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Bike perdendo regulagem após dobra?

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daniloberserk Ver Drop Down
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Registrado: 01 Fev 2022
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    Enviado: 01 Fev 2022 as 19:00
Boa noite! Eu adquiri uma Caloi Urbe usada, me parece em excelente estado e fiz os ajustes de regulagem básicos e também troquei a catraca para um mega range 7v.

Ela funciona e fica bem regulada para uso diário. No entanto, quando eu a dobro para transporte ela parece ter a tendência de "perder" a regulagem. E aí muitas vezes eu tenho que fazer os ajustes nos freios (às vezes até nas molas) e no câmbio pra não ficar pulando ou engasgando.

Alguém sabe me dizer o motivo? Talvez falta de lubrificação nos conduítes? Ou é apenas porque são componentes muito básicos que desregulam a toa? Se eu trocar os V-Brakes pra um Avid SD-5 posso parar de me preocupar em regular toda santa vez?

Um grande abraço e obrigado adiantado para quem dispor de seu tempo em me tirar essa dúvida!
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RuanRAC Ver Drop Down
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apostaria no câmbio traseiro e no passador, pode ser que a mola do câmbio já tenha dado o que tinha que dar, mas verificar os conduteis também é uma boa
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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stupid monkey Ver Drop Down


Registrado: 05 Jun 2007
são paulo -
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Aqui eu dobro e desdobrei a bike e não tive problema de desregular freio ou cambio..
Será q seus conduites não estão curtos?
Uma coisa ruim é q na ultima catraca ( a maior) tem aquele disco plastico q faza barulho ..
tb senti q o freio traseiro não tem eficiencia..talvez o cabo/conduite muito longos..
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daniloberserk Ver Drop Down
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Registrado: 01 Fev 2022
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de daniloberserk Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2022 as 01:00
Hmm, vou verificar, me parece que os conduítes tem o tamanho adequado, até porque ela está praticamente sem mudança nenhuma (exceto a catraca).

Ela é uma bike que ficou parada aí por uns bons anos... Então talvez a dona anterior tenha deixado guardada com o câmbio tensionado? Mas se fosse o caso ele não daria outros tipos de problema?

Me pergunto se de repente as molas dos v-brake genéricos não sejam problemáticas... E aí quando dobra de repente tensiona as molas e mexe com a regulagem ao desdobrar... O freio me parece sair mais de regulagem do que o câmbio (mais frequência).

Tirando isso, estando bem regulado, são eficientes e macios! Por isso não acho que os conduítes estejam com problema. Realmente não sei dizer...

Obrigado pelas respostas!
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hug0.dts Ver Drop Down
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DF
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2022 as 09:22
Como ficou bastante tempo parada, é bom trocar os cabos e conduites ou ao menos lubrificar os cabos. É uma manutenção barata que deve resolver o problema.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Registrado: 16 Abr 2018
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2022 as 10:02
+1 pra sugestão do Hugo. Se ficou parada por muito tempo, podem haver dobras nós conduítes ou pontos de ferrugem nos cabos que estão agarrando. Substituí-los é bem simples e barato, vale a pena tentar.

Quanto aos freios, os que tem aquele colar de plástico na base perdem a regulagem com muita facilidade, mas eu tentaria desmontá-los e limpar por dentro do mancal onde se articulam, assim como os pivôs onde se apoiam no quadro e garfo. Depois de bem limpos (rola de passar até um Bombril com wd-40, pra retirar alguma corrosão), um pouquinho de graxa nós pivôs ajuda a funcionarem melhor. Faça isso antes de investir num Avid Single Digit 5, que tá bem caro atualmente (eu tenho e recomendo, mas alerto quanto a isso). Verifique antes se um v-brake Shimano não sairia mais em conta, pois é bastante similar em desempenho (usei um Shimano BR-M422 antes do Avid, posso dizer de experiência própria).

Um carinho a mais que eu tenho é de usar uma lima pra acertar as pontas dos conduítes antes de instalar. Tb uso um aguilhão (um raio velho apontado num esmeril tb funciona) pra abrir bem o revestimento interno do conduíte e garantir que o cabo passe sem nenhuma restrição. Modéstia à parte, meus v-brakes bem regulados dão susto em fanboy de disco hidráulico quando eles testam minha bike e freiam de uma vez...

Um ponto que eu não concordo é engraxar ou lubrificar o cabo no conduíte. Só vejo motivo pra isso em conduíte ruim com cabo zincado, se o conduíte tiver revestimento interno em teflon e o cabo for de inox, a graxa pode até atrapalhar. Existem cabos teflonados tb, mas já vi o revestimento sair com o tempo, então não vejo muita vantagem neles.

Outro ponto que acho até mais importante que o já citado: manetes em plástico deveriam ter sua venda proibida! Tenha certeza que as manetes de freio da bike são em alumínio, ou elas podem absorver parte da força aplicada e limitar a atuação do freio. Os rapid fires integrados da Shimano são OK, mas vale lembrar que o ST-EF41 tem manetes em plástico tb, apesar de serem bem melhores que os genéricos (se não ficou claro, não gosto deles).

O roteamento dos conduítes numa dobrável é algo confuso pra mim. O ideal é que sejam o mais curtos possível, mas tem que permitir a dobra e desdobra da bike, então vai haver um comprometimento aqui. Só pra citar, eu resolvi o problema de câmbio na antiga aro 20" da minha filha eliminando uma passagem que o conduíte fazia da esquerda pra direita por baixo do top tube (efetivamente uma espiral), o que não é muita coisa, daí imagina colocando mais voltas no conduíte pra compensar as dobras e desdobras, o que iria rolar? Não é pra mim...

Por último, qual o câmbio traseiro que vc está usando? Se for Shimano, precisaria ser no mínimo um RD-TY500 pra funcionar corretamente com uma catraca MegaRange de 34 dentes. Os RD-TZ20, muito comuns em bikes de entrada até 7v, são limitados a 28 dentes na maior engrenagem. Até dá pra fazer funcionar, mas o resultado é comprometido.

Foi mal o textão aí, mas espero ter ajudado. Tenta as sugestões e diz aí o que deu. Boa sorte!
Bora pedalar, senão estressa!
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Farroupilha
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2022 as 10:05
dwsmartins é o cara dos textões, mas vale a leitura! sempre tem algo que o cara não sabe!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
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dwsmartins Ver Drop Down
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Valeu o elogio, Gabriel, mas não é pq é textão que eu tô certo. Inclusive, deixa eu me corrigir aqui mostrando o print dos manuais.



Eu havia falado que só o RD-TY500 pra cima que daria, mas qualquer um dos câmbios traseiros no quadro destacado em verde à esquerda funciona. O RD-TY200-SS só funciona pra pedivela single, no entanto. O quadro vermelho à esquerda são câmbios que só aceitam até 28 dentes na catraca ou cassete. Os quadros à direita agrupam os cassetes e catracas de cada combinação.
Bora pedalar, senão estressa!
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daniloberserk Ver Drop Down
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Registrado: 01 Fev 2022
Santo André
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Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Como ficou bastante tempo parada, é bom trocar os cabos e conduites ou ao menos lubrificar os cabos. É uma manutenção barata que deve resolver o problema.


De fato. Para ser sincero eu LEVEI numa bicicletaria e pedi esse serviço já que levei ela para colocar a catraca Mega Range, bem como pedi para alinharem as rodas, checar o aperto de todas as peças e regularem o v-brake e câmbio. Mal imaginam minha surpresa e decepção quando não somente não fizeram nada disso como ela sequer voltou com os freios regulados... Eu mesmo acabei aprendendo e fazendo o trabalho.

Além disso, quando perguntei sobre o que devia fazer como manutenção para o dia a dia, o rapaz me disse que era só passar WD-40 em tudo. Então estou com um pé atrás de levar em outra bicicletaria por enquanto...

Graxa aqui em casa tenho apenas a azul, que até aonde consegui ver as informações é meio "grossa" e não é adequada pra esse fim. E confesso que eu adoraria achar um guia geral de uso de graxa e tipos pois sinceramente já li informações conflitantes, até aqui mesmo no fórum.

Eu li posts de pessoas dizendo que bons cabos/conduítes nem precisa ter lubrificação. Já em outros lugares dizem que deve-se lubrificar sempre... E se não consigo nem confiar numa bicicletaria da minha cidade e as informações divergem entre si, fica difícil decidir o que fazer.

Então... Considerando que eu mesmo me aventure nesse meio. Vi que há até mesmo cabos de nylon com o miolo em aço. Essas seriam menos "necessitadas" de manutenção e manteriam melhor a regulagem?

Eu toco guitarra, e existem cordas específicas para guitarra aonde passam um polímero por fora com o intuito de proteger contra oxidação e funcionam excepcionalmente bem (cordas Elixir). Não inventaram nada do tipo para bicicletas?


Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

+1 pra sugestão do Hugo. Se ficou parada por muito tempo, podem haver dobras nós conduítes ou pontos de ferrugem nos cabos que estão agarrando. Substituí-los é bem simples e barato, vale a pena tentar.

Quanto aos freios, os que tem aquele colar de plástico na base perdem a regulagem com muita facilidade, mas eu tentaria desmontá-los e limpar por dentro do mancal onde se articulam, assim como os pivôs onde se apoiam no quadro e garfo. Depois de bem limpos (rola de passar até um Bombril com wd-40, pra retirar alguma corrosão), um pouquinho de graxa nós pivôs ajuda a funcionarem melhor. Faça isso antes de investir num Avid Single Digit 5, que tá bem caro atualmente (eu tenho e recomendo, mas alerto quanto a isso). Verifique antes se um v-brake Shimano não sairia mais em conta, pois é bastante similar em desempenho (usei um Shimano BR-M422 antes do Avid, posso dizer de experiência própria).

Um carinho a mais que eu tenho é de usar uma lima pra acertar as pontas dos conduítes antes de instalar. Tb uso um aguilhão (um raio velho apontado num esmeril tb funciona) pra abrir bem o revestimento interno do conduíte e garantir que o cabo passe sem nenhuma restrição. Modéstia à parte, meus v-brakes bem regulados dão susto em fanboy de disco hidráulico quando eles testam minha bike e freiam de uma vez...

Um ponto que eu não concordo é engraxar ou lubrificar o cabo no conduíte. Só vejo motivo pra isso em conduíte ruim com cabo zincado, se o conduíte tiver revestimento interno em teflon e o cabo for de inox, a graxa pode até atrapalhar. Existem cabos teflonados tb, mas já vi o revestimento sair com o tempo, então não vejo muita vantagem neles.

Outro ponto que acho até mais importante que o já citado: manetes em plástico deveriam ter sua venda proibida! Tenha certeza que as manetes de freio da bike são em alumínio, ou elas podem absorver parte da força aplicada e limitar a atuação do freio. Os rapid fires integrados da Shimano são OK, mas vale lembrar que o ST-EF41 tem manetes em plástico tb, apesar de serem bem melhores que os genéricos (se não ficou claro, não gosto deles).

O roteamento dos conduítes numa dobrável é algo confuso pra mim. O ideal é que sejam o mais curtos possível, mas tem que permitir a dobra e desdobra da bike, então vai haver um comprometimento aqui. Só pra citar, eu resolvi o problema de câmbio na antiga aro 20" da minha filha eliminando uma passagem que o conduíte fazia da esquerda pra direita por baixo do top tube (efetivamente uma espiral), o que não é muita coisa, daí imagina colocando mais voltas no conduíte pra compensar as dobras e desdobras, o que iria rolar? Não é pra mim...

Por último, qual o câmbio traseiro que vc está usando? Se for Shimano, precisaria ser no mínimo um RD-TY500 pra funcionar corretamente com uma catraca MegaRange de 34 dentes. Os RD-TZ20, muito comuns em bikes de entrada até 7v, são limitados a 28 dentes na maior engrenagem. Até dá pra fazer funcionar, mas o resultado é comprometido.

Foi mal o textão aí, mas espero ter ajudado. Tenta as sugestões e diz aí o que deu. Boa sorte!


Wow, de forma nenhuma! Adoro um textão que agrega hehe. Eu vou responder na sequência.

Alguma sugestão de um combinho de cabos e conduítes que funcionariam sem pepinos no dia a dia?

Vou verificar essa questão nos meus freios, confesso que essa questão de desmontar, limpar e passar uma graxa simples que tinha aqui em casa que vem em um tipo de aerosol, eu até fiz antes de enviar pra bicicletaria como um quebra galho pra ir usando até levar pra lá.

Não sei dizer se a minha tem esse "colar" de plástico. Como pode perceber sou novato na área e não sei direito aonde procurar ali.

Ao menos no ML me parece que o preço do SD5 e desses Shimano são bem similares, e ouvi muito mais elogios dos Avid em relação aos V-Brake, mas posso estar enganado.

Gostei da sua ideia em relação aos conduítes! Para deixar uma bela de uma folga né? Engenhosa a ideia! Imaginei que eles já viessem razoavelmente espaçados... E eu acredito que devem frear horrores mesmo. Na realidade não encontrei nenhuma informação pra justificar situação aonde V-Brake tenha menor poder de frenagem (quando de boa qualidade e bem regulado), EXCETO na chuva e talvez coisas mais extremas como lama e sujeira nos aros. Eu não sou competidor então pra mim qualquer coisa além do V-Brake não faz sentido, mas lembro de ver esse vídeo esses dias e achei interessante:  https://www.youtube.com/watch?v=a_vKZACgAkI - Disc Vs. Rim Brakes | Are Disc Brakes Faster? - YouTube

Poxa... Olha só, eu acabei tocando nesse assunto respondendo o amigo acima. Você é um dos que não concorda em lubrificar cabo dentro de conduíte. Interessante que você falou do cabo teflonado. Isso seria esse "revestimento" que citei acima ou seria literalmente um tipo de cabo (como um nylon) e um miolo de aço?

De fato, meus manetes são de plástico. Eu percebi que aquele corpo dele "deforma" ao pressionar. Eu pensei em colocar os Avid FR-5 para substituir.

No caso, essa bike usa Revo Shift. Não é Rapid Fire.

É, exatamente... Estive até pensando agora se talvez o problema seja dobra-la com a marcha leve (cabo mais tensionado). Talvez se eu dobra-la com o cabo tendo mais folga isso pare de acontecer? Geralmente eu quando paro já deixo na marcha leve e pode ser isso que esteja me causando problemas... Por exemplo. Hoje fui buscar umas papeladas no escritório e dobrei ela pra subir a escada. Quando desci e voltei a pedalar, os freios mantiveram a regulagem dessa vez, mas o câmbio... Começou a pegar de novo. Então eu troquei entre todas as marchas e quando voltei PARECE ter segurado. Chegando em casa eu coloquei aqui num tripé e testei e pareciam OK.

Meu câmbio PARECE ser o RD-FT30 pelas fotos que achei por aí, ela não tem aquele "B Screw". De fato me informei depois e parece não ser adequado pra Mega Range (apesar de funcionar). No entanto repito que eu LEVEI numa bicicletaria e perguntei lá se teria problemas e me disseram que não... Parece que no fim eu mesmo vou me virar de aprender e fazer tudo na minha bike.

Muito obrigado pelo tempo precioso e pelas informações!

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daniloberserk Ver Drop Down
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Santo André
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de daniloberserk Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2022 as 18:02
Não encontrei função de editar aqui... O coitado do meu câmbio nem aparece nessa sua lista.

E corrigindo, o vídeo que vi esses dias foi esse: https://www.youtube.com/watch?v=t0hKMgUEku4&t=0s sobre V-brake e Discos (só pra complementar o post acima).
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2022 as 18:16
Sobre cabos com cobertura, existem sim mas são bem mais caros que os mais simples. Não acho que para uso amador ou commuting vale a pena o investimento. Melhor se manter nos inox de 5 reais mesmo.

Sobre a graxa, pode usar a azul sim. Mas é uma camada bem fina,  só para cobrir o cabo. Você pode usar óleo mineral também mas isso é um imã para sujeira.

Sobre não ser necessário o uso de graxa/lubrificante,  é algo controverso mas eu sou do time que se deve usar. Além de proteger os cabos,  reduz o atrito, especialmente nos cabos conduites mais baratos. O que é recomendável é que no caso de conduites reutilizados seja feita a aplicação de um desengripante para soltar o que estiver grudado dentro e que possa vir a atrapalhar as trocas/frenagem.

Quanto a fazer a manutenção em casa,  é o melhor que você pode fazer. Praticamente mecânico nenhum vai ter o mesmo cuidado na manutenção que você terá fazendo por conta própria. Fora que você vai evitar os malandros como esse que lhe passou a perna. É interessante você pegar  a grana economizada com a mão de obra e  investir em ferramentas. Mas faça por demanda, não precisa comprar tudo para montar uma bike. Vale muito a pena não só pela economia mas por permitir a você resolver os pepinos que surgem sem depender de ninguém.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:

Não encontrei função de editar aqui... O coitado do meu câmbio nem aparece nessa sua lista.

E corrigindo, o vídeo que vi esses dias foi esse: https://www.youtube.com/watch?v=t0hKMgUEku4&t=0s sobre V-brake e Discos (só pra complementar o post acima).


A edição fica em "opções de post" mas acho que é preciso um número mínimo de postagens para conseguir fazer isso.
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daniloberserk Ver Drop Down
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Santo André
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de daniloberserk Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2022 as 18:41
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Sobre cabos com cobertura, existem sim mas são bem mais caros que os mais simples. Não acho que para uso amador ou commuting vale a pena o investimento. Melhor se manter nos inox de 5 reais mesmo.

Sobre a graxa, pode usar a azul sim. Mas é uma camada bem fina,  só para cobrir o cabo. Você pode usar óleo mineral também mas isso é um imã para sujeira.

Sobre não ser necessário o uso de graxa/lubrificante,  é algo controverso mas eu sou do time que se deve usar. Além de proteger os cabos,  reduz o atrito, especialmente nos cabos conduites mais baratos. O que é recomendável é que no caso de conduites reutilizados seja feita a aplicação de um desengripante para soltar o que estiver grudado dentro e que possa vir a atrapalhar as trocas/frenagem.

Quanto a fazer a manutenção em casa,  é o melhor que você pode fazer. Praticamente mecânico nenhum vai ter o mesmo cuidado na manutenção que você terá fazendo por conta própria. Fora que você vai evitar os malandros como esse que lhe passou a perna. É interessante você pegar  a grana economizada com a mão de obra e  investir em ferramentas. Mas faça por demanda, não precisa comprar tudo para montar uma bike. Vale muito a pena não só pela economia mas por permitir a você resolver os pepinos que surgem sem depender de ninguém.


Exatamente, assunto bem controverso pelo visto hehe. Olha, concordo com você que não é nada pra competição, mas se de repente um componente melhor também significa menos regulagens frequentes e menos dor de cabeça generalizada... Aí acho que pode até compensar. SE esse tipo de investimento durar muito, mesmo que seja pra mim e não custe um rim. Sempre há um ponto de equilíbrio entre qualquer produto e imagino que com bike não seja diferente...

Quando perguntei no próprio anúncio dessa graxa azul, a vendedora me falou que não servia, que devia ser o "slick", por isso eu nem tentei desmontar e lubrificar aqui....

O que tenho aqui no momento é uma graxa azul sintética "premium" X-Time, Lube Cera Premium com PTFE da Algoo (que parece ser apenas para correntes), uma "Smoove Chain" também para correntes e uma Graxa Multiuso MD500 a base de lítio (aerosol). Também tenho grafite em pó, que parece ser uma boa opção pra deixar nas "dobras" da bike.

Tenho também WD-40 e aquele M1 da Starret.

No entanto eu não tenho cabos novos aqui em casa... Eu poderia tentar desmontar e reutilizar os que tenho aqui (eu tenho aquelas ponteiras pra crimpar nas pontas). Acha que compensa? E dentro das opções acima qual a melhor opção então?

Grato pela ajuda de todos!
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hug0.dts Ver Drop Down
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Só de você desmontar e limpar os cabos e conduites já deve ajudar na resolução do problema. Se não funcionar, aí sim você pode ver de trocar os cabos e/ou conduites.

Para não ter que regular o cabo do zero, quando for prender novamente faça isso no ponto onde já estava preso. Vai lhe poupar o trabalho de regular. Talvez algum ajuste fino seja necessário mas é algo simples de se fazer.

Quanto aos produtos para bike, tem muito produto vendido como milagroso nesse meio. Alguns realmente funcionam mas a diferença costuma ser bem sutil a ponto de dizer que vale a pena economicamente. Nessa questão dos cabos por exemplo, não acho que cabos ou conduites "de grife" que custam 4-5 vezes mais que um comum sejam 4-5 vezes melhores. Melhora um pouquinho e é isso. Pode até ser algo positivo para um ciclista profissional mas para 99% das pessoas a diferença nem vai ser sentida.
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daniloberserk Ver Drop Down
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Concordo totalmente. O que eu pergunto no caso é em relação à durabilidade e manutenção. Não em "performance" em si.

Digo... Se de repente um melhor se mantém regulado por mais tempo ou é mais resistente a corrosão. Aí eu vejo vantagem. Agora se é 30 gramas mais leve e 70% mais caro, pra MIM é bobagem.
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Fiz uma postagem bastante extensa sobre tipos de graxas e recomendações. É a terceira do tópico abaixo:

https://www.pedal.com.br/forum/dicas-de-mecanica-poste-as-suas_topic101230.html

As informações foram obtidas com um colega que é engenheiro mecânico e fez um TCC sobre lubrificantes. Acho que ele tem respaldo pra isso...
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Fabuloso amigo! Obrigado pelas informações, vou salvar aqui!

Algum comentário a mais sobre o que respondi anteriormente? Por enquanto vou PRIMEIRO andar com ela dobrada por aí na marcha pesada e ver se ela para de desregular quando remontada. Se isso não resolver, trocarei todos os conduítes e cabos.

Se o freio VOLTAR a fazer isso, troco os dele também. Se não resolver... Estudo um upgrade.

Se também não resolver... Vou fazer um upgrade pra esse câmbio. Mas confesso que se for pra trocar o câmbio eu queria até ver a possibilidade se de repente botar um cassete e mais velocidades seria possível ou interessante. Ainda queria uma marcha um tico mais leve e uma outra mais pesada pois mesmo numa descida leve a a bike já corre de um jeito que não consigo mais pedalar.
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Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:

Fabuloso amigo! Obrigado pelas informações, vou salvar aqui!

Algum comentário a mais sobre o que respondi anteriormente? Por enquanto vou PRIMEIRO andar com ela dobrada por aí na marcha pesada e ver se ela para de desregular quando remontada. Se isso não resolver, trocarei todos os conduítes e cabos.

Se o freio VOLTAR a fazer isso, troco os dele também. Se não resolver... Estudo um upgrade.

Se também não resolver... Vou fazer um upgrade pra esse câmbio. Mas confesso que se for pra trocar o câmbio eu queria até ver a possibilidade se de repente botar um cassete e mais velocidades seria possível ou interessante. Ainda queria uma marcha um tico mais leve e uma outra mais pesada pois mesmo numa descida leve a a bike já corre de um jeito que não consigo mais pedalar.

O câmbio não deveria perder a regulagem em nenhuma situação, é claro que tem algo acontecendo aí. O que vc descreve como "voltar ao normal" depois de passar por todas as marchas tá apontando pra problemas nos conduítes. Mesma coisa com o freio.

Mas isso eu já havia sugerido. Sugiro que de uma olhada no YouTube, especificamente nos canais da ParkTool internacional, Pedaleria e Onde Pedalar, que são minhas referências pra manutenção. O primeiro é todo em inglês, mas os outros dois são em português, caso o idioma seja barreira.

O câmbio inadequado vai ser sempre um pé no saco pra subir na primeira marcha, que tem a engrenagem maior, mas na segunda em diante não deveria dar problema algum.

E sobre os freios, manetes em plástico fazem mesmo o melhor dos v-brakes ficar uma bosta... As bases do v-brake em plástico fazem com que percam a regulagem com frequência, mas eles deveriam frear sem surpresas.

Resumindo: refaz o cabeamento, troca a manete de freio pra outra em alumínio e regula o câmbio adequadamente. Deve ter uma bike que funciona bem, mas é um pouco mais chata pra colocar na primeira, sem quebrar a banca. E não tenha medo de trocar de mecânico, se precisar.

Editado por dwsmartins - 03 Fev 2022 as 08:36
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Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:

Concordo totalmente. O que eu pergunto no caso é em relação à durabilidade e manutenção. Não em "performance" em si.

Digo... Se de repente um melhor se mantém regulado por mais tempo ou é mais resistente a corrosão. Aí eu vejo vantagem. Agora se é 30 gramas mais leve e 70% mais caro, pra MIM é bobagem.


Na durabilidade o que vai influenciar é o tipo de terreno que anda, se pega chuva, se os terminais são protegidos e se o conduite deixa alguma parte do cabo exposta. Mas não esquente com isso. Não é algo que estraga do dia para a noite.

E sobre o seu problema, quando desmontar verifique se há alguma dobra nos cabos, especialmente nas partes que ficam dentro dos conduites.  É algo que influencia.
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Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:

Fabuloso amigo! Obrigado pelas informações, vou salvar aqui!

Algum comentário a mais sobre o que respondi anteriormente? Por enquanto vou PRIMEIRO andar com ela dobrada por aí na marcha pesada e ver se ela para de desregular quando remontada. Se isso não resolver, trocarei todos os conduítes e cabos.

Se o freio VOLTAR a fazer isso, troco os dele também. Se não resolver... Estudo um upgrade.

Se também não resolver... Vou fazer um upgrade pra esse câmbio. Mas confesso que se for pra trocar o câmbio eu queria até ver a possibilidade se de repente botar um cassete e mais velocidades seria possível ou interessante. Ainda queria uma marcha um tico mais leve e uma outra mais pesada pois mesmo numa descida leve a a bike já corre de um jeito que não consigo mais pedalar.

O câmbio não deveria perder a regulagem em nenhuma situação, é claro que tem algo acontecendo aí. O que vc descreve como "voltar ao normal" depois de passar por todas as marchas tá apontando pra problemas nos conduítes. Mesma coisa com o freio.

Mas isso eu já havia sugerido. Sugiro que de uma olhada no YouTube, especificamente nos canais da ParkTool internacional, Pedaleria e Onde Pedalar, que são minhas referências pra manutenção. O primeiro é todo em inglês, mas os outros dois são em português, caso o idioma seja barreira.

O câmbio inadequado vai ser sempre um pé no saco pra subir na primeira marcha, que tem a engrenagem maior, mas na segunda em diante não deveria dar problema algum.

E sobre os freios, manetes em plástico fazem mesmo o melhor dos v-brakes ficar uma bosta... As bases do v-brake em plástico fazem com que percam a regulagem com frequência, mas eles deveriam frear sem surpresas.

Resumindo: refaz o cabeamento, troca a manete de freio pra outra em alumínio e regula o câmbio adequadamente. Deve ter uma bike que funciona bem, mas é um pouco mais chata pra colocar na primeira, sem quebrar a banca. E não tenha medo de trocar de mecânico, se precisar.


Maravilha amigo, vou testar tudo isso e descobrindo qual o problema eu volto pra atualizar aqui caso alguém tenha problema similar.

Algo que esqueci de citar é que parece que o "chainline" está ruim. Novamente... Repito que a catraca foi instalada numa bicicletaria.

Ao pedalar pra trás na primeira marcha ela cai. Demorei um tempo pra descobrir sobre esse chainline mas olhando realmente dá pra ver que na marcha intermediária ela não está perfeitamente reta... O problema é que não faço ideia do que preciso de ferramentas pra corrigir esse problema. Então provavelmente vou ter que me arriscar em outro mecânico.

Não sei se isso influencia a questão toda aí da desregulagem.

Manetes vou de FR-5. Parecem de excelente qualidade. Mas ainda tenho dúvidas se aproveito o frete e compro outros modelos de V-Brake.

Obrigado pelo tempo valioso!

Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:

Concordo totalmente. O que eu pergunto no caso é em relação à durabilidade e manutenção. Não em "performance" em si.

Digo... Se de repente um melhor se mantém regulado por mais tempo ou é mais resistente a corrosão. Aí eu vejo vantagem. Agora se é 30 gramas mais leve e 70% mais caro, pra MIM é bobagem.


Na durabilidade o que vai influenciar é o tipo de terreno que anda, se pega chuva, se os terminais são protegidos e se o conduite deixa alguma parte do cabo exposta. Mas não esquente com isso. Não é algo que estraga do dia para a noite.

E sobre o seu problema, quando desmontar verifique se há alguma dobra nos cabos, especialmente nas partes que ficam dentro dos conduites.  É algo que influencia.


Ah, então realmente pra mim é bobeira realmente esse tipo de investimento. Pode deixar que vou verificar!
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Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:


O câmbio não deveria perder a regulagem em nenhuma
Maravilha amigo, vou testar tudo isso e descobrindo qual o problema eu volto pra atualizar aqui caso alguém tenha problema similar.

Algo que esqueci de citar é que parece que o "chainline" está ruim. Novamente... Repito que a catraca foi instalada numa bicicletaria.

Ao pedalar pra trás na primeira marcha ela cai. Demorei um tempo pra descobrir sobre esse chainline mas olhando realmente dá pra ver que na marcha intermediária ela não está perfeitamente reta... O problema é que não faço ideia do que preciso de ferramentas pra corrigir esse problema. Então provavelmente vou ter que me arriscar em outro mecânico.

Não sei se isso influencia a questão toda aí da desregulagem.

Manetes vou de FR-5. Parecem de excelente qualidade. Mas ainda tenho dúvidas se aproveito o frete e compro outros modelos de V-Brake.

Obrigado pelo tempo valioso!


Eu tenho um par de V-brakes Shimano M422 + manetes Shimano sobrando aqui. Estão com alguns arranhões mas em bom estado. Se tiver interesse mande uma mensagem privada.

Sobre o chain line, você só vai conseguir alterar trocando o movimento central por um mais curto (imagino que o seu seja de ponta quadrada). Só que é preciso ver se dá para encurtar por conta da coroa. Ela poderá ficar pegando no chainstay, o tubo que liga o movimento central à roda traseira.
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Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:


O câmbio não deveria perder a regulagem em nenhuma
Maravilha amigo, vou testar tudo isso e descobrindo qual o problema eu volto pra atualizar aqui caso alguém tenha problema similar.

Algo que esqueci de citar é que parece que o "chainline" está ruim. Novamente... Repito que a catraca foi instalada numa bicicletaria.

Ao pedalar pra trás na primeira marcha ela cai. Demorei um tempo pra descobrir sobre esse chainline mas olhando realmente dá pra ver que na marcha intermediária ela não está perfeitamente reta... O problema é que não faço ideia do que preciso de ferramentas pra corrigir esse problema. Então provavelmente vou ter que me arriscar em outro mecânico.

Não sei se isso influencia a questão toda aí da desregulagem.

Manetes vou de FR-5. Parecem de excelente qualidade. Mas ainda tenho dúvidas se aproveito o frete e compro outros modelos de V-Brake.

Obrigado pelo tempo valioso!


Eu tenho um par de V-brakes Shimano M422 + manetes Shimano sobrando aqui. Estão com alguns arranhões mas em bom estado. Se tiver interesse mande uma mensagem privada.

Sobre o chain line, você só vai conseguir alterar trocando o movimento central por um mais curto (imagino que o seu seja de ponta quadrada). Só que é preciso ver se dá para encurtar por conta da coroa. Ela poderá ficar pegando no chainstay, o tubo que liga o movimento central à roda traseira.


Poxa amigo, já tinha feito o pedido e chegou hoje. Dependendo posso pegar pra bike da namorada. Mas me manda mensagem você se possível pois procurei aqui uma forma e não consegui. Talvez seja por causa que sou novo usuário...

Eu troquei os manetes por Avid FR-5 e troquei os cabos (não troquei os conduítes). Lubrifiquei bem de leve com graxa azul (antes estava aparentemente lubrificado também) e o cabo anterior estava aparentemente impecável e sem dobras.

E NOSSA senhora, que diferença medonha. Dá pra apertar os freios com o dedinho agora, não dá nem pra comparar... E eu nem troquei os v-brakes ainda.

Parece que a mola do manete anterior estava enroscando ou algo assim. Testando ela sem nada muitas vezes ela nem volta pro lugar. O FR-5 funciona liso como manteiga, parece piada comparando um com o outro.

Eu acho que os conduítes em si estavam bons. Mas tive que trocar o cabo de todo jeito pois parece que o manete FR-5 usa um pouco mais de cabo, então "faltou".

De fato meu vbrake tem aquela peça de plástico que citaram aqui (o apoio que via no pivô). O resto é de alumínio.

Eu ainda não carreguei ela dobrada por aí mas vou ver se ao menos os problemas do freio acabaram. Falta agora o cabo do câmbio chegar.

Apenas uma dúvida. Existem diferenças de tamanho entre v-brakes? Pois o SD-5 chegou mas ele me parece mais "curto". Fico com receio que pegue nos paralamas.

Também me parece que mesmo mudando a ordem das arruelas para ficar mais fino, parece estar muito grosso ainda. Mas pode ser uma impressão errada.

Todas as peças daquele conjunto são "obrigatórias"? Ou preciso apenas das 4 peças principais (a parte "planetária"?)
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O Avid Speed Dial 5 fica meio aberto mesmo. Mas não acho ele mais curto que outros v-brakes não...
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Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:


Poxa amigo, já tinha feito o pedido e chegou hoje. Dependendo posso pegar pra bike da namorada. Mas me manda mensagem você se possível pois procurei aqui uma forma e não consegui. Talvez seja por causa que sou novo usuário...

Eu troquei os manetes por Avid FR-5 e troquei os cabos (não troquei os conduítes). Lubrifiquei bem de leve com graxa azul (antes estava aparentemente lubrificado também) e o cabo anterior estava aparentemente impecável e sem dobras.

E NOSSA senhora, que diferença medonha. Dá pra apertar os freios com o dedinho agora, não dá nem pra comparar... E eu nem troquei os v-brakes ainda.

Parece que a mola do manete anterior estava enroscando ou algo assim. Testando ela sem nada muitas vezes ela nem volta pro lugar. O FR-5 funciona liso como manteiga, parece piada comparando um com o outro.

Eu acho que os conduítes em si estavam bons. Mas tive que trocar o cabo de todo jeito pois parece que o manete FR-5 usa um pouco mais de cabo, então "faltou".

De fato meu vbrake tem aquela peça de plástico que citaram aqui (o apoio que via no pivô). O resto é de alumínio.

Eu ainda não carreguei ela dobrada por aí mas vou ver se ao menos os problemas do freio acabaram. Falta agora o cabo do câmbio chegar.

Apenas uma dúvida. Existem diferenças de tamanho entre v-brakes? Pois o SD-5 chegou mas ele me parece mais "curto". Fico com receio que pegue nos paralamas.

Também me parece que mesmo mudando a ordem das arruelas para ficar mais fino, parece estar muito grosso ainda. Mas pode ser uma impressão errada.

Todas as peças daquele conjunto são "obrigatórias"? Ou preciso apenas das 4 peças principais (a parte "planetária"?)


Pronto, lhe mandei uma mensagem.

Quanto às peças, sim, você precisa de todas elas. As arruelas estão ali para impedir que você danifique o freio com o aperto.

 A questão do estar muito grosso tem uma resposta simples. Se não estiver pegando no aro está bom. Thumbs Up
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Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

O Avid Speed Dial 5 fica meio aberto mesmo. Mas não acho ele mais curto que outros v-brakes não...


Poxa cara... Definitivamente é mais curto que o que tenho aqui. No paralama traseiro chega a encostar mas não parece estar atrapalhando o funcionamento do freio.

Já no dianteiro, não consigo deixar mais "reto" nem a pau. Curioso isso... Veja como ficou no freio dianteiro e também um comparativo com o antigo.




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Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:

Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

O Avid Speed Dial 5 fica meio aberto mesmo. Mas não acho ele mais curto que outros v-brakes não...


Poxa cara... Definitivamente é mais curto que o que tenho aqui. No paralama traseiro chega a encostar mas não parece estar atrapalhando o funcionamento do freio.

Já no dianteiro, não consigo deixar mais "reto" nem a pau. Curioso isso... Veja como ficou no freio dianteiro e também um comparativo com o antigo.






Solte o parafuso Phillips do lado esquerdo, o que fica perto da base do freio, e você deve conseguir centralizar.

Se não der, aperte o parafuso do outro lado e cheque se ambos os braços foram colocados no mesmo encaixe no suporte. (normalmente são 3).


Editado por hug0.dts - 08 Fev 2022 as 08:18
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Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:


Poxa amigo, já tinha feito o pedido e chegou hoje. Dependendo posso pegar pra bike da namorada. Mas me manda mensagem você se possível pois procurei aqui uma forma e não consegui. Talvez seja por causa que sou novo usuário...

Eu troquei os manetes por Avid FR-5 e troquei os cabos (não troquei os conduítes). Lubrifiquei bem de leve com graxa azul (antes estava aparentemente lubrificado também) e o cabo anterior estava aparentemente impecável e sem dobras.

E NOSSA senhora, que diferença medonha. Dá pra apertar os freios com o dedinho agora, não dá nem pra comparar... E eu nem troquei os v-brakes ainda.

Parece que a mola do manete anterior estava enroscando ou algo assim. Testando ela sem nada muitas vezes ela nem volta pro lugar. O FR-5 funciona liso como manteiga, parece piada comparando um com o outro.

Eu acho que os conduítes em si estavam bons. Mas tive que trocar o cabo de todo jeito pois parece que o manete FR-5 usa um pouco mais de cabo, então "faltou".

De fato meu vbrake tem aquela peça de plástico que citaram aqui (o apoio que via no pivô). O resto é de alumínio.

Eu ainda não carreguei ela dobrada por aí mas vou ver se ao menos os problemas do freio acabaram. Falta agora o cabo do câmbio chegar.

Apenas uma dúvida. Existem diferenças de tamanho entre v-brakes? Pois o SD-5 chegou mas ele me parece mais "curto". Fico com receio que pegue nos paralamas.

Também me parece que mesmo mudando a ordem das arruelas para ficar mais fino, parece estar muito grosso ainda. Mas pode ser uma impressão errada.

Todas as peças daquele conjunto são "obrigatórias"? Ou preciso apenas das 4 peças principais (a parte "planetária"?)


Pronto, lhe mandei uma mensagem.

Quanto às peças, sim, você precisa de todas elas. As arruelas estão ali para impedir que você danifique o freio com o aperto.

 A questão do estar muito grosso tem uma resposta simples. Se não estiver pegando no aro está bom. Thumbs Up


Certo, vou checar aqui e te respondo.

Quanto à essa questão dos freios e demais peças... Eu posso simplesmente deixar as arruelas como nessa imagem? Ou isso varia de modelo pra modelo? Pergunto pois achei que deveria ficar uma arruela em cada extremidade, mas no exemplo abaixo há situações aonde ficam as duas arruelas para o mesmo lado.

É curioso que esteja dando um "gap" tão grande no freio frontal comparado ao traseiro (que aparentemente ficou igual o anterior).


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Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:

Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

O Avid Speed Dial 5 fica meio aberto mesmo. Mas não acho ele mais curto que outros v-brakes não...


Poxa cara... Definitivamente é mais curto que o que tenho aqui. No paralama traseiro chega a encostar mas não parece estar atrapalhando o funcionamento do freio.

Já no dianteiro, não consigo deixar mais "reto" nem a pau. Curioso isso... Veja como ficou no freio dianteiro e também um comparativo com o antigo.






Solte o parafuso Phillips do lado esquerdo, o que fica perto da base do freio, e você deve conseguir centralizar.

Se não der, aperte o parafuso do outro lado e cheque se ambos os braços foram colocados no mesmo encaixe no suporte. (normalmente são 3).


Não adianta. Ele fica torto assim justamente porque as sapatas já estão mais próximas do lado direito. No fim eu mudei os espaçadores de lugar do lado esquerdo e consegui alinhar melhor. Mesmo assim, ele parece muito mais aberto do que o antigo vbrake, talvez por ser mais baixo dê essa impressão. Eu devo andar hoje mais tarde e vou ver como se comporta.

Mas atrás eu deixei sem uma das arruelas de cada lado, o manual não deixa claro essas informações. Tem duas arruelas (uma mais grossa e uma mais fina) e os dois pares orbitais de cada lado. No ajuste do manual só aparece UMA arruela. Não consigo nem descobrir se trata-se da mais grossa ou mais fina.

Aí eu não sei se uma delas deve ficar fixa ou não. Como estava tentando deixar com menos milímetros eu arranquei as arruelas próximas da sapata e deixei apenas a próxima do aperto.
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Os meus ficam assim. Realmente pegariam em um paralamas, não sabia que era o seu caso. Ignora o pneu careca, já tem outro a caminho pra substituir.

Quanto às arruelas, atenção para a montagem correta: cada arruela convexa (aquelas que são arredondadas pra fora) tem que estar encaixada em outra arruela côncava (aquelas que tem um arredondado pra dentro). Além disso, é um par cônico/convexo de cada lado da haste do freio, como na imagem que vc mandou. Isso é que faz o jogo orbital delas.

Pra cada sapata, vc tem uma arruela côncava de 3mm e outra de 5mm. Pra deixar mais fechado, vc coloca a de 3mm por dentro, junto à borracha da sapata. A arruela de 1mm pra ajuste fino do espaçamento é feita do mesmo material das arruelas côncavas e deve ser usada de acordo com o manual.

Acho que vc está confundindo pq existem outras arruelas menores, polidas, que servem pra apoiar a borracha da sapata. A função delas não é espaçar, mas proteger a borracha do contato direto com as arruelas côncavas ou da espaçadora, que tem acabamento rugoso. Não daria muito problema deixar elas de fora, no entanto.
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Melhor explicado impossível.
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Só um adendo que eu lembrei agora que revi a postagem: as alavancas dele realmente não são simétricas. A curva que tem na parte de cima das hastes é mais pronunciada no lado onde o cabo entra (à esquerda, olhando de frente).

Não se preocupe em deixar visualmente simétrico e sim em colocar as sapatas em distâncias simétricas do aro. Se o aro é estreito, 22mm ou menos de largura, comece colocando as arruelas côncavas mais grossas por dentro das hastes; se não, coloque as côncavas mais finas por dentro.

Qualquer dissimetria que ainda existir você pode compensar fazendo alterações, mas discretamente: primeiro com a espaçadora de 1mm, colocando dentro ou fora, conforme se deseja afastar ou aproximar a haste, respectivamente.

Se a de 1mm não foi suficiente, pode haver um desalinhamento na raiação, no quadro ou garfo, mas ainda dá pra compensar trocando as arruelas côncavas de lugar. Lembre-se que há três níveis de ajuste, conforme o manual.

E lembre-se: ele fica aberto mesmo com as côncavas de 3mm por dentro num aro estreito. É o design dele mesmo, não vai ficar reto.
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Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:



Os meus ficam assim. Realmente pegariam em um paralamas, não sabia que era o seu caso. Ignora o pneu careca, já tem outro a caminho pra substituir.

Quanto às arruelas, atenção para a montagem correta: cada arruela convexa (aquelas que são arredondadas pra fora) tem que estar encaixada em outra arruela côncava (aquelas que tem um arredondado pra dentro). Além disso, é um par cônico/convexo de cada lado da haste do freio, como na imagem que vc mandou. Isso é que faz o jogo orbital delas.

Pra cada sapata, vc tem uma arruela côncava de 3mm e outra de 5mm. Pra deixar mais fechado, vc coloca a de 3mm por dentro, junto à borracha da sapata. A arruela de 1mm pra ajuste fino do espaçamento é feita do mesmo material das arruelas côncavas e deve ser usada de acordo com o manual.

Acho que vc está confundindo pq existem outras arruelas menores, polidas, que servem pra apoiar a borracha da sapata. A função delas não é espaçar, mas proteger a borracha do contato direto com as arruelas côncavas ou da espaçadora, que tem acabamento rugoso. Não daria muito problema deixar elas de fora, no entanto.


Nossa. O seu realmente fica bem aberto também! Esteticamente eu pessoalmente achei meio bizarro MAS se isso é "normal", fico mais tranquilo.

Quanto ao jogo dos orbitais eu entendi já que formam um par, e dá até pra acrescentar que elas funcionam independente da ordem que sejam montadas (contato que cada par esteja montado da forma correta, parece ser irrelevante se a parte convexa ou concava fica na frente ou atrás). Realmente minha dúvida realmente ficou mais com essas arruelas, pois apesar delas serem relativamente finas, ainda assim mexem na regulagem desses freios que já ficam super espaçados, e ainda por cima vem duas diferentes e o manual cita apenas uma e não faço ideia se ele diz sobre a mais fina ou mais grossa. Aí eu fico em dúvida se tiro ao menos a que está próxima da sapata.

E na frente não chegou a pegar nos paralamas, mas atrás sim. Veja como ficou:


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Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Só um adendo que eu lembrei agora que revi a postagem: as alavancas dele realmente não são simétricas. A curva que tem na parte de cima das hastes é mais pronunciada no lado onde o cabo entra (à esquerda, olhando de frente).

Não se preocupe em deixar visualmente simétrico e sim em colocar as sapatas em distâncias simétricas do aro. Se o aro é estreito, 22mm ou menos de largura, comece colocando as arruelas côncavas mais grossas por dentro das hastes; se não, coloque as côncavas mais finas por dentro.

Qualquer dissimetria que ainda existir você pode compensar fazendo alterações, mas discretamente: primeiro com a espaçadora de 1mm, colocando dentro ou fora, conforme se deseja afastar ou aproximar a haste, respectivamente.

Se a de 1mm não foi suficiente, pode haver um desalinhamento na raiação, no quadro ou garfo, mas ainda dá pra compensar trocando as arruelas côncavas de lugar. Lembre-se que há três níveis de ajuste, conforme o manual.

E lembre-se: ele fica aberto mesmo com as côncavas de 3mm por dentro num aro estreito. É o design dele mesmo, não vai ficar reto.


Entendi. Ainda acho confuso porque atrás fico tão mais próximo comparado à frente. Talvez pelo ângulo das sapatas?

A falta de simetria eu corrigi mudando pro espaçador mais grosso na sapata direita. Seguem as fotos da regulagem atual, diria que fiz um trabalho bem decente. Está justa, movendo ao mesmo tempo e nenhuma sapata está pegando no aro. Vou pedalar hoje e ver se o freio não canta pra ver se o "toe-in" tá correto.

Agora, o que me assustou mesmo foi a diferença dos manetes. Talvez esse seja bem mais leve pois parece fazer uma "alavanca" maior. Mas é interessante como o feeling geral pode mudar tanto de uma pra outra.

Agora falta o cabo de câmbio pra trocar. Como eu não dobro ela todo dia só pra ficar "testando", caso as desregulagens se mantenham eu aviso! Creio que se for o caso talvez eu deva aumentar os conduítes e os cabos pois talvez esteja ficando justo demais pras dobras...

Novamente! Agradeço toda a ajuda!




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Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Melhor explicado impossível.


Até agora não achei PM sua nem notificação nem nada, de fato talvez usuários novos simplesmente não possam conversar no privado hehe. Então peço desculpas!
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*Update (desculpem pelo excesso de posts, mas não posso editar).

Hoje após ida e volta ao meu escritório (e dobrando ela pra subir o jogo de escadas), os freios mantiveram a regulagem mas novamente o câmbio perdeu ela. Voltei fazendo clac clac quase o caminho todo... O curioso é que depois de andar um período ela volta a ajustar, quando cheguei em casa estava impecável novamente.

Muito inconveniente, especialmente considerando que dá pra sentir a corrente ralando na catraca enquanto está desajustado.

Dessa vez dobrei ela deixando na marcha três. Me pergunto se o conduíte não está curto para as dobras e aí quando ela dobra ela "puxa" o cabo e desregula tudo. Vou tentar soltar e ao menos lubrificar o cabo visto que ainda não tenho cabo de câmbio pra substituir.

Ao menos os freios parecem ter mantido a regulagem sem problemas, o que já é um baita de um avanço.

Lembrando que ela fica impecavelmente bem regulada enquanto não dobro ela.
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Originalmente Postado por daniloberserk daniloberserk Escreveu:

Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Melhor explicado impossível.


Até agora não achei PM sua nem notificação nem nada, de fato talvez usuários novos simplesmente não possam conversar no privado hehe. Então peço desculpas!

Fui ver aqui e as regras só permitem o uso do sistema de MP após 100 mensagens. Você está no caminho! LOLLOLLOL

Me mande um e-mail que a gente conversa.

hug0.dts(a)gmail.com
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daniloberserk Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de daniloberserk Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mar 2022 as 13:11
Atualizando o tópico para informar que descobri o motivo das desregulagens do câmbio. Quando eu dobro muitas vezes eu desloco o conduíte de lugar e ele acaba preso e "puxando" o sistema inteiro. Então não é problema do cabo em si que está enroscando, mas o fato de ser um conduíte longo sem travas nas pontas.

Será que é possível fazer algum esquema que impeça isso de acontecer? Como não é um conduíte dividido, ele não tem aqueles terminais de metais que "travam" o conduíte no lugar perto do câmbio e portanto ele se move livremente pra frente e pra trás. Será que se eu cortar três tecos de conduíte e colocar esses terminais eu resolvo o problema?

Agora que eu descobri claro que é mais fácil, basta eu dar uma puxada e empurrada após desdobrar que geralmente já fica no local correto. Mas ainda é inconveniente. Eu até tentei lubrificar os pontos de contato entre o quadro e o conduíte pra ver se ele deslocaria sem enroscos mas não adiantou.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mar 2022 as 16:50
Já acompanhei casos de do raveis que acontecia isso. Os proprietários simplesmente ajustavam a posição do conduíte após desdobrar.

Alternativamente, imagino que um conduíte mais longo, com folga suficiente pra puxar enquanto dobrada, possa ser a solução. Ou, se isso ainda não resolver, fixar o conduíte em alguns pontos com abraçadeira plástica, pra evitar que saia do lugar.

Muito provavelmente, a solução do conduíte longo deve resolver. É necessária alguma folga pra permitir o movimento das partes, imagino que isso seja ainda mais importante em uma dobrável.
Bora pedalar, senão estressa!
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de daniloberserk Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2022 as 21:16
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Já acompanhei casos de do raveis que acontecia isso. Os proprietários simplesmente ajustavam a posição do conduíte após desdobrar.

Alternativamente, imagino que um conduíte mais longo, com folga suficiente pra puxar enquanto dobrada, possa ser a solução. Ou, se isso ainda não resolver, fixar o conduíte em alguns pontos com abraçadeira plástica, pra evitar que saia do lugar.

Muito provavelmente, a solução do conduíte longo deve resolver. É necessária alguma folga pra permitir o movimento das partes, imagino que isso seja ainda mais importante em uma dobrável.


Entendo... Pelo visto vai ser o jeito mesmo. Eu vou checar se há folga o suficiente na parte frontal e ver se rola colocar uma abraçadeira perto da junção traseira. Eu ACHO que tem espaço o suficiente, ela deve puxar e repuxar quando eu seguro ela e levo pra cima e pra baixo das escadas imagino.

Não daria pra simplesmente cortar o conduíte no meio e colocar dois terminais de conduíte pra ele não mover no último ponto de contato? Ele só precisa ter folga para a dobragem na parte central não?

Os freios ficaram excelentes. Incrível como uma boa manete pode fazer tanta diferença, são estupidamente mais leves que as antigas. O freio antigo em si até que funcionava muito bem quando bem regulado. Mas esses definitivamente mantém melhor a regulagem, desde que instalei não tive que fazer reajustes ainda.

De resto está tudo certo. Sem folgas nas dobras (exceto a caixa de direção que solta um pouco às vezes e eu vou lá e aperto, mas na última vez foi numa colisão no parque aonde meu primo quis me atravessar e acabou acertando minha roda da frente).

O que falta fazer ainda é alinhar o chainlining (ela escapa pra segunda marcha quando pedala pra trás no maior cog) e alinhar as rodas. Estão razoavelmente alinhadas mas com um pouco de salto, nada que me atrapalhe ao pedalar mas é bom arrumar...
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Não me agrada a ideia de cortar o conduíte em dois, mas já que a alternativa é trocar o conduíte por um mais longo (e tb o cabo, por consequência), testa e vê no que dá, na pior das hipóteses, vai ter de trocar pro conduíte mais longo, que é o que faria de qualquer forma.

Esses manetes são muito leves mesmo, mais até do que os Shimano, mas acho que os próprios v-brakes são mais leves tb, com mancais em metal bem acabados pra apoiar nos pivôs. A Avid realmente faz ótimos freios.

Quanto ao chainline, pode ser bastante chato de corrigir: pode obrigar um movimento central de comprimento diferente, ajustes na posição da roda traseira ou espaçadores na coroa (se for removível). Sugiro levar num mecânico que tenha paciência e capacidade técnica (difícil de achar hoje em dia).

Boa sorte com a bike aí!
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