Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Dobráveis / Folding Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caloi urbe -folga na haste
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caloi urbe -folga na haste

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
stupid monkey Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jun 2007
são paulo -
Offline
Mensagens:243
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stupid monkey Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caloi urbe -folga na haste
    Postado: 31 Jan 2022 as 01:26
Comprei uma Caloi Urbe usada para dar de presente para uma amiga.
A bike tava com a manutenção bem ruim.. tive que colocar nipple na roda traseira , ajustar cambios, cabos freios..
Mas é normal naquela haste da coluna de direçao ter uma folga?.. não é na cx de direção..essa tá bem ajustada.. qdo monto essa haste fica um tranquinho.. tipo uma folga...
Alguma sugestão pra arrumar?..
Voltar ao Topo
daniloberserk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2022
Santo André
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daniloberserk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2022 as 18:56
Boa noite amigo! Olha, eu sou um novato com a Urbe (tenho ela faz umas 3 semanas), mas felizmente a minha encontrei em estado praticamente impecável, poucos detalhes para corrigir.

No entanto. Olhando bem aqui me parece que você pode simplesmente apertar um pouco aquele parafuso allen que fica conectado na mola do mecanismo (não o da caixa de direção) para tirar essa folga. Veja se resolve.

Creio que com esse tipo de bike (me corrijam se eu estiver falando besteira). É essencial deixa-las sempre "firme" para que essas folgas não fiquem grandes em pouco tempo. Não sei se é o certo também mas eu lubrifiquei com grafite essas juntas.
Voltar ao Topo
stupid monkey Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jun 2007
são paulo -
Offline
Mensagens:243
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stupid monkey Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2022 as 19:50
Boa noite.
O barulho parou quando eu coloquei uma tira de elastomero na dobra..mas acho que teria que trocar a haste com o tempo.
Outra coisa que apareceu é o canote de selima que não para de deslizar..
Vou ter que resolver esses problemas antes de entregar a bike para a amiga.
Voltar ao Topo
daniloberserk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2022
Santo André
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daniloberserk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2022 as 01:03
Meu canote do selim também estava "liso" demais. Fazendo um ajuste fino no quick release eu consegui resolver, mas teve até uma vez que foi descendo enquanto eu pedalava.

No geral, é uma bike que estou gostando bastante e não me deu maiores problemas. Você verificou se era possível "regular" aquele parafuso que falei?
Voltar ao Topo
stupid monkey Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jun 2007
são paulo -
Offline
Mensagens:243
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stupid monkey Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2022 as 08:18
Sim , eu apertei aquele parafuso até onde deu..
Mas ficava uma folga entre as 2 partes,dai coloquei esse elastomero nesse espaço dai o jogo e o barulho parou.
Quanto ao selim..eu encomendei outro seat colar.. pq o q veio na bike , a dona deve ter apertado com grifo... um seat colar com diametro 40mm nunca tinha visto.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1442092651-abracadeira-de-selim-com-blocagem-aluminio-40mm-preta-_JM#reco_item_pos=4&reco_backend=machinalis-homes-pdp-boos&reco_backend_type=function&reco_client=home_navigation-trend-recommendations&reco_id=f5b17de5-e17b-4530-9ff2-cb4d1bb161d6&c_id=/home/navigation-trends-recommendations/element&c_element_order=5&c_uid=11faf158-43d9-43b9-8d43-7345a2416c59
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2022 as 08:54
Se o selim ainda deslizar depois de trocado o colar, tente usar pasta de atrito para carbono (carbon grip paste, traduzi livremente). É usada em quadros de carbono para firmar o canote do selim com menor pressão do colar, já que carbono racha se apertar muito o tubo.

Já vi em algumas lojas de peças e acessórios sendo vendida como "graxa pra quadro de carbono", o que é bem confuso, pois existem graxas lubrificantes formuladas pra usar com quadros de carbono. O vendedor achava que era lubrificante tb, ao invés de "atritante"... Pra não se enganar, a que eu estou indicando tem uma areiazinha misturada nela.

Quanto à folga do encaixe da direção, pode ser decorrente de mau uso ou simples desgaste devido a uso prolongado. O elastômero vai preencher a folga agora, mas recomendo que leve em alguma oficina especializada em dobráveis pra checar. Lembra que o guidão segura o peso do ciclista ao parar, não vai querer que sua amiga tenha uma queda (bastante feia) devido a isso...

Espero ter ajudado. Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
stupid monkey Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jun 2007
são paulo -
Offline
Mensagens:243
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stupid monkey Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2022 as 09:59
Sim, tentei usar essa carbon grip ,mas continuou deslizando..dai resolvi comprar uma nova abraçadeira.
Essa haste que tem a venda no ML que vem da china é boa?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2052417525-extensor-de-guiador-de-haste-de-bicicleta-dobravel-30-cm-_JM#backend=item_decorator&backend_type=function&client=bookmarks-polycard
Ou tem outra alternativa que se encontre aqui no Br?
Voltar ao Topo
daniloberserk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2022
Santo André
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daniloberserk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2022 as 02:57
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Se o selim ainda deslizar depois de trocado o colar, tente usar pasta de atrito para carbono (carbon grip paste, traduzi livremente). É usada em quadros de carbono para firmar o canote do selim com menor pressão do colar, já que carbono racha se apertar muito o tubo.

Já vi em algumas lojas de peças e acessórios sendo vendida como "graxa pra quadro de carbono", o que é bem confuso, pois existem graxas lubrificantes formuladas pra usar com quadros de carbono. O vendedor achava que era lubrificante tb, ao invés de "atritante"... Pra não se enganar, a que eu estou indicando tem uma areiazinha misturada nela.

Quanto à folga do encaixe da direção, pode ser decorrente de mau uso ou simples desgaste devido a uso prolongado. O elastômero vai preencher a folga agora, mas recomendo que leve em alguma oficina especializada em dobráveis pra checar. Lembra que o guidão segura o peso do ciclista ao parar, não vai querer que sua amiga tenha uma queda (bastante feia) devido a isso...

Espero ter ajudado. Boa sorte aí!


Não há nenhum tipo de "ajuste" pra tirar as folgas? Eu não testei na minha mas creio que até certo "nível" de desgaste seria possível fazer um ajuste dependendo do modelo não? Acho que vi um post aqui mesmo que me levou a esse link  http://pneunaestrada.blogspot.com/2015/04/dica-fixando-espiga-do-guidao-da. - Pedalando com o Antigão.: DICA: Fixando a espiga do guidão da Bicicleta dobrável para não haver mais folga. (pneunaestrada.blogspot.com) quando estava tentando resolver um problema num quadro Dahon usado que comprei.
Voltar ao Topo
stupid monkey Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jun 2007
são paulo -
Offline
Mensagens:243
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stupid monkey Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2022 as 09:22
Colocando o calço a trepidação parou.
A curto prazo acho q dá pra usar .. mas vou tentar pegar uma haste no ali express só preciso saber qual modelo é mais confiavel.. tem q ser com quill 25.4

No br.. só achei essa da blitz que preciso ver
https://www.blitz.com.br/haste-do-guidao-blitz-city-1000922/p
mas talvez q teria que comprar o conjunto do guidao
https://www.blitz.com.br/guidao-blitz-city-1008702/p

escrevi pra caloi .. eles responderam q por ter passado mais de 5 anos não tem peças para modelos descontinuados...



Voltar ao Topo
stupid monkey Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jun 2007
são paulo -
Offline
Mensagens:243
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stupid monkey Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2022 as 18:14
Danilo, eu estava pedalando com minha speed na ciclo..qdo vi uma urbe igual a minha ,mesma cor..tudo
Pedi para o dono dar uma olhada e a caixa de direção tava solta..os freios tb desregulados e perguntei sobre o canote deslizar (ele disse q sim) parece algo crônico ..
Recomendei q ele levasse a bike num mecânico para ajustar a caixa de direção e freios.
Quanto ao canote.. eu tive q fazer a velha gambiarra da latinha de metal.. cortei 3/4 de volta de folha de metal e colei   e agora parou de descer...
Voltar ao Topo
daniloberserk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2022
Santo André
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daniloberserk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 14:13
Respondendo um pouco atrasado. 

Continuo usando minha Urbe diariamente para vir e voltar do trabalho. O deslizamento do canote parou de acontecer, pelo visto quando levei pra bicicletaria da região pra primeira manutenção, os caras lubrificaram o mesmo e agora finalmente deve ter saído a lubrificação e parou de me dar problema. Não estou tendo que apertar excessivamente nem nada. Eu peso cerca de 75 quilos (sou baixinho mas to gordinho hehe). O mecânico destratou legal a bike, então eu perdi a confiança neles e eu mesmo prefiro gastar com ferramenta, aprender e me virar pra arrumar eu mesmo o que for possível... O mega range que pedi pra instalar ficou também com chain lining incorreto (esse ainda é um problema que terei que resolver eventualmente mas por enquanto estou usando assim mesmo), os câmbios e os freios vieram super desregulados também, então eu mesmo tive que ajustar tudo no fim das contas.

Eu dobro e desdobro ela todo santo dia e até agora não tive muitos problemas. Todas as dobras continuam impecáveis e sem folgas. Meus freios não desregularam até agora (fiz upgrade pra um Avid FR5) e o problema que eu estava tendo com o câmbio (que postei em outro tópico) eu já descobri que era apenas o cabo deslizando no conduíte após a dobra. Então ao desdobrar eu apenas coloco o conduíte no lugar certo, eu coloquei uma abraçadeira de nylon pra marcar e não tive mais problemas desde então. Uma leve inconveniência que me toma 3 segundos de dobra, então eu nem esquento muito...

Único problema que eu tive até agora foi ter que apertar a caixa de direção umas duas vezes já. Talvez eu tenha apertado pouco das últimas vezes e deu folga rapidamente. Agora eu caprichei um pouco mais (sem sangrar) e parece estar segurando melhor. Mas adoraria que fosse possível trocar a caixa de direção dessa bike num talvez futuro upgrade. Não sei se é possível, mas queria colocar um aheadset.

Apenas tenho dúvidas da melhor forma de lubrificar as dobras para dar longevidade. Li que pó de grafite é a melhor forma mas ainda tenho dúvidas.

Então no geral não sei dizer se é crônico não. Eu tive o "bom senso" de levar a bike pro mecânico assim que peguei pois a mesma encontrava-se parada a anos e me arrependi amargamente. Se você não tiver realmente um bom mecânico a disposição então sugiro que você mesmo aprenda a fazer a manutenção da sua bike. Hoje com as informações que temos acesso não é realmente algo difícil. O mecânico mais atrapalhou do que ajudou, e com meus próprios ajustes a bike anda funcionando perfeitamente desde então.
Voltar ao Topo
stupid monkey Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jun 2007
são paulo -
Offline
Mensagens:243
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stupid monkey Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 09:43
Bom ,eu já entreguei a bike como presente... não tive resposta se a pessoa usou a bike.
Para vc trocar a caixa de direção teria q trocar o garfo ( p/ aheadset recomenda-se da espiga lisa sem rosca)e sim ,foi chato fazer o ajuste da caixa nessa bike( fazia tempo que não usava o sistema antigo de cx de direção..e dai vemos como o aheadset simplificou tudo..
Troquei o guidão da bike por um curvo para que a criança conseguisse andar.
Qdo testei achei q o guidao curvo melhorou a dirigibilidade em relação ao guidao reto..
Com relação a cambio e freios ,uma vez remontados os cabos e conduites(montados incorretamente) não tive problemas..

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X