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Blocagem perigosa |
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Mario Damato
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Cadastrado em: 17 Abr 2005 Rio de Janeiro - RJ Offline Mensagens:943 |
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Postado: 24 Nov 2017 as 10:32 |
Salve, pedaleiros! Recentemente comprei minha primeira dobrável, uma Durban Bay Pro, fiz umas alterações e já levei com êxito numa viagem à Ilha Grande, RJ. Retornando da viagem, em casa, estava colocando pneus ainda maiores, Levorin Atacama (20 x 2,125), tão grandes que quase poderei andar sobre as águas... Cabem no quadro e no garfo, mas ainda não andei com eles. Em determinado momento ia colocar a bicicleta de cabeça para baixo para inspecionar, soltei a blocagem do guidão, girei-o um pouco para os manetes de freio não encostarem no piso e quando fui apertar novamente ouvi um estouro, o parafuso da blocagem soltou-se, voou, e o "mordedor" do guidão ficou aberto em cima... Se tivesse soltado enquanto pedalava poderia ter levado um tombo BEM SÉRIO, ficando com o guidão COMPLETAMENTE SOLTO. Nas fotos no link em anexo parece que a "porca", aquele rolinho onde o parafuso (bem fininho) da blocagem entra, deveria estar perto do fim da rosca e por isso espanou e soltou. Não tinha me preocupado em ver se seria possível esta "porca" (rolinho) ficar perto do fim da rosca porque achava que ela era TRAVADA no parafuso, achava que jamais sairia do lugar. O parafuso também é de um diâmetro bem pequeno. Encomendei via internet um suporte de guidão ("folding bike stem") com 4 (quatro) parafusos para prender o guidão. Aproveitando sempre para fazer uma piadinha, a recomendação pelo modelo "com parafusos" poderia ser o título da mensagem, que em inglês seria "screw you"... Fica aqui uma advertência sobre essa peça vagabunda e perigosa, que pode ocasionar um acidente. Mario D'Amato link para as fotos
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Alex R9
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Cadastrado em: 12 Set 2011 rio de janeiro Offline Mensagens:319 |
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Caramba Mário, isso é muito sério! Realmente poderia ter sofrido um grave acidente, você teve muita sorte. Esse alerta é importantíssimo, na maioria das vezes negligenciamos a manutenção da bike e deixamos sempre pra depois... precisamos tomar mais cuidado! Muito obrigado pelo alerta, ficarei mais atento com essa blocagem. Vlw. |
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Alex R9
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Mario Damato
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Cadastrado em: 17 Abr 2005 Rio de Janeiro - RJ Offline Mensagens:943 |
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Padrões industriais de medidas de tubos, uma solução para o problema da fixação insegura da direção! Nas fotos (e medindo e experimentando na bike) dá para ver que o diâmetro da espiga da minha antiga suspensão (Proshock E70R) é IGUAL ao da parte de cima da direção da Durban. Na coroa da Proshock havia aparecido uma rachadura após uns 10 anos de bom uso e por isso ela foi "aposentada", a espiga foi devidamente serrada para salvar a direção da dobrável. Sendo iguais os diâmetros dá para usar uma mesa (avanço) convencional e prender o guidão decentemente à espiga (como numa MTB ou Speed); a espiga por sua vez vai presa à bicicleta pela blocagem original que regulava a altura do guidão e MAIS UMA ABRAÇADEIRA que vai ser incorporada para dar mais garantia. Veja nas fotos no link ao final. Mudando a parte de cima da direção foi perdida a guia (um rebaixo) que mantinha o guidão sempre alinhado ao remontar, vai ficar igual a qualquer MTB ou speed que precisa "mirar" o guidão com a roda a cada nova montagem. Aproveitei o furo original (que ficava no topo da parte de baixo da direção por onde passava um minúsculo parafuso que prendia a peçinha de aluminio que se apoiava no rebaixo e mantinha centrado o guidão) para passar um parafuso um pouco mais parrudo que atravessa e prende na espiga para garantir ainda mais que a direção não gire (para não depender somente do aperto das blocagens). Como é uma dobrável cujo objetivo é levar em viagens perderei tempo apertando e soltando uns parafusos da mesa (avanço) ao invés da blocagem porém fica uma bicicleta muito mais segura. BEM mais seguro que a fixação original com aquele micro parafuso da blocagem! Deu inclusive para aparafusar a espiga da antiga suspensão pela parte de baixo, onde dobra, aproveitando a aranha que já estava fixada, é um aperto a mais. Seguem as fotos no link abaixo: Funcionou! Mario D'Amato
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christianmdt
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Cadastrado em: 08 Out 2017 rio de janeiro Offline Mensagens:1196 |
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Caraca, nao bastava so trocar a blocagem? Varias bikes usam blocagem no guidao, era so arrumar uma blocagem co fiavrl... Sem falar que a solucao prejudica muito a dobra. |
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