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Bike full da problema no Joelho? |
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5 th elemento
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Cadastrado em: 08 Jun 2003 São Paulo - SP Offline Mensagens:5021 |
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Postado: 27 Out 2009 as 16:26 |
Um broder que treina capoeira comigo , faz faculdade de fisica reparou que vou treinar de bike e viu que tenho um ht e uma full , comentou é bem melhor vc pedalar na ht eu perguntei pq ele falou que a full dá problema no joelho e falou umas paradas tipo movimentos contrarios , vou pedir para ele explicar melhor e posto aqui , enquanto isso opinem tem algo haver isso que ele afirma?
Sei que não fui muito especifico mas amanhã coloco a teoria dele.
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Voodoo
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Acho que só procede nos casos que o pedivela é fixado na balança traseira.
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PauloR2
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Mr.Sergius
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Acho que pode acontecer quando o shox é daqueles meia boca e há muito BOB ainda no caso mencionado pelo Voodoo do pedivela ligado á balança (raro) pois nos demais casos a distância entre o selim e o pedivela mesmo nas full é fixa, a articulação está só na traseira.
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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Hamud
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Tem várias Full onde o pedivela está no triangulo traseiro, como falou o Voodoo. É o caso da Sonix. A diferença é que tem um link ligando o triangulo traseiro ao dianteiro, que impede que a ação de amortecimento te impulsione para cima e para baixo. Acredito que se for aquelas Full de mercado possa dar problema no joelho caso o pedivela seja fixo no triângulo traseiro. |
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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
MTB-Caloi Elite FS ROAD-Trek 1500 USPS |
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satoshi
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Só repararem no funcionamento do sistema de amortecimento da Caloi SK.
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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Voodoo
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E "isso" aqui? Um dos pedreiros que está trabalhando lá em casa tem uma dessas. Prometi dar uma bicicleta decente para ele no final da obra. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Mr.Sergius
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Hamud, a tua tem um link e vc não sente diminuir a distância entre o selim e o pedal?
Na SK a impressão é mais forte ainda dessa diminuição de espaço. Na foto não dá prá ver o pedivela está fixado no downtube ou na balança... se for... vixe. Editado por Mr.Sergius - 27 Out 2009 as 19:11 |
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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Cebo
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TALVEZ possa acontecer em bikes com o triângulo traseiro unificado. Esse sistema infeliz que a Trek inventou com suas Y.
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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html |
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Voodoo
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É na balança. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Hamud
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Não posso te dar certeza pq ainda não andei nela. Mas dá uma olhada na foto e veja que o link faz com que o pedivela possa ficar fixo enquanto o triângulo trabalha. Esse sistema é chamado de VLS (Virtual Link System) pela Haro. PS. Não to conseguindo postar a foto, tá dando problema no Imageshack, em casa posto. |
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Mauro Brisola
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2x
Se o pedivela não tem movimento relativo com o selim então não há diferença em relação à ht.
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satoshi
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Na Caloi SK o movimento central fica junto à balança traseira. Então toda vez que a traseira trabalha para amortecer, muda a posição do movimento central/pedivela em relação ao selim. Com isso pode-se criar um problema para os joelhos.
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satoshi
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Ah, lembrei. Isso vale também para a Sundown Brisk e GTS S3:
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satoshi
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Exemplos de quadros em que o movimento central não faz parte da balança traseira.
Volare Full: Astro XTC: Scott Spark: |
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Cebo
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A Trek inventou esse sistema porque, teoricamente, com movimento central e o pivo na mesma peça, não ocorreria o famigerado BOB. Porém, na prática não é isso que acontece. E pior: além do Bob continuar, esse tipo de sistema ainda perde eficiência quando você fica em pé.
E tem mais: as Trek Y eram todas falling rate. Ou seja, conforme a suspensão é comprimida, ela endurece MENOS. Explico: em uma suspensão linear para cada X peso que você coloca, ela se move Y centimetros e forma constante. Ou seja, se você colocar 1Kg e ela baixar 1cm, o próximo kg vai fazer ela ceder mais 1cm. Com 10Kg, ela afundaria 10cm. Já na falling rate, a suspa com 1kg de peso afundaria 1 cm, mas com 10Kg, ela afundaria, digamos, 17cm. Com isso, o sistema bate facilmente no fim de curso, exigindo molas duras. Isso acaba se traduzindo em um funcionamento áspero e com leitura de terreno ruim. Isso nos casos da Trek. Sei que algumas bikes projetadas pra amortecedor a ar são rasing rate no começo e falling no final do curso. Enfim, fazer uma bike full boa não deve ser a coisa mais simples do mundo.
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Mr.Sergius
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De fato o interessante seria algo que sintetizasse tudo isso. Não sei se o sistema da Epic ou da Genius funcionam adequadamente, mas a proposta é fazer uma leitura mais apurada do terreno e ser dura o suficiente onde o terreno é mais plano e maleável onde for irregular. Na mão isso seria até simples bastando girar um botão para aumentar ou diminuir a pressão, mas automaticamente a coisa complica. Nas suspensões inteligentes dos carros é tudo mais fácil com um microprocessador alimentado pela bateria controlando amortecedores.
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Hamud
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Pronto, consegui. Segue foto do Sonix.
Percebam que o triangulo traseiro gira no eixo da caixa de movimento central. |
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Voodoo
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Que bacana esse quadro Volare! |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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digo107
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Cadastrado em: 18 Abr 2007 Goiânia - GO Offline Mensagens:2418 |
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O pedivela da minha também é na balança traseira, mas é um sistema de link virtual também. Nunca senti nada de mal e nenhuma dor no joelho. Na realidade, não chega a ser na balança traseira, é como se houvesse ainda outro link. Vejam:
Inclusive houve uma discussão semelhante na última página desse tópico:
Vejam também como é o funcionamento:
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Hamud
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No caso do Canaan Elite, ao contrário do Sonix por exemplo, o movimento central precisa se mover para que haja amortecimento. Por outro lado o movimento é amenizado pelo complexo e bem estruturado conjunto de links.
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digo107
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Justamente... Digamos que, o pedivela acompanha tudo, como se estivesse no triângulo dianteiro.
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