Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike para pedalar em grupos
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike para pedalar em grupos

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lucasssa Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2020
Salvador
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike para pedalar em grupos
    Postado: 13 Set 2021 as 07:02
Olá,

Há pouco tempo minha esposa começou a pedalar em grupos e ela tem uma bike híbrida giant cypress, aro 700, altus. Não andam a mais de 22 km/h de VM.

Mas essa semana o líder de um dos grupos foi falar para ela se ela não pensava em trocar a bike para uma 29, que em breve ela não ia acompanhar mais nenhum grupo com essa bike. Ela disse que se sente bem e que acompanha tranquilamente, mas ficou agora obcecada em procurar nova bike.

Vocês acham que é preciso trocar?

Obrigado
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 07:08
O cara que falou dessa "troca" não parece estar sabendo o que está dizendo pois uma bike com rodas 700 é uma aro 29. Por onde esse grupo costuma pedalar? Trilhas? Estradas? Rodovias? Pela foto que vi da bike:



ela é uma urbana, já boa o suficiente para velocidade (dependendo do qto o grupo quer desenvolver) mas tv não tão boa para pedaladas mais prolongadas. Mande mais detalhes aí sobre como é a pedalada do grupo, se a sua esposa é gordinha, se ela fez bikefit e tal. Embarrassed


Editado por sidserra - 13 Set 2021 as 07:11
Voltar ao Topo
lucasssa Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2020
Salvador
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 07:26
Pedalam nas ruas de asfalto de Salvador, não participa de nrnhum grupo de trilha. Não é magra,.mas não é gorda 🤣 deve ter uns 60 kg, mas é baixinha. Ela diz que não quer ir para trilhas nem desenvolver uma velocidade muito superior a 25 de média. Não fez bike fit.

Falei pra ela que apesar da bike dela ter essa pequena retrô feminina (não é essa da foto, vou postar a dela) o aro 700 e o pneu slick faz ela ter um bom desempenho, mas acho que isso mexeu com a auto estima dela no grupo.
Voltar ao Topo
lucasssa Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2020
Salvador
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 07:28
https://99spokes.com/en/bikes/giant/2012/cypress-w-light-greenwhitesilver

É essa aqui a bike dela.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 07:52
Caraca, mas que mulher mais influenciável, hehehe... Realmente essa bike não é para velocidade e sim mais para conforto e deslocamentos, deve ser isso que o cara do grupo deve ter achado tb. Quais as bikes usadas no grupo? Sendo asfalto devo concluir que é uma mescla de mtb com pneus mais finos e speeds. Pra 20/25Km/h de média 21 marchas está ok, não acho que a sua esposa precise de uma outra bike (se for ela quem vai pagar, então nem discuta, hehehe) MAS, se ela quiser assim mesmo, qual seria o orçamento para uma bike nova? Vc tb pedala? Qual a sua bike?
Voltar ao Topo
lucasssa Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2020
Salvador
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 08:28
Eles usam MTB, ela tava olhando a Oggi 7.0, mas acho que o menor quadro ainda é grande, mas já ta querendo testar e os caraleo. Ela só não comprou ainda porque tá com medo de errar o tamanho. Essa giant dela é quadro 14.

E bicho, eu não pedalo desde criança, mas essa mulher viciou em um nível que até grupos Shimano tô me vendo obrigado a entender.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 08:35
Sempre vai rolar alguma coisa assim. Quando não é preconceito pela bike não ter aro 29" (apesar dela efetivamente ter), é por conta do pedivela triplo, ou pela bike que não é "de marca" (leia-se: Cannondale ou Specialized), ou pelo câmbio com menos marchas, ou pela geometria diferente, ou por não usar roupas de ciclista, ou por ser gordo, ou por ser mulher... A lista nunca acaba, sempre vai ter algum FDP pra arranjar alguma coisa pra implicar. É igual na quinta série...

O negócio é lidar com isso. Ela gosta da bike como está e trocar de bike não parece fazer sentido. Se ela aguenta acompanhar o grupo, qual o motivo, senão a implicância do peba metido a galáctico?

Um caso que aconteceu comigo foi um racha (corrida mesmo) que eu bati com um cara andando na cidade numa MTB (acho que Scott) 29" com relação 1x11 ou 1x12. Minha Xica (ela tem nome, sim) tem relação 3x8v com pedivela customizado 48-36-22d e cassete amplo 11-40d, o que dá uma levinha de 0,55 giros na roda por giro no pedal e uma pesada de 4,36 (amplitude de 793%, mas fica complicada pra trocar de marcha). O cara tava com uma coroa única de 32d ou algo assim, o que daria uns 3 giros por pedalada no máximo.

Viemos no embalo por uns 3km, principalmente em descida. Nos planos, era nítido que ele penava pra me acompanhar, mas quando chegou uma descida e eu ainda tinha umas três marchas mais pesadas (e ele tava na última girando feito ventilador), o cara me solta: "PQP, não acaba a marcha não?". Dei risada e segui!

Moral da história: uma MTB de verdade não é a bike mais rápida no asfalto, pelo contrário! Uma urbana como a da sua esposa, mesmo com a postura relaxada, é capaz de manter uma velocidade maior que uma MTB "puro sangue" nesses passeios, vai depender mais do condicionamento dela.

Explique pra patroa que uma MTB de verdade não tem velocidade final, que é feita pra deixar as subidas mais leves ao custo dessa velocidade. E pra ela não ser tão influenciável tb.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 08:47
A bike dela é mais para pedal urbano sem muita pressa. O guidao é alto e a relação de marcha é com roda livre 14-34. Não é uma bike para muita velocidade mesmo. A oggi 7.0 e uma boa opção. Acho que já vem com cassete e freio hidráulico.

Editado por LeoSilva - 13 Set 2021 as 08:54
Voltar ao Topo
lucasssa Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2020
Salvador
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 09:03
Léo, mas se ela não tem intenção de fazer trilha, porque o barato dela aparentemente ta sendo asfalto, compensa ainda uma MTB? Acho que o máximo de evolução do que ela faz hoje que ela vai querer, é ir pra distâncias maiores.
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 09:29
A vantagem da mtb é que ela tem suspensao na frente e pneus que encaram qualquer terreno. Então encara melhor buracos, paralelepípedo e um estradao.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 09:33
Vamos aos cálculos, já que falar não convence...

Perímetro da roda da Giant Cypress feminina:

( 622mm + 2 * 35mm ) * π = 2,17m

Marcha mais pesada da Cypress:

48 / 14 = 3,43

Marcha mais leve da Cypress:

28 / 34 = 0,82

Deslocamento por pedalada na mais pesada e na mais leve da Cypress:

3,43 * 2,17 = 7,44m

0,82 * 2,17 = 1,78m

Mesmos cálculos da Oggi 7.0:

( 622 + 2 * 53 ) * π = 2,29m

36 / 11 = 3,27

22 / 36 = 0,61

3,27 * 2,29 = 7,49m

0,61 * 2,29 = 1,40m

Agora vamos pensar (desconsiderando a questão da geometria, por enquanto): a Oggi oferece 5cm a mais de deslocamento por giro na marcha pesada (o que dá 0,7% a mais, não é nada), mas oferece redução de 38cm na mais leve (21,3% de redução, significativo). A postura mais agressiva vai proporcionar uma melhor aplicação do esforço, o que eu vejo como uma vantagem, mas não parece ser o caso dela.

Após os dados, vou chamar pra análise: vc relatou que ela não está reclamando da velocidade do grupo e também não foi citada nenhuma dificuldade nas subidas. A Oggi só oferece postura mais agressiva e marcha mais leve, com a mesma velocidade final (há influência dos pneus e rodas mais pesados, mas vou desconsiderar aqui). Qual a razão pra tirar 4k do bolso apenas pra ter uma MTB, sendo que ela não vai pra trilhas e está acompanhando o grupo de boa?

Deixo a pergunta aberta e ressalto: a resposta não é pra mim, é pra vc mesmo. Se achar algum motivo que seja pra isso, manda ver!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
lucasssa Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2020
Salvador
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 09:42
Eu to muito convencido que não precisa outra, vou mandar ela ler isso aqui tudo!

Talvez mais pra frente ela realmente sinta essa necessidade, mas por ora, pelo que me relata, não faz sentido mesmo. Mas volto a questão, quando ela decidir que ta na hora de trocar, mesmo que não queira trilhas, MTB no caso ainda compensa em relação a uma speed pro tipo de pedal que ela quer?

Nessa bike que ela tem, sugerem algum upgrade? Ela trocou o passador por rapid fire, é tudo que sei que ela fez. Estava pensando em trocar o freio também que parece que já está desgastado.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 09:54
Pô, dwmartins, se o cara mostrar esse seu post pra mulher dele o cara vai dormir uma semana no sofá, hehehe... Qdo mulher cisma com algo não tem santo que tire da cabeça dela, ainda mais sendo influenciável como ela parece ser. Se fosse um dos colegas de ciclismo que falasse da bike dela tv ela cagasse mas, como foi o chefe do grupo, ela ficou bolada. Se o pedal é de asfalto e no plano seria besteira gastar dinheiro comprando outra bike, ela mesmo disse que acompanha na boa e está confortável com a bike. Se ela quer incrementar a bike, bota um GPS simples (um XOSS da vida) ou um ciclocomputador sem fio (um Cateye Strada da vida).

O problema maior de pessoas baixas é o top tube do quadro que acaba pegando na "zona do agrião" qdo se desce do banco, tv um bom upgrade (questionável nesse caso, diga-se) é trocar o quadro por um quadro sloop (o top tube é mais baixo) mas aí com certeza seriam necessárias outras trocas que inviabilizariam a "praticidade financeira" da troca. Só pra exemplificar as diferenças:

Quadro "normal (observe o top tube reto e paralelo em relação ao solo, esqueça o tipo de bike):



Quadro sloop (veja a inclinação do top tube em relação ao solo e à bike de cima):




Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Vamos aos cálculos, já que falar não convence...

Perímetro da roda da Giant Cypress feminina:

( 622mm + 2 * 35mm ) * π = 2,17m

Marcha mais pesada da Cypress:

48 / 14 = 3,43

Marcha mais leve da Cypress:

28 / 34 = 0,82

Deslocamento por pedalada na mais pesada e na mais leve da Cypress:

3,43 * 2,17 = 7,44m

0,82 * 2,17 = 1,78m

Mesmos cálculos da Oggi 7.0:

( 622 + 2 * 53 ) * π = 2,29m

36 / 11 = 3,27

22 / 36 = 0,61

3,27 * 2,29 = 7,49m

0,61 * 2,29 = 1,40m

Agora vamos pensar (desconsiderando a questão da geometria, por enquanto): a Oggi oferece 5cm a mais de deslocamento por giro na marcha pesada (o que dá 0,7% a mais, não é nada), mas oferece redução de 38cm na mais leve (21,3% de redução, significativo). A postura mais agressiva vai proporcionar uma melhor aplicação do esforço, o que eu vejo como uma vantagem, mas não parece ser o caso dela.

Após os dados, vou chamar pra análise: vc relatou que ela não está reclamando da velocidade do grupo e também não foi citada nenhuma dificuldade nas subidas. A Oggi só oferece postura mais agressiva e marcha mais leve, com a mesma velocidade final (há influência dos pneus e rodas mais pesados, mas vou desconsiderar aqui). Qual a razão pra tirar 4k do bolso apenas pra ter uma MTB, sendo que ela não vai pra trilhas e está acompanhando o grupo de boa?

Deixo a pergunta aberta e ressalto: a resposta não é pra mim, é pra vc mesmo. Se achar algum motivo que seja pra isso, manda ver!
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 11:29
Eu acho a bike dela bem legal, talvez tenha algum ganho de performance com uma geometria que a deixe o guidão mais baixo, com sua esposa mais inclinada para frente, mas vai ter menos conforto. Isso ajuda a fazer força, mas se ela não pretende mudar o ritmo, acho bobagem mudar de bike. 
Eu trocaria o cubo da roda traseira e colocaria um cassete com um range adequado para o uso dela.
Teria algum ganho de performance e um ganho psicológico do equipamento com UpGrade ! 

Bons pedais
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 12:23
Reforço o que os outros usuários disseram acima, ela não precisa trocar de bike. A atual já atende completamente o uso dela e ainda possui margem para melhoria.

Se for fogo para trocar, não há muito o que fazer. Mas eu sugeriria que ela buscasse uma bike voltada para uso urbano e não uma MTB. Seria como trocar um carro compacto por um caminhão para rodar na cidade.

Optando por uma MTB, já consideraria trocar os pneus originais por lisos e a suspensão por um garfo rígido. As peças retiradas ela consegue passar facilmente para a frente sem prejuízos.
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 12:36
Mtb na cidade é o mesmo que suv na cidade. É o que mais tem.
Voltar ao Topo
lucasssa Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2020
Salvador
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 13:26
Ela tem ciclo computador do igpsport, sebsor de cadência, velocidade e cinta cardiaca 🤣🤣🤣 ela tomou gosto pela coisa e adora um gadget.

Coloquei ela pra ler e ficou mais tranquila, o que pegou foi isso, foi o tal líder dizendo que era pra ela trocar.       
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 13:45
Se eu fosse ela eu pediria "impiximênti" desse líder, hehehe... Wink

Originalmente postado por lucasssa lucasssa escreveu:

Ela tem ciclo computador do igpsport, sebsor de cadência, velocidade e cinta cardiaca 🤣🤣🤣 ela tomou gosto pela coisa e adora um gadget.

Coloquei ela pra ler e ficou mais tranquila, o que pegou foi isso, foi o tal líder dizendo que era pra ela trocar.       
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 16:46
Desconfio que essa Giant seja bem melhor que a maioria das bikes do grupo que pedala com ela.
Esse quadro dá muita segurança às baixinhas que pedalam em bikes com aro 700.

Pneus mais finos ou então bem cheios e ela não terá problemas com a velocidade.


Editado por TomSemFreio - 13 Set 2021 as 16:49
Antonio Carlos
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 17:17
Ela precisa é trocar de grupo.... Na boa, quem faz o ciclista, só em alguns extremos da linha é a bike, tanto num equipamento bem zoado, não é o caso, ou uma super bike top de linha, de 6kg de peso, no mais o que manda é o ciclista...

Certeza que o cara que falou com ela é um baita babaca, deve ser aquele típico idiota puxador de pedal, de apito, radinho e colete....

Já já tá falando que se não botar um kit 12v não vai acompanhar o grupo... Tá cheio de idiotas nos grupos, alguns organizando pedal.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X