| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Bike para Caminho de Santiago
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Bike para Caminho de Santiago

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Bike para Caminho de Santiago
    Enviado: 22 Mar 2019 as 01:20
Olá... Estou procurando uma bike para fazer o Caminho de Santiago (tramo do Norte) em setembro. Achei interessante a Merida Big.Seven 300, que vem com Deore atrás e Alivio na frente, ao preço convidativo de 2.800 reais (com o desconto do reduza) - Link:https://www.centauro.com.br/mountain-bike-merida-15-big-seven-300-d-aro-27-5-freio-hidraulico-cambio-shimano-27-marchas-910297.html?cor=31&gclid=CjwKCAjw7MzkBRAGEiwAkOXexB4xprlmARtQbAMCgyKXis9SqlPGsxbEI9BPRSLG-XOfyY0xiOvglBoCnUcQAvD_BwE Alguém conhece essa bike ou ao menos pode me dizer se a marca é confiável? Minha outra opção seria a OGGI 7.2, com câmbios Alivio, que é 1.000 reais mais cara que a Merida. link: https://www.raquelbikes.com.br/bicicleta-29-oggi-big-wheel-72-preto-laranja-2018?utm_source=ROIHERO&utm_medium=CPC&utm_campaign=Comparador4&gclid=CjwKCAjw7MzkBRAGEiwAkOXexODOzx5GCRCqCqZHz-z2U3mTw4x8tz-txpSU2NRTsI917mhSlKK31RoC3NIQAvD_BwE
Desde já, obrigado.
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 07:27
Mérida é uma excelente marca.... mas, você já considerou a possibilidade de comprar a bike na Europa?

Com um pouquinho mais compraria uma bike de respeito - https://www.bike-discount.de/en/buy/merida-cyclo-cross-788150 (sim, o site é alemão, mas serve para ter ideia dos preços praticados da Europa)


Editado por _danielcorrea - 22 Mar 2019 as 18:19
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
RicardoH Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
São Leopoldo
Desconectado
Mensagens:2
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RicardoH Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 11:54
Bom dia. Estou planejando a realização do Caminho de Santiago para o mês que vem (abril/2019) e preciso de uma informação. Estou levando minha bike em um mala-bike rígido e preciso saber, se souberem me informar, se há uma forma de enviar o mala-bike de San Jean à Santiago, pois como o caminho começa na França, não sei se há como enviar pelos correios (espanhol) da cidade de início à Santiago. Existem alternativas para este envio?
Desde já agradeço!

Ricardo
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 22:14
Obrigado pela dica. Bela bike. Mas não quero uma bike que chame muito a atenção. O número de roubos aqui em São Paulo tem aumentado muito nos últimos tempos. Pesquisando em sites da Espanha, para onde vou, gostei muito de um modelo da Btwin, que tem boa configuração para as trilhas do Caminho, sem ser chamativa, ao preço de 2.400 reais. Dê uma olhada: https://www.decathlon.es/es/p/bicicleta-mtb-st-560-negra-27-5/_/R-p-120366
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 22:15
Originalmente Postado por Titus Titus Escreveu:

Obrigado pela dica, Daniel. Bela bike. Mas não quero uma bike que chame muito a atenção. O número de roubos aqui em São Paulo tem aumentado muito nos últimos tempos. Pesquisando em sites da Espanha, para onde vou, gostei muito de um modelo da Btwin, que tem boa configuração para as trilhas do Caminho, sem ser chamativa, ao preço de 2.400 reais. Dê uma olhada: https://www.decathlon.es/es/p/bicicleta-mtb-st-560-negra-27-5/_/R-p-120366
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 23:00
Ricardo, os peregrinos costumam despachar o excesso de carga em Pamplona. E não é barato. De Saint Jean não sei se dá. Quando estive por lá no ano passado, percorrendo o Caminho a pé, conversei muito com ciclistas, já pensando em meu primeiro Caminho de bike. Cheguei à conclusão de que é mais prático levar a bike em caixa descartável de papelão, bem embalada e protegida. As bicicletarias costumam jogá-las fora. É só pedir que elas dão. Na volta, há uma bicicletaria em Santiago que embala bikes para viagem por 21 euros. Veja:

http://www.elvelocipedo.com/Velocipedo/Castellano/Velo_Embalaje.html

Se você vai por Paris, acho complicado despachar a mala-bike rígida. Então a caixa de papelão me parece mesmo a melhor opção. Agora, se você vai por Madrid, depois para Pamplona, aí fica fácil: você pode despachar a mala pelo correio em Pamplona e levar sua bike de táxi até Saint-Jean, como a maioria faz. Ou, se tiver tempo, até ir pedalando, como fez uma amiga. São cerca de 70Km.

Uma dica que me foi dada por uma experiente bicigrina: é muito mais legal fazer o Caminho Francês pelas trilhas dos peregrinos do que pela estrada. Inclusive a temível subida dos Pirineus. É mais difícil, você vai ter de empurrar a bike de vez em quando, mas o visual compensa.

Em abril faz frio e ainda pode nevar. Então vá preparado.

Na volta você conta como foi. Pretendo fazer o Caminho do Norte de bike em setembro e vou precisar de dicas.

Desde já, buen Caminho!
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 23:10
Originalmente Postado por Titus Titus Escreveu:

Obrigado pela dica. Bela bike. Mas não quero uma bike que chame muito a atenção. O número de roubos aqui em São Paulo tem aumentado muito nos últimos tempos. Pesquisando em sites da Espanha, para onde vou, gostei muito de um modelo da Btwin, que tem boa configuração para as trilhas do Caminho, sem ser chamativa, ao preço de 2.400 reais. Dê uma olhada: https://www.decathlon.es/es/p/bicicleta-mtb-st-560-negra-27-5/_/R-p-120366


Titus,
sou meio suspeito de falar em bikes com rodas 27.5, afinal tenho uma e sou encantado com ela. :-)
Porém quando fiz o Caminho da Fé com essa bike, confesso que tive receio de precisar de pneu, raio ou até o próprio aro, por algum incidente. É fato que não é um tamanho comum de se encontrar aqui no Brasil, principalmente nos interiores. Por lá não sei como é isso. No entanto, é bom considerar que no site da Decathlon de lá ter várias ofertas de bikes 27.5. Parece que é mais comum por lá do que cá.

Ainda sobre a Rockrider ST 560, sinto falta de furação para bagageiro nela. Como pretende levar sua bagagem?




Editado por _danielcorrea - 22 Mar 2019 as 23:13
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2019 as 13:42
Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

Originalmente Postado por Titus Titus Escreveu:

Obrigado pela dica. Bela bike. Mas não quero uma bike que chame muito a atenção. O número de roubos aqui em São Paulo tem aumentado muito nos últimos tempos. Pesquisando em sites da Espanha, para onde vou, gostei muito de um modelo da Btwin, que tem boa configuração para as trilhas do Caminho, sem ser chamativa, ao preço de 2.400 reais. Dê uma olhada: https://www.decathlon.es/es/p/bicicleta-mtb-st-560-negra-27-5/_/R-p-120366%5b - https://www.decathlon.es/es/p/bicicleta-mtb-st-560-negra-27-5/_/R-p-120366


Titus,
sou meio suspeito de falar em bikes com rodas 27.5, afinal tenho uma e sou encantado com ela. :-)
Porém quando fiz o Caminho da Fé com essa bike, confesso que tive receio de precisar de pneu, raio ou até o próprio aro, por algum incidente. É fato que não é um tamanho comum de se encontrar aqui no Brasil, principalmente nos interiores. Por lá não sei como é isso. No entanto, é bom considerar que no site da Decathlon de lá ter várias ofertas de bikes 27.5. Parece que é mais comum por lá do que cá.

Ainda sobre a Rockrider ST 560, sinto falta de furação para bagageiro nela. Como pretende levar sua bagagem?



Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2019 as 13:46
Daniel, é bom saber que vc curte a sua 27,5. Eu estava com receio de comprar uma, mas, após ouvir opiniões como a sua, fiquei mais confiante. Na Europa não é problema ter uma 27,5 no que se refere à manutenção. Elas são bem populares por lá. "Culpa" da Decathlon, que domina o mercado de material esportivo e vende diversos modelos 27,5. Quanto à bagagem, pretendo usar um bagageiro de canote que já equipa a minha bike urbana. Para mim é suficiente. Já fiz alguns Caminhos de Santiago a pé, na maioria das vezes no inverno, com uma mochila de apenas 7 quilos. Como agora quero ir num mês quente, sem precisar levar roupas pesadas, a bagagem será bem leve, uma mochila de 20 litros amarrada ao pequeno bagageiro. Câmera, celular, carregadores, documentos e medicamentos eu levo em uma bolsa junto ao corpo. E as ferramentes da bike vão em uma bolsa de guidão. Aprendi a viajar leve nos meus caminhos a pé, porque quando se leva tudo nas costas, até um alfinete pesa. A topografia do Caminho da Fé é bem parecida com a do Caminho de Santiago que prendo fazer, o do Norte. Sei que não vai ser fácil...
Voltar para o topo
christianmdt Ver Drop Down


Registrado: 08 Out 2017
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:1196
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de christianmdt Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mar 2019 as 09:21
Levar a bike para os EUA, Ásia ou Europa e a maior besteira que vc pode fazer.
Todas as empresas de aviao cobram o translado delas.
Daqui para a Europa é 150 euros para ir e 150 euros para voltar...
Eu levaria só os alforges e bagageiro daqui e alugaria uma bike lá!

Editado por christianmdt - 24 Mar 2019 as 09:26
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mar 2019 as 21:34
Originalmente Postado por christianmdt christianmdt Escreveu:

Levar a bike para os EUA, Ásia ou Europa e a maior besteira que vc pode fazer.
Todas as empresas de aviao cobram o translado delas.
Daqui para a Europa é 150 euros para ir e 150 euros para voltar...
Eu levaria só os alforges e bagageiro daqui e alugaria uma bike lá!
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mar 2019 as 21:38
Cristian, não é bem assim...
A Iberia, por exemplo, não cobra pelo transporte de bicicletas. A única exigência da companhia é que a bike vá em uma caixa de papelão. Se o passageiro não tiver a caixa, a Iberia a vende no aeroporto. É só levar a bicicleta já embalada que não se paga nada. A bike vai como bagagem normal, até o limite de 23Kg. Quanto ao aluguel de bicicletas, já pesquisei. O preço: a partir de 400 euros por quinze dias de aluguel no Caminho de Santiago. Por essa grana se compra uma boa bicicleta por lá. É por isso que tantos ciclistas levam a bike de casa para fazer o Caminho.
Voltar para o topo
christianmdt Ver Drop Down


Registrado: 08 Out 2017
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:1196
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de christianmdt Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 06:42
Originalmente Postado por Titus Titus Escreveu:

Cristian, não é bem assim...
A Iberia, por exemplo, não cobra pelo transporte de bicicletas. A única exigência da companhia é que a bike vá em uma caixa de papelão. Se o passageiro não tiver a caixa, a Iberia a vende no aeroporto. É só levar a bicicleta já embalada que não se paga nada. A bike vai como bagagem normal, até o limite de 23Kg. Quanto ao aluguel de bicicletas, já pesquisei. O preço: a partir de 400 euros por quinze dias de aluguel no Caminho de Santiago. Por essa grana se compra uma boa bicicleta por lá. É por isso que tantos ciclistas levam a bike de casa para fazer o Caminho.


Nao sabia que a iberia nao cobrava!
Ja me ferrei com a british airlines e com a delta e com american airlines..
Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Abr 2012
Portugal
Desconectado
Mensagens:1234
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 08:17
É bem pelo contrário, encontra-se bikes 27,5 aqui nas decathlons europeias baratas pq ninguém mais as quer, aliás, a decathlon que sempre teve umas vendas de bikes grande e qualidade tb , quase se quebrou(não as lojas,mas o volume de vendas q tinham de bikes) com a aposta q fez neste tamanho de roda...As vendas simplesmente estagnaram, agora de um tempo pra cá vê-se que eles refizeram toda a sua estratégia a lançar bikes 29 , coisa que eles praticamente não tinham e ficaram parados o tempo...



Editado por jklaser - 25 Mar 2019 as 08:18
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 22:23
Por isso que os brasileiros costumam levar suas bikes para o Caminho de Santiago.
Dê uma olhada: https://www.iberia.com/br/bagagem/especiais/

Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 23:01
Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

É bem pelo contrário, encontra-se bikes 27,5 aqui nas decathlons europeias baratas pq ninguém mais as quer, aliás, a decathlon que sempre teve umas vendas de bikes grande e qualidade tb , quase se quebrou(não as lojas,mas o volume de vendas q tinham de bikes) com a aposta q fez neste tamanho de roda...As vendas simplesmente estagnaram, agora de um tempo pra cá vê-se que eles refizeram toda a sua estratégia a lançar bikes 29 , coisa que eles praticamente não tinham e ficaram parados o tempo...





Jklaser, gostaria de saber sua opinião sobre qual bicicleta eu poderia comprar aí na Europa para fazer o Caminho do Norte, de Irún a Santiago, na Espanha. Tenho até 600 euros para gastar. Vou como "bicigrino", para passear e conhecer lugares sem pressa. Entretanto, há trilhas e subidas fortes a serem vencidas, o que pede uma bicicleta robusta. Alguma sugestão? Desde já, agradeço...
Voltar para o topo
fecepa Ver Drop Down


Registrado: 23 Out 2007
Goiânia
Desconectado
Mensagens:66
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fecepa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2019 as 23:02
Ricardo, também comprei passagens para fazer o Caminho Francês a partir do dia 12.04. Entretanto, tenho apenas 12 dias de pedal livre e estou com receio de que o tempo seja bem apertado, prejudicando um pouco o passeio. 

Em quanto tempo você pretendo fazer o trajeto?

Abraços
Voltar para o topo
RafaelRecife Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Jun 2012
Recife
Desconectado
Mensagens:225
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RafaelRecife Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Abr 2019 as 16:21
Olá

Eu fiz o caminho em 2018 e comprei bicicletas lá na Decathlon, vejam no link

https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/09/30/30-9-18-resumo/
Rafael - Recife - PE
--------------------
https://mydahon.home.blog/
Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Abr 2012
Portugal
Desconectado
Mensagens:1234
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Abr 2019 as 16:31
Originalmente Postado por Titus Titus Escreveu:

Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

É bem pelo contrário, encontra-se bikes 27,5 aqui nas decathlons europeias baratas pq ninguém mais as quer, aliás, a decathlon que sempre teve umas vendas de bikes grande e qualidade tb , quase se quebrou(não as lojas,mas o volume de vendas q tinham de bikes) com a aposta q fez neste tamanho de roda...As vendas simplesmente estagnaram, agora de um tempo pra cá vê-se que eles refizeram toda a sua estratégia a lançar bikes 29 , coisa que eles praticamente não tinham e ficaram parados o tempo...





Jklaser, gostaria de saber sua opinião sobre qual bicicleta eu poderia comprar aí na Europa para fazer o Caminho do Norte, de Irún a Santiago, na Espanha. Tenho até 600 euros para gastar. Vou como "bicigrino", para passear e conhecer lugares sem pressa. Entretanto, há trilhas e subidas fortes a serem vencidas, o que pede uma bicicleta robusta. Alguma sugestão? Desde já, agradeço...

 
Se conseguir esticar para 800 euros eu diria a XC 50 LTD roda 29".... 
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Abr 2019 as 16:46
Uma bike de XC para uma cicloviagem?
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Abr 2012
Portugal
Desconectado
Mensagens:1234
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Abr 2019 as 19:15
Conheces os caminhos de Santiago ? Eu já fiz 4 destes caminhos, aquilo é MTB , nada mais indicado que uma bike de XC ,não precisa estar com uma configuração muito agressiva, até dá para colocar alforges se for preciso... Uma boa roda 29" dá conta do recado...
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Abr 2019 as 20:07
Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

Conheces os caminhos de Santiago ? Eu já fiz 4 destes caminhos, aquilo é MTB , nada mais indicado que uma bike de XC ,não precisa estar com uma configuração muito agressiva, até dá para colocar alforges se for preciso... Uma boa roda 29" dá conta do recado...


Não. Nunca fiz.
Mas esse cara aqui fez uma uma bike que custa 25% o valor da que indicou - https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/09/30/30-9-18-resumo/

Os relatos do Olinto, quando ele percorreu esse caminho, com MTB simples em recursos, mas com o essencial que é um quadro/garfo estruturados para receber bagageiros suportes e afins.

Cada um sabe onde o calo aperta. Se for uma viagem sem carro de apoio, um quadro com as devidas furações para bagageiros e caramanholas é essencial.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Abr 2019 as 23:29
Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

Originalmente Postado por Titus Titus Escreveu:

Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

É bem pelo contrário, encontra-se bikes 27,5 aqui nas decathlons europeias baratas pq ninguém mais as quer, aliás, a decathlon que sempre teve umas vendas de bikes grande e qualidade tb , quase se quebrou(não as lojas,mas o volume de vendas q tinham de bikes) com a aposta q fez neste tamanho de roda...As vendas simplesmente estagnaram, agora de um tempo pra cá vê-se que eles refizeram toda a sua estratégia a lançar bikes 29 , coisa que eles praticamente não tinham e ficaram parados o tempo...





Jklaser, gostaria de saber sua opinião sobre qual bicicleta eu poderia comprar aí na Europa para fazer o Caminho do Norte, de Irún a Santiago, na Espanha. Tenho até 600 euros para gastar. Vou como "bicigrino", para passear e conhecer lugares sem pressa. Entretanto, há trilhas e subidas fortes a serem vencidas, o que pede uma bicicleta robusta. Alguma sugestão? Desde já, agradeço...

 
Se conseguir esticar para 800 euros eu diria a XC 50 LTD roda 29".... 


Obrigado pela sugestão. Bela bike realmente, mas foge do meu orçamento.
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Abr 2019 as 23:47
Originalmente Postado por RafaelRecife RafaelRecife Escreveu:

Olá

Eu fiz o caminho em 2018 e comprei bicicletas lá na Decathlon, vejam no link

https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/09/30/30-9-18-resumo/ - https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/09/30/30-9-18-resumo/


Bacana o seu Caminho. Simplicidade. Gostei.
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2019 as 00:20
Aprendo com todos vocês. Pesquisando aqui e ali, chego à conclusão de que não é preciso gastar muito nem ter o melhor equipamento para fazer o Caminho de Santiago de bike. Quer dizer, no fim das contas, é o mesmo princípio de quem faz o Caminho a pé: o importante é ter o suficiente, a depender, digamos, da "modalidade" de Caminho - esportivo, turístico, religioso. Enfim, se for para passear, qualquer bike serve, assim como vi peregrinos caminhando de havaianas. Agora, se for para pegar pesado, aí tem que ser uma bike que aguente o tranco. Atletas, peregrinos ou turistas, há uma bike adequada para cada tipo.
Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Abr 2012
Portugal
Desconectado
Mensagens:1234
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2019 as 05:44
Dá pra fazer até com uma barraforte....mas depois há a diferença do estado em que o corpo chega no fim do dia...
Peregrinos de havaiana nunca vi, se foram são completamente loucos... Também depende muito do programa de cada um, de qual caminho e de quantos dias vai dividir este mesmo caminho...
Dá para fazer com uma bike barata, o que eu quis dizer é q se for pra gastar 600 euros, não há nada graande coisa por esse valor mais vale meter mais 200 e ficar com uma bike bem boa....
Numa viagem destas, Brasil /Europa / Caminhos de Santiago ,não é barata, 200 euros não é significativo, pode-se tentar buscar esses 200 a mais poupando em outras coisas...
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2019 as 11:55
Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

Dá pra fazer até com uma barraforte....mas depois há a diferença do estado em que o corpo chega no fim do dia...
Peregrinos de havaiana nunca vi, se foram são completamente loucos... Também depende muito do programa de cada um, de qual caminho e de quantos dias vai dividir este mesmo caminho...
Dá para fazer com uma bike barata, o que eu quis dizer é q se for pra gastar 600 euros, não há nada graande coisa por esse valor mais vale meter mais 200 e ficar com uma bike bem boa....
Numa viagem destas, Brasil /Europa / Caminhos de Santiago ,não é barata, 200 euros não é significativo, pode-se tentar buscar esses 200 a mais poupando em outras coisas...


Obrigado pelas dicas. Conheço o Caminho mas sou um novato nas bikes. Então, opiniões de ciclistas experientes como você me são valiosas. O que eu penso (e isso não é uma crítica mas uma constatação) é que o Caminho passa mais depressa para os ciclistas atletas, que pedalam 100Km por dia e acabam por perder coisas incríveis que acontecem por lá (não estou a dizer que seja o seu caso). Não quero e nem tenho pernas para incorrer nesse erro. Quero fazer o Caminho de bicicleta com o mesmo espírito contemplativo com que o fiz a pé oito vezes (Francês 5x, Primitivo e Português da Costa e Central). Já vi muitos peregrinos em cadeira de rodas ou de muletas completarem o Caminho. Um brasileiro com próteses nas duas pernas também chegou ao fim. Sem falar em outro patrício que o concluiu em um monociclo: https://www.youtube.com/watch?v=K-7ag2pQxFo. Eu mesmo fiz etapas de havaianas por não conseguir calçar as botas, graças a bolhas nos pés. São histórias de superação, é verdade, mas não raras no Caminho. Costumo dizer que o Caminho não se faz a pé, de bicicleta ou a cavalo, como diz a regra: se faz com a cabeça, com fé e determinação, a depender de cada um. Agora, concordo plenamente com você: se se puder ter mais conforto, segurança e bem estar no Caminho, melhor. Por que sofrer? Por isso que procuro uma bicicleta intermediária, que não vá sobrecarregar muito meu corpo de 60 anos nem o meu bolso. No fim, pensamos da mesma maneira. Para alguns, somos malucos. Mas olha esse cara aqui: Obrigado pelas dicas. Conheço o Caminho mas sou um novato nas bikes. Então, opiniões de ciclistas experientes como você me são valiosas. O que eu penso (e isso não é uma crítica mas uma constatação) é que o Caminho passa mais depressa para os ciclistas atletas, que pedalam 100Km por dia e acabam por perder coisas incríveis que acontecem por lá (não estou a dizer que seja o seu caso). Não quero e nem tenho pernas para incorrer nesse erro. Quero fazer o Caminho de bicicleta com o mesmo espírito contemplativo com que o fiz a pé oito vezes (Francês 5x, Primitivo e Português da Costa e Central). Já vi muitos peregrinos em cadeira de rodas ou de muletas completarem o Caminho. Um brasileiro com próteses nas duas pernas também chegou ao fim. Sem falar em outro patrício que o concluiu em um monociclo. Eu mesmo fiz etapas de havaianas por não conseguir calçar as botas, graças a bolhas nos pés. São histórias de superação, é verdade, mas não raras no Caminho. Costumo dizer que o Caminho não se faz a pé, de bicicleta ou a cavalo, como diz a regra: se faz com a cabeça, com fé e determinação, a depender de cada um. Agora, concordo plenamente com você: se se puder ter mais conforto, segurança e bem estar no Caminho, melhor. Por que sofrer? Por isso que procuro uma bicicleta intermediária, que não vá sobrecarregar muito meu corpo de 60 anos nem o meu bolso. No fim, pensamos da mesma maneira, mas com orçamentos diferentes. Buen Camino!
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2019 as 12:01
Originalmente Postado por Titus Titus Escreveu:

Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

Dá pra fazer até com uma barraforte....mas depois há a diferença do estado em que o corpo chega no fim do dia...
Peregrinos de havaiana nunca vi, se foram são completamente loucos... Também depende muito do programa de cada um, de qual caminho e de quantos dias vai dividir este mesmo caminho...
Dá para fazer com uma bike barata, o que eu quis dizer é q se for pra gastar 600 euros, não há nada graande coisa por esse valor mais vale meter mais 200 e ficar com uma bike bem boa....
Numa viagem destas, Brasil /Europa / Caminhos de Santiago ,não é barata, 200 euros não é significativo, pode-se tentar buscar esses 200 a mais poupando em outras coisas...


Obrigado pelas dicas. Conheço o Caminho mas sou um novato nas bikes. Então, opiniões de ciclistas experientes como você me são valiosas. O que eu penso (e isso não é uma crítica mas uma constatação) é que o Caminho passa mais depressa para os ciclistas atletas, que pedalam 100Km por dia e acabam por perder coisas incríveis que acontecem por lá (não estou a dizer que seja o seu caso). Não quero e nem tenho pernas para incorrer nesse erro. Quero fazer o Caminho de bicicleta com o mesmo espírito contemplativo com que o fiz a pé oito vezes (Francês 5x, Primitivo e Português da Costa e Central). Já vi muitos peregrinos em cadeira de rodas ou de muletas completarem o Caminho. Um brasileiro com próteses nas duas pernas também chegou ao fim. Sem falar em outro patrício que o concluiu em um monociclo: https://www.youtube.com/watch?v=K-7ag2pQxFo. Eu mesmo fiz etapas de havaianas por não conseguir calçar as botas, graças a bolhas nos pés. São histórias de superação, é verdade, mas não raras no Caminho. Costumo dizer que o Caminho não se faz a pé, de bicicleta ou a cavalo, como diz a regra: se faz com a cabeça, com fé e determinação, a depender de cada um. Agora, concordo plenamente com você: se se puder ter mais conforto, segurança e bem estar no Caminho, melhor. Por que sofrer? Por isso que procuro uma bicicleta intermediária, que não vá sobrecarregar muito meu corpo de 60 anos nem o meu bolso. No fim, pensamos da mesma maneira. Para alguns, somos malucos. Mas olha esse cara aqui: Obrigado pelas dicas. Conheço o Caminho mas sou um novato nas bikes. Então, opiniões de ciclistas experientes como você me são valiosas. O que eu penso (e isso não é uma crítica mas uma constatação) é que o Caminho passa mais depressa para os ciclistas atletas, que pedalam 100Km por dia e acabam por perder coisas incríveis que acontecem por lá (não estou a dizer que seja o seu caso). Não quero e nem tenho pernas para incorrer nesse erro. Quero fazer o Caminho de bicicleta com o mesmo espírito contemplativo com que o fiz a pé oito vezes (Francês 5x, Primitivo e Português da Costa e Central). Já vi muitos peregrinos em cadeira de rodas ou de muletas completarem o Caminho. Um brasileiro com próteses nas duas pernas também chegou ao fim. Sem falar em outro patrício que o concluiu em um monociclo. Eu mesmo fiz etapas de havaianas por não conseguir calçar as botas, graças a bolhas nos pés. São histórias de superação, é verdade, mas não raras no Caminho. Costumo dizer que o Caminho não se faz a pé, de bicicleta ou a cavalo, como diz a regra: se faz com a cabeça, com fé e determinação, a depender de cada um. Agora, concordo plenamente com você: se se puder ter mais conforto, segurança e bem estar no Caminho, melhor. Por que sofrer? Por isso que procuro uma bicicleta intermediária, que não vá sobrecarregar muito meu corpo de 60 anos nem o meu bolso. No fim, pensamos da mesma maneira, mas com orçamentos diferentes. Buen Camino!


Desculpem a bagunça... O texto saiu replicado. Não dá para editar isso depois de publicado? Acho que não...
Voltar para o topo
RafaelRecife Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Jun 2012
Recife
Desconectado
Mensagens:225
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RafaelRecife Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2019 as 12:06
Caro Titus,

Como mostrei no meu blog, as Decathlon Rockrider de 180 a 200 euros foram suficientes para que a gente pedalasse 1500 km de Bordeaux ao Porto, pelo Caminho de Santiago. Compramos três bicicletas e temos entre 56 e 59 anos.

Abraços
https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/09/30/30-9-18-resumo/
Rafael - Recife - PE
--------------------
https://mydahon.home.blog/
Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Abr 2012
Portugal
Desconectado
Mensagens:1234
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2019 as 13:46
Então segue mais algumas dicas de quem já fez este caminho algumas vezes de bike:

1- Levar o mínimo de peso possível, seja em mochilas ou alforges

2-planejar bem as etapas e quantos kms vai fazer por dia , contar com a fadiga nos dias subsequentes..

3-Ver bem onde vai dormir e aonde vai comer ,isso de ficar em albergues sem marcação pode dar bode, há prioridade para quem tá fazendo o caminho a pé, nada pior que dormir mal ou ter de fazer mais kms sem contar porque o tal albergue planejado tá lotado....Mil vezes pagar mais uns euritos para dormir num lugar decente (não tou falando de luxo )

4-Levar muito a sérios as previsões meteorológicas...
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2019 as 22:05
Originalmente Postado por RafaelRecife RafaelRecife Escreveu:

Caro Titus,

Como mostrei no meu blog, as Decathlon Rockrider de 180 a 200 euros foram suficientes para que a gente pedalasse 1500 km de Bordeaux ao Porto, pelo Caminho de Santiago. Compramos três bicicletas e temos entre 56 e 59 anos.

Abraços
https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/09/30/30-9-18-resumo/ - https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/09/30/30-9-18-resumo/


Legal, Rafael. Vi que conheceram o albergue En El Camino, em Boadilla. Espero que tenham levado um papo com o Dudu, um irmão no Caminho. Sempre recomendo este albergue aos amigos peregrinos e bicigrinos.

Buen Camino!
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2019 as 22:59
Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

Então segue mais algumas dicas de quem já fez este caminho algumas vezes de bike:

1- Levar o mínimo de peso possível, seja em mochilas ou alforges

2-planejar bem as etapas e quantos kms vai fazer por dia , contar com a fadiga nos dias subsequentes..

3-Ver bem onde vai dormir e aonde vai comer ,isso de ficar em albergues sem marcação pode dar bode, há prioridade para quem tá fazendo o caminho a pé, nada pior que dormir mal ou ter de fazer mais kms sem contar porque o tal albergue planejado tá lotado....Mil vezes pagar mais uns euritos para dormir num lugar decente (não tou falando de luxo )

4-Levar muito a sérios as previsões meteorológicas...


Mais uma vez, obrigado pelas dicas. Suas recomendações valem também para quem vai a pé. Realmente, os peregrinos têm preferência nos albergues. E, a depender do Caminho e da época do ano, quem não faz reserva em albergues, hostais, campings, qualquer coisa, corre o risco de dormir na rua...
     No Caminho Português da Costa, em setembro do ano passado, fiquei em bons albergues que custavam entre 12 e 15 euros - com exceção do ótimo albergue de Póvoa de Varzim, que aceitava donativos. Não tenho mais disposição para dormir em albergues sujos e apertados. Você tem razão: dormir bem é fundamental.
     Minha ideia é pedalar no máximo 50Km/dia, o dobro do que costumo fazer a pé, na média. Mas não vou forçar, não: preciso primeiro saber quais são os meus limites em cima de uma bicicleta. Pedalar um dia inteiro é fácil. Quero ver fazer o mesmo no dia seguinte e depois, depois...
    Vou abusar de sua boa vontade e fazer mais uma pergunta, agora sobre o que levar para a manutenção da bike. Minha lista tem câmara extra, reparos, bomba, canivete com chaves básicas (fenda, allen, raio), chave de corrente e lubrificante. Faltou algo aí ou não é necessário nem levar tudo isso?
     
Buen Camino!
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Abr 2019 as 23:21
Comprei!
   Peguei essa Merida para a minha primeira cicloviagem: https://www5.merida-bikes.com/pt_br/bikes/hardtails/27-5-xc-race-marathon/2015/big-seven-300-2989.html Paguei R$2.700 na Centauro com o cupom de desconto do Reduza. Mais ou menos o que eu gastaria na Europa para comprar uma bike de configuração semelhante. Mas com garantia e sem riscos de ter de pagar taxas na volta ao Brasil.
     Essa Merida tem uma relação de marchas mais adequada às minhas necessidades do que bikes mais em conta. O Caminho do Norte, que pretendo fazer, tem mais subidas fortes do que qualquer outra rota a Santiago, incluindo o Caminho Francês. Além do mais, eu queria uma bike um pouco melhor do que a minha velha Caloi de supermercado para o dia a dia aqui em Sampa.
   Depois eu conto minhas primeiras impressões sobre a Merida. Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda.
Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Abr 2012
Portugal
Desconectado
Mensagens:1234
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Abr 2019 as 05:56
Titus, se conseguir, leva uma gancheira extra junto com as ferramentas e materiais que falou, sempre é uma garantia, ao contrário do q se possa pensar não tem muita loja de bike nos caminhos e se os caras não tiverem peças p teu problema, não são solícitos como no Brasil ou Portugal, tão "se cagando" se tu tás com a bike zicada....
Outra curiosidade, quanto vai custar o transporte desta bike ? Despachar como bagagem ??
Eu já levei minha speed pra França, não tem essa de bagagem normal, tem de declarar que é uma bike ,embalar de acordo com as regras, murchar os pneus, etc.... A bike , em voos low cost, fica mais cara q a minha própria passagem  LOLLOLLOL
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Abr 2019 as 10:54
Originalmente Postado por Titus Titus Escreveu:

Comprei!
   Peguei essa Merida para a minha primeira cicloviagem: https://www5.merida-bikes.com/pt_br/bikes/hardtails/27-5-xc-race-marathon/2015/big-seven-300-2989.html Paguei R$2.700 na Centauro com o cupom de desconto do Reduza. Mais ou menos o que eu gastaria na Europa para comprar uma bike de configuração semelhante. Mas com garantia e sem riscos de ter de pagar taxas na volta ao Brasil.
     Essa Merida tem uma relação de marchas mais adequada às minhas necessidades do que bikes mais em conta. O Caminho do Norte, que pretendo fazer, tem mais subidas fortes do que qualquer outra rota a Santiago, incluindo o Caminho Francês. Além do mais, eu queria uma bike um pouco melhor do que a minha velha Caloi de supermercado para o dia a dia aqui em Sampa.
   Depois eu conto minhas primeiras impressões sobre a Merida. Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda.


Excelente escolha. Clap

Sugiro que leve powerlink para emendar a corrente, caso seja necessário. Afinal, já está levando uma chave de corrente. :-)


Editado por _danielcorrea - 04 Abr 2019 as 10:56
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Abr 2019 as 16:23
Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

Titus, se conseguir, leva uma gancheira extra junto com as ferramentas e materiais que falou, sempre é uma garantia, ao contrário do q se possa pensar não tem muita loja de bike nos caminhos e se os caras não tiverem peças p teu problema, não são solícitos como no Brasil ou Portugal, tão "se cagando" se tu tás com a bike zicada....
Outra curiosidade, quanto vai custar o transporte desta bike ? Despachar como bagagem ??
Eu já levei minha speed pra França, não tem essa de bagagem normal, tem de declarar que é uma bike ,embalar de acordo com as regras, murchar os pneus, etc.... A bike , em voos low cost, fica mais cara q a minha própria passagem  LOLLOLLOL


   Foi bom você avisar que há poucas bicicletarias no Caminho e que os caras não são lá muito simpáticos. Aliás, os comerciantes do Caminho, em geral, não fazem a menor questão de agradar. Vou ver se encontro a gancheira.
   Sobre a viagem com a bike, a Iberia considera a bicicleta, nos vôos de longa distância, como bagagem normal até o limite de 23Kg. Mas exige que a bike vá embalada em caixa de papelão e com os pneus vazios. Nada muito complicado. Para a volta, descobri que em Santiago há uma bicicletaria que embala a bike para viagem de acordo com as normas da Iberia. Custa 21 euros: http://www.elvelocipedo.com/Velocipedo/Castellano/Velo_Embalaje.html
   A Iberia também vende a caixa nos aeroportos, por, se eu não me engano, 30 euros. Caro.
   Obrigado pelas dicas...
Voltar para o topo
Titus Ver Drop Down


Registrado: 22 Mar 2019
são paulo
Desconectado
Mensagens:21
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Titus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Abr 2019 as 16:30
Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

Originalmente Postado por Titus Titus Escreveu:

Comprei!
   Peguei essa Merida para a minha primeira cicloviagem: https://www5.merida-bikes.com/pt_br/bikes/hardtails/27-5-xc-race-marathon/2015/big-seven-300-2989.html Paguei R$2.700 na Centauro com o cupom de desconto do Reduza. Mais ou menos o que eu gastaria na Europa para comprar uma bike de configuração semelhante. Mas com garantia e sem riscos de ter de pagar taxas na volta ao Brasil.
     Essa Merida tem uma relação de marchas mais adequada às minhas necessidades do que bikes mais em conta. O Caminho do Norte, que pretendo fazer, tem mais subidas fortes do que qualquer outra rota a Santiago, incluindo o Caminho Francês. Além do mais, eu queria uma bike um pouco melhor do que a minha velha Caloi de supermercado para o dia a dia aqui em Sampa.
   Depois eu conto minhas primeiras impressões sobre a Merida. Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda.


Excelente escolha. Clap

Sugiro que leve powerlink para emendar a corrente, caso seja necessário. Afinal, já está levando uma chave de corrente. :-)



   Boa ideia. Talvez a bike já venha com powerlink. Não sei. Vou anotar aqui a sugestão.
   É, foi a melhor bike que encontrei dentro das minhas necessidades e orçamento. Até o bicicleteiro que vende Oggi, Specialized e outras boas marcas aqui no bairro disse que, pelo preço e qualidade da bike, eu deveria pegar a Merida correndo. Então acho que fiz um bom negócio. Vamos ver.
   Obrigado pelas dicas...
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X