Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caloi 400 confort conversão aro 700
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Caloi 400 confort conversão aro 700

Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GabrielCostaNorth Ver Drop Down

Cadastrado em: 26 Fev 2024
São Paulo - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielCostaNorth Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caloi 400 confort conversão aro 700
    Postado: 26 Fev 2024 as 12:29
Bom dia pessoal, tenho lido muitos artigos aqui no forum e tenho aprendido muito,
vou tentar explicar com ao máximo as informações para esta dúvida.
Sempre gostei de pedalar e tive o sonho de ter uma road bike um dia, entretanto ao visualizar aventureiros em adaptações no youtube acredito que posso estar mais próximo dele, adaptar uma com as peças que já tenho.

Bike - Caloi 400 Confort comprada em 2018
[utilização da bike]
utilidade inicial, entregas e delivery, 
utilidade posterior 10km de ida e volta todo dia ao serviço por avenidas.
uso atual, somente lazer e diversão esporadicamente.

[desgaste mal uso]
Acredito que eu tive um desgaste precoce por motivo de pedalar em dias de chuva e exposição ao sol também.

[Planejamento]
Devido ao orçamento limitado (Casei, reformas, obras e moveis), pretendo fazer por etapas.
-> ETAPA 1: substituição das rodas/pneus (Atualmente aro 26) por Aros 700 e o pneu o tamanho maior que couber (quanto mais  alto for o pneu, mais veloz eu conseguirei pedalar?).
oque imaginei: rodas vzan aro 700 da mais básica, pneu 700x28, 
-> ETAPA 2: Comprar um guidão speed e peças necessárias para adaptação. (só comprarei mas montarei na próxima etapa). 
-> ETAPA 3: Vou aproveitar o tempo de vida útil que me resta  da transmissão para me preparar para esta etapa que julgarei como a mais pesada, KIT Transmissão, um de entrada com um custo benefício barato que sirva na bike.
Qual a diferença entre entre um Kit Shimano Claris e um GTS 2x9 básico, existe outra opção?
-> ETAPA OPCIONAL: compensa colocar freio a disco? nunca utilizei, não sei se compensa converter também ou atualizar sei lá. 
-> ETAPA DESCONHECIDA: eu listei tudo oque eu sei, mas oque eu não sei eu não consegui incluir aqui.

vou tentar postar fotos que possam trazer mais detalhes...

GabrielSL329 Ver Drop Down

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2024 as 13:36
Vamos lá com algumas considerações/comentários:

Você está querendo transformá-la no que chamamos de monstercross.

Vá orçando tudo o que você deseja instalar nela e veja os custos. Algumas vezes compensa vc vender essa bike e investir em outra já pronta! 

Seu quadro não tem suportes de freio a disco, logo inviabiliza uma instalação limpa (você terá que soldar suportes no triângulo traseiro e comprar uma suspensão que já tenha os suportes.

Para adaptar o aro 700 em um quadro que originalmente usa aro 26, vai ter que comprar os adaptadores dos freios! um custo a mais!

Guidão speed indica o uso de STIs, que são bem carinhos ao comprar novos. 

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
RuanRAC Ver Drop Down

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2024 as 17:56
Vamos as considerações:

-> ETAPA 1: substituição das rodas/pneus (Atualmente aro 26) por Aros 700 e o pneu o tamanho maior que couber (quanto mais  alto for o pneu, mais veloz eu conseguirei pedalar?).
Resposta: vai ter que adaptar o freio, a altura da sapata

-> ETAPA 2: Comprar um guidão speed e peças necessárias para adaptação. (só comprarei mas montarei na próxima etapa). 
Resposta: guidão speed para melhor posição? pense em variações tipo bullhorn e butterfly, podem ser mais barato e manter algumas peças

-> ETAPA 3: Vou aproveitar o tempo de vida útil que me resta  da transmissão para me preparar para esta etapa que julgarei como a mais pesada, KIT Transmissão, um de entrada com um custo benefício barato que sirva na bike.
Resposta: Faz todo sentido

Qual a diferença entre entre um Kit Shimano Claris e um GTS 2x9 básico, existe outra opção?
Resposta: confiabilidade, claris você sabe o que esperar, esse gts é loteria chinesa, pode ser ok ou uma porcaria.

-> ETAPA OPCIONAL: compensa colocar freio a disco? nunca utilizei, não sei se compensa converter também ou atualizar sei lá. 
Resposta: veja a etapa 1, problema no ponto de encaixe do freio

Resposta final, se você quer uma speed barata já pensou na TRIBAN RC100? acho que sai melhor e mais barato, mais barata ainda é a RIVERSIDE MS 500

Editado por RuanRAC - 26 Fev 2024 as 17:58
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Joao_neto_45 Ver Drop Down

Cadastrado em: 25 Fev 2024
DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao_neto_45 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2024 as 07:48
Um outro upgrade q pode parecer um pouco desnecessário, mas que vai ajudar muito no projeto seria usar um garfo over ou adaptador de standard pra over, isso vai te permitir usar uma mesa mais confortável q favoreça a geometria das speed/gravel/monstercross, é recomendável q vc tbm veja um bike fitter pra decidir qual tamanho e ângulo da mesa
Joao_neto_45 Ver Drop Down

Cadastrado em: 25 Fev 2024
DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao_neto_45 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2024 as 07:55
Inclusive eu recomendo fortemente que você veja um bike fitter pois esse projeto mexe muito com a geometria e ergonomia da bike, o que pode acabar causando problemas futuros caso você acabe pedalando por muito tempo numa posição desconfortável ou errada, o pessoal do bike fit vai te dar instruções bem claras de modificações e ajustes que você deve fazer nas sua bike para melhorar
a ergonomia e evitar lesões
Davi Silva Ver Drop Down

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2024 as 17:33
Bom, eu acho que a conversão não vai funcionar. Ou se funcionar não vai ter a mesma confiabilidade de uma bicicleta desenhada pra isso. Se eu tiver errado por favor, desconsidere.

Primeiro:
Nao tenho certeza que o freio instalado no centro (Ferradura) vai encaixar perfeitamente quando voce colocar as rodas 700. Acho que aquele furo no quadro foi desenvolvido para use the para barro.

Segundo:
O cabo do passador da coroa tem que vir debaixo pra cima e na foto parece que os 3 cabos vem por cima.

Mais:
O movimento central deve ser 68mm o mesmo das road mas tem que confirmar certinho.
A distribuição de peso do ciclista nessa tipo de bicicleta e totalmente diferente de uma bicicleta de estrada, mesmo que voce converta e tudo funcione corretamente, nao ira ter nem de perto a mesma sensação de como é pedalar em uma speed.

Não entendi a parte do pneu alto e velocidade. 

Boa sorte

Kr >>> DV
Tavaresneto Ver Drop Down

Cadastrado em: 09 Jan 2024
Juranada
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tavaresneto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2024 as 22:08
Compre uma Caloi 10 usada,quadro de aluminio,conseguira uma na faixa de 700reais,pra fazer ela eficiente precisara trocar o garfo por um aheadset,o guidao ruin por um ergo ou compacto,e por um grupo LTWOO 2x8 (ela e rosca 2x7,mas o kit fincionara normalmente ate a comprar de rodas com cassete)
O Kit da pra pegar logo ali...aliex
Veja bem o estado da bike antes de comprar,mas geralmente quem compro Caloi 10 de aluminio e tiozao qq fez passeio de 20km,so vai ta ruin se o tizoao pesar uns 100kg,No geral,e uma boa bike pra girar e mehorar pouca coisa.

Por um pouco mais,uns 1500rs,vc ja compra uma road usada.Basica,com 2x8,tudo de aluminio,mas compra.

Deixa a Caloi 100 pra usar pra ir pro trabalho.
Hugobh77 Ver Drop Down

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2024 as 08:22
Já fez a conta de quanto vai gastar nessa conversão? Já citaram aí a triban 100. Melhor comprar a bike em quantas parcelas forem possíveis do que fazer isso.
Se fosse só converter para aro 700 seria mais fácil. Existe um adaptador para que o vbrake alcance a pista do aro. Mas adianto, a bike costuma ficar curta e arisca. Já fiz isso em uma Caloi aluminum. Seria muita coisa para você trocarem no final não fica 100%.

https://www.pedal.com.br/forum/caloi-aluminum-para-transporte-e-boa_topic23468_page106.html
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

X