Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike Fit -  Guidão e postura
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike Fit - Guidão e postura

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Asabiel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Asabiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike Fit - Guidão e postura
    Postado: 15 Ago 2015 as 18:28
Pessoal, iniciei no mundo da bike a pouco tempo e como primeira bike peguei uma que se encaixa no meu bike fit, porém tenho dúvidas da melhor postura e se a altura do guidão está correta. Tenho um guidão reto e as vzs sinto desconforto na base do pescoço /início da coluna. Nada que perdure... Mas fico pensando se um guidão curvo não seria mais confortável
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2015 as 20:22
O conforto na bike é uma coisa muito pessoal, uns gostam de pedalar em uma posição , outras em outra... As vezes o que  fica bom para um, não fica para outro...... Eu particularmente gosto de deixar o guidão na mesma altura que o selim..... Eu tenho um colega que prefere o guidão mais alto que o selim......Já vi aqui no fórum, gente que preferem o guidão mais baixo que o selim..... Por ai vai....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Rafael Alpi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
Botucatu
Offline
Mensagens:154
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Alpi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2015 as 00:29
As medidas da minha bike estão em acordo com o meu bike fit, eu uso o guidão mais baixo que o selim, prefiro assim e não tenho desconforto algum.

Vc não consegue fazer um teste com outro guidão?
Voltar ao Topo
eric vieira Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2015
Salvador
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eric vieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2015 as 00:37
Minha bike tinha o guidão reto e era desconfortável, da forma como você descreveu, com dores na cervical e ombros. Troquei por um guidão curvo de 10 cm mais alto, fez uma grande diferença.
Mas é como o amigo disse, essas coisas de ajuste e conforto são muito pessoais. Vc deveria fazer um teste.
Voltar ao Topo
AndreMoura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2015
Brasil
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreMoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2015 as 01:01
Acabei de vir olhar no fórum exatamente isso. 

Também sinto dores extamente nessa parte, entre os ombros.

Pela planilha do BEATNIK eu teria que deixar o selim 2cm mais para trás, mas ele está no máximo e pelo prumo meu joelho não ultrapassa a linha no eixo do pedal, fica certinho.
O tamanho do top tube efetivo também está exato, a questão é a altura do guidão mesmo!
Eu teria que abaixá-lo mais uns 2cm. Mas eu acho que isso vai dar ainda mais dores, só que dessa vez na lombar. E pra abaixar o guidão esse tanto acho que só invertendo a mesa.

Tenho dúvida com relação à largura do guidão também....Não sei se é por que durante a semana eu pedalo uma dobrável, mas várias vezes pedalando eu ponho a mão o mais próximo possível dos passadores.....

Fiz uma medida aqui, meio imprecisa porque estou sozinho, mas deu 49cm de ombros e 62 de guidão. Alguém com alguma dica, lembrando que a idéia é pedais longos? (Tô querendo fazer minha primeira cicloviagem no feriado do sete de setembro).

O guidão é levemente curvado.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2015 as 01:35
Originalmente postado por Asabiel Asabiel escreveu:

Pessoal, iniciei no mundo da bike a pouco tempo e como primeira bike peguei uma que se encaixa no meu bike fit, porém tenho dúvidas da melhor postura e se a altura do guidão está correta. Tenho um guidão reto e as vzs sinto desconforto na base do pescoço /início da coluna. Nada que perdure... Mas fico pensando se um guidão curvo não seria mais confortável


Você não viu aquele vídeo que te mandei? Ou será que mandei para a pessoa errada. Dores no pescoço/coluna eu tive quando pedalava em uma bike com 4cm a mais de top tube efetivo do que o ideal. Vou postar de novo o link:

https://www.youtube.com/watch?v=nQM5LT1-ZRU


1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
AndreMoura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2015
Brasil
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreMoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2015 as 09:08
Não consigo editar posts ainda.

Refiz o teste do prumo, estava achando que a ponta do joelho era no eixo do pedivela, quando na verdade é na ponta, então eu realmente deveria chegar o selim mais para trás, mas ele já está no máximo e já tem recuo.

Abaixei o guidão colocando os espaçadores pra cima da mesa, aí dá aperto (Clap parabéns pra mim pela reinvenção da roda), mas ainda não está como deveria pela planilha Confused

Vou aproveitar o domingo de sol pra fazer um teste.
Voltar ao Topo
Asabiel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Asabiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2015 as 11:05
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Asabiel Asabiel escreveu:

Pessoal, iniciei no mundo da bike a pouco tempo e como primeira bike peguei uma que se encaixa no meu bike fit, porém tenho dúvidas da melhor postura e se a altura do guidão está correta. Tenho um guidão reto e as vzs sinto desconforto na base do pescoço /início da coluna. Nada que perdure... Mas fico pensando se um guidão curvo não seria mais confortável


Você não viu aquele vídeo que te mandei? Ou será que mandei para a pessoa errada. Dores no pescoço/coluna eu tive quando pedalava em uma bike com 4cm a mais de top tube efetivo do que o ideal. Vou postar de novo o link:

https://www.youtube.com/watch?v=nQM5LT1-ZRU





Bol Gola,

Vi o vídeo aqui, porém meu guidão é bem reto. Acho que não tem tanta margem para um ajuste assim. De qualquer forma vou fazer o possível. Se não ficar bom vejo de comprar outro guidão
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2015 as 17:46
Originalmente postado por Asabiel Asabiel escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Asabiel Asabiel escreveu:

Pessoal, iniciei no mundo da bike a pouco tempo e como primeira bike peguei uma que se encaixa no meu bike fit, porém tenho dúvidas da melhor postura e se a altura do guidão está correta. Tenho um guidão reto e as vzs sinto desconforto na base do pescoço /início da coluna. Nada que perdure... Mas fico pensando se um guidão curvo não seria mais confortável


Você não viu aquele vídeo que te mandei? Ou será que mandei para a pessoa errada. Dores no pescoço/coluna eu tive quando pedalava em uma bike com 4cm a mais de top tube efetivo do que o ideal. Vou postar de novo o link:

https://www.youtube.com/watch?v=nQM5LT1-ZRU





Bol Gola,

Vi o vídeo aqui, porém meu guidão é bem reto. Acho que não tem tanta margem para um ajuste assim. De qualquer forma vou fazer o possível. Se não ficar bom vejo de comprar outro guidão


Sim. Se ele é "reto", o máximo que pode fazer é rotacionar de forma que a curvatura das pontas fique direcionada a seu tórax. Se continuar doendo a coluna é porque a frente está baixa demais. Aí é trocar o guidão por um mais elevado e talvez uma mesa elevada e até um pouco mais curta também!
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Asabiel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Asabiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2015 as 18:01
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Asabiel Asabiel escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Asabiel Asabiel escreveu:

Pessoal, iniciei no mundo da bike a pouco tempo e como primeira bike peguei uma que se encaixa no meu bike fit, porém tenho dúvidas da melhor postura e se a altura do guidão está correta. Tenho um guidão reto e as vzs sinto desconforto na base do pescoço /início da coluna. Nada que perdure... Mas fico pensando se um guidão curvo não seria mais confortável


Você não viu aquele vídeo que te mandei? Ou será que mandei para a pessoa errada. Dores no pescoço/coluna eu tive quando pedalava em uma bike com 4cm a mais de top tube efetivo do que o ideal. Vou postar de novo o link:

https://www.youtube.com/watch?v=nQM5LT1-ZRU





Bol Gola,

Vi o vídeo aqui, porém meu guidão é bem reto. Acho que não tem tanta margem para um ajuste assim. De qualquer forma vou fazer o possível. Se não ficar bom vejo de comprar outro guidão


Sim. Se ele é "reto", o máximo que pode fazer é rotacionar de forma que a curvatura das pontas fique direcionada a seu tórax. Se continuar doendo a coluna é porque a frente está baixa demais. Aí é trocar o guidão por um mais elevado e talvez uma mesa elevada e até um pouco mais curta também!

Ao ver o guidão hj percebi que ele tem uma curvatura que ao ajustar elevou um pouco a altura. Realinhei todos os componentes, porém hoje o desconforto foi maior.

Semana que vem vou fazer o movimento inverso. Vou deixar ele mais baixo (na marca recomendada pelo fabricante) e ver o que acontece
Voltar ao Topo
ccarlos87 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ccarlos87 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2015 as 09:21
Pessoal, estou com uma dúvida referente ao guidão da minha MTB.

Uso uma merida matts aro 26" para ida/volta trabalho e alguns passeios rápidos. Para outros fins uso a Road.

Sempre achei que fico com os braços muito aberto nela.
O guidão Truvativ Style SL tem 62cm de ponta-a-ponta. Mas meu ombros tem 42cm (mesmo tamanho guidão da Road).

Já me disseram:

-Está muito largo para você.
-62cm MTB equivale a 42cm do ombro.
-Para aro 26" esse tamanho está correto. Se fosse 29" teria que ser guidão menor.

Algum pode me dá uma explicação definitiva?!
Recomendam o corte?!
Smile
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X