Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - cálculo relação coroa x pinhão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


cálculo relação coroa x pinhão

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2016 as 13:00
Originalmente postado por ThanderCat ThanderCat escreveu:

Bom dia

Estou com uma relação 2x10

sendo coroa 38*26 por k7 11*36, já andei um pouco com ela, mas estou querendo trocar para
coroa 38*22, para encarar algumas subidas mais fortes, fazendo isso vou der uma redução de 11%.

estou correto, alguma sugestão, o uso vai ser apenas para trilhas leve e cicloturismo, sendo que eu estou levando agora um alforge, pois costumamos fazer piquenique, durante as trilhas, ou seja eu levo entre 2 a 7 quilos fora meu peso.



não seria 15% de redução?
George
Voltar ao Topo
ThanderCat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2016
Amargosa
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThanderCat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2016 as 07:30
Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:

Originalmente postado por ThanderCat ThanderCat escreveu:

Bom dia

Estou com uma relação 2x10

sendo coroa 38*26 por k7 11*36, já andei um pouco com ela, mas estou querendo trocar para
coroa 38*22, para encarar algumas subidas mais fortes, fazendo isso vou der uma redução de 11%.

estou correto, alguma sugestão, o uso vai ser apenas para trilhas leve e cicloturismo, sendo que eu estou levando agora um alforge, pois costumamos fazer piquenique, durante as trilhas, ou seja eu levo entre 2 a 7 quilos fora meu peso.



não seria 15% de redução?

Mas, alguém já testou esse conjunto na configuração 38*22 por 11*36, fica leve mesmo, mas de forma que der para pedalar em subidas mais acentuadas? 
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2016 as 10:14
Originalmente postado por ThanderCat ThanderCat escreveu:

Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:

Originalmente postado por ThanderCat ThanderCat escreveu:

Bom dia

Estou com uma relação 2x10

sendo coroa 38*26 por k7 11*36, já andei um pouco com ela, mas estou querendo trocar para
coroa 38*22, para encarar algumas subidas mais fortes, fazendo isso vou der uma redução de 11%.

estou correto, alguma sugestão, o uso vai ser apenas para trilhas leve e cicloturismo, sendo que eu estou levando agora um alforge, pois costumamos fazer piquenique, durante as trilhas, ou seja eu levo entre 2 a 7 quilos fora meu peso.



não seria 15% de redução?

Mas, alguém já testou esse conjunto na configuração 38*22 por 11*36, fica leve mesmo, mas de forma que der para pedalar em subidas mais acentuadas? 

Eu uso 22 / 36 como relação mais leve em uma OGGI 7.2 com alivio. Sempre que precisei empurrar foi falta de perna mesmo. Se a relação fosse mais leve (22/36 = 0,6111) eu teria empurrado do mesmo jeito.

Uma coisa que notei é que mantendo a mesma relação eu acho melhor pedalar com uma coroa maior. Exemplo:
- 22/28, relação de 0,786 contra 30/36, relação de 0,833. Apesar de ficar "mais pesado" eu subo as mesmas ladeiras e acho mais tranquilo. Consigo aplicar mais força com cadência menor.
Notei que, para mim, cadência mediana rende mais nas subidas. Notei, ainda, que (como todo novato) eu tendo a exagerar na cadência quando uso uma relação "muito leve".

Então, para mim, é uma questão de acertar a cadência (respiração inclusa). Tenho testado as subidas mais comuns aqui onde moro e até o momento eu consigo dispensar os dois pinhões maiores, ou seja, subo em 22x28. Há os casos extremos, claro, mas mesmo nesses eu noto que é mais condicionamento do que equipamento.
Nos pontos onde eu subo em 22x28 eu comecei a testar em 30x36, e está indo. Sofrido mas vai.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 23:24
Hoje em dia, existe sim. A bike que comprei (usada) veio com 13. Deu folga na catraca e consegui uma com 11 no menor. De rosca. Marca DNP.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 23:25
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Não existe catraca de rosca com pinhão menor que 14, trocando por um cassete, você consegue pinhão menor de 11 dentes, mais que o suficiente para andar no plano.

Hoje em dia, existe sim. A bike que comprei (usada) veio com 13. Deu folga na catraca e consegui uma com 11 no menor. De rosca. Marca DNP.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 12:25
Binho, onde vc comprou? Hoje em dia é difícil de encontrar.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 13:03
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Binho, onde vc comprou? Hoje em dia é difícil de encontrar.

Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705276547-roda-livre-catraca-7-v-cubo-rosca-bicicleta-mtb-11-dentes-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705276547-roda-livre-catraca-7-v-cubo-rosca-bicicleta-mtb-11-dentes-_JM

Só que a brincadeira saiu cara... E o cara aumentou um pouquinho... Mas é uma sensação de liberdade formidável quando a corrente cai na 11!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2017 as 09:26
Esse modelo eu conheço, mas o duro é o preço. Por esse valor, se vc encontrar um cubo traseiro barato dá pra trocar o cubo e o cassete, com a vantagem que o k7 shimano é mais preciso que essa catraca. Antigamente dava pra encontrar modelos desse por 50 reais, mas agora virou mosca branca.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2017 as 10:29
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Esse modelo eu conheço, mas o duro é o preço. Por esse valor, se vc encontrar um cubo traseiro barato dá pra trocar o cubo e o cassete, com a vantagem que o k7 shimano é mais preciso que essa catraca. Antigamente dava pra encontrar modelos pdesse por 50 reais, mas agora virou mosca branca.


verdade, mas investi nessa solução pq já estava com um cubo novinho... Saco... E agora todo é trocando de bike! kkkkk
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2017 as 15:16
Fez lembrar os bons tempos, usei muito dessa catraca na época que ela era acessível, num cubo rodam com rolamentos SKF, barato e muito rápido, pena que fui praticamente obrigado a aderir o k7.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2017 as 08:16
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Fez lembrar os bons tempos, usei muito dessa catraca na época que ela era acessível, num cubo rodam com rolamentos SKF, barato e muito rápido, pena que fui praticamente obrigado a aderir o k7.

Interessante! Eu nunca tive o conhecimento da existência de catracas de rosca com menos de 14 na menor. Tive uma MTB full suspension Sundown Brisk, comprada em 2001, a versão de aço, pesada, 18 marchas. Pelo menos na minha área, fui um dos pioneiros, a bike era uma sensação (aparência bem legal).  Usei muito ela por uns 11 anos, aí ficou parada um tempo porque precisava de umas manutenções e, por falta da grana, ela ficou lá se acabando, tadinha, até que comprei uma outra (usada) e larguei a Sundown de lado (foi doada).

Eu ficava irritado com a Sundown porque não conseguia pegar velocidade legal com ela. Coroa 48 e catraca de rosca com 14 na menor. Cheguei a procurar catraca com menos dentes, mas cheguei à conclusão que só K7 mesmo. Em todas as bicicletarias que fui, falavam que só K7 mesmo. Quando comprei a outra, logo de cara descobri que o limite em 14 dentes era lenda: veio com uma catraca com 13 dentes na menor. Quando as marchas começaram a pular (março/2017), o mecânico de uma bicicletaria falou que a catraca e a corrente já estavam gastas e me ofereceu ou uma Shimano (14 dentes na menor, lógico que eu não quis) ou gastar uma grana com K7, sendo que o cubo eu tinha trocado (porque tinha dado folga) havia menos de 2 meses... Aí que eu procurei e encontrei esse modelo... Demorei a decidir e acabei comprando.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2017 as 09:57
Que pena roubarem sua bike, se vc ainda tivesse ela bem conservada hoje seria uma raridade.

Um pouco de historia, na virada dos anos 2000 não era difícil encontrar nas bicicletárias catraca shimano 11x28, a famosa reduzida:



Essa catraca de rosa era muito top, na epoca de moleque ninguém me pegava ladeira a baixo, a galera ficava louca. Usei ela por muito tempo, funcionava bem pra caramba e era mais barata que um k7, mas em 2005 ela chegou no limite, procurei em vários lugares e não encontrei, acredito que nem a shimano produz mais. Foi uma pena, pois se ainda fosse acessível estaria usando até hoje.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2017 as 11:59
Tirando a brincadeira acima, porque realmente fiquei surpreso... É bom saber que nao sou só eu rodando com catraca por aí... Tava até pensando em trocar por k7 pra dar um gás no psicológico, mas acho que vai por hora...!

Vou passar essas peças pra nova bike que estou montando (speed vintage pra uso urbano, inspirado na Eroica*), e aí pegar um k7 pra MTB, só pra por esse cog de 52T...! Evil Smile

*Eroica : eroica.cc/

Editado por Ismah/Cabelo - 25 Mai 2017 as 12:05
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X