Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike Fixa - Problema na Correia [Dúvida]
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike Fixa - Problema na Correia [Dúvida]

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
redgrish Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar redgrish Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike Fixa - Problema na Correia [Dúvida]
    Postado: 24 Abr 2012 as 05:57
Boa noite bicicleteiros. 

 Comprei uma bicicleta fixa de um amigo, eu sabia que ela possuia uma gambiarra no cubo traseiro e na pinha, sei que alguma coisa foi colada -com cola mesmo - ao cubo. Arrumei a correia - que veio estragada -, consegui dar umas pedaladas... mas bastou pouco tempo e tensão para que a correia escapasse -isto foi no plano-. 


Como faço para ter uma correia que não escape e que aguente skids , que seja resistente o bastante para que eu possa controlar a velocidade no pedal ? 

O problema seria no cubo - com esta gambiarra-  ou na correia - correia normal - ?

Não entendi ao certo, se compro um cubo flipflop eu preciso comprar a pinha fixa também ou ela já vem colada no cubo? E se for um cubo normal, também se faz necessária a compra de uma pinha fixa? Vocês tem algum conjunto para me indicar no limite de até 200R$?

Apenas quero a corrente fique firme e não caia.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2012 as 08:58
o mais seguro na minha opinião é o cubo dianteiro pra disco, vc pega uma catraca k7 comum e manda fazer 6 furos pra prender na entrada de freio a disco do cubo.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2012 as 09:01
Voltar ao Topo
Igor_DH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2003
niteroi - RJ
Offline
Mensagens:2859
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor_DH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2012 as 11:27
A gancheira é horizontal ? Para que você possa tensionar a corrente corretamente ? Caso não seja e o problema seja só a corrente sair, um esticador deve resolver.
Voltar ao Topo
redgrish Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar redgrish Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2012 as 14:40




Voltar ao Topo
redgrish Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar redgrish Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2012 as 14:53


Uploaded with ImageShack.us

Não tenho a opção de editar, por isso o double post, desculpe.

Gancheira é na diagonal. 
A questão fundamental, a pouca resistência da correia é causada pelos dentes pequenos do pinhão ou a má qualidade do cubo, ou ainda, a tensão errada da correia?

Voltar ao Topo
akinaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jul 2011
Japão
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar akinaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 02:34
Originalmente postado por redgrish redgrish escreveu:

 

Uploaded with ImageShack.us

Não tenho a opção de editar, por isso o double post, desculpe.

Gancheira é na diagonal. 
A questão fundamental, a pouca resistência da correia é causada pelos dentes pequenos do pinhão ou a má qualidade do cubo, ou ainda, a tensão errada da correia?

 

Eu tive o mesmo problema, comprei a bike usada e no primeiro rolê peguei uma descida longa, a bike estava sem freios e quando fui tentar reduzir a velocidade o pinhão descola do cubo e a corrente cai. Resultado, num ato desesperado eu coloco o pé no chão e fui lixando a sola do tenis até parar na grade, sem nenhum controle e esperando o pior!

Creio que o problema é a tensão da corrente.

Coloca um lockring que é bem barato(6 dilmas) e cola os 2 no cubo (uso o meu assim e nunca tive problemas), enquanto prepara cubo dianteiro para freio a disco com o pinhão parafusado que ao meu ver é a solução ideal para quem abusa dos skids.

[]'s
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 03:12
Deve ser corrente pouco esticada mesmo, pela foto a roda está quase na posição mais atrás. Talvez tenha que tirar dois elos da corrente.

Eu uso pinhão colado e a única vez que ele me deixou na mão foi quando subi o morro do osso (não dou skid).
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Hiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jun 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 03:21
também acredito que o maior problema seja a falta de tensão.
coloca a corrente e prende a roda no máximo que a gancheira permitir, se ela ainda assim formar uma barriguinha ou o comprimento dela ta errado mesmo ou já ta bem laceada.
se o comprimento tiver errado mesmo só tirar alguns elos e voltar a prender a roda. Corrente muito gasta também ajuda a desengrenar o sistema já que os elos e os dentes da coroa e pinhão não vão se alinhar perfeitamente e em alto giro a tendencia é a da corrente cair.

eu não daria skids com esse pinhão colado. Se o intuito é mesmo dar skids pra lá e pra cá pensa no sistema de pinhão parafusado, porque até mesmo os cubos caros com pinhão rosqueado podem espanar com uma parada violenta.
Tem os cubos Quando que tem um bom custo beneficio.
Voltar ao Topo
Jonas Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2008
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2012 as 02:10
Boa Noite

Com o tempo é normal a corrente perder a tensão (ela desgasta e fica frouxa)

Com bikes de marcha vc nem nota mas nas single e principalmente nas fixas, é um item importante de ser verificado.

Pelo que vi no seu caso bastaria afrouxar o cubo traseiro e puxar a roda mais pra tras, tensionando a corrente novamente.

Se não for possível puxar até tensionar, tente tirar um ou dois elos da corrente e tente novamente.

Não dê skids com esse tipo de cubo, vai acabar espanando a rosca. Se quiser dar skids tem que ter cubos apropriados, que não usam rosca.

Abs,
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2012 as 02:41
O que acontece é que esse pinhão foi somente rosqueado em um cubo de rosca comum. Você pode andar para frente tranquilo que anda vai acontecer, mas se fizer qualquer força contrária, seja um skid, seja você esquecer de pedalar, o pinhão vai ser desrosqueado. Cola nenhuma vai segurar esse tipo de força e alternativas do tipo rosquear um anel de movimento central também não garantem que o pinhão fique no lugar. Você nunca vai ter uma bike confiável com esse sistema de gambiarra.

A melhor alternativa é essa que o daniel falou, cubo de disco + pinhão furado. Na velodeath ou na ciclourbano eles vendem esse tipo de pinhão já furado e próprio para o uso em cubos de disco. Eu tenho 2 pinhões desses que estou usando atualmente.


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
redgrish Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar redgrish Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2012 as 21:33
Brigadão galera pelo feed. 
Vou seguir a dica de vocês e colocar um cubo de disco + pinhão furado. Meu medo é que a correia fique espandando toda a hora e eu gaste sempre 80R$ arrumando algo que não tem concerto.  
Certo, não há diferença alguma entre os cubos traseiros e dianteros, certo? 

Se eu comprar o cubo dianteiro para disco, instalar o pinhão parafusado e coloca-lo na roda traseira, não haverá nenhum problema?

Abraços Galera, muito obrigado pela assistência

Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2012 as 06:21
tem que ser um cubo de disco com eixo de porca ou vc troca ou compra um que ja venha assim, nao sei qual o espaçamento do seu quadro, mas nas MTB o cubo traseiro é 135 e o dianteiro 110 se nao me engano, tem essa diferença, mas com o cubo com eixo de porca basta colocar arruelas é bom que da pra conseguir um alinhamento melhor pra corrente com o pedivela.
Voltar ao Topo
willgaldino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar willgaldino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2012 as 00:11
http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/12/cubo-campagnolo-c-record-para-pinhao_19.html
Vale checar o post no Bike Fixabr!
urubu na guerra é frango!
Voltar ao Topo
ratto1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jun 2013
itajai
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ratto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2013 as 12:23
aí ó.
tem gente que vai rir, mas eu fiz um esticador de corrente para quadro com guincheira tradicional, baseado no da minha moto, todo em alumínio e parafusado, 
tá funcionando que é uma beleza.
flw 
Voltar ao Topo
Mauro Rocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Rocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2013 as 13:04
Ola amigo, um esticador de corrente resolveria seu problema. Afinal com gancheira horizontal fica chato esticar com uma tensão boa na mao.. Sobre a gambiarra do cubo também é uma boa trocar viw..Pode te deixar na mao..< ="text/" ="" ="/B1D671CF-E532-4481-99AA-19F420D90332etdefender/huidhui.js?0=0&0=0&0=0">
Voltar ao Topo
Spyke Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
Belém
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Spyke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2013 as 09:48
Tá muito legal o esticador....mas não vejo dificuldades em esticar com gancheira horizontal.....
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X