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Caloi Aluminum 2011 - Modificações

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TubaraoLegal Ver Drop Down

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    Postado: 15 Mai 2011 as 02:03
Comprei recentemente uma bicicleta Caloi Aluminum para pedalar nos fins de semana.

Paguei 399,00 à vista.

Vou utilizar esta bicicleta no asfalto, em ciclovia.

Ainda na loja onde comprei a bicicleta fiz as seguintes modificações:

1- Troquei o selim original por Velo Plush.

2- Troquei o guidom por outro também de aço carbono, mais alto.

3- Troquei os pedais originais por pedais de alumínio genéricos.

4- Troquei os freios V-Break originais (plástico) por freios de alumínio, genéricos.

5- Troquei o câmbio dianteiro original por Shimano Tourney.

6- Troquei os pneus originais de MTB por "slick" Kenda.

Eu já tinha pedalado em outra Aluminum de um amigo e não gostei do sistema de câmbio original, ficava pulando catracas, horrível.

Por favor, sei que os usuários mais experientes não costumam opinar em tópicos de principiantes, mas gostaria de mais sugestões sobre qual componente original desta bicicleta eu também deveria trocar antes de apresentar defeito, pois sinto a bicicleta vibrar um pouco e desconfio da qualidade das rodas e raios.

Com o câmbio dianteiro Tourney a troca de marchas melhorou substancialmente se comparado ao sistema original da Caloi.

Trocar as rodas, raios e cubo vai melhorar o conjunto ou é melhor aguardar as peças se desgastarem com o uso normal para somente então efetuar a troca?

Lembrando que não pretendo trocar garfo, coroa e passador traseiro, a não ser que apresentem problemas, pois sei que não adianta ficar colocando muito $$$ em bicicleta de supermercado!

Agradeço antecipadamente os eventuais comentários neste tópico.

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ricardoxem Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2011 as 13:52
Olá Tubarão,

Eu também comecei com uma Caloi Alluminum. Estou com ela até hoje.
Ela começou comigo em meu transporte pela cidade. Hoje ela está transformada estritamente para minha bike de cicloturismo.

Hoje ela está assim:

Minha dica para você é que vá usando a bike desta maneira. Vá trocando os componentes dela apenas quando forem se estragando. Isso acontecerá com pouco tempo de uso. Aí vá colocando componentes melhores.

Quando você vir que realmente se apaixonou por esse mundo e realmente não desistirá dele, aí sim reserve uma grana para comprar uma bike mais top, ou montar uma com componentes mais tops.
Ela será montada do jeito que você gosta.

Abração,
Ricardo.


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Beto Marcicano Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beto Marcicano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2011 as 14:17
O que recomendo fortemente, e todo mundo recomenda, se puder colocar aros melhores de folha dupla, coloque!

Uma par de Vzam Escape mesmo e boa, outra modificação boa e barata é colocar o movimento central selado, e por e esquecer, um sossego!
Ibiúna, paraíso do MTB!



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TubaraoLegal Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2011 as 16:50
RICARDOXEM: Muito bacana sua bike. A minha é igual a sua, preta com estes adesivos, retirei a maioria deles, não vou fazer propaganda pra Caloi de graça!
Se eu tivesse um pai instrutor de mecânica certamente teria um bagageiro como o seu, hehehehe.
Obrigado pelas dicas!

BETO MARCICANO: Seria conveniente trocar os raios da roda também? Me parece que os raios são piores do que os aros!
Anotei aqui, aro de folha dupla......... qual o tipo de raio que é bom para este aro? De aço inox?
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ricardoxem Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2011 as 17:00
Tubarão, 

Não há de quê. 
O bagageiro realmente ficou muito bom.
Mas a idéia que eu quis passar é para ir investindo com calma em uma bike deste tipo. A minha já vai para 2 anos. Fui trocando um coisa de cada vez.

Com relação às rodas, se você for trocar, vale a pena trocar as rodas por completo. Aros, raios e cubos. Já coloque um cubo para Cassete. Assim não terá dores de cabeça para futuras modificações.

A própria Vzan possui rodas completas para venda. Foi o meu caso, mas comprei de um colega aqui do fórum. Elas eram novinhas, e ele me fez um preço muito bom.

Para rodas cuidado ao comprar aros usados. Saiba que os aros tem vida útil. O desgaste na região onde tocam os freios pode comprometer o aro. 

Abração,
Ricardo.
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TubaraoLegal Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2011 as 21:55
NOVIDADES:

Acabei de voltar do meu passeio. Parece que fui premiado.

Quando eu escolhi comprar uma bicicleta Caloi eu imaginava que o padrão de qualidade fosse o mesmo de 20 anos atrás. Percebo agora que estava enganado.

Explico: relatei anteriormente no comentário que abriu este tópico que troquei o sistema de mudança de câmbio de "grift ship" para "rapid fire" Shimano Tourney, porque o sistema original de marchas estava uma m.....!

Bom, no que se refere as catracas está tudo certo, as marcham sobem e descem normalmente.

Entretanto........ no que se refere às coroas, a coroa maior (3) simplesmente a corrente não entra, e só consigo passar marcha normalmente descendo de 2 para 1.

Quando sobe está tudo errado, de modo que até mesmo 1 dente da coroa maior está ligeiramente desgastado a ponto de aparecer o cromado do dente que, originariamente neste modelo, é de cor preta.

Como eu já tinha feito uma regulagem antes na loja (inclusive se trata de uma loja autorizada) algo me faz crer que o problema esteja no passador dianteiro, original da bicicleta.

Ou seja.............. fui premiado!

Acho que a Caloi deveria investir menos em publicidade e mais em controle de qualidade. Vou retornar amanhã até a loja e deixar a bicicleta lá, pois não tenho experiência com mecânica bikes e estou com receio de tomar um tombo!

De que adianta capacete e luva se eu levar um tombo na pista por causa de um travamento na corrente, então aparecer um ônibis e passar em cima da minha cabeça?

Estes fabricantes deveriam pensar nisto quando colocam bicicletas e componentes de qualidade duvidosa no mercado, inclusive porque o uso da bicicleta é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro (veículo de tração muscular) e aconselho a quem sofrer um acidente provocado por mal funcionamento de equipamento ou componente de uma bicicleta a pegar a Nota Fiscal, um laudo de uma oficina autorizada da marca ou 3 laudos de oficinas particulares e exigir seus direitos em Juízo.

Desculpem pelo desabafo, mas não adianta a simples explicação de que não se pode esperar muito de uma bicicleta de 400 reais, até porque o fabricante é responsável pelo produto de baixa qualidade que coloca no mercado.

Bicicleta previamente montada nunca mais, espero poder consertar e usufruir desta Aluminum mas se isto não for possível vou vender as peças separadamente, jogar o passador dianteiro no lixo e montar uma bicicleta com peças separadas, compradas em outra loja obviamente!

Valeu!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2011 as 22:07
ERRATA:

1- Onde se lê "grift Ship" leia-se "grip shift".

2- Onde se lê "ônibis" leia-se "ônibus".
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poneis Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2011 as 22:20
alguns fabricantes perceberam que muitos compradores de bicicletas andavam menos de 100km em toda a sua vida útil da bike, então inauguraram um novo conceito de bicicleta descartável.

R$400 é insuficiente para uma bicicleta de qualidade e a caloi continua a produzir bicicletas desse nível, pois são as que mais vendem. A grande maioria das pessoas não consegue diferenciar uma bicicleta de qualidade de uma descartável, então surge um mercado para esse tipo de bicicleta que funciona mal.


Esse problema de passagem de marchas é um problema de regulagem. Você pode procurar uma outra oficina que consiga realmente resolver o problema.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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TubaraoLegal Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2011 as 23:10
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

alguns fabricantes perceberam que muitos compradores de bicicletas andavam menos de 100km em toda a sua vida útil da bike, então inauguraram um novo conceito de bicicleta descartável.

R$400 é insuficiente para uma bicicleta de qualidade e a caloi continua a produzir bicicletas desse nível, pois são as que mais vendem. A grande maioria das pessoas não consegue diferenciar uma bicicleta de qualidade de uma descartável, então surge um mercado para esse tipo de bicicleta que funciona mal.


Esse problema de passagem de marchas é um problema de regulagem. Você pode procurar uma outra oficina que consiga realmente resolver o problema.


Olá, Poneis. Grato por sua participação! Olha só......... concordo em termos com sua opinião, entretanto: eu comprei a bicicleta para pedalar em ciclovias e locais de fácil acesso, sempre no asfalto.

Não comprei para fazer trilhas ou descer morros a 60 km por hora!

Sei que a bicicleta Aluminum Caloi não foi feita para uso "hard", mais radical. Estou consciente das limitações deste modelo de bicicleta.

Agora: o mínimo que se espera de uma bicicleta com marchas é conseguir trocá-las normalmente, não concorda?

Não é possível que uma bicicleta nova, na garantia, apresente tais problemas.

Sei que existem fabricantes de garfos e suspensões dianteiras que colocam no mercado produtos que podem causar sérios danos físicos aos usuários nos usos normais a que se destinam.

Então a responsabilidade não é só do fabricante de bicicletas mas também do fabricante de componentes, ainda que a montadora (fábrica) seja solifariamente responsável por colocar "lixo" no mercado.

Isto acontece com automóveis, porque não ocorreria com bicicletas? A diferença é que no que se refere às bicicletas, fica muito mais fácil identificar e corrigir desde a fábrica/montadora o problema.

Preferem empurrar produtos de qualidade duvidosa e o consumidor que se f......, só que muita gente se esquece que alguém pode sofrer um acidente se uma corrente travar no meio das coroas ou se um freio arrebentar os cabos, tudo em uso normal.

Repito: não me refiro ao uso indevido do produto, todo mundo sabe que não tem como fazer nada de radical com uma Aluminum, falo de passear no asfalto em volta do quarteirão podendo pelo menos trocar as marchas normalmente.

Só uma coisa: Caloi nunca mais! Bicicleta pré-montada nunca mais! Já fiquei chateado...... eu pelo menos tenho algum $$$ que permite que eu monte uma bike decente se for preciso, mas e quem não tem e é obrigado a levar para casa uma coisa destas?

Grato pela sugestão sobre levar em outra oficina, vou tentar uma ultima vez, pois comprei em loja autorizada Caloi (garantia, etc...).

Valeu!
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Beto Marcicano Ver Drop Down
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Cara, é o que eu falo pra todo mundo, a galera compra bike baratinha pra ver se toma gosto na coisa. Daí acontece das duas uma, ou a pessoa pega raiva pelo fato da bike ser muito ruim e desiste de andar. Ou gasta uma nota pra tentar melhorar a bike... Algumas conseguem dependendo do quadro e do uso que vão fazer da bicicleta, já outras...Ouch

O que ocorre é que a pessoa acaba gastando duas vezes. Veja  o seu caso por exemplo, de cara você já trocou meia bike hehe, derrepente compensava ter comprado um quadro melhor e ir montando ela ao seu gosto com peças melhores... Mas em fim, já tá comprada, agora é tentar melhorar o máximo possível e curtir os pedais!
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Uma última coisa.......... um colega meu, ciclista veterano, por telefone (sem examinar a bicicleta) me disse que o passador dianteiro pode estar empenado, pode ter vindo empenado de fábrica. Isto seria suficiente para impedir a troca de marchas? Passador pode empenar?
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Originalmente postado por Beto Marcicano Beto Marcicano escreveu:

Cara, é o que eu falo pra todo mundo, a galera compra bike baratinha pra ver se toma gosto na coisa. Daí acontece das duas uma, ou a pessoa pega raiva pelo fato da bike ser muito ruim e desiste de andar. Ou gasta uma nota pra tentar melhorar a bike... Algumas conseguem dependendo do quadro e do uso que vão fazer da bicicleta, já outras...Ouch

O que ocorre é que a pessoa acaba gastando duas vezes. Veja  o seu caso por exemplo, de cara você já trocou meia bike hehe, derrepente compensava ter comprado um quadro melhor e ir montando ela ao seu gosto com peças melhores... Mas em fim, já tá comprada, agora é tentar melhorar o máximo possível e curtir os pedais!


Olá BETO: concordo com você, cara, mas veja bem....... eu já sabia "andar" de bicicleta, não comprei exatamente pelo preço, até porque troquei peças originais por outras de melhos qualidade. Comprei para voltar a praticar uma atividade física e fazer amigos.

Sou de um tempo que Caloi era sinônimo de bicicleta durável e de qualidade. Estou arrependido? Sim, claro. Vou deixar de pedalar? Não. Na pior das hipóteses, aproveito o quadro, selim, câmbio frontal Tourney e compro mais algumas peças.

Nem todos tem experiência com bikes e eu sou uma destas pessoas, todo mundo já fez papel de otário uma vez na vida, seja em que situação for. Já fiz o meu comprando esta Aluminum. Agora vamos tentar resolver o problema.

Grato por sua opinião.
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stimpy Ver Drop Down
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Provavelmente seja só regulagem. Isso é comum quando cambio da frente está desregulado. E muitas vezes a regulagem feita em lojas é meia boca.
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Joao Roberto Ver Drop Down
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Na minha opinião, agora eu trocaria o pedivela, os câmbios traseiro e dianteiro por Shimano Tourney e mandava ver. Eu também comprei uma bike dessas simples da Caloi. Uma Andes. Logo vi que era ruim, então troquei o passador, pedivela e cambios por Shimano Tourney. Agora está bem melhor de andar nela.
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Originalmente postado por stimpy stimpy escreveu:

Provavelmente seja só regulagem. Isso é comum quando cambio da frente está desregulado. E muitas vezes a regulagem feita em lojas é meia boca.


Mas a droga da loja onde eu comprei a bike é autorizada Caloi! Tem oficina lá......... amanhã eu parto pra decisão e volto pra comentar o que aconteceu!
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TubaraoLegal Ver Drop Down

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Originalmente postado por Joao Roberto Joao Roberto escreveu:

Na minha opinião, agora eu trocaria o pedivela, os câmbios traseiro e dianteiro por Shimano Tourney e mandava ver. Eu também comprei uma bike dessas simples da Caloi. Uma Andes. Logo vi que era ruim, então troquei o passador, pedivela e cambios por Shimano Tourney. Agora está bem melhor de andar nela.


Penso como você, mas não estou disposto de imediato a "colocar sal em carne podre". Vamos identificar qual o problema da bike, se é somente passador/câmbio.

Vamos solucionar este problema para somente então partir para upgrade, por um motivo muito simples: minha bicicleta está na garantia, então se eu fizer o upgrade não vão me dar as peças originais em perfeito estado.

Duvido muito que uma vez identificado o problema a loja vá querer trocar minhas peças defeituosas por outras na base de troca.

Primeiro vamos ver o que aconteceu com a minha bicicleta, depois eu vejo o que mais deverei trocar.

Já fiz muito trocando até peças demais no primeiro momento, se bem que foram peças essenciais e que servem em outra bike.

Retornarei em breve a este tópico relatando o que ocorreu e quais as providências tomadas.

Boa semana a todos e grato pela companhia!
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TubaraoLegal Ver Drop Down

Banido

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RESUMO: a Coroa estava empenada.
-
Foi feita nova regulagem e está tudo ok. Como não houve impacto ou queda, presumo que a coroa já veio empenada de fábrica ou empenou quando do transporte na caixa original.
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OBS: decidi não mais substituir peças (upgrade) a não ser em caso de defeito por tempo normal de uso.
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Posteriormente vou montar outra bicicleta, escolhendo cada componente em separado desde o quadro até o selim.
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Acho quase impossível equalizar a qualidade dos componentes (aros, cubo, passadores, freios, câmbio, catracas, pedivela e corrente) sem colocar um grupo/kit de qualidade e acho melhor reservar este $$$ na montagem de uma nova bicicleta, com um quadro melhor.
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Um erro não justifica o outro. Errei ao comprar bicicleta previamente montada e não vou errar de novo gastando $$$ com ela em demasia, já basta as modificações feitas e indicadas no comentário que abriu este tópico.
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Agradeço a todos que comentaram neste tópico. Valeu mesmo!
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