| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Caloi 10, dicas de como melhorar um pouco a sua!
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Caloi 10, dicas de como melhorar um pouco a sua!

Responder Responder Página  <1 141516
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rômulo Passos Ver Drop Down
Restrito

Aracaju/SE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rômulo Passos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2016 as 15:08
Originalmente Postado por Valgodi Valgodi Escreveu:

De resto o "mimimi" fica por conta dos preconceituosos e dos traumatizados com o modelo de 2010, que realmente deixava muito a desejar e dava muita dor de cabeça.

Interessante, tenho uma modelo 2010 e não tive dores de cabeça.... Enquanto ela era original (até 2015), só manutenção básica mesmo. Comprei na época por algo perto de 600 reais.

Único upgrade que fiz quando nova foi o selim (original era duro demais) e, em pouco tempo, a troca dos raios por inox (originais de ferro em 1 ano ficaram marrons pelo salitre...). Fora isso, sério, só desgaste natural mesmo, pneus, corrente, alguns cabos, depois de anos e muitos km e, claro, por eu morar na praia e ter algumas peças de ferro, ferrugem aparente na caixa de direção e passadores depois de alguns anos -- compatíveis com a proposta de preço da bike, ao meu ver. Fora isso, dificilmente gastava mais que 100 reais numa revisão, geralmente só limpeza, lubrificação e ajustes básicos, sempre baratíssima de manter. Toda as demais peças de alumínio sempre inteiras e nunca me deram problema (quadro, freios, manetes....).

Tudo bem que na época não andava tanto, era iniciante e andava esporádico, mas até mesmo o movimento central tão criticado só veio começar a abrir o bico em 2015 (avisando pelos estalos nas ladeiras, mas não deixou na mão). Até mesmo o passador nunca me deu maiores dores de cabeça, sempre me atendeu bem, guardadas suas limitações. O maior ponto fraco da bike pra mim sem sombra de dúvidas eram os freios (especificamente, as sapatas de freio, porque as pinças são muito boas, o que descobri depois Wink), muito fracos pra parar a bike, principalmente quando resolvia acelerar pros 40km/h, era tenso.....

Ao meu ver, na condição de iniciante e equipamento de baixíssimo custo, atendeu muito bem à proposta....

É claro que, com o tempo, a gente vai sentindo a necessidade e descobrindo coisa melhor Big smile (e muito mais cara Shocked). Acho que faz parte do processo.

Daí em 2015 comprei uma bike nova e ia vender minha Caloizinha.... mas aí fiquei com dó de vender por merreca. E aí, sim, resolvi fazer um baita upgrade nela Star. Mas aí são cenas para os próximos capítulos, hehe.

Agora, é claro, essa config da 2015 está de fato superior.... pelo preço de black friday, considerando a proposta pra quem tá começando agora e tem orçamento apertado, ao meu ver tá valendo sim.
Voltar para o topo
Valgodi Ver Drop Down

Salvador/BA
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Valgodi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jan 2017 as 15:07
Vão aí mais algumas informações, que acredito vá dirimir as dúvidas que muitos têm, e é difícil de encontrar, pois nem a Caloi informa:

O tubo de direção de todas as Caloi 10 que têm quadro de alumínio é oversize e, portanto, é compatível com qualquer caixa de direção e garfo oversize, exceto, claro, os mega-over.

O quadro também é compatível com qualquer movimento central Shimano até os Holowtech II.
Voltar para o topo
Valgodi Ver Drop Down

Salvador/BA
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Valgodi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jan 2017 as 15:09
Então, meu caro, relata ai pra gente o upgrade que você fez na sua Caloizinha...
Voltar para o topo
Restrito

Aracaju/SE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rômulo Passos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jan 2017 as 21:17
Originalmente Postado por Valgodi Valgodi Escreveu:

Então, meu caro, relata ai pra gente o upgrade que você fez na sua Caloizinha...

Taí a danada, hehe.
- saiu o antigo garfo de aço, entrou um Vicinitech Roubaix II full carbon; junto coloquei caixa de direção Shimano pro (alumínio); aranha expansível Vicinitech; mesa aheadset alumínio 90mm; guidão permaneceu o original, só troquei a fita por uma de melhor qualidade.
- rodas saíram as antigas Vzan 700 com cubos de aço, esferas e catraca e transplantei as rodas Quasar Q2 que vieram OEM na minha KHS (ao fundo), de 20x24 raios, bem mais leves, rolamentadas e com freehub pra até 11v, e junto vieram os pneus Maxxis Detonator 25mm que deram lugar aos velhos Levorin 28mm.
- do conjunto de transmissão saiu o antigo conjunto SunRace 2x6v com catraca pra dar lugar a um conjunto Shimano um pouco mais moderno, de 2x8v; saiu a manivela de passadores do guidão e coloquei um par de STI Sora 2x8v; Pedivela saiu o antigo de aço 52x42 pra um Vicinitech bem levinho alumínio 7075 53x39; entrou movimento central ponta quadrada rolamentado selado; saiu a catraca já desgastada 24x14 pra um cassete HG 51 28x11; corrente entrou essa KMC dourada :-); câmbio dianteiro Sora e traseiro Tiagra.
- dos freios só troquei as sapatas fracas por dois pares das dura-ace/105, mantive as ferraduras originais Sunrace, só com isso a sensação de frenagem melhorou uns 200% :)
- troquei o selim por um DDK-RT; o antigo canote de alumínio com castanha por um FSA de carbono, e os porta-caramanholas também troquei por dois de carbono (na foto só aparece 1, coloquei o outro depois).

No geral foi isso aí, se esqueci algum detalhe passo depois. A quase totalidade dos itens garimpei ou no ML, ou no eBay, ou comprei usados (de procedência conhecida :) ), e fui incrementando aos poucos (exceto transmissão, que foi tudo de uma vez).

Gastei um tempo pesquisando tudo e gastei uma graninha, mas no frigir dos ovos saiu em custo relativamente baixo e valeu a pena. Virou OUTRA bike, muito gostosa de guiar e mais confortável, especialmente a frente, por conta do garfo. Peso caiu de cerca de 12,3kg originais para 9,3kg (sem acessórios, como lanternas ou garrafinhas).

É ela que uso mais no dia-a-dia, seja pra ir pro trabalho, pra treinos ou passeios.
Voltar para o topo
Pepebike Ver Drop Down

Goiânia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pepebike Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jan 2017 as 23:30
Originalmente Postado por Rômulo Passos Rômulo Passos Escreveu:

- saiu o antigo garfo de aço (...) troquei a fita por uma de melhor qualidade.
- rodas saíram as antigas Vzan 700 (+) pneus Maxxis Detonator 25mm 
- saiu o antigo conjunto SunRace 2x6v com catraca ; Pedivela saiu o antigo de aço 52x42 ; saiu a catraca já desgastada 24x14; câmbio dianteiro Sora e traseiro Tiagra.
- troquei as sapatas fracas por dois pares das dura-ace/105, 
- troquei o selim por um DDK-RT; o canote de alumínio com castanha por um FSA de carbono

No geral foi isso aí....  Virou outra bike....

Claro que virou outra bike, vc trocou TUDO nela, exceto o quadro... LOL
Talvez fosse melhor ter trocado de bicicleta, sairia mais barato e vc teria um quadro melhor. Wink
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar para o topo
Restrito

Aracaju/SE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rômulo Passos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2017 as 10:37
Originalmente Postado por Pepebike Pepebike Escreveu:

- saiu o antigo garfo de aço (...) troquei a fita por uma de melhor qualidade.
- rodas saíram as antigas Vzan 700 (+) pneus Maxxis Detonator 25mm 
- saiu o antigo conjunto SunRace 2x6v com catraca ; Pedivela saiu o antigo de aço 52x42 ; saiu a catraca já desgastada 24x14; câmbio dianteiro Sora e traseiro Tiagra.
- troquei as sapatas fracas por dois pares das dura-ace/105, 
- troquei o selim por um DDK-RT; o canote de alumínio com castanha por um FSA de carbono

No geral foi isso aí....  Virou outra bike....

Claro que virou outra bike, vc trocou TUDO nela, exceto o quadro... LOL
Talvez fosse melhor ter trocado de bicicleta, sairia mais barato e vc teria um quadro melhor. Wink

Mas eu troquei de bike (a nova é aquela ali do fundo, uma KHS Flite 500, com grupo 105 5800), eu ia me desfazer da Caloi :)  Mas deu dó :)  

No saldo final, depois de garimpar, gastei menos que bicicletas do mesmo nível, e pra uma bicicleta de treino o quadro sozinho não faz essas diferenças toooodas assim não.
Voltar para o topo
newhouse Ver Drop Down

Embu - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de newhouse Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2017 as 10:46
Originalmente Postado por Pepebike Pepebike Escreveu:

Mas a KHS lá no fundo tá show de bola, rsrsrsrs.

Se vc olhar bem, ele não colocou peças tops na bike, e como ele garimpou pode ser que tenha conseguido um bom preço mesmo. É uma proposta bacana numa bike pra uso diário, se conseguir um quadro vicini num bom preço vira uma baita bike. Só uma dica, troca esse K7 HG51 que é horrível pra estrada, coloca o SunRace R86 que vai ficar bem melhor no plano.
Voltar para o topo
Restrito

Aracaju/SE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rômulo Passos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2017 as 20:19
Originalmente Postado por newhouse newhouse Escreveu:

Se vc olhar bem, ele não colocou peças tops na bike, e como ele garimpou pode ser que tenha conseguido um bom preço mesmo.

Exato, esse é o ponto, hehe.

É uma proposta bacana numa bike pra uso diário, se conseguir um quadro vicini num bom preço vira uma baita bike.

Então, a estratégia de manter o quadro foi também pra não ser alvo da bandidagem, tentar despistar um pouco é a bike que vou pro trabalho também :) e tb pode virar "lobo em pele de cordeiro" no pelote kkkkkk. Em termos práticos a ideia foi fazer algo gastando relativamente pouco e trocando o que ia gastando, aproveitando o que fosse ficando e o quadro, e ir melhorando. Mas foi algo mais por hobby, aprendi bastante pesquisando e montando.

Só uma dica, troca esse K7 HG51 que é horrível pra estrada, coloca o SunRace R86 que vai ficar bem melhor no plano.

Quando gastar vou seguir sua dica, hehe.
Pq vc diz isso? Pela relação e escalonamento?
Peguei porque na época queria um 11-28, até porque morava em Salvador, com muitas subidas puxadas e descidas fortes. Mas agora tô morando em Aracaju, cidade plana, então seria mais legal um mais "fechado". Qual o escalonamento desse?
Voltar para o topo
Restrito

Aracaju/SE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rômulo Passos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2017 as 20:56

É uma proposta bacana numa bike pra uso diário, se conseguir um quadro vicini num bom preço vira uma baita bike.

Então, a estratégia de manter o quadro foi também pra não ser alvo da bandidagem, tentar despistar um pouco é a bike que vou pro trabalho também :) e tb pode virar "lobo em pele de cordeiro" no pelote kkkkkk. Em termos práticos a ideia foi fazer algo gastando relativamente pouco e trocando o que ia gastando, aproveitando o que fosse ficando e o quadro, e ir melhorando. Mas foi algo mais por hobby, aprendi bastante pesquisando e montando.

Ainda sobre o quadro: o da Caloi 10 não é dos melhores, mas também não chega a ser um quadro ruim.... É de alumínio 6061, tem cerca de 1,7-1,8kg, dá pro gasto, e está em perfeito estado. Trocar teria um salto $$ que fugiria da minha proposta, hehe. Comparando com o quadro da KHS (que é moderno, triple butted etc), que é o parâmetro que eu tenho, só consigo perceber que o da KHS tem um amortecimento um pouco melhor na traseira e uma rigidez um pouco maior na região do movimento central. Mas são minúcias que só com rodagem pra perceber, não chega a ser absurdo.

Um dos maiores probs da Caloi 10 original em termos de conforto de rodagem não era exatamente o quadro, mas o garfo dianteiro de aço, muito pesado, rígido e transmitia tuuuuuudo pro guidão... Que felizmente foi resolvido com o de carbono, hehe.
Voltar para o topo
newhouse Ver Drop Down

Embu - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de newhouse Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jan 2017 as 09:49

Só uma dica, troca esse K7 HG51 que é horrível pra estrada, coloca o SunRace R86 que vai ficar bem melhor no plano.

Quando gastar vou seguir sua dica, hehe.
Pq vc diz isso? Pela relação e escalonamento?
Peguei porque na época queria um 11-28, até porque morava em Salvador, com muitas subidas puxadas e descidas fortes. Mas agora tô morando em Aracaju, cidade plana, então seria mais legal um mais "fechado". Qual o escalonamento desse?

Eu uso 8v na estrada há muito tempo, já experimentei alguns modelos. O Sram pg830 e o SunRace R86 tem o mesmo escalonamento e casa muito bem no asfalto, não é uma maravilha como um 10v, mas quebra um baita galho e é mais barato de manter. Já o da shimano achei mais acertado pra MTB, que usa coroas menores, com coroas de estrada a relação fica muito longa no ponto crucial. Se vc não fizer questão da final 11, o cassete 12-28 da SunRace é maravilhoso, a melhor relação possível entre plano / subida que eu já usei com 8v. Segue os modelos pra vc ter uma ideia:

Shimano HG51 11x28: 11-13-15-17-19-21-24-28
SunRace R86 11x28: 11-12-14-16-18-21-24-28
SunRace R86 12x28: 12-13-14-16-18-21-24-28

Editado por newhouse - 16 Jan 2017 as 09:50
Voltar para o topo
wschettini Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de wschettini Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2017 as 16:28
Boa tarde, 

Não tinha a intensão NENHUMA de ter uma speed, tenho problemas na lombar e andando em minha hibrida não sinto nada. Mas um belo dia eu anunciando minha caloi supra velhinha, apareceu uma oportunidade de fazer uma troca por uma caloi 10, a bicicleta está zero bala e tô começando a gostar. As únicas peças que troquei para deixa-la mais ajustada ao meu tamanho foram a mesa e banco. Pra quem está querendo se adptar a esse tipo de bike é uma boa pedida. Vai empatar uma grana em uma speed top e não gostar, ferrou. Troquei algumas peças mas em função de desgaste. Tipo movimento central, cassete e cubo traseiro.

Abç 
Voltar para o topo

Responder Responder Página  <1 141516
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.