Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caloi 10 1981 restaurada. Comprá-la ou não?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caloi 10 1981 restaurada. Comprá-la ou não?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ricardotda Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Out 2016
Campinas-SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardotda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caloi 10 1981 restaurada. Comprá-la ou não?
    Postado: 16 Nov 2016 as 02:48
Olá, pessoal.

Vi o anúncio de uma Caloi 10, ano 1981, que foi restaurada pelo seu dono, e colocada a venda por R$ 400.
Ele informou que a bike está com todas as peças originais.

Deixo aqui as fotos e peço ajuda dos amigos do fórum pra saber se realmente vale a pena a aquisição desta garota. E saber se realmente está original, pois dei uma olhada em algumas imagens pelo Google e fiquei com a impressão de faltar alguns itens, como protetor de coroa e catraca

Observação: Na foto não é mostrado, mas a bike possui o câmbio traseiro, corrente e fita pro guidão (na cor azul).





Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2016 as 09:43
pedivela, canote e selim com certeza não são originais (e isso que eu nem manjo de C10) LOL

mesmo assim, por esse valor a bike completa vale a pena. 
Voltar ao Topo
ricardotda Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Out 2016
Campinas-SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardotda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2016 as 16:21
Confirmei com o vendedor. Pedivela e guidão não são originais, mas ele falou que tem, e que me entrega junto com a bike. Quanto a canote e selim ele não tem mais os originais.
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2016 as 20:32

E os aros, esses não são vzan?
George
Voltar ao Topo
ricardotda Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Out 2016
Campinas-SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardotda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2016 as 20:49
George, os aros também não são originais dela 1981. São de alumínio. Quanto a marca, o vendedor não soube precisar qual seria.

Algum problema nisso? hehe
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2016 as 21:24
Ao meu ver é uma ótima bike, o único problema para esses modelos antigos da caloi 10 é encontrar pneu de qualidade quando precisa troca-los. Os melhor pneu que me lembro é o Pirelli jet caju que ao que sei não fábrica mais, e quando acha é estoque antigo e tem o risco de comprar e estar ressecado. Os pneus que encontra atualmente para essa medida tem qualidade muito baixa. Tive uma Caloi 12 alguns meses atrás e por conta do meu peso (110kg) e essa dificuldade dos pneus acabei vendendo ela. Existe a opção de se adaptar aro 700,mas tem que trocar o freio por um com ferradura maior para as sapatas alcançarem a pista de frenagem.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2016 as 17:49
O guidão não é original. Os guidões de Caloi 10 nunca tiveram essa sessão reta para a pega no meio da curvatura. Reta só a sessão final do drop.

Aro 27 tem problema de encontrar bons pneus como já disseram. Uma opção é montar jogos novos de rodas (deixe essas guardadas como estão para uma restauração original futura) com aro 700C, usado nas C10 mais atuais.
Esta modificação tem alguns problemas:
- O aro 700C é menor que o 27 original. Se as sapatilhas de freio já estão na ponta das pinças de freio, com o novo aro não será possível alcançá-lo na regulagem do freio. Uma opção é usar um extensor semelhante ao usado nos freios V Brake de mountain bike quando se usa o mesmo aro 700C na transformação para híbrida.
- O uso do extensor piora um comportamento ruim das pinças em ferradura. Elas funcionam como alavancas com ponto de apoio no parafuso de pivô no quadro. Se você estende os braços, aumenta a alavanca e piora o comportamento em frenagem. O jeito é usar um stop brake (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743918990-caloi-cross-extra-light-apoios-de-freio-stop-brakes-_JM?flash=cdc5a03d54247b9edbf0d02167328ffbff01c167&noIndex=true) ou recurso semelhante;
- O aro menor vai rebaixar o centro de gravidade. Vai alterar o comportamento da bicicleta;

Faltam ainda peças do câmbio traseiro e corrente.

Tem que fazer as contas. É uma bicicleta que está por R$ 400,00 e ainda precisa ser terminada. Dependendo o projeto, financeiramente ela pode não interessar. Mas se a restauração ou recuperação for por hobby, aí custo se torna um fator secundário.
De resto, parece ser um bom projeto.

Voltar ao Topo
AndreCury Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Nov 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreCury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2016 as 19:51
Ricardo, tudo certo?

Sou novo aqui no forum (é a primeira vez que escrevo aqui) e novo também nesse "mundo" das bicicletas. Dito isso, só posso oferecer a opinião subjetiva de quem tem uma Caloi 10 há pouquíssimo tempo (duas semanas) e a usa diariamente.


Comprei pelo mesmo preço que essa do anúncio. É uma companheira. À exceção dos freios, que me parecem pouco confiáveis, não tenho o que reclamar.

Acho que é um excelente custo-benefício. 
Voltar ao Topo
ricardotda Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Out 2016
Campinas-SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardotda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2016 as 16:51
Pessoal, primeiramente, obrigado pelas respostas e dicas. Este foi o primeiro post que criei aqui no Fórum, e fiquei muito grato com a disposição de todos em ajudar. Realmente esse mundo de duas rodas é bem unido, e todos gostam de compartilhar conhecimento. Obrigado novamente a todos.

Atualizando o status, eu comprei a bike. Como ainda não estava completamente terminada, o vendedor fechou em R$ 350,00. Ainda recebi algumas peças originais, como pedivela, guidão, protetores de coroa e catraca, suporte de garraga e movimento central. Outro detalhe interessante é que foi aplicada pintura automotiva na bicicleta, segundo o cara que me vendeu. No fim das contas, acho que foi um bom negócio. 

Hoje, deixei a bike em um brother de confiança que vai dar os reparos necessários para deixar a bike andável, e essa semana já pretendo ir pro trabalho nela.

Minha dúvida é se deixo a bike original com pedivela, guidão, protetores etc ou se a deixo com os itens atuais.

Abaixo, deixo mais algumas fotos da bike e seus detalhes de como estavam no momento que a peguei:


Um detalhe que gostei bastante foi o acabamento da solda, que é bem mais bonito que nas Caloi 10 modernas:


Peças Sugino, Suntour e Dia-compe:



Selim Trust, canote GTS, guidão Zoom:


Demais peças originais que recebi do antigo dono:

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2016 as 14:35
O que eu posso recomendar é que você use a bicicleta como está e guarde as peças originais para uma restauração original futura. A bicicleta sempre valerá mais com elas.

Mas para uso, ela parece bem equipada. Não vejo necessidade de todo trabalho para tirar o que está nela agora para retornar o original.
Já usei muito bicicletas com pedivelas com chaveta e de longe prefiro os eixos quadrados como está.

De resto, boa diversão.

Voltar ao Topo
ricardotda Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Out 2016
Campinas-SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardotda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2016 as 17:03
Olá, Gryphon. 

Um ponto é que a bike vai ter que passar por uma revisão completa, pois precisa de vários ajustes para que esteja em condições de rodar. Então, este trabalho de tirar as peças já vai ter. A questão é: colocar as que já estão (mais novas) ou colocar as originais (antigas)? Pensei em colocar as antigas pra deixá-la com essa cara mais original, mesmo correndo o risco de colocar peças que dão mais trabalho de manutenção, como o pedivela de chaveta.

Entendo teu ponto de guardar as peças pra tentar fazer uma restauração mais completa no futuro.

E obrigado pelo compartilhamento da tua experiência.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2016 as 18:49
Ricardotda, é que eu estou no meio de três projetos como o seu:

http://www.pedal.com.br/forum/ajuda-para-identificar-um-quadro-caloi-60-cm_topic87118.html

São duas Caloi Mountain Bike de primeiro lote e mais um quadro de GT 93 para completar.

Vou conseguir restaurar uma Caloi à originalidade, outra será revisada e a GT ainda estou pensando o que fazer com ela.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X