Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike mais leve. Necessidade ou obsessao??
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike mais leve. Necessidade ou obsessao??

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 16:14
Originalmente postado por Sauniti Sauniti escreveu:


Sou um cara que recomecou a andar de bike ha cerca de dois meses, ando na cidade e um pouco na terra. Comprei uma Scott Aspect 20, que considero uma bike incrivel, com uma otima suspensao, cambio muito rapido e silencioso e um quadro com um grafismo muito bonito.

Quando eu comprei a minha scott aspect30 também achava a bike incrível, até o dia em que comprei peças de verdade, rodas mavic, suspa rockshox, freio slx, etc...como consequência tirei 3kg da bike...ai sim virou um maquinão...e fiquei mal acostumado...

Também perdi peso, fui dos 105kg pros 92kg, é muito, levando-se em consideração que tenho 2mts...

A questão é: se vc evoluir no pedal, também vai sentir a necessidade de evoluir a bike, principalmente para ter mais conforto e segurança, pois suas trilhas ficarão cada vez mais longas...

Agora estou com uma 29er que saiu da loja com 14,500kg...bateu um desesperoPinch...

...agora estou numa "obsessão consciente", que é fazer a bike chegar à 11,500kg...Digo consciente pois sei que dá para baixar mais, colocando suspa da fox, carbono, tubeless, etc...mas realmente não tenho essa necessidade...

tenho amigos que gastam 18mil sem dó, para ter uma 29er com 9kg...bom pra eles...

Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 16:15
O fator vaidade conta muito. Um câmbio alívio funciona muito bem para quem é amador, mas claro que o sujeito que tem a grana e gosta de bike não vai abrir mão de pegar o mais caro que puder comprar. Eu mesmo montei uma bike toda 105, foi o melhor que pude comprar, mas eu sei que um sora ia ser suficiente para mim, não ia deixar de fazer nada por conta de um conjunto mais simples. Mas não iria me sentir tão bem quando olhasse para a bike, hehe!

Necessidade mesmo é ter uma bike com um conjunto altus, catraca ou cassete, quadro e mesa no tamanho certo, suspensão que funcione (se for fazer trilhas), aros de alumínio....e só. O básico para funcionar bem e ser confortável. 


Bike leve em si já é mais uma vaidade do dono, pois ele poderia fazer tudo que faz com uma bike até 5kg mais pesada. Mas é claro que sempre queremos o melhor, mesmo que a diferença real seja mínima.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Markão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Salvador - BA
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Markão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 01:55
Essa é fácil:

Vc é competidor profissional?
Se sim, é necessidade.
Se não, é obsessão, ou vaidade.

Se vc n vai deixar de cumprir sua obrigações em casa pra comprar peças leves e caras, não vejo problema algum. rsrsrsr
Voltar ao Topo
rafaqs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2010
Vitória - ES
Offline
Mensagens:924
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaqs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 02:20
Essa coisa de peso e sempre uma loonga novela :)

Peso faz uma diferença absurda sim! Negar isso e negar a física!
A questão é quanto vai fazer de diferença prática na sua vida!? Seu uso ?

Levante uma bike de 12kg depois levante uma bike de 8kg.... você morre de rir e achar a de 12kg (que não é pesada) uma barra forte.

Pedalo todo dia (quando algum motivo não me impede como viagens e etc), pelo menos 50 minutos por dia! Ontem domingo pedalei 9km em uma média de 32km/h  se tivesse uma bike leve talvez iria ser mais rápido, em uma competição isso seria muito bem vindo! Para para uma bike de treino talvez não importa muito e sim o volume de treino (não exatamente o tempo/média).

Na prática o importante e pensar, o que uma bike mais leve vai te "entregar" de benefícios adicionais para seu uso ? Você pedala apenas para ter uma vida saudável (como eu!!!), estou mais preocupado em ficar em uma posição bem racing (puro gosto pessoal) adoro o guidão reto por que tudo isso me entrega o seguinte benefício eu adoro pedalar assim..... se no seu caso você adora ter uma bike leve para dizer para os amigos que sua bike tem peso pena ..... cada um tem seu prazer!

Por sinal tenho reduzido muito peso com a bike.... ela já me tirou 14kg ... se fosse tirar peso dela como ela tira de mim ... estaria falido rsrsrs! Para os magros ..... por que não reduzir o peso da bike de acordo com o ganho de massa muscular ..... ridículo é bem acima do peso preocupado com peso da bike ...... melhor olhar para o próprio umbigo até não ficar ridículo a bike para o biker ...!!!
Venge Vias
Tarmac SL4 - Bike da Esposa
Langster
Globe Daily 1
https://www.strava.com/athletes/251973
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 13:44
Se bikes leves não fossem melhores seriam as mais baratas! Big smile

Falando sério: 1kg na bike para alguém com mais de 100kg realmente pode não ser tão importante. Já para alguém com menos de 60kg, como é o meu caso, faz toda a diferença. Basta analisar a relação peso do conjunto / potência disponível.

No feriado fiz um trecho de 180km. Normalmente faço esta mesma viagem com road mas resolvi fazer desta vez com minha camela de 14kg para reforçar o treino. Não precisa dizer que a diferença é absurda. Tentei manter aprox. o mesmo ritmo de quando viajo com a road mas nos últimos 30km tive que manerar porque senão iria complicar para ir até o fim. 
Voltar ao Topo
leovix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2011
Vitoria-ES
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leovix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2011 as 23:00
Concordo que 1 - 2 kg não são tão significantes assim para um cara de 90-100 kg, a não ser que seja nas rodas. Estou realmente convencido de que o peso tem muito mais importância nas rodas do que no quadro. Já relatei minha experiência com os pneus Maxxis x Pirelli, realmente a diferença foi considerável, e estou falando de talvez 250-300 g por roda. Já pedalei cheio de tranqueiras fixadas no quadro que representavam mais peso do que isso e não posso dizer que percebi qualquer diferença comparável. Enfim, gastar um dinheirão para tirar o peso de uma bike trocando componentes que ainda estão em perfeito estado é realmente bobeira (a não ser que esteja sobrando...), mas investir em rodas e pneus mais leves devo dizer que vale a pena sim.
Leovix
Voltar ao Topo
leovix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2011
Vitoria-ES
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leovix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2011 as 23:03
Esta semana vou montar um par de Maxxis Overdrive Elite 1,5 e camaras Ultralight. Depois relato minha experiência.
Leovix
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2011 as 23:09
Dizem que na roda 1g = 3g quando a roda ta girando

Voltar ao Topo
vagner_orbea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2011
erechim
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagner_orbea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2011 as 00:56
Concordo com nosso amigo, o negócio é ter uma bike relativamente leve nas peças que giram tipo pneus, rodas, cassete..... O resto é a diferença entre comer 500g de bife e um bombom de 50g os 450g que vc pagou R$4500,00 em peças vc comeu num pedaço de bife...hehehe. Acredito que uma bike em torno de 12kg já é ótima.
Voltar ao Topo
masssau Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 04 Mai 2008
niteroi
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar masssau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2011 as 15:07
TENHO 72kg  180 altura.magro. tinha bike 8.4kg . ela embala rapido boa pra corridas.mas pra pular saltar era perigoso e era muito cara. se capotar com ela era prejuizo grande.
vendi comprei full de 13kg com 170mm e 180mm de curso.agora e so alegria pular duplos rampas voar.e com aro de 35,00 vzam strike.baratissimo.antes eu descia com medo de estragar um aro mavic de 300,00 cada. agora e so alegria.(pra quem gosta de descer...)
Voltar ao Topo
Bruno D.K. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2008
Curitiba - Paraná
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno D.K. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2011 as 05:28
Peso menor ajuda nas subidas e prejudica nas descidas. Eu sou magro de ruim, como muito bem, mas mesmo assim fico sempre com peso baixo, eu mais a bike da no maximo 70kg. 
Nas descidas é muito ruim, você fica e seus amigos mais "pesados" vão embora. Dá até vontade de ter uma bike de ferro no lugar da Aluminum. Mas em subida é muito bom, ataco muito bem, deixo outros para trás.
Caloi Strada 2012 'Last Edition' (Road and Racing)
Caloi Aluminum Sport 'Hybrid-Speed Wannabe' 24v (Fun and Trips)
Sundown Peaks Teen 21v (Backup)
Monark Afrikan 18v (Old-School)
Voltar ao Topo
Abe S. Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2013
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Abe S. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 11:00
RESSUSCITANDO!!!!!!!!!!!! Tongue

Gostaria de ouvir a opinião do povaréu a respeito da seguinte questã:

Minha bike pesa atualmente 10.350g, ou seja, é uma bike leve! Uso um pedivela Deore M590, Hollowtech II, coroa tripla mas retirei a coroa menor (22 dentes) e também câmbio traseiro Deore, tudo para 10v. É justamente nesses dois ítens que estou pensando em upgrades. . .calculei uma redução de 220-240g migrando para o XT coroa dupla nessas duas peças e + uns 70-80g em uns bar-ends que já comprei, o que ocasionaria uma redução de + ou - 300g, ficando a bike com 10k cravados ou muuuito próximo disso! Acho esses dois ítens a bola da vez pois já utilizo guidão e canote em carbono, selim bem leve, rodas, pneus e câmaras também leves. .. aliadas à minha suspensão que tem 1.580g completa com trava remota. Up de quadro para carbono não está em questão por conta do preço e também pelo fato do meu quadro de alumínio ser muito bom e pesar menos de 1.5kg. . .

Então vem o "X". . . comprando no Brésil são R$ 1.040,00 de investimento para essa redução e, claro, melhora no rendimento e estética da magrela. Para mim é muito importante uma bike ser eficiente nas subidas pois gosto de enfrentá-las!

Também pesquisei preços comprando no exterior mas acho ser difícil um conjunto de pedivela não ser taxado!Dead E isso deixaria essas peças com preços próximos ao praticado no Brésil! Sem contar a burocracia e demora! Pra ser sincero evito comprar de fora!

E aí, povo meu?!?! Qual a opinião? Botar mais mil pilas para tal feito?? 

Não participo de competições mas sim de desafios! E os de longa distância são os meus preferidos!

Agradeço àqueles que manifestarem sua opinião!

Bons pedais pra nós!!!!Hug


Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 11:35
Originalmente postado por Abe S. Abe S. escreveu:

RESSUSCITANDO!!!!!!!!!!!! Tongue

Gostaria de ouvir a opinião do povaréu a respeito da seguinte questã:

Minha bike pesa atualmente 10.350g, ou seja, é uma bike leve! Uso um pedivela Deore M590, Hollowtech II, coroa tripla mas retirei a coroa menor (22 dentes) e também câmbio traseiro Deore, tudo para 10v. É justamente nesses dois ítens que estou pensando em upgrades. . .calculei uma redução de 220-240g migrando para o XT coroa dupla nessas duas peças e + uns 70-80g em uns bar-ends que já comprei, o que ocasionaria uma redução de + ou - 300g, ficando a bike com 10k cravados ou muuuito próximo disso! Acho esses dois ítens a bola da vez pois já utilizo guidão e canote em carbono, selim bem leve, rodas, pneus e câmaras também leves. .. aliadas à minha suspensão que tem 1.580g completa com trava remota. Up de quadro para carbono não está em questão por conta do preço e também pelo fato do meu quadro de alumínio ser muito bom e pesar menos de 1.5kg. . .

Então vem o "X". . . comprando no Brésil são R$ 1.040,00 de investimento para essa redução e, claro, melhora no rendimento e estética da magrela. Para mim é muito importante uma bike ser eficiente nas subidas pois gosto de enfrentá-las!

Também pesquisei preços comprando no exterior mas acho ser difícil um conjunto de pedivela não ser taxado!Dead E isso deixaria essas peças com preços próximos ao praticado no Brésil! Sem contar a burocracia e demora! Pra ser sincero evito comprar de fora!

E aí, povo meu?!?! Qual a opinião? Botar mais mil pilas para tal feito?? 

Não participo de competições mas sim de desafios! E os de longa distância são os meus preferidos!

Agradeço àqueles que manifestarem sua opinião!

Bons pedais pra nós!!!!Hug



Eu sinceramente só trocaria depois que a relação já estivesse gasta.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
soneca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2014
Brazil
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soneca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 13:23
Idem, usaria até desgastar toda a relação.

Voltar ao Topo
pride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 17:00
Pra quem tem dúvidas entre uma bike leve ou não
Ande numa bike 2kg mais leve. Preferencialmente mais leve nas rodas e irá tirar conclusões próprias
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 17:02
Acho que o numero correto seria 2.5KG
Voltar ao Topo
Abe S. Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2013
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Abe S. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 18:47
Continuando então . . .

Sabemos, por experiência própria, que pedalar uma bike leve é muuito melhor! Se vai mais longe, sobe-se melhor e o desgaste físico é menor! A questão é até onde ir na busca por uma bike leve sem atropelar o bom senso. Tenho condição de fazer os upgrades que coloquei (pedivela e câmbio traseiro) sem comprometer meu orçamento mas comparando esse tipo de gasto, ou investimento, dependendo do ângulo que se olha, com outros gastos familiares fica um pouco complicado de decidir pois aí a balança começa a pesar do lado contrário. kkk Costumo dizer que hj em dia está mais caro manter uma bike do que um carro! kkk
Minha primeira experiência com um bom upgrade foi com as rodas; qdo troquei parecia outra bike!! Depois veio a suspensão melhor e mais leve e alguns componentes em carbono e pneus. Tracei um objetivo de deixar minha bike sub 10kg e estou bem próximo. . .mas como coloquei, qdo começo a pesar o custo desses próximos UPs realmente bate a dúvida.
Estou levando em consideração tbém a venda das peças que estão saindo pois estão semi-novas e bem cuidadas.
Dúvidas . . . kkkkkk
Voltar ao Topo
MONGO Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 26 Set 2013
Petrópolis
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MONGO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 19:14
Originalmente postado por Abe S. Abe S. escreveu:

Continuando então . . .

Sabemos, por experiência própria, que pedalar uma bike leve é muuito melhor! Se vai mais longe, sobe-se melhor e o desgaste físico é menor! A questão é até onde ir na busca por uma bike leve sem atropelar o bom senso. Tenho condição de fazer os upgrades que coloquei (pedivela e câmbio traseiro) sem comprometer meu orçamento mas comparando esse tipo de gasto, ou investimento, dependendo do ângulo que se olha, com outros gastos familiares fica um pouco complicado de decidir pois aí a balança começa a pesar do lado contrário. kkk Costumo dizer que hj em dia está mais caro manter uma bike do que um carro! kkk
Minha primeira experiência com um bom upgrade foi com as rodas; qdo troquei parecia outra bike!! Depois veio a suspensão melhor e mais leve e alguns componentes em carbono e pneus. Tracei um objetivo de deixar minha bike sub 10kg e estou bem próximo. . .mas como coloquei, qdo começo a pesar o custo desses próximos UPs realmente bate a dúvida.
Estou levando em consideração tbém a venda das peças que estão saindo pois estão semi-novas e bem cuidadas.
Dúvidas . . . kkkkkk

300g é muito pouco na minha opinião. Obsessão.
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 19:28
A minha sirrus tem 13% do meu peso.
Ela 11,4 kg
Eu 83 kg
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
Abe S. Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2013
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Abe S. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 19:37
pois é. . . a minha tem 10.350g e eu peso 75kg, o que dá 13,8%.

A conta de upgrades é assim: qto mais peso vai saindo da magrela mais caras essas gramas a menos vão ficando! Tenso . . . 
Voltar ao Topo
acjr Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Dez 2013
Jaguariúna SP
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 20:14
Por enquanto é muito mais barato e saudável tirar peso de mim. Depois que emagrecer, tiro peso da bicicleta.
Voltar ao Topo
Abe S. Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2013
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Abe S. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 21:38
Consegui baixar a conta do pedivela + cambio traseiro! Agora está em R$ 960,00 já com frete! Mas ainda não estou convencido. . .Confused
Voltar ao Topo
Leandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2004
Anapolis - GO
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2014 as 00:57
Quando eu ainda pedalava provas de XC eu pesava entre 57 e 60 kg, com 1,74, podia dizer q eu era bem leve, minha bike quando comecei a competir pesava por volta de 14 kilos e custava U$ 600, tinha um quadro de cromoly, era um quadro confortável, tinha freios v brake, q freivam bem no seco.

Depois disso investi mais numa bike + leve de alumínio. Ela custou U$ 1500. pesando por volta de 12 kg. Freios a disco hidraulicos, bons em todas as condições de terreno, e suspensão hidraulica. Era uma hardtail.

Após isso peguei uma doença do peso, comecei a trocar componentes da bike pelo peso. Inclusive trocando até o quadro.. troquei a bike inteira, somando tudo eu investi mais U$ 3500 a mais só em troca de componentes,

Muitos eu tive que retrocar, não só por q não eram leves e sim pq eram "componentes errados"* ou "componentes lixo", os errados alteravam a geometria e conforto da bike de uma forma negativa, e tinha q comprar outro componente para substituílo (guidão, canote, guidão, suspensão e mesa...), os lixos componentes leves, mas q não duravam ou q comprometiam a segurança (freios hidraulicos, canote), no final eu tinha uma bike rígida q pesava por volta de 10 kg e um nível de conforto inferior ao da minha bike de original de $1500. Para mim este foi o limite nesta época, e os investimentos me deixaram quebrado financeiramente, eu não sou rico.

Passei anos sem pedalar problemas de saúde e hoje a situação econômica melhorou um pouco, e a saúde melhorou um pouco, decidi voltar..comprei uma bike bacana com um conforto muito bom, agora as bikes são ainda mais caras q na época q eu parei em 2006..gastei U$3500 numa Full com 120 mm aro 29. A bike pesa por volta de 12 kg, e estou satisfeito.
 
Moral da história, se você é rico, sua mulher não liga para com o q tu gasta e tem dinheiro para torrar, brinque de trocar peças da sua bike, é divertido e pode ser q vc compre peças q são mais leves e vão te proporcionar um conforto maior. Se você tem uma grana X ou Y para comprar uma bike compre e troque logo a peça (vilã) enquanto a bike ainda tá na loja (eu troquei duas, mesa e guidão, muitos trocam pelo elas bike fit). Ou monte uma peça a peça, se conhecer muito de bike, ( não basta saber se um componente é mais leve q outro). E não desperdice seu dinheiro, invista em algo mais inteligente.

E claro para um ciclista leve como eu era, 10 kilos ajuda nas subidas, mas mesmo nelas, o peso não é tudo. Se você pesa mais , o mínimo eu diria 70 kilos = 11 kilos, 80 kg, 12 kg, 90 13 kg, 100  kg 14, 110 15 kg, 120 16 kg. Quem é mais pesado de 130 kilos tem q emagrecer antes de encarar uma bike, a chance de você danificar os componentes e ter um acidente é alta.
Voltar ao Topo
jeanbb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2014
Joinville
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanbb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2014 as 09:57
Tenho 1.89 / 73,0 74,0kg 

bike pesando 13kg em média, preparando um grande up nas rodas, saindo syncros xc39 entrando ztr's crest com cubos novatec 711/712, raiação dt revolution e pneus ritchey wcs shield. 

A bike vai pesar em torno de 12kg pra menos e o up vai ser mto perceptível!! :D

Mas também vai ser só, não pretendo fazer up's nela depois disso. 
Voltar ao Topo
Rafhaway Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2014
Campo Grande -
Offline
Mensagens:288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafhaway Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2014 as 10:24
Cara eu só gastaria essa grana se o componente novo me trouxesse uma vantagem técnica além do peso menor, já que nesse caso a diferença de peso é muito pouca e no caso do câmbio traseiro vai influenciar quase nada.   Por exemplo mudar de uma relação 9v pra uma 10v ou então pular de um alivio pra deore aí valeria a pena.

Eu pegaria essa grana e gastaria pra participar de algum desafio legal em outro estado por exemplo.
Voltar ao Topo
pride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2014 as 15:12
1.76, 76kg (meu peso 'normal' era 80~~81), bike com 11,7kg

vou fazer umas trocas e provavelmente a bike subirá para 12,5kg. estou ligando ? um pouco
vou queimar meu dinheiro pra reduzir peso ? não

acho interessante focar mais no peso na hora de comprar um componente. o peso pode ser um fator preponderante na escolhe entre X ou Y. atualmente só irei trocar algo quando não tiver funcionando ou quebrar.
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2014 as 15:26
questão de roda você sente muita diferença 
andei numa bike quase 1kg mais pesada que a minha porem com rodas muito mais leves que as minha e a diferença é gritante
na subida a bike rende muito mais 
Voltar ao Topo
#stewart# Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 17 Jul 2014
Paraná
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar #stewart# Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2014 as 10:27
Na minha bike eu tenho 2 jogos de roda. Uma pra terra com rodas everest, pneus de 450g montados sem câmara. Na outra roda de asfalto são aros 700, pneus 38 lisos, raios cubos dos mais baratos. A diferença entre as rodas é 1,2 kg, e independente do percurso, a roda mais top vai melhor, até mesmo no asfalto, onde os pneus 700x38 de 80psi deveriam superar os 26X2.0 de cravos e 35 psi.
Ou seja, o mais leve vai melhor, mas tem ainda o fator de rodas mais soltas, com cubos que giram mais.

No geral : se você usa a bike por recreação, não se preocupe se ela pesar 15kg.
Se é competidor amador, uma Mtb de 11 ou 12kg é suficiente.
Se compete num nível pró, tem que ser sub 10
Mas se é um w.w. A coisa complica
Voltar ao Topo
Abe S. Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2013
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Abe S. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2014 as 11:15
Pois é, pessoal. . .minha bike está muito boa pra subir. Também tenho minhas rodas 700 para asfalto que são um pouco mais pesadas mas que rendem bastante. Como venho percebendo ao longo do tempo que uma bike leve é o que há para se andar com ótimo rendimento tracei um objetivo de deixar minha magrelinha sub-10! O problema é que agora os UPs estão ficando mais caros, o que é natural nessa situação! Dei um tempo no pedivela por enquanto. Atualmente uso pneus com 530g cada e se eu puder baixar mais uns 100g em cada roda tbém seria muito bom! kk O problema é que os pneus mais leves tbém estão custando os zóio da cara!!!
Voltar ao Topo
jeanbb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2014
Joinville
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanbb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2014 as 08:42
Originalmente postado por Abe S. Abe S. escreveu:

Pois é, pessoal. . .minha bike está muito boa pra subir. Também tenho minhas rodas 700 para asfalto que são um pouco mais pesadas mas que rendem bastante. Como venho percebendo ao longo do tempo que uma bike leve é o que há para se andar com ótimo rendimento tracei um objetivo de deixar minha magrelinha sub-10! O problema é que agora os UPs estão ficando mais caros, o que é natural nessa situação! Dei um tempo no pedivela por enquanto. Atualmente uso pneus com 530g cada e se eu puder baixar mais uns 100g em cada roda tbém seria muito bom! kk O problema é que os pneus mais leves tbém estão custando os zóio da cara!!!

Fala amigo tudo bem ? 
Pois é como você citou os pneus estão custando o olho da cara.. mas dê uma olhada nos pneus da spz http://specialized.com/br/pt-br/ftb/mtb-tires  ... ou compra de fora! abraço
Voltar ao Topo
Marcos Roberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2005
São José Campos
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marcos Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2014 as 09:53
Penso que quanto mais leve uma bicicleta menos energia vamos utilizar para mantê-la em movimento. Mas é fato que este parâmetro é apenas um de diversos outros a ser observado. Outros parâmetros que consideram importantes seriam: Preço, desperdício de energia, durabilidade, conforto. Pra mim, que tenho "os bolsos rasos" seriam mais ou menos nesta ordem (rsrs).

Considero o peso como incluído no parâmetro de desperdício de energia e uso um método bastante semelhante ao que o nosso colega de fórum TheLittle sugeriu. Calculo qtos reais por grama aliviado devo gastar. Para minhas finanças a coisa começa complicar quando chega na casa dos 2 a 3 reais por grama aliviado. A seqüência de investimento em relação ao alívio de peso seria primeiro nas peças móveis e depois nas peças estáticas sempre tendo em mente a relação reais por gramas.

Acho que vale comentar que considero no parâmetro de desperdício de energia a rigidez do conjunto, afinal quanto mais um conjunto "trabalha se entortando" menor energia chega na roda, e o atrito dos componentes móveis (roldanas de câmbio, cubos, centro e corrente).
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2014 as 10:06
Originalmente postado por Marcos Roberto Marcos Roberto escreveu:

Penso que quanto mais leve uma bicicleta menos energia vamos utilizar para mantê-la em movimento. Mas é fato que este parâmetro é apenas um de diversos outros a ser observado. Outros parâmetros que consideram importantes seriam: Preço, desperdício de energia, durabilidade, conforto. Pra mim, que tenho "os bolsos rasos" seriam mais ou menos nesta ordem (rsrs).

Considero o peso como incluído no parâmetro de desperdício de energia e uso um método bastante semelhante ao que o nosso colega de fórum TheLittle sugeriu. Calculo qtos reais por grama aliviado devo gastar. Para minhas finanças a coisa começa complicar quando chega na casa dos 2 a 3 reais por grama aliviado. A seqüência de investimento em relação ao alívio de peso seria primeiro nas peças móveis e depois nas peças estáticas sempre tendo em mente a relação reais por gramas.

Acho que vale comentar que considero no parâmetro de desperdício de energia a rigidez do conjunto, afinal quanto mais um conjunto "trabalha se entortando" menor energia chega na roda, e o atrito dos componentes móveis (roldanas de câmbio, cubos, centro e corrente).

bom saber que minha planilha está ajudando o pessoal a tirar peso sem gastar absurdos.

vejo gente gastando muito dinheiro, por exemplo, trocando pedivela, relação, etc, enquanto estão rodando com pneus pesados, câmaras pesadas, rodas pesadas..

sempre começe pelos pneus, câmaras (troque por câmaras "superlight" ou vá pra tubeless) obviamente sem sacrificar a resistência dos pneus caso vc ande onde tem muita pedra.
quando isso já estiver relativamente leve pode começar trocar outras coisas. Bikes montadas geralmente vem com "cockpit" muito pesado, canote, selim, guidão e mesa. Seriam coisas pra trocar que não sairiam tão caro.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jeanbb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2014
Joinville
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanbb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2014 as 10:39
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

bom saber que minha planilha está ajudando o pessoal a tirar peso sem gastar absurdos.

vejo gente gastando muito dinheiro, por exemplo, trocando pedivela, relação, etc, enquanto estão rodando com pneus pesados, câmaras pesadas, rodas pesadas..

sempre começe pelos pneus, câmaras (troque por câmaras "superlight" ou vá pra tubeless) obviamente sem sacrificar a resistência dos pneus caso vc ande onde tem muita pedra.
quando isso já estiver relativamente leve pode começar trocar outras coisas. Bikes montadas geralmente vem com "cockpit" muito pesado, canote, selim, guidão e mesa. Seriam coisas pra trocar que não sairiam tão caro.

Estou seguindo essa lógica.. tirando peso onde realmente da resultado, rodas!! 

Sobre essa sua planilha, pode mandar ? 

abraço
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2014 as 13:21
o tópico está aqui:

http://www.pedal.com.br/forum/minha-metodologia-para-remover-peso_topic71435.html

apesar dos chatos querendo desvirtuar o assunto, tem algumas informações legais.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Dr. GORI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dr. GORI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2014 as 09:08
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

o tópico está aqui:

http://www.pedal.com.br/forum/minha-metodologia-para-remover-peso_topic71435.html

apesar dos chatos querendo desvirtuar o assunto, tem algumas informações legais.

   A sua planilha é bem legal, para os bikers mais sérios no weight weenies, é uma mão na roda, também é um desanimo para aqueles que querem começar com uma bike pesada.
   Eu gosto muito de tirar peso da bike, mas tem bikes que não valem a pena de jeito nenhum.


Voltar ao Topo
makein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2014
medianeira pr
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar makein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2014 as 16:40
è necessidade , pois veja , se voce pedalar com uma bike de 20 kg, um percurso de digamos 40 km, e fazer o mesmo com uma bike de  12kg, voce vera que o rendimento da mais leve é mais evidente.
 pois o fato do esforço ser mais bem  aproveitado, na bike leve, consequentemente o rendimento, global é melhor.
   vai fazer uma pedalada, longa com uma barra forte , mesmo com marcha, e me fale se nao tem diferença .
Voltar ao Topo
U.F.O. Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Nov 2014
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar U.F.O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2014 as 23:52
E quando vc sai de uma 26" leve e vai pra uma 29" full com pelo menos 2,5kg a mais de peso mas muito boa e depois de um breve período de adaptação acaba percebendo que essa diferença de peso nem acaba interferindo muito?? É só o preparo físico que se adapta ou há um efeito psicológico envolvido??
Voltar ao Topo
Darlon Pegoretti Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Vitória
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Darlon Pegoretti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2015 as 21:29
Percebo que muitas pessoas gastam muita grana na redução do peso da bike, o que é ótimo para quem pode gastar com isso, no entanto, colocam duas caramanholas de 700 ml, mais bolsa de selim + mochila de hidratação carregada de muita coisa que nem sabem utilizar. Isso é burrice!
Voltar ao Topo
Marcelo.Ap.Santos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo.Ap.Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2015 as 19:44
Originalmente postado por Darlon Pegoretti Darlon Pegoretti escreveu:

Percebo que muitas pessoas gastam muita grana na redução do peso da bike, o que é ótimo para quem pode gastar com isso, no entanto, colocam duas caramanholas de 700 ml, mais bolsa de selim + mochila de hidratação carregada de muita coisa que nem sabem utilizar. Isso é burrice!


  Isso é uma grande verdade. muitos se acham com a obrigação de carregar tudo que é diferente ou cosmético para parecer cada vez mais fantasiado e depois vive dando trabalho nas trilhas.
    A maioria não sabe determinar o que é necessidade do exagero, muitos fazem percursos onde é fácil conseguir agua e levam os "camelos" de 02 litros nas costas, a maioria volta com 1 litro pra casa ou fica estufado e fica pra trás achando que bebendo tudo vai hidratar.
   Fora aqueles cheios de saúde da vovó que pesam até 10 vezes o peso da bike.
   Redução de peso na bike é sempre melhor, imagina você andando o dia inteiro com uma mochila ou cinto de 14 kg. imaginando ser uma bike pesada e no dia seguinte carregar 09 Kg ?  Você de imediato vai sentir um conforto maior, é proporcional ao arrasto que você tem, sua bike e você.


  
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X