Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - caabio dt claris estreito?ou pedivela vero larga?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


caabio dt claris estreito?ou pedivela vero larga?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: caabio dt claris estreito?ou pedivela vero larga?
    Postado: 07 Jan 2015 as 23:22
Olá pessoal,eu tenho um problema com minha caloi sprint 10 2014,que está tirando o pouco juízo que me resta,e o seguinte,quando coloco o no k7 maior,e na coroa maior,quando vou passar para a coroa menor,a corrente cai para o lado de dentro do quadro,eu que sempre soube regular cambio dessa vez me pegou,lembrando que é o grupo claris,com pedivela vero fsa.se eu colocar na quarta engrenagem do cassete que é de 8v ainda acontece o mesmo,o que faço?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2015 as 00:40
Check se a coroa nao ets torta(na hora de monatr no eixo pode fica meio torta).Use o parafuso limitador interno(L,ou seja,Low),coloque na coroa menor,entao gire o parafuso ate q o cambio pegue na coroa menor,volte um pouco ate o barulho de atrito cessar(gire o pedevela pra traz ou poe e bike de ponta cabeça,se tiver bike stand,ai fica BEEMM mais facil)
Geralmente regular o cambio dianteiro em cambios/passadores bons pe facil,pode ter algo errado mesmo,como uma corrente torta,ou coroa torta.
De uma olhada nestes itens.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2015 as 01:01
Pela pouca pesquisa q fiz,este pedevela é 9v e 10v,e o cambio 8v.
Dizem q cambio dianteiros 10v sao mais estrietos q os de 8v,ja q corrente tbm é.Pode ser q ele estaja jogando longe demais a corrente qdo desce na coroa pequena.Se ela for 50x34 nao deve ser problema,ja q as Caloi10 novas sao Shimano compacto e nao caem com cambio Altus simples.
Veja as epscificçaoes do seu pedeevela.
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2015 as 10:14
As vezes a corrente engata normal,e em outras vezes a corrente passa direto e cai,será a coroa?eu acho o cambio dt claris muito estreito para esse pedivela vero fsa,pois quando esta na pequena o cage de dentro chega a encostar na corrente,será que se eu trocar um cambio dt mais largo dará certo?
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2015 as 20:49
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Pela pouca pesquisa q fiz,este pedevela é 9v e 10v,e o cambio 8v.
Dizem q cambio dianteiros 10v sao mais estrietos q os de 8v,ja q corrente tbm é.Pode ser q ele estaja jogando longe demais a corrente qdo desce na coroa pequena.Se ela for 50x34 nao deve ser problema,ja q as Caloi10 novas sao Shimano compacto e nao caem com cambio Altus simples.
Veja as epscificçaoes do seu pedeevela.
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2015 as 20:53
A minha pedivela é o modelo fsa ck 602,53/39d,vc acha que pod ser isso?
Voltar ao Topo
Mauriciors Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2012
Porto alegre RS
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mauriciors Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2015 as 22:14
Originalmente postado por movido a feijao movido a feijao escreveu:

Olá pessoal,eu tenho um problema com minha caloi sprint 10 2014,que está tirando o pouco juízo que me resta,e o seguinte,quando coloco o no k7 maior,e na coroa maior,quando vou passar para a coroa menor,a corrente cai para o lado de dentro do quadro,eu que sempre soube regular cambio dessa vez me pegou,lembrando que é o grupo claris,com pedivela vero fsa.se eu colocar na quarta engrenagem do cassete que é de 8v ainda acontece o mesmo,o que faço?

movido a feijao,
Provavelmente teu problema é de regulagem, tu tem que fazer um ajuste fino no cambio dianteiro.
O cambio está alinhado com as coroas do pedivela? A distancia entre o cambio e a coroa maior está de 1 a 3mm?
Outra coisa se tu colocar o cassete na coroa maior e estiver na coroa maior do pedivela tu está cruzando a corrente e vai ter um desgaste prematuro da mesma.
Segue abaixo a si do grupo claris pra ti ver como fazer a regulagem certinha.
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2015 as 22:22
eu fiz esses procedimentos,mais para a corrente parar de cair quando mudo da coroa grande para pequena,a regulagem fica de uma forma que quando coloco no cassete grande e na coroa grande,a corrente fica raspando na parte de dentro do cambio dt,eu não sei mais o que faço
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2015 as 22:34
Pode ser a chamada linha de corrente(chain line),q so sera resolvido com um movimento mais curto.
Cheque isto.Mas mesmo uma linha corrente errada,nao podeira ser tao fatal assim.Mesmo assim,como disse,seu cambio e trocadores sao 8v,e seu pedevel é 10v(20 no caso).Linha de corrente poderia explica porque nao faz o contrario,fica de boa na menor,e joga a corrente pra fora qdo muda pra 53.
E ademais,nao adinata dizer q nao trocou o movimento central,pois o q importa e o pedevela.
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2015 as 22:35
Desculpa,quis dizer quando coloco no cassete grande e na coroa pequena,a lateral da parte esquerda do cambio fica raspando na corrente.
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2015 as 22:37
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Pode ser a chamada linha de corrente(chain line),q so sera resolvido com um movimento mais curto.
Cheque isto.Mas mesmo uma linha corrente errada,nao podeira ser tao fatal assim.Mesmo assim,como disse,seu cambio e trocadores sao 8v,e seu pedevel é 10v(20 no caso).Linha de corrente poderia explica porque nao faz o contrario,fica de boa na menor,e joga a corrente pra fora qdo muda pra 53.
E ademais,nao adinata dizer q nao trocou o movimento central,pois o q importa e o pedevela.
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2015 as 22:41
o eixo do movimento central é bem curto,o pedivela está á 0,5mm para encostar no central,o pedivela é para 9v,e o resto do grupo todo é para 8v,comprei nova com essas peças,não sei mais o que faço.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2015 as 06:36
Cara,ninguem sabe tudo,se tiver uma bicicletaria boa ai na sua cidade leve,tem macetes q so se pega na pratica.Mas ate acertar,pode danifica a peça.Pode se incompatibilidade das peças.
Vc montou uma bike nova ou fez um up do drive train??
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2015 as 11:20
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Cara,ninguem sabe tudo,se tiver uma bicicletaria boa ai na sua cidade leve,tem macetes q so se pega na pratica.Mas ate acertar,pode danifica a peça.Pode se incompatibilidade das peças.
Vc montou uma bike nova ou fez um up do drive train??

Olá Devair comprei ela nova,as peças são todas originais dela,o que estou observando é que o quadro talvez tenha sido soldado errado,pois é como se a caixa do central estivesse sido soldado de maneira que ficasse mais para o lado da coroa,assim ainda que o eixo central seja minimo,ainda não dá a linha de corrente.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2015 as 22:20
Bom,começamos a trabalhar de verdade.
Como disse,é uam Sprint,mesmo bikes mais baratas nao teriao uma grosseria tao grande no quadro,ou teriao??Meu quadro MTB é o xulo dos xulo,e nao tem um erro assim,mas pode ser q vc tenha razao,eu acho q nao.
Se ela foi comprada nova,garantia nela(sei q vao disser q a garantia Caloi é um %$%$&¨%&,mas vc precisa tentar)
Se a suspeita confirmar,pode ser q ela veio la loja com movimento central errado(nao se se e integrado,ou ponta quadrada,a Sprint nova tem varios modelos),o teste simples é a troca do central por um mais longo.
Agora se vc diz q a coroa esta qyase pegando no quadro(no chain stay)e mesmop assim a corrente cai da coroa menor,batsaria usar os parfusos limitadores.
Entao,temos possiveis:
1>Pe de vela torto(sim,a checagem ´efacil,gira ele para traz,com a bike de ponta cabeça,observe)
2>Parafuso limitador na posiçao errada(vc diz q sabe regular,entao...)
3>Moviemnto central curto(vc diz q parece o contrario,q esta perto demais)
4>Quadro torto(este é ate facil,poe na quarto pinhao,a corrente deve ficar quase reta,ou seja,com uma linha de corrente lisa)
Este ultimo deve mostrar quem esta errado neste setup.
Ela deve ficar quase reta,ou seja,deve sair quase retilinea do cassete,idem ela chegar a qq uam das coroas.

Para vc ter uma ideia,a minha nao fica muiuto retilinea,pois é um pedevela Altus 48-38-28.Ele é 7v.Qdo eu ponho na pequena corona+pinhao 32d,raspa na esquerda do cambio,o inverso nao acontece,48X11d,pois o cassete é 8v,e o Altus é pra bikes mais simples.Mas esta raspa é quase inaudivel,e uso bem pouco a relaçao mais leve.

Imagino q qdo se poe no cassete maior,a corrente fique bem torta,e esbarrando no cambio dianteiro,e mesmo assim,o cambio nao tem condiçoes de segurar a correte.


Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2015 as 23:13
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Bom,começamos a trabalhar de verdade.
Como disse,é uam Sprint,mesmo bikes mais baratas nao teriao uma grosseria tao grande no quadro,ou teriao??Meu quadro MTB é o xulo dos xulo,e nao tem um erro assim,mas pode ser q vc tenha razao,eu acho q nao.
Se ela foi comprada nova,garantia nela(sei q vao disser q a garantia Caloi é um %$%$&¨%&,mas vc precisa tentar)
Se a suspeita confirmar,pode ser q ela veio la loja com movimento central errado(nao se se e integrado,ou ponta quadrada,a Sprint nova tem varios modelos),o teste simples é a troca do central por um mais longo.
Agora se vc diz q a coroa esta qyase pegando no quadro(no chain stay)e mesmop assim a corrente cai da coroa menor,batsaria usar os parfusos limitadores.
Entao,temos possiveis:
1>Pe de vela torto(sim,a checagem ´efacil,gira ele para traz,com a bike de ponta cabeça,observe)
2>Parafuso limitador na posiçao errada(vc diz q sabe regular,entao...)
3>Moviemnto central curto(vc diz q parece o contrario,q esta perto demais)
4>Quadro torto(este é ate facil,poe na quarto pinhao,a corrente deve ficar quase reta,ou seja,com uma linha de corrente lisa)
Este ultimo deve mostrar quem esta errado neste setup.
Ela deve ficar quase reta,ou seja,deve sair quase retilinea do cassete,idem ela chegar a qq uam das coroas.

Para vc ter uma ideia,a minha nao fica muiuto retilinea,pois é um pedevela Altus 48-38-28.Ele é 7v.Qdo eu ponho na pequena corona+pinhao 32d,raspa na esquerda do cambio,o inverso nao acontece,48X11d,pois o cassete é 8v,e o Altus é pra bikes mais simples.Mas esta raspa é quase inaudivel,e uso bem pouco a relaçao mais leve.

Imagino q qdo se poe no cassete maior,a corrente fique bem torta,e esbarrando no cambio dianteiro,e mesmo assim,o cambio nao tem condiçoes de segurar a correte.
Devair,vou postar algumas fotografias,desculpe pela má qualidade.


Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2015 as 23:18
Você acha que essa linha de corrente está boa?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2015 as 00:58
Nao deveria cair.E´a foto ou esta corrente esta torta??Com elos tortos.
Pela foto,o pedevela esta ate bem "para dentro".Ou seja,nao deveria cair da coroa 38.
Imagine como se fosse uma marcha unica.Imagine como uma Barracircular.Elas nao tem um guia de correte,ou similar.Precisao de uma linha de corrente certa.Agora veja sua bike,se por no 4 pinhao,em qq coroa ela corrente nao fica bem reta.
Pela foto,pondo na 24d+38(suponho q seja 11-24),a corrente fica levemente torta,nada demais.Entao,se por no 4 pinhao(16d,acho)a corrente fica jogando ate mais pra fora,nao deveria cair.
Pelas fotos,ou eu to vendo demais,ou a corrente esta torta,nao torta na coroa,torta mesmo.
Cheque isto.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2015 as 01:03
Poe a bike de ponta cabeça,mas nao no chao.Ou fore com algo(eu uso 3 chinelos Havaiana,um pra cada lado do guidao/bar end,e um pro banco,apoio neles,<mas a sua é guidao drop,cuidado rp anao ralar
Nesta posiçao fica facil trabalhar.
Se tiver um tapete bem grande,fore o ladrilho.Ralar com o uso vai ser normal,mas se puder ser evitar,tem uma bike bonita mais tempo.
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2015 as 01:20
amanhã postarei fotos com a corrente no pinhão 4,muito obrigado.
Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2015 as 12:59
salve pessoal,eu levei a bicicleta para um mecânico que fica muito distante da minha cidade,ele deixou tudo perfeito,o problema segundo ele é que o aro estava com o(guarda-chuva),desregulado.
gostaria de agradecer ao Devair e ao Maurício que de alguma forma se empenharam comigo,na busca pela solução desse problema,um abraço!!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X