Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caixa de direção da Specialized Centrum Sport
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caixa de direção da Specialized Centrum Sport

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pabllov Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jan 2013
Recife
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabllov Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caixa de direção da Specialized Centrum Sport
    Postado: 12 Mar 2021 as 00:44
Boa noite pessoal,
Sonho de pobre dura pouco...
Peguei uma specialized de segunda mão, já bem usadinha, um modelo que acredito até que não tenha no Brasil, não achei nada em fóruns nacionais, a specialized Centrum sport.
Então, tava fazendo fui ver o estado da caixa de direção da minha bici, péssima ideia. A coisa tava feia, e fiquei impressionado que os rolamentos eram de esferas soltas!
A caixa de direção é exatamente essa aqui:

https://www.ericbike.com.br/caixa-direcao-aheadset-1-1-8-specialized-41mm-integrado/p


Mas, obviamente, não há em canto algum.
Porém vi o anúncio de outra caixa, com as mesmas medidas, só que de rolamento...
Eis a pergunta:
É possível usar esse de rolamentos?
Ou melhor tentar ir atrás de apenas repor as esferas?
As pistas parecem ainda aguentar alguma coisa... Abraço!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2021 as 05:59
Existe um preconceito enorme contra esferas que eu tento entender a razão dele... Antes de mais nada, lembra que dentro dos rolamentos tb tem esferas!

Brincadeiras à parte, em geral não é problema nenhum vc ter caixa de direção de esferas, ou cubos de esferas, ou até central de esferas: a única desvantagem é que precisa de fazer o ajuste periódico pra compensar o desgaste, o que não tem como fazer em rolamentos selados, daí eles são simplesmente trocados quando isso ocorre.

Essa regulagem da origem à outra “desvantagem” percebida nos sistemas de esferas: se quem monta não souber ajustar a folga adequadamente, vai causar desgaste prematuro. Mas sabendo o que se faz, um sistema de esferas vai durar mais que um de rolamentos.

Ainda tem a questão da qualidade das esferas e dos rolamentos, pq no Brasil só se acham esferas mais baratas. Rolamentos a maioria tb é barata, mas dá pra achar mais facilmente alguns SKF de boa qualidade, ainda que a preço bastante salgado. Comparar rolamento SKF com esfera chinesa genérica é até sacanagem!

Pra largar mão da discussão técnica (que eu gosto bastante), vou resumir no que eu faria: troca as esferas apenas. Nenhuma caixa de reposição que vc achar vai encaixar tão bem ou vai ser tão durável quanto a que veio de fábrica. Vc disse que os cones e bacias da caixa estão com as pistas OK, aproveite-se disso! As esferas vagabundas que vc conseguir por aqui vão se desgastar bem mais rápido que as pistas. Só lembre-se de limpar muito bem todos os componentes antes de lubrificar e remontar

Uma opção é o colar de esferas, como o abaixo:



Mas se não achar um de diâmetro adequado, dá pra montar com esferas soltas tb. Pra fazer isso, dê uma lambuzada generosa de graxa nas bacias e coloque as esferas com uma pinça, uma a uma, preenchendo quase totalmente a pista com as esferas (deixa o espaço de uma vazio, pra que elas tenham espaço pra girar), usando a própria aderência da graxa pra manter as esferas no lugar. Tome cuidado ao passar a espiga do garfo, pra não soltar algumas esferas no meio do processo. Vai ser mais trabalhoso, mas vai te dar uma vantagem adicional: cabem mais esferas, daí os impactos sobre as pistas vão ficar mais distribuídos, com menos chance de problemas.

Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Pabllov Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jan 2013
Recife
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabllov Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2021 as 09:32
Valeu meu velho!
Já tava saindo pra ir numa loja tentar achar alguma caixa de direção que sirva. Mas talvez seja melhor seguir seu conselho e ir atrás das esferas.

Pra continuar o assunto:
Vi um site gringo em que o cara ensina como trocar a caixa de direção esferas por uma de rolamentos. Minha ideia aqui seria só pela facilidade de manutenção mesmo.
Mas nesse caso os rolamentos vão encaixados direto no quadro, e aí que tá meu medo...

Repara:
https://forum.bikeradar.com/discussion/12963941/how-to-replace-a-specialized-mindset-with-sealed-cartridges
Voltar ao Topo
Pabllov Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jan 2013
Recife
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabllov Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2021 as 13:07
Resolvido. Segui o tutorial do gringo e ficou perfeito!
Sacanagem a specialized colocar no site que a caixa de direção é integrada e fazer a preaca de colocar uma bacia só pra não gastar com rolamentos.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2021 as 13:26
Recentemente troquei um movimento de direção completo de uma bike por uma com rolamentos da FSA, ainda nem usei a bike direito para ter o feeling de como ficou, apenas virei a direção e está muito suave. A outra bike que possuo está com colar de esferas e nem tem 3 meses de uso. Mas ambas as bikes são movimento over (uma com rosca no steerer e outra sem).
Voltar ao Topo
93592 Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jan 2020
-
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 93592 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2021 as 15:04
Da para sentir a diferença do colar de esferas para rolamento? Sempre tive essa duvida, nunca usei uma bike com rolamento na caixa de direção.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2021 as 14:26
Eu não sei te dizer se dá p notar, essa semana que vem vou estar andando na outra que está montada com caixa de direção rolamentada. O fato bom que eu acho nas esferadas é a possibilidade de abrir , limpar e montar novamente com graxa, já a rolamentada que tenho aqui, da marca FSA eu não consegui retirar a vedação, então não sei como será em relação á manutenção, essa semana que vem vou ter um feedback e retorno aqui para atualizar.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X