| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Caloi Elite 2020 - posso incluir câmbio dianteiro?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Caloi Elite 2020 - posso incluir câmbio dianteiro?

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JoseniasF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Jan 2017
Fortaleza
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JoseniasF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Caloi Elite 2020 - posso incluir câmbio dianteiro?
    Enviado: 17 Set 2020 as 08:45
Bom dia, colegas!

Depois de muito pensar nos últimos meses, troquei minha Caloi Atacama 2017 (Acera, 3x8) por uma Caloi Elite 2020 (Sram SX Eagle, 1x12).

Acredito que não pensei o suficiente. Como pedala em asfalto, (e isso deveria ter sido o principal fator a ser considerado) estou sentindo falta de marcha nas retas e descidas.

Pergunto - seria possível e economicamente viável incluir um câmbio dianteiro na Elite, de modo a passar a contar com uma coroa de 34 ou 36?
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2823
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2020 as 09:27
não conheço conjunto câmbio dianteiro e traseiro que lide com essa configuração. Melhor seria usar uma coroa maior e continuar com 1x12

o único câmbio que lida bem com essa relação 2x12 são os shimanos, mas eles usam cassetes de 45 dentes e não 50 dentes.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
JoseniasF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Jan 2017
Fortaleza
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JoseniasF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2020 as 09:38
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

não conheço conjunto câmbio dianteiro e traseiro que lide com essa configuração. Melhor seria usar uma coroa maior e continuar com 1x12

o único câmbio que lida bem com essa relação 2x12 são os shimanos, mas eles usam cassetes de 45 dentes e não 50 dentes.


34 ou 36 dentes?
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2823
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2020 as 09:41
ai vc tem que escolher, se falta pouco ou muito
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Desconectado
Mensagens:530
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TGTECH Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2020 as 14:58


Passei por este dilema em 2018 quando migrei para 1x11 (32 11-46)
Eu estava acostumado a sempre fazer mais força ao pedalar que girar. Fui acostumando e hoje com condicionamento fisico melhor, consigo girar de boa mesmo, pedalando em 35km/h de maneira eficiente. 
Velocidade essa que julgo se adequada para uma MTB em terreno plano. 


Antes de pensar em coisa mais radical, EU no seu lugar, colocaria uma coroa 34. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar para o topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Dez 2019
São Paulo
Desconectado
Mensagens:68
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pedalchou Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2020 as 01:04
Sim consegue colocar um câmbio 2 ou 3 coroas no dianteiro, mais isso vai tem que trocar o movimento central por causa do chainline, sem contar vai precisar trocar corrente também.

Ásia bike está com pedivela de 32cogs né? Antes de colocar câmbio e trocar pedivela, sugiro vc trocar só a coroa para fazer o teste. Se nececita de velocidade coloca um disco de 36 cogs, pois o ranger de 32cogs com 11 do cassete é 2,9 e de 36 é
3,27.
Volubtário mecanico na MNR (Mão na roda)
Voltar para o topo
JoseniasF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Jan 2017
Fortaleza
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JoseniasF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Set 2020 as 19:10
Troquei a coroa por uma de 34. Melhorou.

Valeu, camaradas.

Tenho uma outra dúvida, aproveitando a viagem/tópico - estou sentindo uns estalos no pedivela, sempre após uma sequência de pedaladas com mais força. Não é nada que se escute, apenas sinto com as pernas como se algo no pedivela estivesse com um mau encaixe. Isso vem de antes da troca da coroa. Seria folga?
Voltar para o topo
riss Ver Drop Down


Registrado: 03 Abr 2021
JOAO CAMARA
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de riss Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2021 as 22:38
Boa noite. Você tentou instalar uma coroa de 36 dentes? Eu tenho a mesma bike e to pensando em colocar uma coroa maior. Essa de 34 dentes deu alinhamento legal com o cog de maior?

Sobre os estalos, tive um problema com estalos tambem, quando pisava forte principalmente do lado esquerdo ficava estalando, era simplesmente falta de lubricação do pedal (parte que fica rasqueado no pé de vela estava ressecado).
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X