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Cabos expostos - Por que não cobrir?

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hug0.dts Ver Drop Down


Registrado: 21 Nov 2009
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    Enviado: 02 Jul 2020 as 15:04
Busquei aqui no forum mas não encontrei uma resposta para essa minha a dúvida boba.

Por que os cabos de câmbio, e de freio, são instalados com partes expostas? Se forem cobertos com condúítes nessas partes, isso pode gerar algum problema na troca de marchas, por exemplo?


Editado por hug0.dts - 02 Jul 2020 as 15:04
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marcos_netto Ver Drop Down


Registrado: 02 Ago 2007
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Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:


Por que os cabos de câmbio, e de freio, são instalados com partes expostas? Se forem cobertos com condúítes nessas partes, isso pode gerar algum problema na troca de marchas, por exemplo?


Pode cobrir sim, desde que não atrapalhem o curso do cabo.  Eu tenho nas minhas bikes algumas das partes dos cabos cobertas. Fica até legal. Mas acho que as bicicletatarias não o fazem porque vai dá mais trabalho para cortar e arrematar os conduítes nos tamanhos certos para "encapar" cada pedacinho de cabo. Sem falar no custo.

Marcos Netto

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Pedro Cury Ver Drop Down


Registrado: 19 Jul 2008
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pedro Cury Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Jul 2020 as 15:51
Hugo, eu não tenho a resposta exata, com medições e tal... nem sei se ela existe, mas em teoria:

- Um cabo que passa por um conduíte, tem mais atrito, mesmo que mínimo. Esse atrito pode deixar o botão do passador mais duro ou num caso extremo e somado a um câmbio desregulado, até não deixar passar uma marcha, pq o cabo emperrou e não ficou totalmente frouxo. Com lubrificação correta e também o roteamento correto de tudo, isso dificilmente acontecerá. 

- Um cabo sem conduíte está exposto ao ambiente. Isso pode deixar ele mais suscetível a corrosão e a algum rompimento acidental, mesmo que seja muito difícil. Algo como... vc tirou a bike do rack do carro e um cabo enganchou em alguma coisa. coisas difíceis de acontecer. A lubrificação também protege da corrosão.

Antigamente que não tinha cabeamento interno, o pessoal usava muito conduítes mais premium, como jagwire, que tinha tecnologias para diminuir atrito e corrosão. Os cabos de aço também tem tratamentos melhores que outros.

Uma coisa que algumas pessoas faziam também era ter um conduíte completo mesmo se o quadro tivesse uma parte entrando e saindo de mais de um conduíte. Isso porque quanto mais entradas e saídas, mais chance de entrar água, terra, etc, e acelerar essa corrosão e mal funcionamento. Então, se você optar por cobrir as partes expostas, um conduíte de ponta a ponta é a melhor opção.

Lembre que em todos os casos quanto melhor a qualidade dos cabos e conduítes e mais limpeza regular, melhor o resultado.

Claro que pros contadores de grama, isso deixava a bike algumas gramais mais pesadas.
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Leekueedy Ver Drop Down


Registrado: 08 Dez 2016
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leekueedy Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Jul 2020 as 16:36
"picar" conduíte não é algo gostoso de fazer sem a ferramenta ideal kkkkkkkk
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marcos_netto Ver Drop Down


Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Jul 2020 as 16:45
Originalmente Postado por Leekueedy Leekueedy Escreveu:

"picar" conduíte não é algo gostoso de fazer sem a ferramenta ideal kkkkkkkk

Isso!

Sem os arremates, fica uma m&rd(a)!

LOL
Marcos Netto

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Fabriciogc Ver Drop Down


Registrado: 15 Mai 2013
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabriciogc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Jul 2020 as 18:53
Meti a broca nos pontos de fixação de conduíte de marcha traseira no quadro da minha XTC onde o conduíte acaba e o cabo fica exposto. passei a broca nos dois pontos do top tube e nos dois do seat stay. Fica um conduíte inteiriço do trocador até o câmbio. 
Sempre fiz isso nas minhas bikes. Estou atualmente a 2 anos sem nem trocar o cabo de marcha (na real, sem nem lubrificar. Não da manutenção) e funcionando 100%. Sem partes expostas, sem água e sem terra dentro dos conduítes = bom funcionamento longevidade. 
Só usar um conduíte de qualidade e um cabo inox. 
O mecânico do bikeshop que costumo ir achou loucura eu fazer isso num xtc. Eu acho o básico para um bom funcinamento kk
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leandro1857 Ver Drop Down


Registrado: 01 Set 2017
Santos
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Pois é...cabos de marcha tanto diant-tras sempre danifica onde passa embaixo do movimento central, os meus sempre oxida nessa parte e as vezes rompe ( ou pq demoro a trocar hehehe)
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leandro1857 Ver Drop Down


Registrado: 01 Set 2017
Santos
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Originalmente Postado por Leekueedy Leekueedy Escreveu:

"picar" conduíte não é algo gostoso de fazer sem a ferramenta ideal kkkkkkkk



Fica esmagado a ponta kkkk quem nunca
Eu uso uma tesoura de chapa, faz um corte limpo sem amassar
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hug0.dts Ver Drop Down


Registrado: 21 Nov 2009
DF
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E eu aqui achando que era o único a se incomodar com isso. rs

marcos_netto,

Realmente o trabalho deve ser um dos motivos, já que nesses pontos onde os cabos ficam expostos não há movimentação e precisam de um corte bem exato. Mas custo acho exagero já que se usa pouco conduíte adicional.

Pedro,
A ideia é justamente a de diminuir a contaminação e a necessidade de manutenção nesse componente. Pensei nisso após trocar os cabos e conduítes nesta semana. A diferença foi gritante. Por melhor que seja um cabo/conduíte, depois de um tempo fica muito ruim por conta da sujeira que entra por essas partes expostas. Aí junta óleo/lubrificante/graxa para minimizar os efeitos e fica aquela beleza. Não tem Jagwire que dê jeito. Acho que vou colocar um conduíte de ponta a ponta aqui como você sugeriu.


Fabriciogc,

Boa ideia! Melhor do que deixar pendurado com enforca gato. Acho que vou acabar fazendo isso pois também quero minimizar a manutenção nessa parte e irritação com o câmbio quando o cabo/conduíte tá sujo.


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hug0.dts Ver Drop Down


Registrado: 21 Nov 2009
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jul 2020 as 21:03
Não ficou um primor de acabamento mas tá aí o serviço:



Resumidamente:

- cortei os conduítes na medida exata, já considerando os terminais. Deixei os tubos o mais reto o possível.
- coloquei um tubo termoretrátil para fechar a conexão entre os conduítes, evitando deixar partes do cabo expostas. Depois, obviamente, aqueci para segurar os conduítes no lugar.

No caso do câmbio dianteiro, parte do cabo, próximo ao câmbio, precisa ficar exposto para não comprometer o funcionamento. Acabei não instalando o conduíte no último trecho.

Freios (V-brake, no caso) e câmbio traseiro dá para cobrir por inteiro sem problemas.

Não furei os suportes pois eu não queria comprar novo conduítes. LOL

Após duas semanas rodando assim, o resultado ficou bom. Não achei que afetou negativamente o o funcionamento, muito pelo contrário. Achei que o acionamento tanto do câmbio traseiro quanto do freio traseiro ficaram um pouco mais suaves do que estavam. Também não observei os conduítes batendo no top tube.

*Dica*

Caso alguém queira fazer, corte o conduíte um pouco maior do que o necessário e vá lixando com uma lixa para metal grossa ou com uma lima. Dá um trabalhinho mas o resultado fica mais exato.

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dwsmartins Ver Drop Down


Registrado: 16 Abr 2018
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Vou aproveitar a manutenção da minha, que já tá na época, e tentar fazer algo assim tb, pelo menos no freio traseiro, que o cabo deu alguma corrosão pelo suor que escorre do top tube.

Não imagino que de pra fazer isso nos cabos de câmbio, pq a rota deles no meu quadro é por baixo do down tube passando por aquela guia embaixo do central. Vou tentar, ainda assim. Algum de vocês imagina alguma solução pra isso?
Bora pedalar, senão estressa!
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hug0.dts Ver Drop Down


Registrado: 21 Nov 2009
DF
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Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Vou aproveitar a manutenção da minha, que já tá na época, e tentar fazer algo assim tb, pelo menos no freio traseiro, que o cabo deu alguma corrosão pelo suor que escorre do top tube.

Não imagino que de pra fazer isso nos cabos de câmbio, pq a rota deles no meu quadro é por baixo do down tube passando por aquela guia embaixo do central. Vou tentar, ainda assim. Algum de vocês imagina alguma solução pra isso?


Poste uma foto aqui de como é a passagem no seu quadro. Dá para pensar numa solução.
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
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Mensagens:830
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Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Vou aproveitar a manutenção da minha, que já tá na época, e tentar fazer algo assim tb, pelo menos no freio traseiro, que o cabo deu alguma corrosão pelo suor que escorre do top tube.

Não imagino que de pra fazer isso nos cabos de câmbio, pq a rota deles no meu quadro é por baixo do down tube passando por aquela guia embaixo do central. Vou tentar, ainda assim. Algum de vocês imagina alguma solução pra isso?

A curva pela guia tem o raio bem apertado, fico com duvidas se o conduíte conseguiria fazer aquela curva sem agarrar o cabo. 

Ahhh, e dependendo da bike, o cabo do câmbio central tem o esticador no suporte do quadro, bem onde termina o conduíte. Se eliminar pra usar o conduíte completo, vai perder o ajuste fino.
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