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Bks motorizadas nas ciclovias. |
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SergioP
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Cadastrado em: 09 Dez 2007 RJ/SerraNF. Offline Mensagens:1160 |
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Postado: 09 Jul 2011 as 19:31 |
Taí uma boa questão que vai, e deve, gerar uma boa briga.
O que fazer com as bks motorizadas a mais de 40km/h nas ciclovias? Aqui no Rio de Janeiro já é uma constante nas ciclos da orla e Lagoa e eu acho que devemos fazer algo contra isso, pois daqui a pouco as scooter tbm estarão invadindo o espaço destinado aos ciclistas. |
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Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
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ElVerdugo
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Cadastrado em: 28 Abr 2011 Maringá, PR Offline Mensagens:960 |
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Sérgio, essa é uma questão complicada, temos algumas questões pra se levar em conta:
1) Esse tipo de equipamento pode ser chamado de bicicleta?? Sempre achei, que bicicleta é bicicleta quando usa da propulsão do ciclista. Portanto, o que chamam de "bicicletas elétricas" não pode ser chamado de bicicleta 2) Existe hoje uma grande confusão entre os departamentos de trãnsito sobre a obrigatoriedade de registro e de habilitação para a condução desse tipo de veículo. O que existe de fato em legislação é que só pode ser chamado "bicicleta" o veículo à propulsão humana, e quando se insere um motor (tanto faz se a combustão ou elétrico) ela se torna um ciclomotor, que precisa de habilitação (na verdade o que se exige é a ACC - autorização para condução de ciclomotores) e registro. Aqui em Maringá quem vende ainda diz que não é necessário habilitação e registro, mas dizendo isso ele está mentindo!! 3) Na minha opinião as bicicletas elétricas não devem usar as ciclovias, mas trafegar junto com os outros veículos motorizados, por desenvolverem maiores velocidades e pela própria natureza de veículo motorizado É isso aí, abraço! |
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Carlos sp
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Cadastrado em: 18 Jun 2008 São Paulo/SP Offline Mensagens:3094 |
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Não há uma confunsão,como o colega acima descreveu,o que acontece é que cada estado tem regras diferentes,por exemplo em SP:Aqui se pegarem uma pessoa com esse tipo de ciclomotor (isso não é bicicleta,pois possui motor),é apreendida e o condutor indiciado por guiar veículo sem permissão,já vi isto acontecer umas três vezes.
Aqui,pelo que vi numa loja que revende essas "bikes"no centro de SP,agora devem ser emplacadas e o condutor TEM DE TER cnh que lhe permite guiar motos (ou ciclomotores).
Sobre elas circularem nas ciclovias,não devem mesmo!
Agora se você acha absurdo uma joça dessas a 40Km/h,não viu ainda o que acontece na zona lost de SP.Na ciclovia da Radial Leste,no período da manhã,os motoqueiros utilizam a ciclovia para evitar o congestionamento,e não andam a menos de 70Km/h,imagina se um desses retardados acerta um ciclista ou pedestre?
Pois isso já aconteceu e a última vez foi na semana passada,o cara "atropelou"o ciclista a mais de 50 por hora,e só não fugiu pois populares seguraram ele.
O ciclista está em estado gravíssimo no hospital e sabe o que as "autoridades"fizeram sobre a circulção de motos nessa ciclovia...NADA!Afinal de contas,não tem nenhum"bacana"que mora e circula com sua bike nessa região então é aquela máxima,danem-se!
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ElVerdugo
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Cadastrado em: 28 Abr 2011 Maringá, PR Offline Mensagens:960 |
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Era o que eu queria dizer, mas não está mais se permitindo editar os posts, depois que eu vi que tinha escrito errado |
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marcorn
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Cadastrado em: 22 Set 2008 São José/SC Offline Mensagens:941 |
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Eu sou da opinião de que estes veículos não devem trafegar na ciclovia, pois não são bicicletas, assim como não o são as motos e os pedestres, eles que procurem as ciclomotovias, as motovias e as pedestrevias para circular! É claro que não existem tais "vias" , portanto o lugar destes outros veículos é na via "comum" e dos pedestres na calçada. Ciclovia é para BICICLETAS!
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Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)
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luiz rio
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Cadastrado em: 21 Ago 2009 Rio de janeiro Offline Mensagens:648 |
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Na minha opinião, não deveria existir ciclovias, apenas calçadas de passeio, onde as pessoas deveriam andar, passear com carrinhos de bebês e, no máximo, crianças andarem de velocípede e bicicletas COM RODINHAS.
As bicicletas deveriam ter uma ciclofaixa na rua, á qual deveria circular bicicletas comuns e com motor (até 25 km/h). As Scooters e outro veículos deveriam andar na rua. O problema é que, as Scooters já chegam á 150 km/h e, daqui a pouco, as biciletas elétricas também vão andar a 200 km/h.....Então, essa bagunça não vai ter fim. Bicicletas funcionam em cidades pequenas, mas lugares como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre...centros urbanos, nunca vai funcionar, pois todo mundo se acha melhor que os outros e ninguém tem senso de coletividade. |
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abdenur
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Cadastrado em: 16 Ago 2010 rio de janeiro Offline Mensagens:7 |
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EStes veiculos sao motocicletas. Só aceitaria que fossem admitidas como bicicletas se andassem a até 15 km/h no maximo 20km. O que seria uma velocidade de uma bike normal na ciclovia.
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flavioracingtean
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Cadastrado em: 10 Jun 2011 Americana - SP Offline Mensagens:24 |
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eu pra falar a verdade não sei qual é o lugar dessas bks motorizadas
pra andar junto com os carros são lerdas pra andar nas ciclovias são rapidas fica dificil
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T.C.
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Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
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O lugar desses veículos motorizados se forem movidos à gasolina é no lixo. Poluem muito mais que um carro, quem usa uma dessas merece levar uma surra de machadinha. |
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Segundo o código de trânsito:
Bicicleta - Veículo de propulsão humana dotado de duas rodas; Logo, uma bicicleta elétrica só pode circular em ciclovias quando estiver sendo propelida pelo condutor, através das suas pernas. Quando em modo motorizado elétrico ela passa a ser um ciclomotor e deve se limitar às vias de trânsito de automóveis e motos. Segundo o código de trânsito, uma bicicleta elétrica é um ciclomotor e logo o condutor deve portar carteira de categoria A: Art. 143 - Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação: I - Categoria A - condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral; Falaram aí em cima que a legislação muda de um estado para outro, mas isso não existe, eles não tem poder de legislação neste caso, que cabe ao Contram:Art. 12 - Compete ao CONTRAN: I - estabelecer as normas regulamentares referidas neste Código e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito; |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Fui editar o post e repeti o mesmo, desculpem.
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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brener123
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Cadastrado em: 30 Mar 2011 sao paulo Offline Mensagens:77 |
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Se for por ái tamo ferrado, o que vai ter de gordinho a 40 por hora falando que está pedalando.....
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Estou gordo....
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epyoneda
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Cadastrado em: 22 Jun 2010 Santos Offline Mensagens:433 |
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Em Santos/SP está ficando comum "bikes" elétricas nas ciclovias, mas sempre que as vi, estavam devagar, no fluxo das bikes propriamente ditas, por isso não havia dito nada neste tópico ainda.
Porém, nesta última semana, vi algumas coisa esdrúxulas tais como "bikes" customizadas com motor de 50cc, mobiletes, e scooters elétricos trafegando na ciclovia bem mais rápido que o fluxo de bikes e ficou no mínimo estranho. |
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-Oxer xr210... meia-boca, mas serve pro dia-dia.
-Caloi Aluminun 1993, encostada, aguardando "salva" velo orange. -SDW Team 4000, com up´s -Caloi Sprint... |
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epyoneda
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Cadastrado em: 22 Jun 2010 Santos Offline Mensagens:433 |
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OBS.: não estou conseguindo editar os posts... Alguma novidade?
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-Oxer xr210... meia-boca, mas serve pro dia-dia.
-Caloi Aluminun 1993, encostada, aguardando "salva" velo orange. -SDW Team 4000, com up´s -Caloi Sprint... |
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Alessandro_sp
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Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
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Bom, se elas chegam só até 40 por hora, ainda dá pra fazer uma graça e dar um couro nos cabras
Sou da opinião do Flavio aí em cima, esses bagulhos são os bastardos do mundo das duas rodas. Nem uma coisa, nem outra. Não se encaixam em lugar algum. |
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On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb) |
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DrHide
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Cadastrado em: 09 Nov 2008 São Paulo Offline Mensagens:653 |
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Pessoal tá c sangue no zóio, essas bicis eletricas podem ter seu lugar e serem úteis tbm, podem ser a única maneira de uma pessoa obesa, ex, começar a pedalar, ou então pessoas de idade, já sem todo o tônus muscular de outrora continuarem praticando pedal e saírem de casa, como aquele senhor de 80 e tantos anos q adaptou um cubo elétrico em sua trek 750 p conseguir dar um role nas ciclovias da orla carioca. Tbm acho froids pessoas capazes e saudáveis usando bici elétrica, e o q é pior, achando q estão praticando ciclismo.... |
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3uilD
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Cadastrado em: 04 Nov 2011 SP Offline Mensagens:15 |
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Me desculpem os ciclistas defensores da causa, mas bicicleta elétrica é bicicleta sim. Vocês estao se baseando em mals exemplos de vendedores que querem passar Kits de 1000w para um veículo de menos de 20kg. Pesquiso o assunto há mais de 2 meses, conheço muitas empresas, das mais malandras as mais corretas, fiz teste-drive em mais de 4 modelos diferentes e digo com segurança: As empresas sérias fornecem uma bicicleta com estrutura reforçada, freios a disco hidráulicos, retrovisores e faróis, com motores de 250w (limite Europeu) e 350w (limite americano) ambas limitadas eletronicamente em 25km/h, justamente para evitar esses casos onde uma pessoa anda a 50km/h dentro de uma ciclovia.
Eu trabalho há 6 anos por conta própria e tenho que fazer reuniões no escritório dos meus clientes, não posso chegar suado e é exatamente pra isso que o motor está na minha bicicleta, pra me ajudar nas subidas e reduzir meu esforço fazendo com que eu chegue minimamente apresentável em uma reunião. A intenção não é ter uma motor para chegar a 50km/h sem pedalar, é andar nos mesmos 25km/h que uma bicicleta sem motor mas reduzir meu esforço e susbtituir meu carro em situações como essa.
Entendo a raiva de muitos, mas a culpa é da falta de critério das pessoas que dirigem rápido e os vagabundos do governo que não legislam o assunto.
Bicicleta elétrica é bicicleta sim, desde que não seja distorcido o seu uso. Quando você coloca uma turbina de avião em cima do seu carro vc vai pro deserto de sal correr, não pras ruas. Essa é a diferença entre os kits super dimensionados e os kits que seguem um padrão de segurança, mesmo que seja estabelecido por outros paises.
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Guzansky
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Cadastrado em: 08 Set 2011 Vila Velha - ES Offline Mensagens:803 |
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Aqui no ES, a divergência é entre motor elétrico e motor à combustão. E quanto à apreensão e tudo mais, é como vender CD pirata, a polícia passa na frente e não faz nada. A questão é o bom senso desses condutores - " Eu estou andando numa ciclovia, não devia correr tanto".
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IvanAJ
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Cadastrado em: 30 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:34 |
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Interessante assunto. Tenho encontrado tais "bicicletas" (de fato ciclomotores) nas ciclovias da Lagoa Rodrigo de Freitas e das praias de Copacabana e Ipanema/leblon, e menos no Aterro/Urca. Cruzar com uma dessas coisas envolve algum risco por vários motivos: 1) seu porte não é o mesmo que o de uma bicicleta, ocupam mais espaço e andam mais rápido; 2) Uma massa a 25 ou 30km por hora como a de uma bicicleta em passeio rápido é muito direente de outra massa que é o dobro em passeio a 30/40km/h, porque como a propulsão não é humana, a tendência da pessoa que dirige um ciclomotor é andar em velocidade maior do que a do ciclista; 3) por ser veículo que não exige esforço físico, é dirigido geralmente por pessoas em pior forma física, com menos reflexos e menos prática.
Como resultado, temos um veículo de maior peso, maior volume, em velocidade maior e dirigido por pessoa menos treinada. Isso não é bom. Ciclomotores devem andar nas ruas, e não em ciclovias. |
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apoloesminteu
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Cadastrado em: 14 Mar 2010 centro - SP Offline Mensagens:1039 |
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Minha patroa é dai, e ela diz que bike elétrica é coisa de maloqueiro! Provavelmente ela deve ter visto algum nóia de 12 anos tocando o terror numa bike customizada dessas q vc citou. rs Aqui em sp, numa bicicletaria de bairro perto de casa, o dono disse q a maloqueirada local procura mt esse tipo de bike, virou modinha! Sobre bike elétrica em si, penso q se o troço é motorizado. tem q ser regulamentada, o condutor tem q ser capacitado e ser responsabilizado por seus atos, ou seja, ter carta de moto. Isso facilita a vida de todos, inclusive quem precisa usar isso por algum motivo de limitação de locomoção/saúde e evita/diminui que os maloqueiros toquem o terror por ai. |
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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O que deveria ser um auxílio para ciclistas menos preparados fisicamente, acabou se transformando numa bela maneira de burlar a lei.
Os fabricantes vendem como "moto que não precisa licenciar"; e os compradores aproveitam porque "não precisa habilitação nem capacete"...
Que coisa...
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Marcos Netto
____________________________________________________________ "The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!" Twitter: (a)marcosnetto Instagram: 1marcosnetto |
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3uilD
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Cadastrado em: 04 Nov 2011 SP Offline Mensagens:15 |
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Mais uma vez, cada caso é um caso. Existem empresas que oferecem veículos que respeitam normas internacionais, Européias ou Amaricanas, respeitando um limiter de 250 a 350watts e velocidade máxida de 25km/h. Tornando o acessório um auxílio em subidas, como no meu caso que não posso chegar suado em reuiniões e quero usar meu carro só quando realmente necessário.
A crítica de vocês é aos casos que saem do padrão.
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ThiMG
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Cadastrado em: 19 Ago 2011 Offline Mensagens:4 |
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Escrevi um mega texto e tudo se perdeu com um erro na postagem, a ópera resumida não é a mesma coisa, ainda sim produz mais que o silêncio.
Fico triste só de ouvir falar nas bicicletas a combustão, mas sei que com um pouco de boa vontade poderiamos encontrar pontos positivos nelas. Bicicleta elétrica é outra categoria, não fosse o impasse da habilitaçao eu teria a minha (o kit que é só tirar a bateria e a roda da frente e pronto, sua boa e velha magrela está de volta) Sou defensor da ciclofaixa, não sou contra a ciclovia, mas vejo a primeira opção como caminho direto para a evolução e a segunda como um desvio. É uma questão de educação, consciência e respeito. Precisamos aprender a conviver com o diferente, muitas vezes aquele que reclama dos carros é o mesmo que de bicicleta atropela o pedestre. Ciclovia não lugar de passear com cachorro, calçada não é lugar de fazer cooper, certo? Bom, se levarmos ao pé da letra essas afirmações teremos que engolir a seco que "rua não é lugar para bicicleta"! Precisamos de "rollervia"? além de"skatevia"? e também "coopervia"? E se rola uma febre de pogoball?Tem que saber dividir. Não vejo e nem crio problemas com a divisão dos espaços públicos, tento contribuir, ensinar e aprender, ser prudente, respeitar e exigir respeito. Bike elétrica não é a solução para a mobilidade urbana mas vem pra somar, se houver pesquisa, proposta de lei e fiscalização não vejo problemas. Uma lei federal determinando peso máximo para o sistema de tração+baterias(que não exceda 5 kilogramas por exemplo), itens de segurança obrigatórios e velocidade máxima igual ou inferior a desenvolvida por um ciclista em auto-propulsão são suficientes para enquadrar a bike elétrica na mesma categoria que uma bicicleta comum. Uma criança não pode andar de bicicleta no trânsito, mesmo sem ter um completo discernimento das leis? Um ciclista não pode andar na contramão (como muitos aliás) e cometer outros tipos de imprudência sendo capaz de causar acidentes gravíssimos? Ciclista precisa tirar carteira de habilitação? Na minha opnião não. É mais importante estar preparado para o trânsito ou ter o direito de estar no trânsito?
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robson_ciclismo
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Cadastrado em: 10 Ago 2010 rio de janeiro Offline Mensagens:241 |
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Para ressuscitar o Post, concordando com o Marcos Netto e discordando do 3uilD: Quando soube delas pela primeira vez pensei que seria uma alternativa legal para as pessoas fazerem a "transição", passando aos poucos a pedalar e largar o motor. Achei que seria uma forma de "difundir as bicicletas". Mas somos brasileiros e temos o ranço de "querer levar vantagem em tudo, certo?". Depois de ver os modelos....... Estão vendendo estes ciclomotores para burlar a lei, como uma moto que não precisa licenciar. Como é novo e a legislação não é clara, estão se aproveitando disso. Vocês acham que isso aqui (http://futurebikebrasil.com.br/mod_elegance.htm) é bicicleta? Pois eles vendem como se fosse! Porque tem um pedalzinho do lado, que nem John Wayne conseguiria pedalar! E eu estou me lixando para o que os vendedores dizem, se são honestos ou não. O ponto aqui é o uso que estão fazendo deles. Não lembro de ter visto um deles andando na rua, apenas em calçadas ou em ciclovias. E nenhum andava devagar! Pessoas estão usando estes veículos motorizados - que tem um pedal "para atrapalhar" - como se fossem bicicletas, em ciclovias e calçadas! Caiam na real: andar a 25Km/h numa calçada é um crime contra os pedestres! E não tem nada a ver com leis, mas com bom senso e senso de coletividade. Coisa que brasileiro - como povo - não tem mesmo; é cada um por si, dando seu jeitinho para se dar bem. Esta história de que "para gordinhos é uma alternativa" é mesmo coisa de gente que no fundo mais uma vez quer se dar bem! Se não querem pedalar não há problema, mas assumam que usam um veículo motorizado, não uma bicicleta. Não sou contra elas existirem, sou contra encará-las como bicicletas - que possuem tração humana. Estes veículos são tracionados por motor, portanto não há como comparar! A não ser para os que querem se aproveitar disso de alguma forma, em detrimento da segurança e bem estar do outro. A bicicleta está irremediavelmente mais próxima do pedestre porque é de tração humana. Estes veículos não! Quem quer pedalar anda de bicicleta, quem não gosta ou não quer, usa um veículo com motor. Mas achar que alguém compra uma coisa destas para pedalar é ou porque "é bicicleta" é - no mínimo - ingenuidade!
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