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Cambio Altus quebrou, minha culpa?

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Pepe-BH Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2018
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    Postado: 29 Jan 2018 as 15:09
Opa, tudo bem pessoal?

Comecei a andar de bike há 2 meses, mas antes disso li bastante coisa aqui no fórum até me decidir sobre o que comprar. Esse é meu primeiro post pq as dúvidas que tinha em relação a compra eu sanei pesquisando no fórum. Sobre ajudar os demais, ainda sei muito pouco pra dar palpite, hehe.....

Mas agora tenho uma dúvida bem específica, o que me motivou a criar o tópico. Há menos de 2 meses comprei uma Cannondale Trail SL3 que estava bem barata por ser 26. Acho q ela original é com conjunto Alívio, mas para loja conseguir desovar trocou para Altus e deu um belo desconto na bike. A bike é nova, com nota, loja física, tudo certinho.

O problema é que ontem, subindo uma rua, o câmbio simplesmente partiu, logo após eu passar marcha, que chegou a entrar mas tracionei poucas voltas no pedal e o cambio partiu. Eu não sei dizer se a corrente saiu e o câmbio partiu ou se o cambio partiu primeiro e em seguida a corrente saiu. Eu perdi a tração e parei a bike, tava lento, numa subida forte, na menor coroa e na 2a maior atrás. Quando parei vi o cambio trazeiro solto, por sorte eu estava lento e não pegou nos raios da roda.

Mandei fotos por zap para a loja e me adiantaram que a garantia não cobre este tipo de quebra, na quarta-feira vou levar a bike lá para eles avaliarem melhor.

Agora a dúvida: a garantia deve cobrir esta quebra? Foi minha culpa por ter passado marcha já na subida? É normal este tipo de quebra? O que poderia ter sido feito para evitar? É possível trocar só esta fixação ou tem q trocar o cambio traseiro inteiro?

Obrigado!!

Abs,
Pepe






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Cebo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 15:20
Uma quebra bem estranha mesmo. Ele não tem nenhuma marca de batida nem nada? O estranho é que quebrou o câmbio e se tivesse recebido alguma porrada teria marca e teria quebrado a gancheira.....bem estranho. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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jklaser Ver Drop Down
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Assim fica "dificiuuu"...a gancheira tá ali pra justamente quebrar nesta situação e vai que quebra o câmbio...
Eu já quebrei há muito tempo um daqueles deore sem ser shadow, mas foi num noturno,com um pau,nem deu pra reclamar...
Acho que vai ter de encarar o prejuízo,pensa assim, podia ser um XTR Di 2  Big smileBig smile


Editado por jklaser - 29 Jan 2018 as 15:25
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Pepe-BH Ver Drop Down


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Não teve batita, comprei a bike em 02/12/17 e só andei em asfalto, nenhuma queda. No total andei menos de 200km com certeza, trabalho a 4km de casa e tenho usado a bike para ir e voltar para o trabalho e cicloturismo nos finais de semana. Mas como em BH estava chovendo muito, nesses quase dois meses devo ter usado para ir p trabalho de 2 a 3 vezes por semana. Só eu usei a bike e não tive nenhuma queda.
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Vinacowboy Ver Drop Down
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o Altus é de material bem fraquinho, mas não a ponto de quebrar dessa forma que vc relatou... sinto muito, mas acho que tu foi enganado ao tirar o Alivio e Colocar esse Altus já explodido... ;)


Mas como a Loja já disse que não vai cobrir isso, sugiro comprar um alivio no mercado Livre, e levar lá pra montar pra vc. Ou verifica se tem alguma loja aí com preço bom e pega na hora, ficar sem bike é fogo!
siga-me https://www.strava.com/athletes/11510101
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Carlos W Ver Drop Down


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Está quebra não é comum, ainda mais novo. Pressione para sua loja para ver se trocam o câmbio. Este só trocando. Mas guarde para usar as roldanas depois quando gastarem.

Para trocar marchas na subida, tem que aliviar a pressão no pedal no momento da troca. Se estiver pedalando em pé, tem que ser um cambio muito bom para aguentar.

Meu cambio atual, igual ao anterior , gastou as roldanas de tanto usar.
Roldana de cambio gasta, provoca uma vibração bem fraca na pedalada, dificil de achar.



[IMG]
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AndersonFred Ver Drop Down
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Pepe-BH, com o conhecimento de mecânica que tenho, a única ideia que me veio à cabeça para ter acontecido essa quebra, dessa maneira, é que o câmbio tenha sido "sinistrado", causando uma dobra nessa parte que veio a quebrar, e foi feita uma recuperação, desdobrando de volta.

Não sei de que material é feita essa peça, mas se for uma liga de aço-alumínio, ao desdobrar ela perde muita resistência no ponto que tensionou, gerando um alto risco de quebra.

Não estou acusando a loja, mas ao meu ver, é a opção mais lógica para ter quebrado nesse ponto específico.
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Pepe-BH Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2018
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Originalmente postado por AndersonFred AndersonFred escreveu:

Pepe-BH, com o conhecimento de mecânica que tenho, a única ideia que me veio à cabeça para ter acontecido essa quebra, dessa maneira, é que o câmbio tenha sido "sinistrado", causando uma dobra nessa parte que veio a quebrar, e foi feita uma recuperação, desdobrando de volta.

Não sei de que material é feita essa peça, mas se for uma liga de aço-alumínio, ao desdobrar ela perde muita resistência no ponto que tensionou, gerando um alto risco de quebra.

Não estou acusando a loja, mas ao meu ver, é a opção mais lógica para ter quebrado nesse ponto específico.


Obrigado a todos pelas respostas.

Pela minha pouca prática com bike eu não preocupei em aliviar o pé, mas no momento da passagem de marcha eu estava sentado, pois já estava em uma marcha leve e ficar em pé com marcha leve girando rápido é bem desconfortável, hehe.

Aparentemente o cambio instalado na bike era novo, não tinha arranhão nem sinais de sinistro. Se aconteceu algum empeno, pode ter sido na montagem feita pela loja, mas a ponto de amassar e ter q voltar acho improvável. Esta fragilidade não poderia estar relacionada a um problema fabricação?

É possível usar o cambio traseiro Alívio sem trocar as demais peças do conjunto (cassete, pedileva, movimento, cubo, passador, etc)?
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Desconto nessa compra não sei se teve... Desceste dois degraus na hierarquia Shimano, logo se aproveitaram da sua inocência / desconhecimento de causa, pra dar a volta sob pretexto de um belo desconto. Talvez rodar um material com um leve defeito...
Fazendo contas, na média o Altus pro Alivio o preço praticamente dobra comprando avulso, o que quer dizer que pra loja deve sair ainda mais em conta... Fora o resto do downgrade...

Não estou dizendo que seja ruim, eu mesmo estou no degrau mais abaixo com Tourney. Estou dizendo que houve um downgrade, não uma troca de peças equivalentes, e por isso o custo baixou.
Ao meu ver existe um abismo entre as peças mais comuns (Yamada, "Shimaro", e demais OEM's) e Shimano. Então tudo que é Shimano é relativamente bom, e sem grandes problemas, dentro da proposta de cada linha.

Do teu caso, sente e chore... Não tens como provar que não foi mau uso - e pode sim ter havido um certo mau uso, que acaba influindo na quebra. Vais quebrar ao menos mais dois até ter a manha das trocas, o que é parte natural do aprendizado.

Hierarquia Shimano e Sram... 



Podes usar a combinação de peças tranquilamente até o momento, mas deve ser observado (não é teu caso) é quando partir para cogs muito grandes, coisa de 42T em diante... As vezes o câmbio não alcança, note no entanto, que tens um MegaRange de 34T, um câmbio de cage curto não vai atender.
Também é bom observar que para 10s, 11s e 12s é muito provável que a maior folga de uma linha básica, não sirva, pois há pouco espaço entre os cog's além da corrente ser mais fina. E sim, há quem diga que a salada nesses casos não funcione, mas há quem opere sem problemas.

Editado por Ismah/Cabelo - 29 Jan 2018 as 17:34
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Pepe-BH Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2018
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Desconto nessa compra não sei se teve... Desceste dois degraus na hierarquia Shimano, logo se aproveitaram da sua inocência / desconhecimento de causa, pra dar a volta sob pretexto de um belo desconto. Talvez rodar um material com um leve defeito...
Fazendo contas, na média o Altus pro Alivio o preço praticamente dobra comprando avulso, o que quer dizer que pra loja deve sair ainda mais em conta... Fora o resto do downgrade...

Não estou dizendo que seja ruim, eu mesmo estou no degrau mais abaixo com Tourney. Estou dizendo que houve um downgrade, não uma troca de peças equivalentes, e por isso o custo baixou.
Ao meu ver existe um abismo entre as peças mais comuns (Yamada, "Shimaro", e demais OEM's) e Shimano. Então tudo que é Shimano é relativamente bom, e sem grandes problemas, dentro da proposta de cada linha.

Do teu caso, sente e chore... Não tens como provar que não foi mau uso - e pode sim ter havido um certo mau uso, que acaba influindo na quebra. Vais quebrar ao menos mais dois até ter a manha das trocas, o que é parte natural do aprendizado.

Hierarquia Shimano e Sram... 



Podes usar a combinação de peças tranquilamente até o momento, mas deve ser observado (não é teu caso) é quando partir para cogs muito grandes, coisa de 42T em diante... As vezes o câmbio não alcança, note no entanto, que tens um MegaRange de 34T, um câmbio de cage curto não vai atender.
Também é bom observar que para 10s, 11s e 12s é muito provável que a maior folga de uma linha básica, não sirva, pois há pouco espaço entre os cog's além da corrente ser mais fina. E sim, há quem diga que a salada nesses casos não funcione, mas há quem opere sem problemas.


Poxa se vou quebrar mais dois cambios vou continuar no altus, hehe....

Mas a loja não me enganou não, foi muito bem esclarecido que eu estava levando uma bike de 3k por 1,5k por conta da substituição do conjunto Alivio pelo Altus. Na nota fiscal não consta esta mudança, não consta o valor do conjunto Altus em separado, então imagino que a loja não consiga jogar a quebra para a Shimano pq colocou um cojunto sem emitir nota dele, talvez por isso estão relutantes em me passar a garantia. Na quarta vou lá conversar e ver o que é possível negociar dentro do bom senso, de repente um preço de custo no cambio e isenção da mão de obra.......


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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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A nota é o menor dos problemas, porque a loja pode emitir uma nota de uma venda que não existiu, pois uma grande maioria das pessoas compra tudo sem nota, logo uma hora ou outra essa peça sai...

Eu sou ainda do partido que infelizmente não tens como provar que não foi mau uso, e a loja vai relutar nisso - nada pessoal, apenas negócio$.
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Acho que o ismah exagerou um pouco sobre a quebra de outros antes de aprender 😂😂

Eu nunca quebrei nenhum, mas evitava trocar marchas em subidas e cruzar a corrente.

Acho que vale a ida à loja e questionar o que houve. Será que uma roldana travada não faria isso?

Um grupo Alívio, salvo engano, não custa mais que 1,5 mil reais.
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Agora vi que a bike é aro 26. Então, acho que os 1,5mil que você pagou estão no preço.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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É não foi literal! Foi uma forma figurada de dizer que alguns erros são recorrentes pra quem está começando e acaba desgastando as peças. LOL

Brincadeiras a parte, os motivos são variados para as pessoas não fazerem do jeito certo... Insegurança, falta de conhecimento, até mesmo ignorância...

Também nunca quebrei um câmbio, não sou um veterano, diria que estou entre noob e new bee. LOL
Como com quase tudo que me interessa, eu leio e estudo todo material técnico, então talvez esse seja meu trunfo.

Talvez tu não quebre nunca mais um câmbio, mas é natural desgastar mais rápido peças por não observar todos os detalhes ainda, coisa que melhora com o tempo.
Simplesmente porque o corpo não está habituado a fazer esses movimentos, nem na ordem e nem na sincronia devida. Com o tempo, essas ações sequenciais entram no modo automático: já não se observa mais que tem que fazer, apenas se faz... Wink
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Pepe-BH Ver Drop Down


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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

É não foi literal! Foi uma forma figurada de dizer que alguns erros são recorrentes pra quem está começando e acaba desgastando as peças. LOL

Brincadeiras a parte, os motivos são variados para as pessoas não fazerem do jeito certo... Insegurança, falta de conhecimento, até mesmo ignorância...

Também nunca quebrei um câmbio, não sou um veterano, diria que estou entre noob e new bee. LOL
Como com quase tudo que me interessa, eu leio e estudo todo material técnico, então talvez esse seja meu trunfo.

Talvez tu não quebre nunca mais um câmbio, mas é natural desgastar mais rápido peças por não observar todos os detalhes ainda, coisa que melhora com o tempo.
Simplesmente porque o corpo não está habituado a fazer esses movimentos, nem na ordem e nem na sincronia devida. Com o tempo, essas ações sequenciais entram no modo automático: já não se observa mais que tem que fazer, apenas se faz... Wink

É, eu achava que era só pedalar, hehe....

Eu já vi que para esses cambios básicos é preciso antecipar a troca de marcha antes da subida, mas eu achava que isso era feito para aumentar a durabilidade dos componentes (molas, engrenagens, ajustes) não para evitar quebra. 

Um bom uso do cambio seria o que? Aliviar o pé na troca? Alguma outra recomendação?? Valew!!
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hug0.dts Ver Drop Down
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É nítido que foi defeito na peça. Mesmo não aliviando na subida, não era para ter quebrado assim.

Estando dentro dos 90 dias, não se caracterizando mau uso, a loja vai ser responsável. Caso a loja crie problema, tente contato com a representante da Shimano aqui. Talvez lhe ofereçam uma solução.
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Originalmente postado por Vinacowboy Vinacowboy escreveu:

o Altus é de material bem fraquinho, mas não a ponto de quebrar dessa forma que vc relatou... sinto muito, mas acho que tu foi enganado ao tirar o Alivio e Colocar esse Altus já explodido... ;)


Mas como a Loja já disse que não vai cobrir isso, sugiro comprar um alivio no mercado Livre, e levar lá pra montar pra vc. Ou verifica se tem alguma loja aí com preço bom e pega na hora, ficar sem bike é fogo!

Discordo que o material do Altus é bem fraquinho... Como qualquer engenheiro de materiais diria, melhor que eu, os indicadores de avaliação de um produto fabricado são bem rigorosos. O que não evita, no entanto, um possível lote defeituoso que essa peça possa pertencer. Não há recall de marcas famosas?... Creio que é por aí, além do que o uso não estava fora de propósito da linha. Em tempo: tive um SIS por 3 anos de uso contínuo. Sem problemas.  Se a Shimano for negligente com sua imagem na linha básica isso contaminará por generalização essa controversia sobre os produtos superiores. Que tiro no pé a empresa faria fazendo isso.


Editado por Ligeirinho - 29 Jan 2018 as 20:24
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Boa noite amigo. Tente esse caminho.
Entre no site da Cannondale é veja como é a garantia deste modelo, bikes completas geralmente são um ano de garantia nas peças, mande um email pro fabricante. Se a gancheira está ok e o câmbio quebrado é defeito dele. S

Editado por Hugobh77 - 29 Jan 2018 as 22:14
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dionei Ver Drop Down
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Lembrando que o ônus de provar que foi mau uso é da loja, não seu de provar que não foi.
Se eles não conseguirem dar uma explicação convincente de como alguém conseguiria quebrar um cambio sem entornar a gancheira e sem nenhum arranhão na lateral do cambio, terão que trocar.

Sobre a compatibilidade, pode colocar um alivio sim, não tem problema ser de grupo diferente. Só não daria certo um cambio de 10 ou 11 velocidades.
O importante é o caminho :)
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Pepe-BH Pepe-BH escreveu:

É, eu achava que era só pedalar, hehe....

Eu já vi que para esses cambios básicos é preciso antecipar a troca de marcha antes da subida, mas eu achava que isso era feito para aumentar a durabilidade dos componentes (molas, engrenagens, ajustes) não para evitar quebra. 

Um bom uso do cambio seria o que? Aliviar o pé na troca? Alguma outra recomendação?? Valew!!
 

Como disse em outro tópico, nada te impede de só pedalar, muita gente faz isso - vie povo da barra circular / beach bike, várias dobráveis, algumas urbanas de guidão seca sovaco, as choppers...

Porém como prática desportiva, inicialmente é preciso se atentar as medidas. Segundo, é preciso se atentar ao limite do equipamento.

Eu também não acredito que forçou demais a barra, mas pode ser que se forçou, isso contribuiu para uma queda. 

Podes apostar que até o campeão mundial alivia o pé pra trocar marcha...
E não é pra peça durar mais, nem pra ela não quebrar, mas porque conceitualmente é assim que funciona o sistema. Aliás, nenhuma engrenagem é engatada/desengatada sob tensão/tração/esforço, para isso que serve a embreagem num carro manual, de caixa sincronizada... 

Só que ninguém vira campeão mundial, sentado em casa. Logo a aliviada de quem esta na elite, é tão rápida, que parece que não aliviou. Dali nasce a necessidade de um câmbio preciso! Se a marcha demorar a engatar, a aliviada precisa ser mais longa. Isso pode significar frações de segundo, mas que são preciosos, e deixa o concorrente passar... Dizia um professor meu, que é ali que se fazem os campeões...

Dicas?

Capacete, luvas, óculos e tênis de couro resistente... O que mais tem resistência ao uso é o óculos, mas nada adianta tu saber o que fazer, estar protegido, se um grão de areia de tira a visão por segundos.

Tenha um ferramental mínimo CONSIGO NA BIKE bomba/CO2, remendos, alicate multiuso e óleo para chuva. Tem quem troque os remendos por uma câmara reserva, mas se a Lei de Murphy se aplicar, um segundo furo pode transformar diversão em terror...

Lembre-se que treino é treino, e jogo é jogo. Não tem porque arriscar tudo num pedal que o máximo que prova é quão dura é tua cabeça.

Aprenda a frear, tanto na distância necessária para parar, como se posicionar e como frear. Frear progressivamente é mais eficiente que arrastar pneu. Sempre o movimento será no sentido com menos atrito, então se travar a roda a tendência é que ela siga em linha reta (pois o atrito é igual em todos os sentidos, Lei de Newton).

Aprenda sobre ciclística, efeito giroscópio, e como fazer curvas... Aqui entra pedalar sem as mãos, até pegar a caramanhola pra beber água.
www.youtube.com/watch?v=dWjeJfqgkxY

Aprenda a se posicionar na bike, tanto pra subida, como pra descida. Isso inclui ficar em pé, coisa que muita gente tem medo, mas geralmente evita tombos, por ganhar tempo de reação não incluir sair do selim.

Aprenda a pedalar, que inclui o posicionamento do pé no pedal, e a altura do guidão a seu favor...

Sempre que puder, faça o caminho mais difícil... Cada vez que a bike foge do teu controle, numa situação que se espera isso acontecer, tu treina a reação do que fazer, quando ela fugir a seu controle sem tu esperar...
E essa é palavra de quem perdeu uma traseira em alta velocidade, e no reflexo escapou do tombo pelo contra esterço.
Um treino legal que andei fazendo, é em baixa velocidade, rodar no barro - barro mesmo - e ir controlando tração e equilíbrio. Slalon também é algo legal, e é possível treinar nas linhas pontilhadas, nos buracos do estradão, nas "tartarugas"...
Outra situação, é que um animal (cães geralmente), um buraco na estrada, uma vala, um degrau, um motorista imprudente, etc são situações que não há tempo hábil para pensar no que fazer, só dá tempo de agir...

Aprenda tudo que puder sobre manutenção. O serviço habitualmente é caro, e tende a não ser tão minucioso como tu mesmo faria. Infelizmente, o mecânico não tem como perder horas regulando um câmbio, sairia mais caro o molho que o peixe...
E no MTB, se vai a locais remotos muitas vezes. Acidentes e quebras inesperadas acontecem, e não tem um mecânico ou um carro de suporte atrás de ti, com um mecânico... É tu, só tu, e tu mesmo... Andar quilômetros num sol quente de rachar, ou na chuva, por causa de um pneu furado, ou cabo partido não é uma ideia convidativa, se tiver um elemento canino pronto a te tirar um pedaço no caminho de volta, o sol será seu menor problema.

Veteranos podem ter mais a dizer...
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Acredito em 99% defeito da peça, não é nem um pouco comum quebrar neste lugar somente no esforço da pedalada, quanto mais num cambio shimano.

Mas já aconteceu 2 vezes com meu primo, numa GT dele que veio com conjunto altus, ele colocar o peso para iniciar o pedal na 2º catraca e a mesma quebrar, ele pesa 80KG, Na segunda quebra ele ganhou uma tatuagem em relevo da coroa maior na panturrilha, quis devolver a bike, depois que quebrou a segunda vez,  a loja providenciou uma alivio, nunca mais deu defeito, mas acredito em defeito de lote, isso foi há uns 4 anos atrás.

 
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

, mas acredito em defeito de lote, isso foi há uns 4 anos atrás.

 


suponho que essa seja mais ou menos a idade da bike deste post.

Provavelmente é o mesmo lote
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 11:22
Link do site na página de garantia. Peças 90 dias e você mesmo pode solicitar a abertura da garantia.
http://www.cannondale.com/pt-BR/Brazil/Garantia%20e%20Autorizadas
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Pepe-BH Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepe-BH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 11:40
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por Pepe-BH Pepe-BH escreveu:

É, eu achava que era só pedalar, hehe....

Eu já vi que para esses cambios básicos é preciso antecipar a troca de marcha antes da subida, mas eu achava que isso era feito para aumentar a durabilidade dos componentes (molas, engrenagens, ajustes) não para evitar quebra. 

Um bom uso do cambio seria o que? Aliviar o pé na troca? Alguma outra recomendação?? Valew!!
 

Como disse em outro tópico, nada te impede de só pedalar, muita gente faz isso - vie povo da barra circular / beach bike, várias dobráveis, algumas urbanas de guidão seca sovaco, as choppers...

Porém como prática desportiva, inicialmente é preciso se atentar as medidas. Segundo, é preciso se atentar ao limite do equipamento.

Eu também não acredito que forçou demais a barra, mas pode ser que se forçou, isso contribuiu para uma queda. 

Podes apostar que até o campeão mundial alivia o pé pra trocar marcha...
E não é pra peça durar mais, nem pra ela não quebrar, mas porque conceitualmente é assim que funciona o sistema. Aliás, nenhuma engrenagem é engatada/desengatada sob tensão/tração/esforço, para isso que serve a embreagem num carro manual, de caixa sincronizada... 

Só que ninguém vira campeão mundial, sentado em casa. Logo a aliviada de quem esta na elite, é tão rápida, que parece que não aliviou. Dali nasce a necessidade de um câmbio preciso! Se a marcha demorar a engatar, a aliviada precisa ser mais longa. Isso pode significar frações de segundo, mas que são preciosos, e deixa o concorrente passar... Dizia um professor meu, que é ali que se fazem os campeões...

Dicas?

Capacete, luvas, óculos e tênis de couro resistente... O que mais tem resistência ao uso é o óculos, mas nada adianta tu saber o que fazer, estar protegido, se um grão de areia de tira a visão por segundos.

Tenha um ferramental mínimo CONSIGO NA BIKE bomba/CO2, remendos, alicate multiuso e óleo para chuva. Tem quem troque os remendos por uma câmara reserva, mas se a Lei de Murphy se aplicar, um segundo furo pode transformar diversão em terror...

Lembre-se que treino é treino, e jogo é jogo. Não tem porque arriscar tudo num pedal que o máximo que prova é quão dura é tua cabeça.

Aprenda a frear, tanto na distância necessária para parar, como se posicionar e como frear. Frear progressivamente é mais eficiente que arrastar pneu. Sempre o movimento será no sentido com menos atrito, então se travar a roda a tendência é que ela siga em linha reta (pois o atrito é igual em todos os sentidos, Lei de Newton).

Aprenda sobre ciclística, efeito giroscópio, e como fazer curvas... Aqui entra pedalar sem as mãos, até pegar a caramanhola pra beber água.
http://www.youtube.com/watch?v=dWjeJfqgkxY - www.youtube.com/watch?v=dWjeJfqgkxY

Aprenda a se posicionar na bike, tanto pra subida, como pra descida. Isso inclui ficar em pé, coisa que muita gente tem medo, mas geralmente evita tombos, por ganhar tempo de reação não incluir sair do selim.

Aprenda a pedalar, que inclui o posicionamento do pé no pedal, e a altura do guidão a seu favor...

Sempre que puder, faça o caminho mais difícil... Cada vez que a bike foge do teu controle, numa situação que se espera isso acontecer, tu treina a reação do que fazer, quando ela fugir a seu controle sem tu esperar...
E essa é palavra de quem perdeu uma traseira em alta velocidade, e no reflexo escapou do tombo pelo contra esterço.
Um treino legal que andei fazendo, é em baixa velocidade, rodar no barro - barro mesmo - e ir controlando tração e equilíbrio. Slalon também é algo legal, e é possível treinar nas linhas pontilhadas, nos buracos do estradão, nas "tartarugas"...
Outra situação, é que um animal (cães geralmente), um buraco na estrada, uma vala, um degrau, um motorista imprudente, etc são situações que não há tempo hábil para pensar no que fazer, só dá tempo de agir...

Aprenda tudo que puder sobre manutenção. O serviço habitualmente é caro, e tende a não ser tão minucioso como tu mesmo faria. Infelizmente, o mecânico não tem como perder horas regulando um câmbio, sairia mais caro o molho que o peixe...
E no MTB, se vai a locais remotos muitas vezes. Acidentes e quebras inesperadas acontecem, e não tem um mecânico ou um carro de suporte atrás de ti, com um mecânico... É tu, só tu, e tu mesmo... Andar quilômetros num sol quente de rachar, ou na chuva, por causa de um pneu furado, ou cabo partido não é uma ideia convidativa, se tiver um elemento canino pronto a te tirar um pedaço no caminho de volta, o sol será seu menor problema.

Veteranos podem ter mais a dizer...

Obrigados a todos pelas respostas, em especial este longo post com muitas dicas!!

Amanhã irei na loja conversar sobre isso, vou usar esses argumentos de que um cambio quebrar sem nenhum sinal de sinistro e a gancheira permanecer intacta não pode ser mal uso. Na pior das hipóteses vou tentar negociar um serviço a preço de custo para eu não ficar sem a bike e em paralelo abro a ocorrência na Cannondale e na Shimano. Na Cannondale não sei se vai dar em algo pq o conjunto original foi trocado, mas é uma tentativa. Talvez eles até achem ruim com a loja por vender um produto da marca abaixo do especificado pela marca. Mas é fato que eu fui alertado sobre isso e minha decisão de pegar a bike foi no custo benefício, pois os demais componentes (quadro, guidão, suspensão) eram melhores que outras bikes no mesmo valor e mesmo conjunto.

Depois posto o resultado da negociação e as respostas dos fabricantes. Na hora que a gente precisa de usar a garantia que conhecemos de verdade o pós vendas.

Abs!!

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Pepe-BH Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepe-BH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 17:56
Levei a bike hj na loja e falaram que quebrou por mal uso. Segundo o laudo da loja houve torção do cambio por esforço para o qual a peça não estava preparada. Ainda segundo a loja, o cambio torceu pq eu passei marcha na subida sem aliviar o pé, daí o cambio torceu e quebrou. Se não tivesse quebrado ou se fosse um cambio mais forte teria quebrado a gancheira. Ainda informaram que a gancheira sofreu um leve desalinhamento na ponta por conta desta torção, o que comprovaria que foi culpa minha por não aliviar o pé e passar o esforço para a mola e por sua vez passar para a peça que torceu. Disse que sempre que eu fizer este esforço e der o azar da corrente estar fora do index isso pode acontecer. Até me mostraram um bike top lá com o mesmo problema, cambio de 1200,00 quebrado por excesso de força porque o atleta passou a marcha subindo um barranco e não aliviou. 

Enfim, um cambio igual (M280) era 79,00 mas ai acabei pegando o Altus 310 por 99,00 que lá me informaram que ele é mais resistente e fixa direto na gancheira, mas me alertaram q se eu não aliviar o pé vou quebrar a gancheira. Eu queria pegar o Altus M2000 Shadow por 110,00 mas era incompatível, teria q trocar catraca, passador, corrente, etc.....

A loja foi muito solicita em me explicar. Me convenceram que eu abusei do câmbio, mas no meu entendimento a peça que quebrou é muito porcaria. A loja não me deu garantia mas eu vou correr atrás por conta própria. Vou abrir um chamado na Cannondale e outro na Shimano até para ver se o pós venda deles funciona.

Abs!!
Pepe

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jklaser Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 18:28
Resumindo, quando foi pra te vender , as peças que colocaram na bike eram boas, agora que quebrou a peça é uma fraca, não presta...
Se fosse um câmbio mais forte quebrava a gancheira....aí mostram uma bike "top" com suposto "câmbio mais forte" mas também não quebrou a gancheira, quebrou o câmbio... lol
Troca de loja, você já chegou a conclusão certa, quebrou pq o câmbio tava uma porcaria....
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Daniel Moreira Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2018 as 09:42
Esse tipo de situação quando chega nesse nível não vale mais a pena esquentar a cabeça. Você aprendeu a lição. Mesmo que você não tenha sido o errado, que não tenha pegado tão pesado com o cambio como disseram, agora tome mais cuidado, pra ninguém por duvida na sua cabeça.

E troque de loja...
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Vinacowboy Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinacowboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2018 as 10:02
que bom que já tá com a Bike andando de novo.

Bora quebrar mais um cambio.. nem esquente com isso, não se apegue a bens materiais kkkkk


bora treinar!!!
siga-me https://www.strava.com/athletes/11510101
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Meu pé deve ser de seda. Já tive x câmbios Traseiros: Shimano 200 GS 92, Shimano SIS 96, Alivio MC10 94, STX-RC 98 ainda rodando, Alivio M410 2010, Alivio M430... SRAM X4... Todos eles com exceção do primeiro q de bike parada q caiu, ouvi lá do quarto o barulho feio da queda sendo q o parafuso de fixação entortou. Todos os demais não falharam... Seja uso urbano ou estradões. A única coisa de padrão nisso é aliviar a força da perna na hora das trocas nas subidas... Mesmo assim quebrar... Enfim, vamos embora pedalar...
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guga.sjc Ver Drop Down
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Acho que não vale a pena correr atrás da garantia, ainda mais da Cannondale. Tive um problema com meu garfo um mês depois da bike comprada e eles não assumiram (é só procurar posts meus passados, estão aqui no site). E o valor do câmbio é baixo. A sugestão de trocar de loja é válida.
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jamesribeiro Ver Drop Down
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Tive um cambio altus e usei quase 5mil kms quebrou como esse mas foi porque entrou um galho. Também acho que teve algum defeito de fábrica. Troquei muita marcha sem aliviar na subida, fazia um barulhão, dava até um frio na barrinha hehehe (pensava, agora quebra), por sorte nunca quebrou. Gancheira já quebrei. Hj em dia não faço mais essas loucuras, alivio bem pra trocas nas subidas, ou troco já no inicio pra não forçar.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Eu não teria comprado o câmbio nessa loja depois da negativa. Já tive um câmbio Altus na minha primeira bike e MUITAS vezes forcei o câmbio e nada aconteceu. Só troquei depois de muitos km porque a mola cansou e estava muito impreciso. Coloquei um Acera no lugar, que está até hoje na bike, que ficou com o meu pai. Ele não se importa muito se a corrente cruza ou não, se força o câmbio nem nada, mas nunca deu problema.
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Luan - RPO Ver Drop Down
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A propósito, qual o nome da loja?
 
Ajude os demais amigos do fórum a não passar por um dissabor semelhante. 

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