbio dianteiro muito caro, até porque os melhores que vc encontrar são modelos antigos (a moda atual é coroa dupla ou até única, sem câmbio). Além disso, o pedivela que vc tem é adequado para relações com 6v ou 7v atrás, funciona bem com 8v, mas com 9v e acima a corrente fica mais estreita, daí o guiador do câmbio também fica. O câmbio que você indicou é para corrente 10v, vai raspar muito a corrente nele e provavelmente vai desgastar precocemente.

Um câmbio dianteiro 3x9 deve funcionar razoavelmente, um 3x8 deve funcionar OK e um 3x7 melhor ainda.

Boa sorte aí! Lembre-se de não gastar em coisas desnecessárias ou, pior ainda, incompatíveis. O que vc tem nas mãos provavelmente já é adequado para o caso, pode ser questão de regulagem ou eixo do central curto, como já disse.
Bora pedalar, senão estressa!
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Trassi Ver Drop Down
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Cadastrado em: 31 Mar 2021
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Trassi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 13:15
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Eu tentaria rever a regulagem e limpeza do câmbio e cabos antes de partir pra uma troca. A não ser que tenha quebrado o guiador (tb chamado de cage ou facão), um câmbio dianteiro geralmente pode ser consertado desentortando e realinhando tudo. E esse é o pior caso.

Sugiro testar variações no alinhamento e altura do câmbio. Considerando que vc saiba regular adequadamente e que o câmbio esteja íntegro e alinhado, são as únicas outras questões que podem dar problema.

Comece com alinhamento paralelo às coroas e 3mm de espaço entre a base do guiador e o topo dos dentes da maior coroa, use uma chave Allen nessa medida pra ajudar a checar isso. Teste a passagem pra coroa grande e, se estiver agarrando, suba um pouco mais pra afastar, até que a passagem ocorra sem problemas. Uma dica: libere o parafuso de fim de curso H e puxe manualmente o cabo na parte exposta, por baixo do down tube ou junto do top tube, pra fazer esse teste. Se puxar demais, a corrente cai pra fora, mas não ligue pra isso agora.

Feito isso, vamos regular o fim de curso L. Libere totalmente o passador e solte o cabo (ele precisa ter folga). Se cair pra dentro, é um bom sinal: recoloque a corrente e aperte o parafuso L até que a marcha se mantenha na coroa menor. Se não cair pra dentro, solte o parafuso até que a corrente mude pra coroa menor. Se o parafuso chegar a se soltar e ainda assim não mudar pra coroa pequena, certifique-se que o cabo está frouxo (desencaixe o conduíte do primeiro apoio do cabo, onde começa a seção exposta, se for o caso) e teste de novo.

Se mesmo assim não resolver, experimente girar pouco a pouco o câmbio na abraçadeira, virando a frente para direita, o que vai jogar a ponta do guiador pra dentro. Provavelmente vc soluciona o problema assim, mas se chegar nesse ponto eu te digo por experiência própria que o eixo do movimento central está muito curto, é o caso de trocar por outro mais longo, o que vai deslocar a coroa para fora e permitir ao câmbio que funcione corretamente.

Basicamente é isso. Não precisa colocar um câmbio dianteiro muito caro, até porque os melhores que vc encontrar são modelos antigos (a moda atual é coroa dupla ou até única, sem câmbio). Além disso, o pedivela que vc tem é adequado para relações com 6v ou 7v atrás, funciona bem com 8v, mas com 9v e acima a corrente fica mais estreita, daí o guiador do câmbio também fica. O câmbio que você indicou é para corrente 10v, vai raspar muito a corrente nele e provavelmente vai desgastar precocemente.

Um câmbio dianteiro 3x9 deve funcionar razoavelmente, um 3x8 deve funcionar OK e um 3x7 melhor ainda.

Boa sorte aí! Lembre-se de não gastar em coisas desnecessárias ou, pior ainda, incompatíveis. O que vc tem nas mãos provavelmente já é adequado para o caso, pode ser questão de regulagem ou eixo do central curto, como já disse.

Sensacional as dicas, olha como estava pensando errado, eu achava que um trocador 3x10 seria bem melhor pra bike. Caso seja caso de troca, qual câmbio 3x7 indica?
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dwsmartins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Abr 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 04:27
Recomendo tentar os ajustes primeiro. O que quer que vc vá comprar, é reposição de peça. 3x7 da Shimano é bastante nivelado, quando se fala de câmbio dianteiro, e só tem as séries Tourney: TZ, TY ou TX, tanto faz (coloquei do mais barato pro mais caro). Só fique atento que existem modelos para pedivelas 48-38-28d e 42-34-24d, assim como modelos que o cabo puxa por cima, por baixo ou por ambas as direções.

Vc já citou que seu caso é 42-34-24d. O cabo do câmbio dianteiro passa por baixo do tubo do central ou vem por cima, junto ao tubo superior do quadro? Também, qual a espessura do tubo do quadro onde encaixa o canote? Talvez seja melhor dizer qual é a bike tb.
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Trassi Ver Drop Down
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Cadastrado em: 31 Mar 2021
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Trassi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 06:06
Bom dia amigo, é uma Bike Oggi Hacker, uma mistura de Shimano Tourney com Altus. Ontem a noite conversei com uma loja aqui é vou revisar ela inteira. Só perguntei dos câmbios pois se vierem com a opção de troca eu ter informações para colocar algo de qualidade. Sensacional a ajuda, obrigado.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Abr 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 22:20
Se vai levar numa loja, tá resolvido.
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