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Bike mais leve. Necessidade ou obsessao?? |
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Sauniti
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Cadastrado em: 30 Mar 2011 Marília Offline Mensagens:78 |
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Postado: 23 Jun 2011 as 22:46 |
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Ola amigos.
Sou um cara que recomecou a andar de bike ha cerca de dois meses, ando na cidade e um pouco na terra. Comprei uma Scott Aspect 20, que considero uma bike incrivel, com uma otima suspensao, cambio muito rapido e silencioso e um quadro com um grafismo muito bonito. Tenho observado que quase todo topico aqui , acaba recorrendo no mesmo assunto... o peso da bike !!! Troco isso por aquilo , ganho 100 gramas, mas gasto mil reais, tiro aquele outro, mas perco tanto de peso... Faz diferença realmente, dois kilos a menos em uma bike, quando vc nao a usa para competiçoes ??? Vejam, pergunto isso aos nao profissionais (se bem que ja reparei pelo modo como tratam os novatos aqui , que a maioria e profissional top ...rsrsrs), pq, no meu casos, tenho 125 kilos, minha bike com quadro xl deve pesar uns 14 kilos, ou seja, ela nao pesa nada perto de mim ... e mais inteligente (e e oq estou tentando ) que eu perca 20 kilos, do que a bike perder dois !!! qual a diferença, em uma subida, de uma bike com 14 kilos, e outra com 12 ??? é tao diferente assim, a ponto de precisar batalhar tanto pra diminuir gramas da bike ???? Pode parecer ate uma duvida idiota, mas queria entender se emagrecer a bike, e uma necessidade ou ja virou uma obesessao!! Em tempo, comprei um brooks b-17 pra minha bike, e de cara ja ouvi : "mas ele pesa quase meio kilo !!!" |
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Lucas-aju
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Cadastrado em: 16 Fev 2011 Sergipe Offline Mensagens:94 |
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é bem como vc disse e eu falo pros gordinho daqui q quer tira peso na bike_ mas facil tira 10kg seu do que 1 da bike_, não faiz diferença significativa.Melhor é ter bons pneus e uma bike bem regulada q ta massa.agora peso até faiz diferença quando a pessoa é muito leve,tpw 50kg ou menos, que não é seu caso nem o meu(e eu só peso 67kg e nem sinto diferença de peso na bike)
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airesbecker
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Cadastrado em: 04 Jan 2010 Offline Mensagens:1278 |
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O peso ajuda nas descidas!!!
O peso é superestimado na avaliação das bikes.
Faz alguma diferença nas subidas e nas arrancadas quando há questão de performance envolvida.
Mas o atritos dos componentes é um elemento em geral mais importante, principalmente dos pneus quando não são adequados para o tipo de pavimento.
Outros elementos importantes são a aerodinâmica e a posição de pilotagem e pedal (ergonomia).
Em geral quando se avalia peso da bike se esta referindo a performance em geral que é o resultado destes elementos, mais que peso em si.
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FCS
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Cadastrado em: 19 Fev 2011 bahia Offline Mensagens:1096 |
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eu acho q gastar R$ 730 num canote so pq pesa 95grs, pra mim é obesessao, agora colocar peças mais leves e q garantam segurança, tipo suspensao, pe de vela, rodas, sem exageros claro pra mim vale a pena, eu mesmo nao dou mais do que R$ 70 num pneu, pois sou ciclista de fim de semana como muitos aqui devem ser, no mais tenha a bike q te faça feliz e que seja confortavel
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leomiclos
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Cadastrado em: 07 Dez 2010 Rio Verde Go Offline Mensagens:300 |
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Kra eu faço muita trilha e sempre aparece aqueles obstaculos que voce acaba tendo que carregar a bike nas costas, ai sim faz a diferença todo vez eu to la de boa com a bike nas costas apenas 12kg e os parceiro la sofrendo com a bike de 15kg, eu olho pra eles e fico rinda, mas tirando isso, nao necessario gastar 2 mil reais pra tirar 500g de uma bike é mais facil vc perder 10 kg......
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A bicicleta é um meio de transporte muito estranho, seu passageiro é o motor.... Scott Scale 70 2011 By Léo Miclos |
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Sauniti
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Cadastrado em: 30 Mar 2011 Marília Offline Mensagens:78 |
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Ufa, tava ate com medo das respostas .. mas acho que no geral quem respondeu meio que pensa como eu....
To feliz, e muito com a minha bike !!! |
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poneis
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Cadastrado em: 09 Abr 2009 São Paulo - SP Offline Mensagens:4183 |
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diz q lenda que a cada 500g, economiza-se 20 segundos na subida. Para aqueles que não competem, quem é rápido vai continuar chegando rápido no topo, quem é lerdo, vai continuar lerdo.
Peso mesmo faz diferença só na aceleração ou principalmente em subidas. Mas como você pode ver, conta mais o preparo físico do que 100 gramas no canote de carbono.
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Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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Mafu
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Cadastrado em: 14 Ago 2008 Campos/RJ Offline Mensagens:3542 |
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Em resumo: peso menor só faz realmente diferença para quem busca desempenho.
Para quem anda recreativamente é muito mais sensato buscar uma boa relação custo/benefício tendo em vista, principalmente a resistência e a durabilidade. Para quem não busca desempenho, correr atrás de tirar gramas da bike é mero capricho. Em relação à subida, o que pode fazer diferença é o tempo que você leva para chegar, mas você sobe em qualquer lugar que subiria com uma bike mais leve, dependendo, obviamente, de seu preparo físico e habilidade. |
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Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa. |
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Western
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Cadastrado em: 13 Abr 2011 PG-PR Offline Mensagens:946 |
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Tenho bike pra diversão e pra perder alguns dos meus 108kg, então quem precisa perder peso sou eu por enquanto e não minha bike uahuahua, se eu perder 5 10 15 kg vou ver muito mais diferença do que a bike perder 2 kg, essa "necessidade" da bike ser leve é pra quem compete, pra quem já é leve e quer ganhar preciosos segundos numa prova, isso não é pra nós não meu amigo. Pra gente é melhor uma bike boa, que guente nosso peso de boa huahuauha. Abraço e bom pedal, e vamos emagrecer...
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Aloneghost
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Cadastrado em: 09 Jul 2009 niteroi Offline Mensagens:2134 |
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Emagrecer é mais barado
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ElVerdugo
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Cadastrado em: 28 Abr 2011 Maringá, PR Offline Mensagens:960 |
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Uma coisa é obsessão por tirar peso de uma bike super leve (tipo 10 quilos), creio pra competição é justificável.
Outra coisa são algumas bikes que vemos por aí, tipo as Caloi SK e XRT que são verdadeiras âncoras (quase 20 quilos). Acho que pra quem usa a bike pra cidade, ou pra trilhas recreacionais, existe o meio termo, hehe Abraço! |
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"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte I will choose a path that's clear, I will choose free will... Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades... #SoyCeleste |
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Patricko
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Cadastrado em: 08 Mar 2011 Piúma Offline Mensagens:629 |
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Para nós (acima dos 90Kg), acredito que não faça diferença. Como exemplo, vi umas rodas superleves que são indicadas para ciclistas de até 75 kg. Daí a pergunta, pq eu gastaria uma fortuna em um par de rodas se ela não me aguenta.
Mas vale lembrar, que mesmo estando acima do peso, exintem pessoas que amam muito o esporte e simplesmente gostam de ter peças leves. E ainda, existem aqueles que o dinheiro gasto na bike não faz diferença alguma no fim do mês. O gosto destes citados devem ser respeitados também. Tem um amigo meu que pedala numa bike de R$ 1000,00. Opai dele pagou R$ 18,000,00 em um cavalo de raça. Fazer o quê? Gosto não se discute, mas todos devem ser respeitados. Abraço |
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Sabio não é aquele que aprende com os próprios erros, e sim com os erros dos outros!
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Western
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Cadastrado em: 13 Abr 2011 PG-PR Offline Mensagens:946 |
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Com certeza, o gosto deve ser respeitado, nada contra isso. Como citado também não adianta pagar caro por algo leve que não aguente com o kra, quando fui comprar minha bike uma das coisas que mais eu pensava era se ela aguentaria meus 108kg. Neste caso é bom a pessoa pensar se quer algo leve, u se quer algo resistente e mais seguro. Tem isso também, aí ja não seria tanto gosto mas sim até mais pra segurança.
Editado por Western - 24 Jun 2011 as 02:23 |
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Quando surge uma indagação assim é sempre reincidente algo dito mais acima "é mais fácil perder 5 kilos que tirar um da bike".
Essa é uma afirmação bem genérica e verdadeira apenas em partes. Perder peso é fácil quando se tem sobrepeso, agora quando se está na faixa ideal é até mesmo danoso ao indivíduo. Sem dúvida a bike representa uma fração do peso do ciclista, mas o ganho em pilotagem é claro em bikes mais leves. Eu não vejo mal algum em gastar para obter um conjunto mais leve. O que é censurável é gastar mal, comprando um canote 50 gr mais leve por uma fortuna quando o quadro pesa meio quilo a mais que um pouco mais caro. Até no dia-a-dia menos peso na bike é desejável, pois peso a mais representa mais energia para andar o mesmo tanto ou andar menos. No final da semana aqueles dois kilos a mais vão pesar no desgaste e na recuperação. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Western
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Cadastrado em: 13 Abr 2011 PG-PR Offline Mensagens:946 |
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É Voodoo vendo por esse lado tem uma certa lógica também.
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Villela
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Cadastrado em: 25 Jul 2010 Florianópolis Offline Mensagens:257 |
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Tenho uma impressão pessoal de que depende muito de onde o peso é tirado, diria que nas rodas é onde faz mais diferença. Outra coisa que percebo é que com uma bicicleta mais leve o controle sobre a mesma é maior, sempre que estou com minhas caramanholas cheias(1.5kg a mais) sinto a bicicleta bem mais "travada". Agora, o quanto vale a pena gastar pra diminuir o peso só o bolso da pessoa pode dizer |
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cirso
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Cadastrado em: 22 Jan 2007 Campo Grande - MS Offline Mensagens:2718 |
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Exato Voodoo Física simples, quanto mais peso pra se tirar da inércia, e pra mantê-lo, mais esforço é necessário pra movimentá-lo Pra um passeio curto, de 5kms no parque, tanto faz o peso, agora vá fazer um percurso de 70kms envolvendo asfalto + trilha, com o preparo de quem só tem tempo pra pedalar no fds... 2, 3kgs fazem uma diferença danada após 5 horas de pedal Acho que o ideal seria classificar o peso "ideal" a partir de um cálculo proporcional em relação ao peso corporal do ciclista, assim, minha HT atual pesa 18,4% do meu peso, a trail pesa 19,7% Acho que pra quem pretende investir medianamente na bike, um set com bom cxb seria algo com suspa de pouco mais de 2kgs, pedivela integrado, componentes medianos, não é nada proibitivo em termos de preço Agora, gastar 200, 300 reais pra tirar 50gramas da bike, vai de quem pode... eu acho besteira |
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Scott Spark 970
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Fatalblue
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Cadastrado em: 18 Abr 2008 Boa Vista - Roraima Offline Mensagens:497 |
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Cirso, Achei bem interessante essa questão da proporcionalidade entre peso bike x peso ciclista. Você chegou a ler sobre isso em algum lugar, pergunto porque possa ser que até exista mesmo essa relação e o peso ideal para cada biker. |
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"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
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cirso
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Cadastrado em: 22 Jan 2007 Campo Grande - MS Offline Mensagens:2718 |
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Nunca li nada a respeito, é questão mais prática mesmo com meus conhecimento de física e da minha paixão por automobilismo Assim como em carros um dos principais fatores de desempenho é a relação pesoxpotência, é uma questão de proporcionalidade o tanto que a bike pode influenciar (considerando-se musculatura equivalente) Um amigo tem uma bike que pesa a mesma coisa que a minha full, 14,8kg (e é uma HT a dele), só que ele pesa 60kgs, eu peso 75kgs, proporcionalmente ele está "puxando" muito mais peso do que eu, embora as bikes pesem o mesmo Acredito que até 20% do seu peso corporal na bike é aceitável, acima disso é sofrimento, 15% seria o ideal, para mim 20% são 15kgs, 15% são 11,25kg, ou seja, 15% é uma bike nada absurdamente leve, mas já fica cara Inclusive nesses cálculos deveriam ser consideradas as necessidades de resistência das peças |
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Scott Spark 970
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mats
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Cadastrado em: 29 Dez 2009 selim Offline Mensagens:1284 |
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Eu acho que depende de quem é a bike.
Para profissionais, onde o físico entre eles é quase que "igual" uma ou outra coisa ou peso na bike fazem muita diferença. Não adianta o cara querer inventar de correr com 100g a mais que ele vai perder um precioso tempo. Agora para quem é amador acho que é questão pessoal mesmo, vale mais a pena investir esse dinheiro do peso em um treinador, que faria mais diferença, e ainda melhoraria a condição física (isso se a pessoa tiver a idéia de que peso a menos vai fazer ela "ganhar" a corrida). E tem quem só compra por prazer mesmo, tipo, o cara gasta uma fortuna numa bike leve e nem usa, só pela satisfação de possuir. Não que eu esteja criticando, pelo contrário, cada um faz o que quizer com o seu dinheiro. |
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"Brain before beauty, wear your helmet"
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TubaraoLegal
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Banido Cadastrado em: 15 Mai 2011 Minas Gerais Offline Mensagens:500 |
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Quem mora em prédio de escadas, quem tem problemas de coluna para colocar e retirar a bike do transbike e quem reside em uma cidade com muitas ladeiras vai precisar de uma bike leve e nestes casos, quanto mais leve melhor!
Competidores profissionais precisam de bikes o mais leve possível, por razões óbvias. Finalmente, como dito pelo colega acima, muitas vezes o sujeito quer uma bike leve só para tirar uma onda com seus amigos nos pedais de fim de semana. Nada errado com isto. |
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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Tirar 2kilos da bike faz uma diferença significativa.
Acho que tirar 500g também. Agora, 40~100g, não muda em nada. Eu tinha uma suspensão de 2.5kg, e comprei uma de 1.5, posso falar que fez muita diferença tirar 1kg. Além disso, a suspensão que comprei é melhor que a antiga, então foi um Up bem vindo. Cara, não esquenta com peso se tu num compete. Eu tava com 95kg no inicio do ano, pedalando + fazendo uma dieta eu consegui chegar aos 84 em Março. Estou no 84 desde então.. e minha meta é chegar aos 75, dentro do meu IMC ideal. Para quem está no peso ideal, só rende fazer estes Ups caros na bike se a mudança de peso for significativa e, claro, se o cara compete. No meu caso eu compro peças mais leves não para perder peso, mas porque parte delas é mais resistente que as demais, dando mais segurança. Edit: Um ótimo exemplo disso são os quadros Tops em fibra de carbono. São bem leves e mais resistentes que quadros em aluminio. Editado por Vash77 - 24 Jun 2011 as 13:42 |
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lafon
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Cadastrado em: 17 Set 2010 Cerquilho-SP Offline Mensagens:3615 |
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pra mim isso tá errado, é coisa de ciclista de boutique!!!
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leomiclos
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Cadastrado em: 07 Dez 2010 Rio Verde Go Offline Mensagens:300 |
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kkkk, sem comentários....
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A bicicleta é um meio de transporte muito estranho, seu passageiro é o motor.... Scott Scale 70 2011 By Léo Miclos |
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Cando
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Cadastrado em: 19 Set 2004 Itu - SP Offline Mensagens:2429 |
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Legal que esteja contente com a bike e que se sinta empolgado em voltar a praticar o mountain bike.
Essa é a nova febre do momento Saunti , mas faz sim a diferença de um modo ou de outro, sempre faz a diferença, seja pelo puro prazer de ter uma bike sub algum número como classificam os weightweenies ou pela busca de melhora na performance para aqueles que já chegaram há um limite de peso e como já foi citado, tem dificuldades em baixar esse índice.
Achei seu comentário típico do tubaraãolegal, mas vamos lá ... talvez seja a influência. No seu caso e com esse sobrepeso, isso é mais sensato e vale lembrar que a maioria dos componentes com esse objetivo são indicados para bikers com menos de 80kg como já foi lembrado pelo colegas acima.
Bom, hoje o ciclismo é uma ciência exata, onde os resultados são obtidos através de números e fórmulas e posso te garantir que 2 kilos fazem diferença até para você com seus 125kg + 14kg da sua bike.
Para uns é uma necesidade mas para aqueles que buscam ter uma weightbike, ou baixar o peso da sua e não pedala, ai sim podemos até classificar como uma obsessão.
Se ele esta servindo para vc é o que importa. |
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Cando
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Cadastrado em: 19 Set 2004 Itu - SP Offline Mensagens:2429 |
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Também notei a mudança de opinião , é isso ae Tutubarão. |
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Landim
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Cadastrado em: 08 Abr 2005 Ceará Offline Mensagens:5803 |
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Tem gente que é obsessivo com a esposa(namorada e afins), tem gente que é obsessivo com trabalho, tem os obsessivos com bike, e com peso de bike, tem os obsessivos com comida que chegam a pesar 125kg, SFW? Se você for pensar objetivamente, só nas suas necessidades, vai acabar voltando pras cavernas.
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DONALDY
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Restrito Cadastrado em: 17 Fev 2009 Coronel Vivida Offline Mensagens:805 |
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Quanto mais leve claro que o desempenho vai ser maior, pois
no caso de uma subida será menos peso para você "empurrar" morro a
cima e a bike também ficara mais ágil, mas tem horas que esse negocio do peso chega
a ser uma obsessão |
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Cando
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Cadastrado em: 19 Set 2004 Itu - SP Offline Mensagens:2429 |
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a lei é simples DONALY
Menos peso = menos arrasto. |
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Sauniti
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Cadastrado em: 30 Mar 2011 Marília Offline Mensagens:78 |
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De forma alguma quero criticar aqueles que acham que devam emagrecer a bike, independente de qualquer coisa. O que queria era mesmo entender se ha a necessidade real, ou nao. Chego a conclusao de que se vc tem uma bike legal, com um bom quadro, e com uma susp e componentes adequados, ela ja fica com um bom peso.
So lembrando o amigo ai de cima que as pessoas nao chegam aos 125 kilos so por obsessao por comida , mas sim pq elas tem 2 metros de altura .... e tem obsessao por andar... andar ate a churrascaria, ate a padaria ..... hehehehehehehehehe ..... nada como uma picanha !!! Agora, no caso dos "grandinhos" como eu, alguem ja ouviu dizer que o cara quebrou um quadro pq era gordo ??? |
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Landim
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Cadastrado em: 08 Abr 2005 Ceará Offline Mensagens:5803 |
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Assim como não há necessidade de ir até a padaria, até a churrascaria, etc etc. Só estou exemplificando e parece que você ainda não entendeu. Objetivamente so para fins competitivos. Subjetivamente, assim como 99% das coisas na nossa vida, vai de cada um e seus desejos. Não há necessidade real em pedalar, porque haveria necessidade em diminuir peso da bicicleta?
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ogoid
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Banido Cadastrado em: 27 Dez 2007 Florianópolis - SC Offline Mensagens:331 |
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Eu ja penso que cada um tem seus motivos para querer ter uma bike leve. Exitem os competidores que como ja citado necessitam por questões óbvias ter sempre o melhor equipamento. Tem que apenas, mesmo sem ser competidor gosta de performance e qualidade nos equipamentos, os entusiastas. E claro, Como em todas as modalidades e gostos tem aqueles que mudam apenas por status, ou seja pra mostrar para os colegas quem tem a melhor bike. Se for perceber isso tem em todas as atividades. Há os grupos que curtem carros, que curtem motos. querem ter o mais bonito ou mais potente. Na pescaria aquele que pegou o maior peixe! haha é engraçado. Esse tipo de coisa sempre vai ter. Se o cara tem condições de trocar de peças e de bike todo dia, deixa ele ué. Cada um faz o que quer com a grana. Afinal que nunca quis ter uma Ferrari? realmente se precisa ter uma? ... dai vai de cada um, mas que dirigir uma deve ser bom, isso deve. hahaha.
Competição é coisa do ser humano, ser melhor que outro. Nem que não seja efetivamente mais eficiente, mas que tenha o equipamento superior, para muitos ja basta. Muito ja se falou: "Mais facil tirar sei la quantos kg da barriga que da bike". Olha o meu caso então: Eu tenho 1,73m e 53Kg. Se eu Emagrecer vou sumir ou ficar transparente no mínimo, não vo uter nem força pra girar o pedal, hahahha. ja a minha bike que não é lá essas coisas pesa 12,4kg. Pra mim é altas bike que me leva pra onde eu quero , com componetes honestos que sei que vão durar. Mas e se eu puder melhorar ela, por que não melhorar? Se a minha bike fosse mais leve quem sabe meu rendimento fosse melhor.. (ou gastaria menos força subindo ela nas costas em trilhas que não consigo subir pedalando, hahah) mas não efetivamente por a bike se tornar melhor. Mas assim eu me sinto melhor com uma bike melhor. O primeiro passo é gostar da bike. No meu caso eu não gosto só de pedalar eu gosto de bikes como um todo. Um parafuso pra mim faz diferença. Gosto de detalhes. Assim como eu penso que muitos trocam peças e modificam a bike para se sentir melhor. O pisicologico conta e muito. Como ja disse antes, muitos são os motivos de se querer buscar uma bike leve. Respondendo (e não respondendo) a pergunta, no MEU ponto de vista é um pouco da junção dos dois existe um pouco de necessidade e um pouco de obsessão. Cabe então achar um meio termo. Afinal tudo que é demais, acaba por fazer mal... nem que seja no bolso.. hehehe. Esse assim como muitos outros assuntos que são polêmicos (usar ou não freio a disco? Sram ou shimano? Que bike comprar com valor "X"? ) vai de cada um.... Em um grupo cada um tem uma opnião, temos que filtrar as melhores informações e ver o que realmente vale a pena, e se realmente tiver vontade de fazer. Faça e pronto ué. o negocio é ser feliz. |
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leovix
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Cadastrado em: 27 Jun 2011 Vitoria-ES Offline Mensagens:33 |
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Caros companheiros de pedal, este é meu primeiro post mas já venho lendo o forum a bastante tempo e aprendendo muitas coisas com vocês. Sobre peso da bike, queria relatar a minha experiência. Tenho uma Elite 2.7 2010 com Pneus Maxxis Dynomite 1,95. Os pneus são ótimos, super leves e macios, mas tenho pedalado muito em estrada e resolvi colocar pneus mais finos e slicks. Como ia fazer um longo percurso de estrada este feriado 55Km ida mais 55 volta, resolvi fazer a troca. Como não tinha tempo para comprar na internet fui numa boa loja perto da minha casa. A única coisa que eu achei foi um Pirelli 1,5 slick. Aguardei a troca com a maior expectativa mas quando dei as primeiras pedaladas a decepção foi enorme. Cheguei a conferir se os freios não estavam agarrando. Voltei na loja para destrocar os pneus e com ambos em mãos percebi que o Pirelli pesava pelo menos o dobro dos meus Maxxis e a pressão máxima dos pneus era bem diferente (Maxxis 65 PSI contra Pirelli 40). Voltei para casa com a impressão de que 500g a mais ou a menos nas rodas pode fazer mais diferença do que 2 kg em outros componentes. Pergunto aos mais experientes:
- O que favoreceu mais o Maxxis mesmo sendo bem mais largo e com cravos: o peso ou a pressão?
- O peso dos pneus ( ou do conjunto roda) pode ser mais importante do que o peso total da bike? Ou isso é uma viajem total minha?
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Leovix
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ninocoutinho
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Cadastrado em: 08 Jul 2010 Itabira - MG Offline Mensagens:1612 |
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Da minha parca experiência, acho q Pirelli costuma ser bem pesadinho. Pelo menos um Daytona q usava até dias atrás. Agora, essa pressão máxima del tá estranha, hein? 40 psi pra um pneu 1,5? Tenho dois kendas 1,5 q vão até 65, se não me engano, e um schwalbe marathon q vai a 100 psi, na mesma medida. Esse marathon ainda sugere a mínima recomendada como 45.
O q vejo muito o pessoal dizer é q, onde é mais negócio "emagrecer" a bike, é nas partes "móveis" digamos, assim (na falta de achar um termo melhor). Cubos, raios, aros, pneus e câmaras. Já vi contas meio simplistas e exageradas, do tipo: 800g a mais de pneus = 2,4Kgs no quadro aproximadamente. Isso pq peso na roda seria um peso "dinâmico". Seria tipo 3 vezes mais 'pesado', comparando-se com um peso extra no quadro. Por favor, não me crucifiquem, estou só repetindo o que já ouvi!! Vai de quem estuda física fazer as contas, demonstrar por vetores, etc, pra dizer se é ou não uma furada. Eu não me atreveria. Editado por ninocoutinho - 27 Jun 2011 as 12:19 |
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Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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LUW
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Advertência Cadastrado em: 15 Jun 2010 Campo Largo, PR Offline Mensagens:1502 |
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Não sei se a conta é exatamente essa mas o princípio é esse. |
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[ ]s
Luciano Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom! |
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Hamud
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Cadastrado em: 12 Fev 2009 Curitiba - PR Offline Mensagens:7365 |
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Não tenho paranóia com isso, diminui onde dava com o $$$ que eu tinha e claro, onde era mais importante, rodas e pneus. O resto vou trocando pouco a pouco, mas sem achar que isso me fará um Nino Schurter da vida.
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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
MTB-Caloi Elite FS ROAD-Trek 1500 USPS |
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allmondega
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Cadastrado em: 22 Mai 2008 Rio de janeiro - RJ Offline Mensagens:1540 |
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Respondendo diretamente a pergunta do título:
Bike leve é necessidade. Bike cada vez mais leve é obsessão.
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Até os macacos caem das árvores
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dudu666
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Cadastrado em: 01 Abr 2010 Santa Cruz - RS Offline Mensagens:1777 |
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2X |
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http://pedalpcs.blogspot.com/
Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore). CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa) Speed Caloi Strada R |
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poggiese
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Cadastrado em: 31 Out 2008 São Paulo Offline Mensagens:315 |
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2m e 125kg?? se pedalar sem cueca já elimina uns 500g!!! brincadeira.
Em pedais mais longos uma bike leve faz muita diferença. Qto menos peso tiver que arrastar melhor. Abrass |
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cirso
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Cadastrado em: 22 Jan 2007 Campo Grande - MS Offline Mensagens:2718 |
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Colocando lenha na fogueira
Levando-se em conta que trails e AM pesam bem mais Tem um negócio que o Gunkillah disse uma vez:
Aqui: http://www.pedal.com.br/forum/bike-ideal-pra-cada-uso-chega-de-neura_topic13094_page1.html Aliás, ótimo tópico do FranciscoK |
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Scott Spark 970
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