Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike para pedais longos
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike para pedais longos

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike para pedais longos
    Postado: 26 Mar 2019 as 08:39
Bom dia!

Já estou pedalando a mais de 2 anos, tenho uma Caloi Atacama com upgrade para kit alívio, e agora acho que a bike está me limitando.
Meu objetivo e pedais de mais de 100km por dia, e viagens do estilo vale europeu e "estrada real"

A caro QQ terreno, mas no meu ritmo, devagar e sempre.

Tô pesquisando várias bikes, tô até pensando em ir comprar no Paraguai, mas enfim, pretendo gastar até uns 8 mil em uma bike, o tiro precisa ser certeiro pq se fizer a compra errada vai ser difícil vender.

Minha dúvida e se estou comprando a bike certa para meu objetivo.

Minhas opções:
Sense impact Race (Br)
Scott scake 960 (py)
Cannondale trail 4 (Br), essa e a a mais pesada
Clube acid(py)

Pontos que estou olhando
Grupo ser Shimano SLX com coroa fixa e K7 com 50 dentes.
Grupo Sram NX Eagle 12v com K7 de 50
Suspensão a ar
Parece que tem um eixo boost que top

Não encontrei nenhum equilíbrio perfeito. Em fim tem muita opção. Qual a sugestão, pode ser outras bikes tbm

Ah, a opção por coroa fixa e boa para esse tipo de pedal, venho pedalando usando só a coroa do meio 34 dentes, e meu K7 e de até 40 dentes, acho que dou conta de uma fixa sim

Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 10:23
Em que sentido a bike está te limitando? Como não especificou poderia sugerir alguma melhora na bike ou até um bike fit.

Pelo que relatou você vai rodar na pegada mais do cicloturismo, então o objetivo não é velocidade final. Se usa aquele cassete 11/40 da Sunrace já tem um bom range para subidas.

Com excessão da Clube Acid que não conheço, as outras bikes tem um apelo mais trail, ou seja geometrias mais Race(- conforto) e relações mais curtas, e isso para grandes distâncias não seria tão desejável.

Eu estou com uma bike para cicloturismo que atualmente usa um pedivela alívio 22/30/40 e um cassete 9v 11/32, acredito que tenho marchas suficientes para encarar qualquer tipo de trajeto, na mesma pegada do devagar e sempre, pois ainda conto com garfo rígido. Atualmente tenho rodado só no asfalto e os trechos que tenho feito tenho usado só a coroa 40T, só nos dias que tento rodar em baixa FC que uso a coroa 30T.

Agora se está com a grana disponível e desejar subir o nível da bike é outra história, muitas vezes achamos que a bike está limitando mas na verdade só queremos trocar mesmo. Subir o nível.


Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 10:47
Bom dia.
Primeiramente, é pedivela de coroa única, não fixa. Fixa seria uma bike sem nenhuma marcha.
Vamos lá... Você pretende pedalar mais longe, não mais rápido, certo? Em teoria, você deveria escolher a bike pela geometria, que seja mais relaxada, mais confortável. Bikes race, bem ajustadas, podem te dar conforto para endurance, mas não é o mesmo que pegar uma bike endurance e ajustar pra chegar no melhor conforto possível.
EU considero que se não for para competir não vale a pena usar coroa única. São muitos gaps no cassete, compromete a cadência e isso para longões judia muito.

Agora, desconsidere tudo isso que eu falei se o teu foco for "ter a bike dos sonhos", porque daí o aspecto psicológico causado pela bike vai ser mais efetivo que qualquer teoria sobre o melhor equipamento. Você pedala mais e melhor quando vc gosta da bike que tem.

Se fosse EU comprando uma bike para endurance, iria buscar algo com grupo SLX ou XT de 2x11, com quadro endurance. Nas tuas opções, iria de Scott (quadro scale é muito dinâmico e oferece várias possibilidades de regulagem) e faria um bike fit profissa.
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:03
Bom dia!
Sem me alongar muito, pois estou com pouco tempo, mas realmente para pedais "longos" (que eu gosto muito também!) realmente concordo em uma relação 2X11. Coroa única você sempre vai ter que sacrificar alguma coisa: ou a velocidade ou a força. Com 2 coroas você pode escolher dependendo da situação. Isso é muito pessoal, mas para mim coroa única ainda é para pessoas que fazem mais XCO, trilhas técnicas, pedais curtos & intensos, etc... TALVEZ os novíssimos SRAM Eagle (e seu equivalente Shimano XTR) tenham conseguido sanar isso, mas (volto a dizer, no MEU CASO) nesse caso o preço vai às alturas...
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:06
O grupo de MTB alívio é hoje a meu ver o que mais se aproxima do ideal para cicloturismo.
A Shimano tem os específicos para trekking, como o T6000 e T8000 que usam pedivela triplo. Porém são extremamente difíceis de encontrar.
Para touring eu pensaria na Scott Aspect, tem uma geometria bem legal.


Editado por miniic - 26 Mar 2019 as 11:08
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:10
E sobre o 2x11, atente-se também que eles vão ter range menor que o alívio 3x9 e vão custar muito mais para manter.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:27
Também não entendi direito onde quer chegar... A bike para cicloturismo, é razoavelmente diferente das citadas. O que te fez chegar nelas?

Rodar 100 km em um dia não é exatamente algo absurdo, não que seja fácil, mas qualquer pessoa pode fazer isso, com um mínimo de treino... A questão que pesa não é a distância, mas o tempo que se leva e como vamos distribuir isso...
Tirando uma base por mim, que faço de boa, uma média de 20 kmh no plano. Seriam por volta de 5 h pedalando... Considerando uma parada no meio, são 2 pedais de 50 km de 2,5 h... Que já é outra abordagem de fazer isso direto...

Outra questão a ser pesada, é o custo de uma bike de 8 mil, tanto em peças, como em mão de obra.  Não quero dizer o que tu deve fazer com essa grana, mas tem que pesar a manutenção... E ainda mais, a disponibilidade de mão de obra - eu moro perto da casa do chapéu, o lugar mais confiável, ainda me paro do lado do mecânico, com um facão na mão... Mesmo assim, as vezes meu conhecimento, não é suficiente para evitar problemas...


Editado por Ismah/Cabelo - 26 Mar 2019 as 11:29
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:28
Em que sentido a bike está te limitando? Como não especificou poderia sugerir alguma melhora na bike ou até um bike fit.

Pelo que relatou você vai rodar na pegada mais do cicloturismo, então o objetivo não é velocidade final. Se usa aquele cassete 11/40 da Sunrace já tem um bom range para subidas.

Com excessão da Clube Acid que não conheço, as outras bikes tem um apelo mais trail, ou seja geometrias mais Race(- conforto) e relações mais curtas, e isso para grandes distâncias não seria tão desejável.

Eu estou com uma bike para cicloturismo que atualmente usa um pedivela alívio 22/30/40 e um cassete 9v 11/32, acredito que tenho marchas suficientes para encarar qualquer tipo de trajeto, na mesma pegada do devagar e sempre, pois ainda conto com garfo rígido. Atualmente tenho rodado só no asfalto e os trechos que tenho feito tenho usado só a coroa 40T, só nos dias que tento rodar em baixa FC que uso a coroa 30T.

Agora se está com a grana disponível e desejar subir o nível da bike é outra história, muitas vezes achamos que a bike está limitando mas na verdade só queremos trocar mesmo. Subir o nível.
[/QUOTE]


Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Em que sentido a bike está te limitando?
Minha Bike é pesada, ela esta com 16 kg, pedalei em uma de 12 e senti muita diferença
Qualidade da suspensão, minha suspensão é Caloi

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Se usa aquele cassete 11/40 da Sunrace já tem um bom range para subidas.
Uso ele sim, usando a coroa menor (22) e a catraca maior (40) que da 0,55, usando uma coroa de 30 com um k7 de 50 da 0,6 é um pouco mais pesado sim. mas acho que o peso da bike compensa.
Mas perco em velocidade é fato e estou ciente, acho que um dos grandes motivos de querer uma pedivela com uma coroa é que acho mais legal tbm... kkkkk

Agora essa conta que estou fazendo esta certa?

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Com excessão da Clube Acid que não conheço, as outras bikes tem um apelo mais trail, ou seja geometrias mais Race(- conforto) e relações mais curtas, e isso para grandes distâncias não seria tão desejável.

Essa sua observação é bacana, na descrição destes modelos diz que o angulo do garfo é maior e que isso da uma pegada melhor para XCO, mas isso seria ruim para longas distancias?






Voltar ao Topo
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:36
Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Bom dia.
Primeiramente, é pedivela de coroa única, não fixa. Fixa seria uma bike sem nenhuma marcha.
Vamos lá... Você pretende pedalar mais longe, não mais rápido, certo? Em teoria, você deveria escolher a bike pela geometria, que seja mais relaxada, mais confortável. Bikes race, bem ajustadas, podem te dar conforto para endurance, mas não é o mesmo que pegar uma bike endurance e ajustar pra chegar no melhor conforto possível.
EU considero que se não for para competir não vale a pena usar coroa única. São muitos gaps no cassete, compromete a cadência e isso para longões judia muito.

Agora, desconsidere tudo isso que eu falei se o teu foco for "ter a bike dos sonhos", porque daí o aspecto psicológico causado pela bike vai ser mais efetivo que qualquer teoria sobre o melhor equipamento. Você pedala mais e melhor quando vc gosta da bike que tem.

Se fosse EU comprando uma bike para endurance, iria buscar algo com grupo SLX ou XT de 2x11, com quadro endurance. Nas tuas opções, iria de Scott (quadro scale é muito dinâmico e oferece várias possibilidades de regulagem) e faria um bike fit profissa.

Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Agora, desconsidere tudo isso que eu falei se o teu foco for "ter a bike dos sonhos", porque daí o aspecto psicológico causado pela bike vai ser mais efetivo que qualquer teoria sobre o melhor equipamento. Você pedala mais e melhor quando vc gosta da bike que tem.
Um dos critérios de desempate é sim o fator bike dos sonhos, seria mais o grupo dos sonho que seria o GX/NX Eagle de 12v.
A bike dos sonhos seria Cannondale trail 4, mas ja desencantei pelo suspensão a oleo.

Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Se fosse EU comprando uma bike para endurance, iria buscar algo com grupo SLX ou XT de 2x11, com quadro endurance. Nas tuas opções, iria de Scott (quadro scale é muito dinâmico e oferece várias possibilidades de regulagem) e faria um bike fit profissa.

essa informação do quadro foi top! Pretendo fazer o bike fit sim, ja estou andando clipado e me preparando para aproveitar ao maximo a nova bike.

Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:50
Se entendi, você quer os melhor dos dois mundos e sinto-lhe dizer, que se for isso mesmo, você não vai conseguir.

Se quer uma boa bike para longões precisará pensar no conforto e nos recursos que ela irá lhe oferecer para este pedal: suporte para duas caramanholas, furação para bagageiro... Se o foco é longão em asfalto a suspensão é dispensável e lhe economizaria no mínimo 1.5kg. Se o longão é na terra (estrada real, caminho da fé, etc) uma suspensão é bem vinda.

Em viagens, na minha opinião é necessário ter uma relação ampla, que vá de, ao menos, 0,6 a 3,6
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:52
Por que não iniciar no bike fit? Aí tu teria números na mão, e bons critérios técnicos para chegar o mais próximo de uma bike ideal.

22x40 já é uma redução boa. E IMHO, já está bem perto do limite que vale a pena pedalar... 
Em outras palavras, se pesar que a cada 2 passos (1 volta completa), vai andar 0,5 m, penso que já é hora de ir pro empurra bike... Vai girar feito ventilador, e não sair do lugar...
Outro ponto, é que para longas distâncias, a cadência é importantíssima, pois te permite estar bem próximo do ponto ideal - nem fazendo força demasiada ao ponto de cansar muito rápido, e nem girando demais ao ponto de perder o fôlego. Parece não importar tanto, mas depois das rodas, foi onde mais notei ganho de desempenho.

Nesse contexto todo, fico me perguntando se não é mais jogo investir numa bike mais em conta, e em treinamento. Sendo franco, a bike de 12 kg é de fato mais legal, mas não são só os 4 kg a menos... É menos atrito nos eixos, pneus melhores, uma geometria e rigidez maior, e por aí vai...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 12:15
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Por que não iniciar no bike fit? Aí tu teria números na mão, e bons critérios técnicos para chegar o mais próximo de uma bike ideal.

22x40 já é uma redução boa. E IMHO, já está bem perto do limite que vale a pena pedalar... 
Em outras palavras, se pesar que a cada 2 passos (1 volta completa), vai andar 0,5 m, penso que já é hora de ir pro empurra bike... Vai girar feito ventilador, e não sair do lugar...
Outro ponto, é que para longas distâncias, a cadência é importantíssima, pois te permite estar bem próximo do ponto ideal - nem fazendo força demasiada ao ponto de cansar muito rápido, e nem girando demais ao ponto de perder o fôlego. Parece não importar tanto, mas depois das rodas, foi onde mais notei ganho de desempenho.

Nesse contexto todo, fico me perguntando se não é mais jogo investir numa bike mais em conta, e em treinamento. Sendo franco, a bike de 12 kg é de fato mais legal, mas não são só os 4 kg a menos... É menos atrito nos eixos, pneus melhores, uma geometria e rigidez maior, e por aí vai...


Eu não queria gastar mais na minha bike, e para não precisar trocar de bike daqui 2 anos, já queria saltar para um top de alumínio.
Sei que o desempenho na bike depende de um conjunto de fatores, um deles e a bike, outro e meu condicionamento físico, já perdi 20kg, meu primeiro pedal foi de 5km agora faço pedais de 90km,
Treino na academia, faço Crossfit (não me julguem), estou me preparando para participar de provas tô tipo do brow bruto, sem pretensões de pódio, apenas completar a prova.

Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 12:49
Você tocou em um ponto chave, upgrade. Sua bike pesa hoje 16kg, para chegar perto dos 12kg o investimento é considerável. Uma suspensão boa e leve com melhores recursos 1400,00 (proshock), rodas 600,00 a 1300,00 (Vivatec, Vzan Everest), pneus 110,00 ( Innova pro).
Tenho uma 29" que veio com quase 15kg e hoje pesa 13,97kg e essas opções que coloquei são baseadas no que mudei (pneu e pedivela) e pretendo ainda mudar (suspensão e talvez rodas), mas a médio longo prazo.
Mas vem a questão. Uma bike de entrada de alto nível gira na faixa de 4000,00 a 5000,00 e os up's que ainda viriam ficariam na faixa de 2000,00 a 2600,00 dependendo da roda escolhida.
Se vender ou dar na troca por 1500,00(ex)+2600,00(upgrade) = 4100,00

Logo, melhor deixar do jeito que tá.

Uma bike que me atenderia hoje pelo valor e pelo conjunto seria uma Caloi elite 2x10 ou qualquer outra nessa configuração com Deore M6000.
Considero esse grupo o maior CxB, tem manutenção mais em conta, robustez, range abrangente.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 15:10
Já está fazendo pedais de 90km no estilo que vc pretende (estrada real) ?

Acho que no caso vc tem que priorizar o conforto mesmo.

Última vez que eu fiz um pedaço da estrada real eu estava com uma bike até mais simples que a sua , 24 marchas cassete 11-32 pesada tbm , um colega meu estava com uma de carbono xt acho que pesa menos de 12 super leve , mais depois de uns 60km ele já estava na sofrência e toda hora queria parar , a bike dele tem a frente muito baixa e ele ainda estava com uma sapatilha zero que tinha acabado de comprar e ainda não estava relaxada.

Mais ele anda mais que eu porém o desconforto o matou...

Se ainda não está fazendo os pedais nesse estilo devia fazer pra ver o que vc precisa , é bem diferente fazer 90 no asfalto e depois pegar uma montanha de terra fofa no sol de meio dia rachando.

Editado por misera - 26 Mar 2019 as 15:11
Voltar ao Topo
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 15:27
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Já está fazendo pedais de 90km no estilo que vc pretende (estrada real) ?

Acho que no caso vc tem que priorizar o conforto mesmo.

Última vez que eu fiz um pedaço da estrada real eu estava com uma bike até mais simples que a sua , 24 marchas cassete 11-32 pesada tbm , um colega meu estava com uma de carbono xt acho que pesa menos de 12 super leve , mais depois de uns 60km ele já estava na sofrência e toda hora queria parar , a bike dele tem a frente muito baixa e ele ainda estava com uma sapatilha zero que tinha acabado de comprar e ainda não estava relaxada.

Mais ele anda mais que eu porém o desconforto o matou...

Se ainda não está fazendo os pedais nesse estilo devia fazer pra ver o que vc precisa , é bem diferente fazer 90 no asfalto e depois pegar uma montanha de terra fofa no sol de meio dia rachando.

quero fazer a estrada real, é um projeto para o ano que vem, mas ainda não conheço o terreno.

Fui ver a Sense Impact SL, achei bem legal, mas tem essa frente mais baixa mesmo, seu amigo ja fez bike fit?




Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 15:32
Fez nada , inclusive a frente baixa incomoda bastante ele porque ele é alto , mais no caso o que realmente matou ele foi a sapatilha.

Pedalar com dor não dá certo por isso eu disse vc tem que priorizar uma bike que vai te dar conforto , muito conforto , depois de 10 horas já cansado com fome sede qualquer incômodo a mais vai te matar e qualquer conforto vai trazer um alívio enorme.

Mais eu digo pra vc experimentar o terreno porque é bem diferente.

Usando como exemplo o que o Ismah disse acima que faz média de 20 então faria isso em 5 horas.

Não se baseie nesse tipo de coisa porque não é assim que funciona .

edit : pega uma trilha perto da sua casa (estradão) que dê pra fazer um circuito e vai rodando pra ver quantos km e quanto tempo aguenta que vai ser uma base muito mais realista pra se planejar.





Editado por misera - 26 Mar 2019 as 15:34
Voltar ao Topo
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 15:36
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Você tocou em um ponto chave, upgrade. Sua bike pesa hoje 16kg, para chegar perto dos 12kg o investimento é considerável. Uma suspensão boa e leve com melhores recursos 1400,00 (proshock), rodas 600,00 a 1300,00 (Vivatec, Vzan Everest), pneus 110,00 ( Innova pro).
Tenho uma 29" que veio com quase 15kg e hoje pesa 13,97kg e essas opções que coloquei são baseadas no que mudei (pneu e pedivela) e pretendo ainda mudar (suspensão e talvez rodas), mas a médio longo prazo.
Mas vem a questão. Uma bike de entrada de alto nível gira na faixa de 4000,00 a 5000,00 e os up's que ainda viriam ficariam na faixa de 2000,00 a 2600,00 dependendo da roda escolhida.
Se vender ou dar na troca por 1500,00(ex)+2600,00(upgrade) = 4100,00

Logo, melhor deixar do jeito que tá.

Uma bike que me atenderia hoje pelo valor e pelo conjunto seria uma Caloi elite 2x10 ou qualquer outra nessa configuração com Deore M6000.
Considero esse grupo o maior CxB, tem manutenção mais em conta, robustez, range abrangente.

Boa dica, coloquei ela no radar, olhei tbm a Blackburn, ela seria opção?
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 16:24
As rodas da Caloi Elite / Blackburn nem nenhuma outra nessa faixa de preço são comparáveis a rodas como a Everest XC...
Sobre suspensão, Proshock e Manitou também são um meio kg mais leves que a 30 silver da Caloi Elite.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 16:47
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

As rodas da Caloi Elite / Blackburn nem nenhuma outra nessa faixa de preço são comparáveis a rodas como a Everest XC...
Sobre suspensão, Proshock e Manitou também são um meio kg mais leves que a 30 silver da Caloi Elite.


A Caloi elite está na faixa dos 12kg pretendidos, nenhuma bike na faixa até de 8000,00, principalmente as de fora (Scott, SPZ, Canondale etc) vem com rodas do nível da Everest. Em questão da suspensão acho indiferente esse meio quilo para o propósito da bike, sendo que no quesito manutenção a manitou perde e no quesito qualidade a Proshock perde para a rock Shox.
Se for pra levar em conta todos os quesitos que devem ser TOP só comprando bike de 20000,00.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 16:48
Quanto a Blackburn ele tem algumas coisas a mais que a Elite. Se achar no seu tamanho também é uma opção.

Editado por Hugobh77 - 26 Mar 2019 as 18:54
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 01:11
Pois é... É bem chato nós jogando um balde de água fria no teu sonho...
O grande lance é o que o misera falou... A minha média de 20 kph no plano, na montanha cai uns 25% - testei hoje, pra ter certeza, e achei que ia dormir na valeta...
Debaixo de sol escaldante, eu paro na sombra que achar... LOL

No asfalto -> https://www.strava.com/activities/2223538224
Hoje, na montanha -> https://www.strava.com/activities/2243054079

A coisa é exponencial... Levei 5 anos para chegar onde estou, não só em treino, mas em know how de como pilotar e se virar... Para melhorar alguns % essa média, devo levar pelo menos outros 5 anos, talvez treinando religiosamente consiga em menos tempo...
Hoje, a luta é também contra a balança! Convém perder pelo menos uns 10 kg de "bacon"... O agravante, é que para queimar gordura, também vou perder músculo... E aí vai cair o rendimento, preciso aceitar isso...

Outro fato... Meio que achei meu ponto de equilíbrio para o condicionamento que tenho hoje: 100 km/semana. Certamente, após esse ano de treino, vai ser diferente do que é hoje.
Dei uma forçada na semana passada, e fiz 127 km - a segunda maior da história, perdendo para uma semana ano passado que fiz 150 km.
Já havia notado em Janeiro que rodando isso, meu desempenho cai, pois o corpo não regenera a tempo e blá blá blá... Ontem, quase dormi na valeta, e estou tão cansado que não consigo dormir... Nem quando eu me perdi, e fiz 40 km além do planejado, eu me sentia assim...

A bike em si, num trecho de 100 km, ao meu ver não é o mais relevante. 5 kg a mais ou a menos, não é o que vai te impedir. A sugestão de rodar em circuito é bacana, mas acho que pode ser desestimulante...
Mais uma vez, acho que SIM, tu merece uma bike melhor que a atual. Só que gastar esse valor todo, pode não trazer o resultado que tu projeta. Ainda pior, pode virar um problema...
Por consequência, pode virar um desestimulo. Como tu bem disse, é mais difícil de vender uma bike desse valor...
Na minha medíocre experiência, eu não teria evoluído mais rápido e nem mais do que hoje, andando com uma bike top de linha desde o começo. Talvez, teria evoluído menos, porque ia me sentir acuado com um bem tão caro... E esse é um ponto não citado! Não vejo sentido numa bike desse valor, sem seguro...

Novamente, sei que é chato... Quando comecei a tocar e me dedicar a música, também queria um Fantom G8 de 12 mil reais - uns 17~18 hoje - e 12 anos depois, eu continuo com meu Casio de milão, tocando melhor que na época...

Do teu treinamento, não há porque te hostilizar... Acredito que todos, ou boa parte de nós, já saiu da pré-escola... E pior, decidimos vestir lycra (por vontade própria) e ainda ter cara para pagar de macho... Ou ao menos os que tem roda livre, e não querem pedalar com os glúteos... LOL
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 01:43
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:


Do teu treinamento, não há porque te hostilizar... Acredito que todos, ou boa parte de nós, já saiu da pré-escola... E pior, decidimos vestir lycra (por vontade própria) e ainda ter cara para pagar de macho... Ou ao menos os que tem roda livre, e não querem pedalar com os glúteos... LOL


desculpa se pareci hostil, de verdade, não era a intenção

Vc disse:
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Nesse contexto todo, fico me perguntando se não é mais jogo investir numa bike mais em conta, e em treinamento. Sendo franco, a bike de 12 kg é de fato mais legal, mas não são só os 4 kg a menos... É menos atrito nos eixos, pneus melhores, uma geometria e rigidez maior, e por aí vai...


A ideia era apenas falar que não estava esperando melhorar performance apenas trocando de bike, que o investimento em treinamento já e feito, e o resultado e lento
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 09:45
Se o dinheiro não vai fazer falta eu diria para mandar ver.
Sense Race tem um ótimo range, grupo atual, compatível com toda a gama Eagle.
Ela já é boost, 25mm de largura interna, tubeless ready, suspensão intermediária com canelas de alumínio... Tem que ver se você se dá bem com a geometria, realmente ela não é uma bike de ciclotour.

Acredito que a Caloi Elite seja uma boa opção, porém não acho que nesse caso seria uma boa. Você já tem uma bike com Alivio, o Deore é só um degrau acima. Na Shimano os saltos entre linhas não é tão grande, não acredito que vai notar muita diferença.
Ela é a mesma bike de muitos anos atrás, não consigo avaliar a geometria pois não tem no site, mas parece muito com a Vitus (de 5 anos atrás). Não é eixo passante menos ainda boost (vai ser cada vez mais difícil de encontrar rodas boas novas) os aros são estreitos (17mm internos, ruim para TL, ruim se quiser usar pneus largos), suspensão com canelas de aço...

Diretamente a bike não vai fazer diferença no seu condicionamento. Se você entrega hoje 200 W na bike atual vai continuar entregando 200 W na bike nova. Porém com menos perdas vai atingir tempos menores e velocidades maiores.
Porém uma bike dos sonhos pode trazer resultados na sua evolução por te empolgar, fazer querer treinar mais e mais forte.


Editado por miniic - 27 Mar 2019 as 10:08
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 10:06
Fique tranquilo... Apenas citei aquilo, porque é o caminho mais lógico. Não te conheço, mal sei teu nome... E por aí vai...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 11:25
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Se o dinheiro não vai fazer falta eu diria para mandar ver.
Sense Race tem um ótimo range, grupo atual, compatível com toda a gama Eagle.
Ela já é boost, 25mm de largura interna, tubeless ready, suspensão intermediária com canelas de alumínio... Tem que ver se você se dá bem com a geometria, realmente ela não é uma bike de ciclotour.

Acredito que a Caloi Elite seja uma boa opção, porém não acho que nesse caso seria uma boa. Você já tem uma bike com Alivio, o Deore é só um degrau acima. Na Shimano os saltos entre linhas não é tão grande, não acredito que vai notar muita diferença.
Ela é a mesma bike de muitos anos atrás, não consigo avaliar a geometria pois não tem no site, mas parece muito com a Vitus (de 5 anos atrás). Não é eixo passante menos ainda boost (vai ser cada vez mais difícil de encontrar rodas boas novas) os aros são estreitos (17mm internos, ruim para TL, ruim se quiser usar pneus largos), suspensão com canelas de aço...

Diretamente a bike não vai fazer diferença no seu condicionamento. Se você entrega hoje 200 W na bike atual vai continuar entregando 200 W na bike nova. Porém com menos perdas vai atingir tempos menores e velocidades maiores.
Porém uma bike dos sonhos pode trazer resultados na sua evolução por te empolgar, fazer querer treinar mais e mais forte.

A Sense Impact Race é d+ outro nível de bike! Consegui ela por 7200 a vista, mas o próprio vendedor disse que o quadro e mais XCO mesmo mas que ajusta com bikefit, é notável o guidão mais baixo.

Apareceu uma nova bike no radar, mas não gostei da suspensão! A linha da Scott Aspect é o quadro que procuro, mas estão montadas com suspensão FOX e Suntour.






Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 11:42
Suspensão Fox é muito boa... Iria sem pensar 2x.
Edit: iria na suspensão, na bike em si tem que ver... Scott geralmente é meio cara e alguns componentes abaixo do nível da bike...


Editado por miniic - 27 Mar 2019 as 11:44
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 12:39
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Suspensão Fox é muito boa... Iria sem pensar 2x.
Edit: iria na suspensão, na bike em si tem que ver... Scott geralmente é meio cara e alguns componentes abaixo do nível da bike...



Mas qual modelo da suspensão?
Apesar de que a mais simples que seria uma Fox 32 Rhythm já é boa.
Voltar ao Topo
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 12:44
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Suspensão Fox é muito boa... Iria sem pensar 2x.
Edit: iria na suspensão, na bike em si tem que ver... Scott geralmente é meio cara e alguns componentes abaixo do nível da bike...



Mas qual modelo da suspensão?
Apesar de que a mais simples que seria uma Fox 32 Rhythm já é boa.


É uma 
  • FOX 32 Float Rythm 100mm Fork

O modelo da bike é Scoot Aspect 900, mas não to achando para comprar, apenas no catalogo da Scott.


Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 13:19
Nunca vi uma Aspect com preço condizente.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2019 as 15:41
"Scott" "Fox" e "até 8 mil" não andam juntas.
Se conseguir vai ser em alguma promoção / queima de estoque lá no PY.
Se pedir sob encomenda no PY e pagar os impostos não acredito que chegue em um preço razoável.
Voltar ao Topo
elissonprates Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2013
Campinas
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elissonprates Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2019 as 19:18
A ideia inicial era ir na octoberfest em Blumenau depois fazer o vale europeu, depois de pesquisar um pouco descobri que existe 70 mil km de ciclovias na Europa, e então pq não ir na octoberfest original e pedalar na Europa verdadeira?


O plano seria comprar a bike na Decathlon da França pela facilidade de comprar no site e retirar na loja, mas só vende bike da marca própria deles, rockrider, não quero discutir se vale a pena ou não comprar a bike la e trazer, quero apenas saber se alguém tem essa bike da Decathlon, e o que acha dela.

A bike que estou de olho é, não tem esse modelo no br, mas e o grupo que eu quero, tenho dúvida sobre os freios e se o quadro e bom.

https://www.decathlon.fr/fr/loadPnv?utm_source=Mails+auto&utm_medium=email&utm_term=Paniers+Non+Valides+-+Offre&utm_campaign=Relance+Paniers+non+valides+-+Offre&shoppingListId=714338503748734861766d4b37664c416539357435413d3d&product_id=8405350
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2019 as 08:38
O freio não é um Shimano, mas é aceitável.  Não vai te deixar na mão.
O quadro tem garantia vitalícia.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Luís Pereira Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2018
Viçosa
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luís Pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 13:05
Galera, muito massa as discussões! Queria perguntar pra vocês, pra se ter segurança e certo conforto, qual a configuração mínima de uma MTB que vcs recomendariam para um pedal de 100km em estrada de terra, tipo estrada real mesmo? Vocês fariam com uma bike Altus/acera 24v, movimento central ponta quadrada, como a Caloi Atacama, por exemplo? Considerando a lógica do devagar e sempre...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 14:12
Originalmente postado por Luís Pereira Luís Pereira escreveu:

Galera, muito massa as discussões! Queria perguntar pra vocês, pra se ter segurança e certo conforto, qual a configuração mínima de uma MTB que vcs recomendariam para um pedal de 100km em estrada de terra, tipo estrada real mesmo? Vocês fariam com uma bike Altus/acera 24v, movimento central ponta quadrada, como a Caloi Atacama, por exemplo? Considerando a lógica do devagar e sempre...

Claro que faria. 
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 14:27
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 14:52
Originalmente postado por Luís Pereira Luís Pereira escreveu:

Galera, muito massa as discussões! Queria perguntar pra vocês, pra se ter segurança e certo conforto, qual a configuração mínima de uma MTB que vcs recomendariam para um pedal de 100km em estrada de terra, tipo estrada real mesmo? Vocês fariam com uma bike Altus/acera 24v, movimento central ponta quadrada, como a Caloi Atacama, por exemplo? Considerando a lógica do devagar e sempre...


Não só faria como já fiz , foi bem tranquilo.
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 15:03
Olha, montei a bike pra minha namorada, algo bemmm simples:

Quadro 26 GTA 18''
RST Gila TNL
Aros Extreme (um dos primeiros, aqueles fininhos e pra v brake)
Cubos Shimano Exage (guardados desde algum tempo pela decada de 90, revisadinho)
Raios Inox
Pneus Chaoyang Victory 1.95 (algo assim)
Centro shimano Square + PDV Altus
Corrente KMC
Cambio T: Altus 7v
Dianteiro Toruney
K7 Shimano Basicaoooo 7v (maximo que o cubo aguenta)
Trocador e Manetes Alivio 410 p/ 8v (sao juntos)
Todos os cabos sao inox + conduite GTS e uma graxinha esperta
Gancheira bemmmm alinhada, marcas e freios bem regulados.
Banco macio, bem legal... era um da GTS tambem
Cockpit todo GTA em aluminio, guidao tem se me lembro 690-710mm, com mesa curtinha
Luvinhas em espuma Highone

Se nao esqueci de nada... bike LISA demais, muito boa de rodar, em si o maior pedal com ela foi de 78km e gostei... foi um pedal que fiz para testar a bike e usar, quando a minha deu pau, rsrsrs

Em resumo, para pedais longos nao se precisa de muitas coisa, ela por ser aro 26, ta na casa de 14kg.

Sei la porque disse isso, mas deve servir de conselho e dica!

Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 15:05
Nao consigo editar, falto o V-brake Deore com sapata Aligator (as de entrada)
Aros bemmm centrado!

Posso afirmar, a bike e lisa!

Claro, como o pdv e grandinho e o k7 pequeno, escalona bem, mas se o trajeto pegar muita subida ai vai da pernada do cara!

:D
Voltar ao Topo
Luís Pereira Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2018
Viçosa
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luís Pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 15:16
Massa gente! Tô voltando pros pedais agora, vendo qual bike comprar. Minha onda é mais cicloturismo, pedais longos, e mais curtos diários, como exercício físico mesmo. Esporadicamente pegar um cicloviagem de uns 100, 150km pra visitar lugares interessantes pra mim. Como a grana tá limitada, queria uma bike mais simples que atendesse a essas espectativas em trechos mistos entre asfalto e terra. E que desse pra pegar uma trilha leve vez ou outra kkkk
Voltar ao Topo
Luís Pereira Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2018
Viçosa
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luís Pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 15:20
Aí tô pensando numa Caloi Atacama, ou no máximo uma Moab, ou nas "irmãs gêmeas" delas da schwinn, mas com medo da Atacama não aguentar bem o tranco. Porém pelo que vocês estão dizendo, parecesse sim ser uma boa ideia.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X