| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Oficina e Manuteno das Bikes
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Cambio de speed em MTB da certo?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Cambio de speed em MTB da certo?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Cambio de speed em MTB da certo?
    Enviado: 05 Jun 2013 as 03:49
Oi, ja li em alguns foruns aqui , bikers que usaram cambio de speed em mtb, entao como sempre tive vontade de fazer essa troca. pegunto a alguem, se ja usou ou conhece alguem que usou. funciona bem. eu iria usar um pedivela de 48 dentes. o brao curto do cambio de speed ( sora) daria conta? agradeo.
Voltar para o topo
ftajiri Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de ftajiri Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2013 as 06:03

A pergunta seria se o cambio casaria com o cassete.... Os cambio road de brao curto alcanam no max 28 dentes,, no max 30tl dentes... Tem o zee de brao curto q alcana 36 dentes porem ele tem o desenho diferente pra nao ficar encostando na cassete
Voltar para o topo
m46c10 Ver Drop Down

sao paulo - centro
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de m46c10 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2013 as 07:00
Tudo depende da relao que se vai usar..
Cassete de speed tb..? Qual o tamanho da coroa maior do cassete.?
O pedivela vai usar coroa simples, dupla ou tripla.? Se for tripla esquece.
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar para o topo
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2013 as 14:35
Originalmente Postado por m46c10 m46c10 Escreveu:

Tudo depende da relao que se vai usar..
Cassete de speed tb..? Qual o tamanho da coroa maior do cassete.?
O pedivela vai usar coroa simples, dupla ou tripla.? Se for tripla esquece.
entao, tudo seria alivio 9v. exceto pedivela que seria deore integrado. no qual eu queria o maior 48 dentes, vc cita se for tripla esquece, mas exatamente isso, ja vi cambios sora e durace em mtb com coroa tripla, por isso minha duvida. queria por um sora, porque dizem ser mais preciso. vc ja usou e nao deu certo?
Voltar para o topo
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2013 as 14:37
Originalmente Postado por ftajiri ftajiri Escreveu:

A pergunta seria se o cambio casaria com o cassete.... Os cambio road de brao curto alcanam no max 28 dentes,, no max 30tl dentes... Tem o zee de brao curto q alcana 36 dentes porem ele tem o desenho diferente pra nao ficar encostando na cassete
extamente. meu k7 o hg 50 11-32. meio receio nao alcanar o 32. poxa entao os bikers q usam cambio speed em mtb. deve ser k7 menor que 30.Cry
Voltar para o topo
gggehlen Ver Drop Down

Porto Alegre
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gggehlen Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2013 as 17:23
Na minha speed tenho cassete 11-30 (comprei o grupo pela internet e veio esse) e acho que daria para usar sim 32 dentes.

P.S.: Meu grupo o sora 3500.
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down

Curitiba - PR
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Voodoo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2013 as 17:42
Cassete 11-32 com pedivela triplo 48-36-26 no vai funcionar direito, pode escrever a.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
dts Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2013 as 17:59
Funciona se a maior for 28.
Mas bem mais fraco que o de MTB, se entrar um galho d galho, certo ? 
Voltar para o topo
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 00:57
Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Cassete 11-32 com pedivela triplo 48-36-26 no vai funcionar direito, pode escrever a.
O Voodoo, vejo aqui nos foruns que vc tem road n. entao essa minha ideia de querer por cambio sora pra um k7 11-32, devo esquecer, isso se deve ao brao curto do cambio?  agradeo
Voltar para o topo
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 00:58
Originalmente Postado por dts dts Escreveu:

mais fraco? meu motivo era por dizerem que era mais resistente. xiii, ja vi entao que a ideia de sora nao boa.
Voltar para o topo
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 01:00
Originalmente Postado por gggehlen gggehlen Escreveu:

Na minha speed tenho cassete 11-30 (comprei o grupo pela internet e veio esse) e acho que daria para usar sim 32 dentes.

P.S.: Meu grupo o sora 3500.
11-30? q modelo ..seria de 8v? me diz vc sente precisao nas torcas de marchas? e as pedaladas ficam mais suaves?
Voltar para o topo
bcgfg Ver Drop Down

Orleans-SC
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de bcgfg Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 06:57
Cara o cmbio de speed feito para andar em determinadas situaes, onde normalmente no tem tanto solavanco, galhos, etc.

Se quer um cmbio mais preciso no mtb, vai de slx pra cima que no tem erro.

Editado por bcgfg - 06 Jun 2013 as 06:58
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down

Curitiba - PR
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Voodoo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 09:42
Originalmente Postado por RANIERI MS RANIERI MS Escreveu:

O Voodoo, vejo aqui nos foruns que vc tem road n. entao essa minha ideia de querer por cambio sora pra um k7 11-32, devo esquecer, isso se deve ao brao curto do cambio?  agradeo

Sim, o brao curto e tambm a amplitude mxima do cmbio. Ele no foi projetado para trabalhar com mais de 28 dentes no cassete (t, at funciona, mas no fica legal). Ao mesmo tempo tambm no foi projetado para esticar uma corrente to longa como a necessria para um sistema de range to grande.

Cmbio curto serve para pedivela duplo e cassete de range pequeno (12-25, por exemplo). Mais que isso voc comea a ter combinaes de marcha onde o sistema ter lentido nas trocas, rudos, queda de corrente, entre outros problemas.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
Oliva Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Oliva Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 12:48
s complementando a info do voodoo, na documentao do rd-3400 (3500 no tem spec ainda), ele d um largest sprocket de 27t (isso no GS [med/long cage]), mas acredito que pegue uns 28 ou quem sabe 30 (maybe?) no cassette sem grandes problemas.
32 no vai ficar bom.

Also, tem uma outra informao, chamada total capacity, que um valor que corresponde ao potencial elstico do cambio, pra ficar esticado.
No caso do 3400, 37 no GS e 31 no SS
Esse valor voc calcula sendo
[maior coroa - menor coroa] + [maior catraca - menor catraca]
no caso do pedivela 48-28 com cassette 32-11, vc teria 41 no clculo. Isso t 4 nmeros acima da capacidade, podendo quebrar o cambio ou, no mnimo, desgast-lo excessivamente rpido.

Sobre o RD-3500, achei essa informao nesse site: (no sei se isso t correto)

Details

Part num: RD-3500

Max Low: 32T

Min Top: 11T

Capacity: 37T

Size: SS SG

editei pra corrigir um engano meu nos nmeros e no clculo total.

Editado por Oliva - 07 Jun 2013 as 12:05
nis que avoa pedalando de boa.
Voltar para o topo
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 14:19
Originalmente Postado por bcgfg bcgfg Escreveu:

Cara o cmbio de speed feito para andar em determinadas situaes, onde normalmente no tem tanto solavanco, galhos, etc.

Se quer um cmbio mais preciso no mtb, vai de slx pra cima que no tem erro.
talvez bata aquilo se o cara quer precisao porque nao pega um mais preciso ao inves de adaptaao? mas nao s precisao li num artigo que alem de preciso cambio speed em mtb, teria mesmo efeito de pedalada de sinlge speed. porque a corrente nao ficaria tao perpendicular, e assim teria um melhor aproveitamento das pedaladas. to procurando esse artigo na net , mas ainda nao encontrei. se encontrar posto aqui. agradeo.
Voltar para o topo
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 14:22
Originalmente Postado por Oliva Oliva Escreveu:

s complementando a info do voodoo, na documentao do rd-3400 (3500 no tem spec ainda), ele d um largest sprocket de 27t (isso no GS [med/long cage]), mas acredito que pegue uns 28 ou quem sabe 30 (maybe?) no cassette sem grandes problemas.
32 no vai ficar bom.

Also, tem uma outra informao, chamada total capacity, que um valor que corresponde ao potencial elstico do cambio, pra ficar esticado.
No caso do 3400, 37 no GS e 31 no SS
Esse valor voc calcula sendo
[maior coroa - menor coroa] + [maior catraca - menor catraca]
no caso do pedivela 48-16 com cassette 32-11, vc teria 43 no clculo. Isso t 6 nmeros acima da capacidade, podendo quebrar o cambio ou, no mnimo, desgast-lo excessivamente rpido.

Sobre o RD-3500, achei essa informao nesse site: (no sei se isso t correto)

Details

Part num: RD-3500

Max Low: 32T

Min Top: 11T

Capacity: 37T

Size: SS SG

cara valeu pelas informaoes, show. no documento da enetnder ainda que se fosse usar iria forar as molas.. que resultaria num desgaste precoce. agradeo cara . mais que explicou. parabens.
Voltar para o topo
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 14:25

Sim, o brao curto e tambm a amplitude mxima do cmbio. Ele no foi projetado para trabalhar com mais de 28 dentes no cassete (t, at funciona, mas no fica legal). Ao mesmo tempo tambm no foi projetado para esticar uma corrente to longa como a necessria para um sistema de range to grande.

Cmbio curto serve para pedivela duplo e cassete de range pequeno (12-25, por exemplo). Mais que isso voc comea a ter combinaes de marcha onde o sistema ter lentido nas trocas, rudos, queda de corrente, entre outros problemas.
Pois Voodoo imaginei isso mesmo, mas como respondi ao amigo la embaixo minha insistencia no cambio de road, seria pra evitar o tal efeito perpendicular ai seria uma pedalada mais eficaz como numa single speed, realmente os bikers que vi usando cambio de speed. devia ser um k7 de 14-28.  estranhei cambio alcanar mega rangers. por isso decidri perguntar no forum antes de querer meter a cara. agardeo
Voltar para o topo
bcgfg Ver Drop Down

Orleans-SC
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de bcgfg Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 19:20
Ranieri, essa sua lgica no tem cabimento, se o produto fosse feito para rodar com mtb no seria vendido como speed.
Deve dar certo, mas fica a gambiarra total.

Se o negcio aproveitar a pedalada, coloca um pedivela bom e cmbios xtr.

Os cmbios de mtb tem um desenvolvimento to grande quantos os de speed, falando de shimano e sram, com certeza os caras investem nos tipos de cmbios nas pesquisas para lanamentos de modelos novos.
Voltar para o topo
RANIERI MS Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RANIERI MS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 19:33
Originalmente Postado por bcgfg bcgfg Escreveu:

Ranieri, essa sua lgica no tem cabimento, se o produto fosse feito para rodar com mtb no seria vendido como speed.
Deve dar certo, mas fica a gambiarra total.

Se o negcio aproveitar a pedalada, coloca um pedivela bom e cmbios xtr.

Os cmbios de mtb tem um desenvolvimento to grande quantos os de speed, falando de shimano e sram, com certeza os caras investem nos tipos de cmbios nas pesquisas para lanamentos de modelos novos.
entao, eu li esse artigo que fala que os cambios de braos longos mantem uma postura muito perpendicular. e assim as roldanas do cambio muito distante deixa uma pedalada menos eficaz. tanto que tem muitos que andam de single speed, que fala que as pedaladas sao melhores, embora nao tenha beneficio de velocidades. to procurando muito esse artigo na net pra postar aqui, mas ainda nao achei. eu uso cambio alivio 9v, instalei ele em outubro passado, ate hoje fiz s 3 regulagem. meu uso urbano. nao reclamo da precisao dos cambios alivio. apenas fiquei curioso na tese do efeito perpendicular , mas voceis aqui no forum me conveceram que o uso de cambio speed em mtb. nao inteligente.
Voltar para o topo
Paulo69 Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Paulo69 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2013 as 21:42
Ranieri
Nos 90s, quando as bikes tinham 6V ou 7V e coroas 48/38/28 era muito comum usar cmbios de speed. O objetivo era eviter movimentos laterais de corrente. Funcionava. Hoje as coroas diminuram mas o cassete um monstro de grande o que pode inviabilizar. Eu tentaria um short cage, o esticamento no h to exagerado e a roldana superior no toca a engrenagem, o que anula a reduo de perdas do efeito perpendicular, que desconheo e questiono.
A bike da minha filha tem o cage to horizontal quando engatado no megarange que o barulho imenso. Diria que no h ganho nenhum ali, a julgar pela barulheira das interferncias.
Arrisca instalar, por que morrer com a duvida?
NON DVCOR DVCO
Voltar para o topo
dts Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jun 2013 as 22:42

Originalmente Postado por dts dts Escreveu:

mais fraco? meu motivo era por dizerem que era mais resistente. xiii, ja vi entao que a ideia de sora nao boa.
Sim
Voltar para o topo
Binotto Ver Drop Down

Blumenau
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Binotto Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Ago 2016 as 13:12
Desenterrando tpico. estou com uma CANNONDALE TRAIL 6, e transformando ela em uma urbana do meu jeito aos poucos. Estou guardando as peas originais para remontar na bike caso pretanda vend-la futuramente. Ento como sou "spideiro" tb, acabei colocando uma catraca 9v 12-23, corrente kmc gold 9v, e mantive o pedevela de mtb 44-32-22. Tudo certo com um porm, as trocas no cmbio traseiro ficaram realmente ruins, pois a catraca de mtb era 11-13-15-17... e agora 12-13-14-15... e o meu cambio traseiro um ACERA 2015 cage longo.
Ento fica a pergunta, compro um SORA cage curto de speed (resolveria o problema ?), ou o problema est no meu cmbio traseiro (ruim, bsico demais). MInha dvida realmente se o problema o cage longo do cambio atual, ou meu cambio que ruim mesmo.
Ento ou eu desisto da 12-23 (por uma 11-32, mas no queria isso), ou coloco um cambio traseiro de mtb melhor, com cage longo (SLX, XT, no sei se resolveria), ou coloco um de speed de uma vez (SORA, 105, ultegra, etc) cage curto.
Grato.
Voltar para o topo
Vincius Maral Ver Drop Down

Gois
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Vincius Maral Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jul 2020 as 18:47
Grupo 27v mtb alivio com cassete 11-28t Sora 9v e cmbio traseiro SHIMANO SORA GS 9V speed(SORA 9V).
Voltar para o topo
Vincius Maral Ver Drop Down

Gois
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Vincius Maral Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jul 2020 as 17:46
PERFEITAMENTE!
Voltar para o topo
Alex_rj Ver Drop Down

rio de janeiro
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Alex_rj Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2022 as 21:14
Salve!

Desenterrando o tpico para tirar uma dvida.

Quero utilizar numa hbrida um passador XT de 10 velocidades com cmbio traseiro de speed, k7 11-32t e pedivela simples. A coroa ser de 46t ou 48t. Essa configurao compatvel? O cmbio tem que ser GS ou o SS d conta?

Grato.

Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dimas2dimas Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2022 as 07:33
Originalmente Postado por Alex_rj Alex_rj Escreveu:

Salve!

<p ="Msonormal"><o:p></o:p>

<p ="Msonormal">Quero utilizar numa hbrida um passador XT de 10 velocidades
com cmbio traseiro de speed, k7 11-32t e pedivela simples. A coroa ser de 46t
ou 48t. Essa configurao compatvel? O cmbio tem que ser GS ou o SS d
conta?<o:p></o:p>

<p ="Msonormal">

<p ="Msonormal">Grato.

A puxada diferente. H RapidFire especfico para cambios de estrada. Nos 10v o GS Suporta 34T e os SS 28T.

Por qual motivo no utiliza um cambio traseiro Deore da linha M610/6000?

Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

So Francisco d
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Pabloebani Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2022 as 12:44
Se vc usar cambio e trocador de MTB na hibrida d, agora puxador MTB em cambio de estrada no da certo no.
Voltar para o topo
Alex_rj Ver Drop Down

rio de janeiro
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Alex_rj Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2022 as 20:01
Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Originalmente Postado por Alex_rj Alex_rj Escreveu:

Salve!

<p ="Msonormal"><o:p></o:p>

<p ="Msonormal">Quero utilizar numa hbrida um passador XT de 10 velocidades
com cmbio traseiro de speed, k7 11-32t e pedivela simples. A coroa ser de 46t
ou 48t. Essa configurao compatvel? O cmbio tem que ser GS ou o SS d
conta?<o:p></o:p>

<p ="Msonormal">

<p ="Msonormal">Grato.

A puxada diferente. H RapidFire especfico para cambios de estrada. Nos 10v o GS Suporta 34T e os SS 28T.

Por qual motivo no utiliza um cambio traseiro Deore da linha M610/6000?

Na verdade, eu estou refm do cage curto, quanto mais curto melhor. O mesmo tem que servir no k7 com 34t ou 32t e ser o menor possvel. Mas pelas respostar j vi que ter que ser o GS...

Esse Deore m610 com o cage GS muito maior que um cmbio speed, tambm com cage GS?

Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X