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Blocagem perigosa

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Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Blocagem perigosa
    Postado: 24 Nov 2017 as 10:32
Salve, pedaleiros!

Recentemente comprei minha primeira dobrável, uma Durban Bay Pro, fiz umas alterações e já levei com êxito numa viagem à Ilha Grande, RJ.

Retornando da viagem, em casa, estava colocando pneus ainda maiores, Levorin Atacama (20 x 2,125), tão grandes que quase poderei andar sobre as águas... Cabem no quadro e no garfo, mas ainda não andei com eles.

Em determinado momento ia colocar a bicicleta de cabeça para baixo para inspecionar, soltei a blocagem do guidão, girei-o um pouco para os manetes de freio não encostarem no piso e quando fui apertar novamente ouvi um estouro, o parafuso da blocagem soltou-se, voou, e o "mordedor" do guidão ficou aberto em cima...

Se tivesse soltado enquanto pedalava poderia ter levado um tombo BEM SÉRIO, ficando com o guidão COMPLETAMENTE SOLTO.

Nas fotos no link em anexo parece que a "porca", aquele rolinho onde o parafuso (bem fininho) da blocagem entra, deveria estar perto do fim da rosca e por isso espanou e soltou.

Não tinha me preocupado em ver se seria possível esta "porca" (rolinho) ficar perto do fim da rosca porque achava que ela era TRAVADA no parafuso, achava que jamais sairia do lugar. O parafuso também é de um diâmetro bem pequeno.

Encomendei via internet um suporte de guidão ("folding bike stem") com 4 (quatro) parafusos para prender o guidão. Aproveitando sempre para fazer uma piadinha, a recomendação pelo modelo "com parafusos" poderia ser o título da mensagem, que em inglês seria "screw you"...

Fica aqui uma advertência sobre essa peça vagabunda e perigosa, que pode ocasionar um acidente.

Mario D'Amato


link para as fotos
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Alex R9 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Set 2011
rio de janeiro
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex R9 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2017 as 22:12
Caramba Mário, isso é muito sério! Realmente poderia ter sofrido um grave acidente, você teve muita sorte.

Esse alerta é importantíssimo, na maioria das vezes negligenciamos a manutenção da bike e deixamos sempre pra depois... precisamos tomar mais cuidado!

Muito obrigado pelo alerta, ficarei mais atento com essa blocagem.


Vlw.Thumbs Up


Alex R9
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Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
Rio de Janeiro - RJ
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Mensagens:943
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2018 as 17:12
Padrões industriais de medidas de tubos, uma solução para o problema da fixação insegura da direção!

Nas fotos (e medindo e experimentando na bike) dá para ver que o diâmetro da espiga da minha antiga suspensão (Proshock E70R) é IGUAL ao da parte de cima da direção da Durban. Na coroa da Proshock havia aparecido uma rachadura após uns 10 anos de bom uso e por isso ela foi "aposentada", a espiga foi devidamente serrada para salvar a direção da dobrável.

Sendo iguais os diâmetros dá para usar uma mesa (avanço) convencional e prender o guidão decentemente à espiga (como numa MTB ou Speed); a espiga por sua vez vai presa à bicicleta pela blocagem original que regulava a altura do guidão e MAIS UMA ABRAÇADEIRA que vai ser incorporada para dar mais garantia. Veja nas fotos no link ao final.

Mudando a parte de cima da direção foi perdida a guia (um rebaixo) que mantinha o guidão sempre alinhado ao remontar, vai ficar igual a qualquer MTB ou speed que precisa "mirar" o guidão com a roda a cada nova montagem.

Aproveitei o furo original (que ficava no topo da parte de baixo da direção por onde passava um minúsculo parafuso que prendia a peçinha de aluminio que se apoiava no rebaixo e mantinha centrado o guidão) para passar um parafuso um pouco mais parrudo que atravessa e prende na espiga para garantir ainda mais que a direção não gire (para não depender somente do aperto das blocagens).

Como é uma dobrável cujo objetivo é levar em viagens perderei tempo apertando e soltando uns parafusos da mesa (avanço) ao invés da blocagem porém fica uma bicicleta muito mais segura.

BEM mais seguro que a fixação original com aquele micro parafuso da blocagem!

Deu inclusive para aparafusar a espiga da antiga suspensão pela parte de baixo, onde dobra, aproveitando a aranha que já estava fixada, é um aperto a mais.

Seguem as fotos no link abaixo:


Funcionou!

Mario D'Amato
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christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
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Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2018 as 21:12
Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Padrões industriais de medidas de tubos, uma solução para o problema da fixação insegura da direção!

Nas fotos (e medindo e experimentando na bike) dá para ver que o diâmetro da espiga da minha antiga suspensão (Proshock E70R) é IGUAL ao da parte de cima da direção da Durban. Na coroa da Proshock havia aparecido uma rachadura após uns 10 anos de bom uso e por isso ela foi "aposentada", a espiga foi devidamente serrada para salvar a direção da dobrável.

Sendo iguais os diâmetros dá para usar uma mesa (avanço) convencional e prender o guidão decentemente à espiga (como numa MTB ou Speed); a espiga por sua vez vai presa à bicicleta pela blocagem original que regulava a altura do guidão e MAIS UMA ABRAÇADEIRA que vai ser incorporada para dar mais garantia. Veja nas fotos no link ao final.

Mudando a parte de cima da direção foi perdida a guia (um rebaixo) que mantinha o guidão sempre alinhado ao remontar, vai ficar igual a qualquer MTB ou speed que precisa "mirar" o guidão com a roda a cada nova montagem.

Aproveitei o furo original (que ficava no topo da parte de baixo da direção por onde passava um minúsculo parafuso que prendia a peçinha de aluminio que se apoiava no rebaixo e mantinha centrado o guidão) para passar um parafuso um pouco mais parrudo que atravessa e prende na espiga para garantir ainda mais que a direção não gire (para não depender somente do aperto das blocagens).

Como é uma dobrável cujo objetivo é levar em viagens perderei tempo apertando e soltando uns parafusos da mesa (avanço) ao invés da blocagem porém fica uma bicicleta muito mais segura.

BEM mais seguro que a fixação original com aquele micro parafuso da blocagem!

Deu inclusive para aparafusar a espiga da antiga suspensão pela parte de baixo, onde dobra, aproveitando a aranha que já estava fixada, é um aperto a mais.

Seguem as fotos no link abaixo:


Funcionou!

Mario D'Amato


Caraca, nao bastava so trocar a blocagem?
Varias bikes usam blocagem no guidao, era so arrumar uma blocagem co fiavrl...
Sem falar que a solucao prejudica muito a dobra.
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