Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike urbana: 1x10 ou nexus 8?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike urbana: 1x10 ou nexus 8?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike urbana: 1x10 ou nexus 8?
    Postado: 05 Abr 2018 as 19:59
Fala galera, faz tempo que não posto nada aqui.

Seguinte, quero montar uma bike híbrida pra deslocamento urbano. A ideia dela é que eu e minha namorada possamos usar, e a bike vai ficar de um lado pra outro, entre nossas casa. Eu tenho um speed agora, relação 2x7 com pneu 700x23 que me serve muito bem (vou trocar logo, mas isso é outra história ). Ela já tem uma single com 700x28 que rende bem até. Mas a pedalada entre nossas casas é uma baita m*, ainda mais pra ela que não tá tão acostumada. São 12km de trânsito meio violento e um pouco de subida e descida.

Então, a ideia era ter uma terceira bike que sirva pra nós dois, com estilo bem urbano mesmo, provavelmente guidão reto e aro 26 porque ela é bem baixa. Pensei em colocar marchas nessa porque uma single pra quem não tem tanto preparo é foda, ainda mais se tem que chegar no trabalho/faculdade sem pingar suor.

Primeiro tinha pensado num nexus 5, e quando fui olhar os preços, o 8 tá valendo mais a pena. No ML achei por R$629, mas procurando mais, também achei um grupo da Xtime com pedivela sunrace pelo mesmo exato preço.

Então, pra quem não quer ler tudo, o que vale mais a pena pra uso urbano:

-nexus 8, que não vai cair a corrente nunca mas pesa um pouco mais.

-1x10, de marca meio xingling, que tem 2 marchas a mais mas talvez dê mais problema?

Se tiverem outras ideias, agradeço também (:
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2018 as 21:25
Dê uma lida nesse artigo aqui do próprio pedal.com: https://www.pedal.com.br/teste-grupo-ltwoo-arrow-2x10_texto12601.html

Não conheço a linha nexus p/ opinar, mas 1x10 p/ cidade vai depender bastante do cassete e da coroa que colocar (por exemplo, coroa 32 com cassete 11-46).

De qualquer forma, esse grupo do link acima deve ficar dentro do teu orçamento, o que amplia suas opções p/ nexus, 1x10 e 2x10.


Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2018 as 21:56
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Fala galera, faz tempo que não posto nada aqui.

Seguinte, quero montar uma bike híbrida pra deslocamento urbano. A ideia dela é que eu e minha namorada possamos usar, e a bike vai ficar de um lado pra outro, entre nossas casa. Eu tenho um speed agora, relação 2x7 com pneu 700x23 que me serve muito bem (vou trocar logo, mas isso é outra história ). Ela já tem uma single com 700x28 que rende bem até. Mas a pedalada entre nossas casas é uma baita m*, ainda mais pra ela que não tá tão acostumada. São 12km de trânsito meio violento e um pouco de subida e descida.

Então, a ideia era ter uma terceira bike que sirva pra nós dois, com estilo bem urbano mesmo, provavelmente guidão reto e aro 26 porque ela é bem baixa. Pensei em colocar marchas nessa porque uma single pra quem não tem tanto preparo é foda, ainda mais se tem que chegar no trabalho/faculdade sem pingar suor.

Primeiro tinha pensado num nexus 5, e quando fui olhar os preços, o 8 tá valendo mais a pena. No ML achei por R$629, mas procurando mais, também achei um grupo da Xtime com pedivela sunrace pelo mesmo exato preço.

Então, pra quem não quer ler tudo, o que vale mais a pena pra uso urbano:

-nexus 8, que não vai cair a corrente nunca mas pesa um pouco mais.

-1x10, de marca meio xingling, que tem 2 marchas a mais mas talvez dê mais problema?

Se tiverem outras ideias, agradeço também (:


Vai de nexus 8!
E absurdo e as marchas equivalem a amplitude de 325%! Maior que varias relacoes por ai!
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2018 as 23:43
Rafael: então, interessante. Mas não queria colocar 2 coroas pra não complicar a manutenção e o uso. O cassete do grupo que vi é 11-36, coroa 36. Não acha que seria o suficiente? A marcha mais leve da minha speed é 28, coroa 39. De vez em quando falta marcha, mas pra Porto Alegre não é de boa. Eu tenho mais medo de ela achar que vai faltar marcha pesada até, na real...

Christian: tô tentando, mas como o 1x10 vem com pedivela e central já, ficaria tudo mais barato.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 07:02
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Rafael: então, interessante. Mas não queria colocar 2 coroas pra não complicar a manutenção e o uso. O cassete do grupo que vi é 11-36, coroa 36. Não acha que seria o suficiente? A marcha mais leve da minha speed é 28, coroa 39. De vez em quando falta marcha, mas pra Porto Alegre não é de boa. Eu tenho mais medo de ela achar que vai faltar marcha pesada até, na real...

Christian: tô tentando, mas como o 1x10 vem com pedivela e central já, ficaria tudo mais barato.

eu iria de nexus, dá uma lida no manual:

tem muita coisa pra ver como a diferença máxima entre as coroas e a relação. Bike urbana é pra não dar problema, neste sentido o nexus não encontra equivalente 
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 08:52
E aí Fpavao. Seja novamente bem -vindo . Tenho Nexus 8V e Nexus 5V. Ambas pra uso urbano. Seguem as imagens pra comparação:

Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 08:55
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Rafael: então, interessante. Mas não queria colocar 2 coroas pra não complicar a manutenção e o uso. O cassete do grupo que vi é 11-36, coroa 36. Não acha que seria o suficiente? A marcha mais leve da minha speed é 28, coroa 39. De vez em quando falta marcha, mas pra Porto Alegre não é de boa. Eu tenho mais medo de ela achar que vai faltar marcha pesada até, na real...

Christian: tô tentando, mas como o 1x10 vem com pedivela e central já, ficaria tudo mais barato.


Pensa que o pedivela e o central que vem sao vagabubdos...voce pode e vai querer trocar por um hollowtec mais cedo ou mais tarde...

E outra, o pedivela do nexus e 8 pila...mais um central de ponta quadrada 50 pila...pronto...ainda te mais barato...
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 09:10
Veja que o Nexus 5V - o 3V tem a 15,20 e 27 D e definitivamente não gosto, pela relação esburacada - começa com 13 D, 15,17,20 terminando com 27 D na proporção permissível de até 2.0 entre a coroa e pinhão segundo manual da Shimano. Já o Nexus 8V começa com 12D e segue 14,16,20,24,27,31 terminando com 38D  na proporção 2.1 entre a coroa e pinhão. Ora, você ganha em termos práticos a 5ª marcha (24D) e as duas últimas marchas mais leves (31 D) e (38D) que o Nexus 5V não tem. Acho o 5V uma luva pras relativas planuras aqui onde moro. Já em POA não sei, acho que tem umas ladeiras não?! Pelos menos quente é em certas épocas do ano é o que sei de fato....
A outra alternativa genérica não me arriscaria iria de Nexus de olhos fechados. Tomara que vc tenha um quadro de gancheira horizontal.
Em tempo o preço do 5V antes era descolado do 8V que caiu de preço então vale a pena o "cubo de mobilette" SmileThumbs Up

Voltar ao Topo
Vinus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 09:14
Nexus também vai diminuir o olhar dos amigos do alheio.
MERIDA MATTS 60-D aro 26 (2011)
Susp. Spinner Aeris 300; Rodas GTS M1/ cubos Deore/ Schwalbe Marathon
RD Shimano Deore M615/ FD Alivio M430
Pedivela FC M430,
Freios Shimano M446
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 10:20
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Rafael: então, interessante. Mas não queria colocar 2 coroas pra não complicar a manutenção e o uso. O cassete do grupo que vi é 11-36, coroa 36. Não acha que seria o suficiente? A marcha mais leve da minha speed é 28, coroa 39. De vez em quando falta marcha, mas pra Porto Alegre não é de boa. Eu tenho mais medo de ela achar que vai faltar marcha pesada até, na real...

Christian: tô tentando, mas como o 1x10 vem com pedivela e central já, ficaria tudo mais barato.

Entendi, 1x10 realmente é mais prático.
Ainda não tive a oportunidade de conhecer Porto Alegre então não sei como é o relevo aí. 
Não sei se os cálculos de relação p/ aro 26 seguem a mesma lógica da aro 29, mas pelos morros daqui de SP, e tendo por base familiares e amigos que não são acostumados a pedalar e que já consegui arrastar em alguns pedais, uma relação 0.65~0.61 (algo próximo a coroa 22 e cassete 36) era o mínimo para conseguirem superar ladeiras dentro de um nível de sofrimento "razoável"...

Mas pelo que a galera comentou do Nexus, a amplitude parece que te atenderá legal e, como disseram, também ajudará a chamar menos atenção p/ bike - fora que, pelo pouco que já li sobre esse câmbio, a manutenção é praticamente zero!
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 10:38
Eu iria de Nexus pela confiabilidade... Xtime é meio fraco e vai dar um monte de manutenção, dor de cabeça na certa.
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 11:28
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Fala galera, faz tempo que não posto nada aqui.

Seguinte, quero montar uma bike híbrida pra deslocamento urbano. A ideia dela é que eu e minha namorada possamos usar, e a bike vai ficar de um lado pra outro, entre nossas casa. Eu tenho um speed agora, relação 2x7 com pneu 700x23 que me serve muito bem (vou trocar logo, mas isso é outra história ). Ela já tem uma single com 700x28 que rende bem até. Mas a pedalada entre nossas casas é uma baita m*, ainda mais pra ela que não tá tão acostumada. São 12km de trânsito meio violento e um pouco de subida e descida.

Então, a ideia era ter uma terceira bike que sirva pra nós dois, com estilo bem urbano mesmo, provavelmente guidão reto e aro 26 porque ela é bem baixa. Pensei em colocar marchas nessa porque uma single pra quem não tem tanto preparo é foda, ainda mais se tem que chegar no trabalho/faculdade sem pingar suor.

Primeiro tinha pensado num nexus 5, e quando fui olhar os preços, o 8 tá valendo mais a pena. No ML achei por R$629, mas procurando mais, também achei um grupo da Xtime com pedivela sunrace pelo mesmo exato preço.

Então, pra quem não quer ler tudo, o que vale mais a pena pra uso urbano:

-nexus 8, que não vai cair a corrente nunca mas pesa um pouco mais.

-1x10, de marca meio xingling, que tem 2 marchas a mais mas talvez dê mais problema?

Se tiverem outras ideias, agradeço também (:



Mas ai vc já respondeu a pergunta:
"de marca meio xingling, que tem 2 marchas a mais mas talvez dê mais problema?"

Não sei se é azar meu, mas Xingling nunca dá certo comigo cara
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 20:09
Valeu a todos pelas opiniões! Realmente, refletindo mais, vale mais a pena apostar no nexus, mais robusto, menos corrente caindo e a relação realmente fica boa.

Porto Alegre tem umas lombas bem difíceis, mas são poucas e geralmente tem algum caminho alternativo. Maior problema que vejo é o calor do verão mesmo com a umidade.

O quadro vou ter que fazer ainda, sou framebuilder da república (pra quem não conhece, republica bicicletas, já fica a propaganda escondida aqui, hehehe). Se eu lembrar, daqui a uns meses posto o resultado aqui.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2018 as 00:03
Já sabemos. Gostei muito dá Mixte que fez. Na rara oportunidade de ter dindim olharei uma delas pra minha esposa. Valeu. ABS e boa sorte.
Voltar ao Topo
joe_edfisica Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2017
joinville/SC
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joe_edfisica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 00:03
Opa blz, queria saber se é possível usar pedivela prowell tipo Nexus na frente e k7 normal de 8 velocidades atrás, se dá certo na MTB, quero colocar na bike da esposa.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X