Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike mais leve. Necessidade ou obsessao??
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike mais leve. Necessidade ou obsessao??

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Sauniti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2011
Marília
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sauniti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike mais leve. Necessidade ou obsessao??
    Postado: 23 Jun 2011 as 22:46
Ola amigos.
Sou um cara que recomecou a andar de bike ha cerca de dois meses, ando na cidade e um pouco na terra. Comprei uma Scott Aspect 20, que considero uma bike incrivel, com uma otima suspensao, cambio muito rapido e silencioso e um quadro com um grafismo muito bonito.

Tenho observado que quase todo topico aqui , acaba recorrendo no mesmo assunto... o peso da bike !!! Troco isso por aquilo , ganho 100 gramas, mas gasto mil reais, tiro aquele outro, mas perco tanto de peso...

Faz diferença realmente, dois kilos a menos em uma bike, quando vc nao a usa para competiçoes ???

Vejam, pergunto isso aos nao profissionais (se bem que ja reparei pelo modo como tratam os novatos aqui , que a maioria e profissional top ...rsrsrs), pq, no meu casos, tenho 125 kilos, minha bike com quadro xl deve pesar uns 14 kilos, ou seja, ela nao pesa nada perto de mim ... e mais inteligente (e e oq estou tentando ) que eu perca 20 kilos, do que a bike perder dois !!!
qual a diferença, em uma subida, de uma bike com 14 kilos, e outra com 12 ??? é tao diferente assim, a ponto de precisar batalhar tanto pra diminuir gramas da bike ????

Pode parecer ate uma duvida idiota, mas queria entender se emagrecer a bike, e uma necessidade ou ja virou uma obesessao!!

Em tempo, comprei um brooks b-17 pra minha bike, e de cara ja ouvi : "mas ele pesa quase meio kilo !!!"
Voltar ao Topo
Lucas-aju Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2011
Sergipe
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas-aju Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2011 as 23:18
é bem como vc disse e eu falo pros gordinho daqui q quer tira peso na bike_ mas facil tira 10kg seu do que 1 da bike_, não faiz diferença significativa.Melhor é ter bons pneus e uma bike bem regulada q ta massa.agora peso até faiz diferença quando a pessoa é muito leve,tpw 50kg ou menos, que não é seu caso nem o meu(e eu só peso 67kg e nem sinto diferença de peso na bike)
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2011 as 23:40
O peso ajuda nas descidas!!!
 
O peso é superestimado na avaliação das bikes.
Faz alguma diferença nas subidas e nas arrancadas quando há questão de performance envolvida.
Mas o atritos dos componentes é um elemento em geral mais importante, principalmente dos pneus quando não são adequados para o tipo de pavimento.
Outros elementos importantes são a aerodinâmica e a posição de pilotagem e pedal (ergonomia).
 
Em geral quando se avalia peso da bike se esta referindo a performance em geral que é o resultado destes elementos, mais que peso em si.
Voltar ao Topo
FCS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2011
bahia
Offline
Mensagens:1096
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FCS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 00:06
eu acho q gastar R$ 730  num canote so pq pesa 95grs, pra mim é obesessao, agora colocar peças mais leves e q garantam segurança, tipo suspensao, pe de vela, rodas, sem exageros claro pra mim vale a pena, eu mesmo nao dou mais do que R$ 70 num pneu, pois sou ciclista de fim de semana como muitos aqui devem ser, no mais tenha a bike q te faça feliz e que seja confortavel
Voltar ao Topo
leomiclos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2010
Rio Verde Go
Offline
Mensagens:300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leomiclos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 00:09
Kra eu faço muita trilha e sempre aparece aqueles obstaculos que voce acaba tendo que carregar a bike nas costas, ai sim faz a diferença todo vez eu to la de boa com a bike nas costas apenas 12kg e os parceiro la sofrendo com a bike de 15kg, eu olho pra eles e fico rinda, mas tirando isso, nao necessario gastar 2 mil reais pra tirar 500g de uma bike é mais facil vc  perder 10 kg......




A bicicleta é um meio de transporte muito estranho, seu passageiro é o motor....
Scott Scale 70 2011

By Léo Miclos
Voltar ao Topo
Sauniti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2011
Marília
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sauniti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 00:50
Ufa, tava ate com medo das respostas .. mas acho que no geral quem respondeu meio que pensa como eu....

To feliz, e muito com a minha bike !!!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 00:57
diz q lenda que a cada 500g, economiza-se 20 segundos na subida. Para aqueles que não competem, quem é rápido vai continuar chegando rápido no topo, quem é lerdo, vai continuar lerdo.

Peso mesmo faz diferença só na aceleração ou principalmente em subidas. Mas como você pode ver, conta mais o preparo físico do que 100 gramas no canote de carbono.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 01:13
Em resumo: peso menor só faz realmente diferença para quem busca desempenho.
Para quem anda recreativamente é muito mais sensato buscar uma boa relação custo/benefício tendo em vista, principalmente a resistência e a durabilidade.
Para quem não busca desempenho, correr atrás de tirar gramas da bike é mero capricho.
Em relação à subida, o que pode fazer diferença é o tempo que você leva para chegar, mas você sobe em qualquer lugar que subiria com uma bike mais leve, dependendo, obviamente, de seu preparo físico e habilidade.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 01:48
Tenho bike pra diversão e pra perder alguns dos meus 108kg, então quem precisa perder peso sou eu por enquanto e não minha bike uahuahua, se eu perder 5 10 15 kg vou ver muito mais diferença do que a bike perder 2 kg, essa "necessidade" da bike ser leve é pra quem compete, pra quem já é leve e quer ganhar preciosos segundos numa prova, isso não é pra nós não meu amigo. Pra gente é melhor uma bike boa, que guente nosso peso de boa huahuauha. Abraço e bom pedalSmile, e vamos emagrecer... 
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 01:58
Emagrecer é mais barado
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
ElVerdugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2011
Maringá, PR
Offline
Mensagens:960
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ElVerdugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 02:04
Uma coisa é obsessão por tirar peso de uma bike super leve (tipo 10 quilos), creio pra competição é justificável.

Outra coisa são algumas bikes que vemos por aí, tipo as Caloi SK e XRT que são verdadeiras âncoras (quase 20 quilos).

Acho que pra quem usa a bike pra cidade, ou pra trilhas recreacionais, existe o meio termo, hehe

Abraço!
"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte

I will choose a path that's clear, I will choose free will...
Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades...
#SoyCeleste

Voltar ao Topo
Patricko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2011
Piúma
Offline
Mensagens:629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patricko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 02:16
Para nós (acima dos 90Kg), acredito que não faça diferença. Como exemplo, vi umas rodas superleves que são indicadas para ciclistas de até 75 kg. Daí a pergunta, pq eu gastaria uma fortuna em um par de rodas se ela não me aguenta.
Mas vale lembrar, que mesmo estando acima do peso, exintem pessoas que amam muito o esporte e simplesmente gostam de ter peças leves. E ainda, existem aqueles que o dinheiro gasto na bike não faz diferença alguma no fim do mês. O gosto destes citados devem ser respeitados também.
Tem um amigo meu que pedala numa bike de R$ 1000,00. Opai dele pagou R$ 18,000,00 em um cavalo de raça. Fazer o quê? Gosto não se discute, mas todos devem ser respeitados.
Abraço

Sabio não é aquele que aprende com os próprios erros, e sim com os erros dos outros!
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 02:22
Com certeza, o gosto deve ser respeitado, nada contra isso. Como citado também não adianta pagar caro por algo leve que não aguente com o kra, quando fui comprar minha bike uma das coisas que mais eu pensava era se ela aguentaria meus 108kg. Neste caso é bom a pessoa pensar se quer algo leve, u se quer algo resistente e mais seguro. Tem isso também, aí ja não seria tanto gosto mas sim até mais pra segurança.




Editado por Western - 24 Jun 2011 as 02:23
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 02:27
Quando surge uma indagação assim é sempre reincidente algo dito mais acima "é mais fácil perder 5 kilos que tirar um da bike".

Essa é uma afirmação bem genérica e verdadeira apenas em partes. Perder peso é fácil quando se tem sobrepeso, agora quando se está na faixa ideal é até mesmo danoso ao indivíduo. Sem dúvida a bike representa uma fração do peso do ciclista, mas o ganho em pilotagem é claro em bikes mais leves.

Eu não vejo mal algum em gastar para obter um conjunto mais leve. O que é censurável é gastar mal, comprando um canote 50 gr mais leve por uma fortuna quando o quadro pesa meio quilo a mais que um pouco mais caro.

Até no dia-a-dia menos peso na bike é desejável, pois peso a mais representa mais energia para andar o mesmo tanto ou andar menos. No final da semana aqueles dois kilos a mais vão pesar no desgaste e na recuperação.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 02:50
É Voodoo vendo por esse lado tem uma certa lógica também.
Voltar ao Topo
Villela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Villela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 03:04

 

Originalmente postado por Sauniti Sauniti escreveu:

Faz diferença realmente, dois kilos a menos em uma bike, quando vc nao a usa para competiçoes ???

Tenho uma impressão pessoal de que depende muito de onde o peso é tirado, diria que nas rodas é onde faz mais diferença.

Outra coisa que percebo é que com uma bicicleta mais leve o controle sobre a mesma é maior, sempre que estou com minhas caramanholas cheias(1.5kg a mais) sinto a bicicleta bem mais "travada".

Agora, o quanto vale a pena gastar pra diminuir o peso só o bolso da pessoa pode dizer Clap

Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 03:39
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Quando surge uma indagação assim é sempre reincidente algo dito mais acima "é mais fácil perder 5 kilos que tirar um da bike".

Essa é uma afirmação bem genérica e verdadeira apenas em partes. Perder peso é fácil quando se tem sobrepeso, agora quando se está na faixa ideal é até mesmo danoso ao indivíduo. Sem dúvida a bike representa uma fração do peso do ciclista, mas o ganho em pilotagem é claro em bikes mais leves.

Eu não vejo mal algum em gastar para obter um conjunto mais leve. O que é censurável é gastar mal, comprando um canote 50 gr mais leve por uma fortuna quando o quadro pesa meio quilo a mais que um pouco mais caro.

Até no dia-a-dia menos peso na bike é desejável, pois peso a mais representa mais energia para andar o mesmo tanto ou andar menos. No final da semana aqueles dois kilos a mais vão pesar no desgaste e na recuperação.

Exato Voodoo
Física simples, quanto mais peso pra se tirar da inércia, e pra mantê-lo, mais esforço é necessário pra movimentá-lo
Pra um passeio curto, de 5kms no parque, tanto faz o peso, agora vá fazer um percurso de 70kms envolvendo asfalto + trilha, com o preparo de quem só tem tempo pra pedalar no fds... 2, 3kgs fazem uma diferença danada após 5 horas de pedal
Acho que o ideal seria classificar o peso "ideal" a partir de um cálculo proporcional em relação ao peso corporal do ciclista, assim, minha HT atual pesa 18,4% do meu peso, a trail pesa 19,7%
Acho que pra quem pretende investir medianamente na bike, um set com bom cxb seria algo com suspa de pouco mais de 2kgs, pedivela integrado, componentes medianos, não é nada proibitivo em termos de preço
Agora, gastar 200, 300 reais pra tirar 50gramas da bike, vai de quem pode... eu acho besteira
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 04:13
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:


Exato Voodoo
Física simples, quanto mais peso pra se tirar da inércia, e pra mantê-lo, mais esforço é necessário pra movimentá-lo
Pra um passeio curto, de 5kms no parque, tanto faz o peso, agora vá fazer um percurso de 70kms envolvendo asfalto + trilha, com o preparo de quem só tem tempo pra pedalar no fds... 2, 3kgs fazem uma diferença danada após 5 horas de pedal
Acho que o ideal seria classificar o peso "ideal" a partir de um cálculo proporcional em relação ao peso corporal do ciclista, assim, minha HT atual pesa 18,4% do meu peso, a trail pesa 19,7%
Acho que pra quem pretende investir medianamente na bike, um set com bom cxb seria algo com suspa de pouco mais de 2kgs, pedivela integrado, componentes medianos, não é nada proibitivo em termos de preço
Agora, gastar 200, 300 reais pra tirar 50gramas da bike, vai de quem pode... eu acho besteira


Cirso,

Achei bem interessante essa questão da proporcionalidade entre peso bike x peso ciclista.
Você chegou a ler sobre isso em algum lugar, pergunto porque possa ser que até exista mesmo essa relação e o peso ideal para cada biker.
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 04:30
Originalmente postado por Fatalblue Fatalblue escreveu:

Originalmente postado por cirso cirso escreveu:


Exato Voodoo
Física simples, quanto mais peso pra se tirar da inércia, e pra mantê-lo, mais esforço é necessário pra movimentá-lo
Pra um passeio curto, de 5kms no parque, tanto faz o peso, agora vá fazer um percurso de 70kms envolvendo asfalto + trilha, com o preparo de quem só tem tempo pra pedalar no fds... 2, 3kgs fazem uma diferença danada após 5 horas de pedal
Acho que o ideal seria classificar o peso "ideal" a partir de um cálculo proporcional em relação ao peso corporal do ciclista, assim, minha HT atual pesa 18,4% do meu peso, a trail pesa 19,7%
Acho que pra quem pretende investir medianamente na bike, um set com bom cxb seria algo com suspa de pouco mais de 2kgs, pedivela integrado, componentes medianos, não é nada proibitivo em termos de preço
Agora, gastar 200, 300 reais pra tirar 50gramas da bike, vai de quem pode... eu acho besteira


Cirso,

Achei bem interessante essa questão da proporcionalidade entre peso bike x peso ciclista.
Você chegou a ler sobre isso em algum lugar, pergunto porque possa ser que até exista mesmo essa relação e o peso ideal para cada biker.

Nunca li nada a respeito, é questão mais prática mesmo com meus conhecimento de física e da minha paixão por automobilismo

Assim como em carros um dos principais fatores de desempenho é a relação pesoxpotência, é uma questão de proporcionalidade o tanto que a bike pode influenciar (considerando-se musculatura equivalente)

Um amigo tem uma bike que pesa a mesma coisa que a minha full, 14,8kg (e é uma HT a dele), só que ele pesa 60kgs, eu peso 75kgs, proporcionalmente ele está "puxando" muito mais peso do que eu, embora as bikes pesem o mesmo

Acredito que até 20% do seu peso corporal na bike é aceitável, acima disso é sofrimento, 15% seria o ideal, para mim 20% são 15kgs, 15% são 11,25kg, ou seja, 15% é uma bike nada absurdamente leve, mas já fica cara

Inclusive nesses cálculos deveriam ser consideradas as necessidades de resistência das peças
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 12:49
Eu acho que depende de quem é a bike.

Para profissionais, onde o físico entre eles é quase que "igual" uma ou outra coisa ou peso na bike fazem muita diferença. Não adianta o cara querer inventar de correr com 100g a mais que ele vai perder um precioso tempo.

Agora para quem é amador acho que é questão pessoal mesmo, vale mais a pena investir esse dinheiro do peso em um treinador, que faria mais diferença, e ainda melhoraria a condição física (isso se a pessoa tiver a idéia de que peso a menos vai fazer ela "ganhar" a corrida).

E tem quem só compra por prazer mesmo, tipo, o cara gasta uma fortuna numa bike leve e nem usa, só pela satisfação de possuir. Não que eu esteja criticando, pelo contrário, cada um faz o que quizer com o seu dinheiro.

"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
TubaraoLegal Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 13:16
Quem mora em prédio de escadas, quem tem problemas de coluna para colocar e retirar a bike do transbike e quem reside em uma cidade com muitas ladeiras vai precisar de uma bike leve e nestes casos, quanto mais leve melhor!

Competidores profissionais precisam de bikes o mais leve possível, por razões óbvias.

Finalmente, como dito pelo colega acima, muitas vezes o sujeito quer uma bike leve só para tirar uma onda com seus amigos nos pedais de fim de semana. Nada errado com isto.
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 13:39
Tirar 2kilos da bike faz uma diferença significativa. 

Acho que tirar 500g também.


Agora, 40~100g, não muda em nada. Eu tinha uma suspensão de 2.5kg, e comprei uma de 1.5, posso falar que fez muita diferença tirar 1kg. Além disso, a suspensão que comprei é melhor que a antiga, então foi um Up bem vindo.


Cara, não esquenta com peso se tu num compete. Eu tava com 95kg no inicio do ano, pedalando + fazendo uma dieta eu consegui chegar aos 84 em Março. Estou no 84 desde então.. e minha meta é chegar aos 75, dentro do meu IMC ideal.

Para quem está no peso ideal, só rende fazer estes Ups caros na bike se a mudança de peso for significativa e, claro, se o cara compete.

No meu caso eu compro peças mais leves não para perder peso, mas porque parte delas é mais resistente que as demais, dando mais segurança.



Edit: Um ótimo exemplo disso são os quadros Tops em fibra de carbono. São bem leves e mais resistentes que quadros em aluminio.



Editado por Vash77 - 24 Jun 2011 as 13:42
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 13:44
Originalmente postado por TubaraoLegal TubaraoLegal escreveu:


(...) muitas vezes o sujeito quer uma bike leve só para tirar uma onda com seus amigos nos pedais de fim de semana. Nada errado com isto.

pra mim isso tá errado, é coisa de ciclista de boutique!!!
Voltar ao Topo
leomiclos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2010
Rio Verde Go
Offline
Mensagens:300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leomiclos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 14:20
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Originalmente postado por TubaraoLegal TubaraoLegal escreveu:


(...) muitas vezes o sujeito quer uma bike leve só para tirar uma onda com seus amigos nos pedais de fim de semana. Nada errado com isto.

pra mim isso tá errado, é coisa de ciclista de boutique!!!

kkkk, sem comentários....

A bicicleta é um meio de transporte muito estranho, seu passageiro é o motor....
Scott Scale 70 2011

By Léo Miclos
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 14:21
Originalmente postado por Sauniti Sauniti escreveu:

Ola amigos.
Sou um cara que recomecou a andar de bike ha cerca de dois meses, ando na cidade e um pouco na terra. Comprei uma Scott Aspect 20, que considero uma bike incrivel, com uma otima suspensao, cambio muito rapido e silencioso e um quadro com um grafismo muito bonito.


Legal que esteja contente com a bike e que se sinta empolgado em voltar a praticar o mountain bikeWink.

Citar
Tenho observado que quase todo topico aqui , acaba recorrendo no mesmo assunto... o peso da bike !!! Troco isso por aquilo , ganho 100 gramas, mas gasto mil reais, tiro aquele outro, mas perco tanto de peso...

Faz diferença realmente, dois kilos a menos em uma bike, quando vc nao a usa para competiçoes ???


Essa é a nova febre do momento Saunti LOL, mas faz sim a diferença de um modo ou de outro, sempre faz a diferença, seja pelo puro prazer de ter uma bike sub algum número como classificam os weightweenies ou pela busca de melhora na performance para aqueles que já chegaram há um limite de peso e como já foi citado, tem dificuldades em baixar esse índice.


Citar
Vejam, pergunto isso aos nao profissionais (se bem que ja reparei pelo modo como tratam os novatos aqui , que a maioria e profissional top ...rsrsrs), pq, no meu casos, tenho 125 kilos, minha bike com quadro xl deve pesar uns 14 kilos, ou seja, ela nao pesa nada perto de mim ... e mais inteligente (e e oq estou tentando ) que eu perca 20 kilos, do que a bike perder dois !!!


Achei seu comentário típico do tubaraãolegal, mas vamos lá Ermm... talvez seja a influência.
No seu caso e com esse sobrepeso, isso é mais sensato e vale lembrar que a maioria dos componentes com esse objetivo são indicados para bikers com menos de 80kg como já foi lembrado pelo colegas acima.

Citar
qual a diferença, em uma subida, de uma bike com 14 kilos, e outra com 12 ??? é tao diferente assim, a ponto de precisar batalhar tanto pra diminuir gramas da bike ????


Bom, hoje o ciclismo é uma ciência exata, onde os resultados são obtidos através de números e fórmulas e posso te garantir que 2 kilos fazem diferença até para você com seus 125kg + 14kg da sua bike. Wink

Citar
Pode parecer até uma duvida idiota, mas queria entender se emagrecer a bike, e uma necessidade ou ja virou uma obesessao!!


Para uns é uma necesidade mas para aqueles que buscam ter uma weightbike, ou baixar o peso da sua e não pedala, ai sim podemos até classificar como uma obsessão.

Citar
Em tempo, comprei um brooks b-17 pra minha bike, e de cara ja ouvi : "mas ele pesa quase meio kilo !!!"


Se ele esta servindo para vc é o que importa.
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 14:26
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Originalmente postado por TubaraoLegal TubaraoLegal escreveu:


(...) muitas vezes o sujeito quer uma bike leve só para tirar uma onda com seus amigos nos pedais de fim de semana. Nada errado com isto.

pra mim isso tá errado, é coisa de ciclista de boutique!!!


Também notei a mudança de opinião LOL, é isso ae Tutubarão.

Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 14:44
Tem gente que é obsessivo com a esposa(namorada e afins), tem gente que é obsessivo com trabalho, tem os obsessivos com bike, e com peso de bike, tem os obsessivos com comida que chegam a pesar 125kg, SFW? Se você for pensar objetivamente, só nas suas necessidades, vai acabar voltando pras cavernas. 
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 15:23

Quanto mais leve claro que o desempenho vai ser maior, pois no caso de uma subida será menos peso para você "empurrar" morro a cima e a bike também ficara mais ágil, mas tem horas que esse negocio do peso chega a ser uma obsessão
já vi gente que no DH usava parafusos de titânio nos discos e para deixar mais leve usava apenas 3 dos 6 parafusos
mas no caso das MTBs a obsessão não é tão grande quanto no BMX
já vi gente furando quadro, aro e ate o guidão pra ter uma bmx abaixo dos 9kg

Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 15:43
a lei é simples DONALY

Menos peso = menos arrasto.

Voltar ao Topo
Sauniti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2011
Marília
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sauniti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 15:53
De forma alguma quero criticar aqueles que acham que devam emagrecer a bike, independente de qualquer coisa. O que queria era mesmo entender se ha a necessidade real, ou nao. Chego a conclusao de que se vc tem uma bike legal, com um bom quadro, e com uma susp e componentes adequados, ela ja fica com um bom peso.

So lembrando o amigo ai de cima que as pessoas nao chegam aos 125 kilos so por obsessao por comida , mas sim pq elas tem 2 metros de altura .... e tem obsessao por andar... andar ate a churrascaria, ate a padaria ..... hehehehehehehehehe ..... nada como uma picanha !!!

Agora, no caso dos "grandinhos" como eu, alguem ja ouviu dizer que o cara quebrou um quadro pq era gordo ???
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 16:03
Originalmente postado por Sauniti Sauniti escreveu:

O que queria era mesmo entender se ha a necessidade real, ou nao. Chego a conclusao de que se vc tem uma bike legal, com um bom quadro, e com uma susp e componentes adequados, ela ja fica com um bom peso.

So lembrando o amigo ai de cima que as pessoas nao chegam aos 125 kilos so por obsessao por comida , mas sim pq elas tem 2 metros de altura .... e tem obsessao por andar... andar ate a churrascaria, ate a padaria ..... hehehehehehehehehe ..... nada como uma picanha !!!

Assim como não há necessidade de ir até a padaria, até a churrascaria, etc etc. Só estou exemplificando e parece que você ainda não entendeu. 

Objetivamente so para fins competitivos. Subjetivamente, assim como 99% das coisas na nossa vida, vai de cada um e seus desejos. Não há necessidade real em pedalar, porque haveria necessidade em diminuir peso da bicicleta?
Voltar ao Topo
ogoid Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 27 Dez 2007
Florianópolis - SC
Offline
Mensagens:331
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogoid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 16:26
Eu ja penso que cada um tem seus motivos para querer ter uma bike leve. Exitem os competidores que como ja citado necessitam por questões óbvias ter sempre o melhor equipamento. Tem que apenas, mesmo sem ser competidor gosta de performance e qualidade nos equipamentos, os entusiastas. E claro,  Como em todas as modalidades e gostos tem aqueles que mudam apenas por status, ou seja pra mostrar para os colegas quem tem a melhor bike. Se for perceber isso tem em todas as atividades. Há os grupos que curtem carros, que curtem motos. querem ter o mais bonito ou mais potente. Na pescaria aquele que pegou o maior peixe! haha é engraçado. Esse tipo de coisa sempre vai ter. Se o cara tem condições de trocar de peças e de bike todo dia, deixa ele ué. Cada um faz o que quer com a grana. Afinal que nunca quis ter uma Ferrari? realmente se precisa ter uma? ... dai vai de cada um, mas que dirigir uma deve ser bom, isso deve. hahaha.
 Competição é coisa do ser humano, ser melhor que outro. Nem que não seja efetivamente mais eficiente, mas que tenha o equipamento superior, para muitos ja basta.

Muito ja se falou: "Mais facil tirar sei la quantos kg da barriga que da bike". Olha o meu caso então: Eu tenho 1,73m e 53Kg. Se eu Emagrecer vou sumir ou ficar transparente no mínimo, não vo uter nem força pra girar o pedal, hahahha. ja a minha bike que não é lá essas coisas pesa 12,4kg. Pra mim é altas bike que me leva pra onde eu quero , com componetes honestos que sei que vão durar. Mas e se eu puder melhorar ela, por que não melhorar? Se a minha bike fosse mais leve quem sabe meu rendimento fosse melhor.. (ou gastaria menos força subindo ela nas costas em trilhas que não consigo subir pedalando, hahah) mas não efetivamente por a bike se tornar melhor. Mas assim eu me sinto melhor com uma bike melhor. O primeiro passo é gostar da bike. No meu caso eu não gosto só de pedalar eu gosto de bikes como um todo. Um parafuso pra mim faz diferença. Gosto de detalhes. Assim como eu penso que muitos trocam peças e modificam a bike para se sentir melhor. O pisicologico conta e muito.

Como ja disse antes, muitos são os motivos de se querer buscar uma bike leve. Respondendo (e não respondendo) a pergunta, no MEU ponto de vista é um pouco da junção dos dois existe um pouco de necessidade e um pouco de obsessão. Cabe então achar um meio termo. Afinal tudo que é demais, acaba por fazer mal... nem que seja no bolso.. hehehe.Tongue


Esse assim como muitos outros assuntos que são polêmicos (usar ou não freio a disco? Sram ou shimano? Que bike comprar com valor "X"? ) vai de cada um.... Em um grupo cada um tem uma opnião, temos que filtrar as melhores informações e ver o que realmente vale a pena, e se realmente tiver vontade de  fazer. Faça e pronto ué. o negocio é ser feliz.




Voltar ao Topo
leovix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2011
Vitoria-ES
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leovix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 04:50

Caros companheiros de pedal, este é meu primeiro post mas já venho lendo o forum a bastante tempo e aprendendo muitas coisas com vocês. Sobre peso da bike, queria relatar a minha experiência. Tenho uma Elite 2.7 2010 com Pneus Maxxis Dynomite 1,95. Os pneus são ótimos, super leves e macios, mas tenho pedalado muito em estrada e resolvi colocar pneus mais finos e slicks. Como ia fazer um longo percurso de estrada este feriado 55Km ida mais 55 volta, resolvi fazer a troca. Como não tinha tempo para comprar na internet fui numa boa loja perto da minha casa. A única coisa que eu achei foi um Pirelli 1,5 slick. Aguardei a troca com a maior expectativa mas quando dei as primeiras pedaladas a decepção foi enorme. Cheguei a conferir se os freios não estavam agarrando. Voltei na loja para destrocar os pneus e com ambos em mãos percebi que o Pirelli pesava pelo menos o dobro dos meus Maxxis e a pressão máxima dos pneus era bem diferente (Maxxis 65 PSI contra Pirelli 40). Voltei para casa com a impressão de que 500g a mais ou a menos nas rodas pode fazer mais diferença do que 2 kg em outros componentes.

Pergunto aos mais experientes:
- O que favoreceu mais o Maxxis mesmo sendo bem mais largo e com cravos: o peso ou a pressão?
- O peso dos pneus ( ou do conjunto roda) pode ser mais importante do que o peso total da bike? Ou isso é uma viajem total minha?
Leovix
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 12:12
Originalmente postado por leovix leovix escreveu:

Voltei na loja para destrocar os pneus e com ambos em mãos percebi que o Pirelli pesava pelo menos o dobro dos meus Maxxis e a pressão máxima dos pneus era bem diferente (Maxxis 65 PSI contra Pirelli 40).


Da minha parca experiência, acho q Pirelli costuma ser bem pesadinho. Pelo menos um Daytona q usava até dias atrás. Agora, essa pressão máxima del tá estranha, hein? 40 psi pra um pneu 1,5? Tenho dois kendas 1,5 q vão até 65, se não me engano, e um schwalbe marathon q vai a 100 psi, na mesma medida. Esse marathon ainda sugere a mínima recomendada como 45.


Originalmente postado por leovix leovix escreveu:

- O peso dos pneus ( ou do conjunto roda) pode ser mais importante do que o peso total da bike? Ou isso é uma viajem total minha?


O q vejo muito o pessoal dizer é q, onde é mais negócio "emagrecer" a bike, é nas partes "móveis" digamos, assim (na falta de achar um termo melhor). Cubos, raios, aros, pneus e câmaras. Já vi contas meio simplistas e exageradas, do tipo:

800g a mais de pneus = 2,4Kgs no quadro aproximadamente.

Isso pq peso na roda seria um peso "dinâmico". Seria tipo 3 vezes mais 'pesado', comparando-se com um peso extra no quadro. Por favor, não me crucifiquem, estou só repetindo o que já ouviGeek!! Vai de quem estuda física fazer as contas, demonstrar por vetores, etc, pra dizer se é ou não uma furada. Eu não me atreveria.


Editado por ninocoutinho - 27 Jun 2011 as 12:19
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 12:42
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

800g a mais de pneus = 2,4Kgs no quadro aproximadamente.

Isso pq peso na roda seria um peso "dinâmico". Seria tipo 3 vezes mais 'pesado', comparando-se com um peso extra no quadro.

Não sei se a conta é exatamente essa mas o princípio é esse.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 14:39
Não tenho paranóia com isso, diminui onde dava com o $$$ que eu tinha e claro, onde era mais importante, rodas e pneus. O resto vou trocando pouco a pouco, mas sem achar que isso me fará um Nino Schurter da vida.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 14:56
Respondendo diretamente a pergunta do título:

Bike leve é necessidade. Bike cada vez mais leve é obsessão. 
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 15:30
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Respondendo diretamente a pergunta do título:

Bike leve é necessidade. Bike cada vez mais leve é obsessão. 


2X
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
poggiese Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poggiese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 15:48
2m e 125kg?? se pedalar sem cueca já elimina uns 500g!!! brincadeira.

Em pedais mais longos uma bike leve faz muita diferença. Qto menos peso tiver que arrastar melhor.
Abrass
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2011 as 15:59
Colocando lenha na fogueira

Levando-se em conta que trails e AM pesam bem mais

Tem um negócio que o Gunkillah disse uma vez:

Originalmente postado por GuNKiLLaH GuNKiLLaH escreveu:

Excelente post Franciscok, eu acredito que existem diversos pontos que formatam o atual cenario do MTB Brasileiro e um deles é justamente o publico mal informado e viciado no consumo excessivo e na midia, é algo que vem antes da falta de trilhas e percuros com mais cara de MTB mesmo.

 - Vendedores desesperados, que muitas vezes sequer pedalam e acham que manjam muito de bike, quanto na verdade só enxergam cifras e vão diretamente na bike mais cara.
 - Amadores olhando para profissionais e não para si mesmos: "não mas a mesa tem que ser negativa, guidão reto, barend, bike super leve, posição racing" e ai pergunto: "mas você treina? Você corre?" "não" então está com a bike errada.

Eu adoro correr, sou viciado em treinar, mas as bikes mais legais que ja pedalei na vida são bikes de ALL-MOUNTAIN, a bike sobe tudo (confortavelmente, excelente para aquela pessoa que não tem 100% de preparo fisico) a bike desce muito bem e muito confiante e a bike rende bem no plano e claro que pra quem treina carregar uma bike de 13-14kg subida acima é mais facil, mas para a galera que não tem preparo fisico, mas quer fazer "trilha" ainda temos as trail bikes, que tem menos curso, mas tem o mesmo comportamento de uma AM!

A limitação financeira as vezes atrapalha muito, mas é questão de realidade, o ciclista, não pode chegar uma loja e querer comprar uma bike de AM com 1000 reais, NEM uma bike para "fazer trilha" com 1000 reais da certo, tem que ter um investimento e cabe ao lojista/vendedor incentivar isso e não apenas tentar GANHAR A venda, tem que explicar que aquela bike mais barata vai dar uma impressão errada do que é o mountain bike para essa pessoa, caso não tenha jeito mesmo, tem que explicar pra pessoa, "olha você ta comprando uma bike iniciante, que ja tem uma configuração de peças compativel para trilhas, mas ainda longe do ideal para a pratica do verdadeiro mountain bike." Algumas pessoas vão achar que é papo de vendedor, outras vão ter isso na cabeça e vão começar a partir para investimentos maiores.

Eu comecei exatamente assim, com uma bike que "dava pro mtb" de 500 reais e eu achava que tinha comprado A MAQUINA DE SINGLE-TRACKS. Fui mal informado pela loja que me vendeu e tive o auxilio de outro vendedor/loja que me atenderam super bem e deixaram bem claro, que o orçamento que eles me passaram de 850 reais era o MINIMO pro MTB e que a bike de 500 reais estava bem abaixo, mas que se a idéia era EXPERIMENTAR o MTB, eu estava no caminho certo. Dito e feito! Pouco tempo depois comprei um quadrinho melhor, peças melhores e assim foi, mas sempre encaminhado pra CORRIDAS, pouco tempo atrás que descobri o AM.

Amigos e conhecidos, acostumados em me ver RACING, viraram e perguntaram: "mas cara, pra que você vai usar essa bike" - "pra te dar pau" ninguem entendeu nada, mas com minha AM, comecei a descer escadas, uns pulinhos, pista de dirt e freeride e trilhas mais casca e sempre PEDALANDO morro acima.

Fiquei com mais força nas pernas, ganhei muito mais resistencia aos impactos das descidas e comecei a descer muito melhor com a bike de competição, fora que a diversão que uma AM propcia é algo fora do COMUM, você muda muito sua pilotagem e se torna um atleta mais completo justamente por experimentar algo diferente do que você está acostumado.

Diversos atletas TOP do XC mundial tem bikes de all mountain, tanto do DOWNHILL quanto do CROSS-COUNTRY, se esses caras veem o beneficio nessas bikes, como que pessoas que estão começando ou que só fazem trilhas com suas RACING BIKES, não tirariam proveito dessas maquinas do MTB? As TRAILS BIKES e as ALL-MOUNTAIN BIKES são o que 90% do publico deveria utilizar.


Aqui:
http://www.pedal.com.br/forum/bike-ideal-pra-cada-uso-chega-de-neura_topic13094_page1.html
Aliás, ótimo tópico do FranciscoK Thumbs Up
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X