Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike nova precisa de lubrificação?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike nova precisa de lubrificação?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
sjbiker Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mai 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sjbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike nova precisa de lubrificação?
    Postado: 08 Mai 2017 as 17:37
Pessoal, boa tarde!

Comprei uma Caloi Atacama aro 29 na loja online da Centauro e ela chegou semi-montada, como a maioria das bikes que se compra pela internet. Acredito que eu mesmo consigo terminar de montá-la e fazer as regulagens de freios e câmbios, mas tenho dúvidas se é necessário engraxar os cubos das rodas, caixa de direção e movimento central. Os cubos das rodas parecem ter uma graxa meio verde. Ainda não tive tempo de desmontar a caixa de direção para saber se veio lubrificada. Li em alguns lugares que movimento central selado não precisa de lubrificação, mas não sei se o dessa bike é selado.

Estou fazendo essas perguntas pois aqui na minha cidade não tem nenhuma loja de confiança para eu levar a minha bike, só essas oficinas de esquina e eu não sinto confiança no trabalho deles.

Desde já agradeço.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2017 as 18:18
Sim, recomenda-se lubrificar a bike inteira a cada 3 meses, ou seja, 4x ao ano. Isso acontece porque a graxa se deteriora com o tempo e não apenas com o uso. E já vi bike 0km encalhada há 3 anos em showroom de loja... Eu mandaria desmontar os cubos de roda, suspensão e mandar lubrificar tudo, mesmo ela sendo 0km.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
edvar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edvar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 11:50
Como diria o sábio "o que abunda não atrapalha".
Melhor mandar lubrificar toda a bike do que ficar na dúvida se a fabrica fez isso corretamente.
Lubrificar cubos, pedevela, caixa de direção e suspensão.

Converse com a turma daí e descubra onde eles fazem isso. Pode ser também que algum ciclista faça isso em casa e te ajude a fazer por conta própria tbm.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 12:00
Eu tive um cubo shimano que passou 10 anos comigo sem abrir, a vedação dos cubos shimano costumam ser ótimas, se for cubo com rolamento é muito recomendável abrir e limpar de tempos em tempos.

Geralmente o que manda na lubrificação é o tipo de pedal que vc faz. Eu rodo na cidade, quando o tempo está seco a bike quase não precisa de lubrificação, o óleo costuma durar muito tempo. Mas se vc pega chuva, barro, passa em rios, é muito importante manter a lubrificação sempre em dia pois a sujeira misturada a água prejudica bastante a lubrificação.

Então se seu pedal for mais urbano, longe da agua, uma ou duas revisões no ano dão conta. Mas se vc anda na terra e pega barro, siga a dica do Gola. O bacana que tendo lubrificante e graxa em casa, é um serviço que vc mesmo pode fazer sem problemas, só precisa ter tempo pra fazer.
Voltar ao Topo
jpedroabrahao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2018
Floripa
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jpedroabrahao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2018 as 14:16
Essa é uma ótima pergunta!

Comprei uma bike recentemente, vai chegar essa semana. Sera que deveria levar na oficina mesmo sendo nova? Pois pra regulagem de freios e cambio acho que eu mesmo consigo fazer...

To mais com medo do resto... acho que precisaria apertar raios, re-engraixar cubos, pedivela, etc...
Voltar ao Topo
jpedroabrahao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2018
Floripa
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jpedroabrahao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2018 as 14:16
Comprei essa: https://www.netshoes.com.br/bicicleta-aro-29-mtb-endorphine-63-2018-cinza+prata-EMK-0005-128
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2018 as 00:41
Acredito que não precise, só cuidar bem da lubrificação da corrente que o resto costuma ser tranquilo. Se vc sentir um barulho estranho nos cubos ou central, ai sim é bom levar.
Voltar ao Topo
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2018 as 07:35
Em bikes ou peças zero km eu nao mexeria nessas partes antes de uns 4 meses de uso, exceto se a bike tomou banho de chuva ou lama, que daí eu não hesito desmontar a maquina e revisar tudo. 

E se a bike ficar muito tempo parada, coisa de mais de seis meses? Daí eu também revisaria, pois lubrificantes tem prazo de validade.




Editado por klunker - 25 Out 2018 as 07:38
Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2018 as 08:51
Eu acho que o melhor que você tem a fazer é andar.... se tiver algum barulho a principio indicando falta de lubrificação você manda pra revisão, do contrário, revisão só em 5 - 6 meses.... pelo menos é o que sempre faço.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2018 as 16:11
Depende qual a bike...! Uma genérica, com peças genéricas, é interessante a lubrificação sim. Numa bike de 6mil, é meio absurdo acontecer algo do tipo, mas acredito que valha a verificação.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X