Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Bike Fit] Alguem me explica?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Bike Fit] Alguem me explica?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GUGA_RJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2009
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUGA_RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Bike Fit] Alguem me explica?
    Postado: 02 Jun 2009 as 14:42
Bem,

fiz um bike fit, de um site que não lembro o nome, só lembro que me cadastrei para poder fazer.

Os dados foram:

WS Recommended Sizes  
Frame Size center-to-center: 56 cm
Frame Size center-to-top: 58 cm
Overall Reach: 65.25 cm
Saddle Height: 75.94 cm
Handlebar Width: 40 cm


Your Measurements  
Height: 179.00 cm
Sternum Notch: 148.00 cm
Inseam Length: 86.00 cm
Arm Length: 60.50 cm
Shoulder Width: 40.50 cm
Flexiblity: 10
Weight: 76.00 kilo
Foot Size: 43.00 EURO


O que isso tudo quer dizer? *além das minhas medidas...pq isso entendo. rsrsrs

As medidas do meu Astro Comet 18":
A

Tubo Superior
595
B

Angulo cx de Direção
71.5
C

Angulo tubo do Selim
73
D

Distancia Entre Eixos
1051
E

Distancia Triangulo Traseiro
425
F

BB Drop (Centro de gravidade)
40
G

Fork Offset
39
H

Tubo cx. de Direção
110


vlw
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2009 as 20:35
tem certeza q v fez o bike fit na seção de MTB???   pq as medidas do quadro estão em cm..  isso indica medidas de bike de speed e não de MTB..   era pra estar em polegadas se fosse pra MTB. 
 
pelas medidas ali...  o seu quadro precisaria ter 58cm de tamanho ( center to top é como se mede as MTB) ..   tranformando em polegadas ( divide por 2,54) dá 22,8"..  esse é o tamanho do quadro indicado pra vc..   ou seja quadro 23"..
 
tem certeza q mediu tudo certinho mesmo???  pq o "Inseam Length" é a medida do seu cavalo..  ( do chão até a sua virilha)  e numa regra bem geral, vc pega essa medida em polegadas ( 86cm = 33,8" ) e subtrai 14 ..  ai daria o tamaho do quadro aproximado.. ou seja 19,85 o q daria um quadro 20".
 
Overral reach é medida do top tube efetivo do quadro + mesa..     no seu caso deu 652,5mm
 
pela medida da bike.. ela tem 595 de top tube..  ai sobram 57,5mm  . .essa seria a medida da mesa q vc teria q usar. . ou seja mesa de 60mm   ..  teria q por uma mesa de DH pra chegar nessa medida.. pois as de XC em geral começam com 70mm pra mais.
 
Saddle height. é a altura do seu selim ..  do eixo do central até a o topo do selim.
 
Handlebar Width: é a largura q vc deveria usar o guidão..  é igual a largura dos seus ombros..  isso serve bem pra speed .. pra MTB geralmente se usa guidão bem mais largo q isso.
 
em resumo.. pelo bike fit,   sua bike tá bem fora do ideal pra vc..  ela teria q ser bem mais alta e bem mais curta.. 
 
altura dá pra compensar fácil com um canote mais longo..  já o comprimento é mais dificil..  pois ou usa mesa de DH .. ou troca de quadro.. 
 
mas vai ser bem dificil achar um quadro q se encaixe nessas medidas, pois um quadro 23" vai ser bem mais longo q o seu 18"..  ai nao vai ter como usar mesa nele. pois provavelmente só o quadro ja seja mais longo q a medida indicada pra quadro + mesa.
 
dá uma conferida se vc fez na parte de Road ou de MTB e tb nas medidas.
Voltar ao Topo
wsam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2009
SAMPA
Offline
Mensagens:909
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wsam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2009 as 20:40
Provavelmente vc fez no wrenchscience.com!

As medidas de "Frame Size center-to-top" e "Frame Size center-to-center" eu tb não entendi mas assim como eu vc já comprou o quadro, então desencanei

Guga, acho que pra começar a entender seu bike fit, pode começar pela altura ideal do selim:

- Saddle Height: 75.94 cm

O Seat Tube do Comet 18 tem +ou- 47cm (eu medi, pq no site da Astro não tem! HUMPF!) Seu canote ficará 28cm pra fora. Sendo que 12cm tem q tá dentro, então precisará de um canote de 40cm.

- Overall Reach: 65.25 cm
O Top Tube do Comet é 595mm. 652mm - 595mm = 57mm.
Seria mais ou menos o tamanho da mesa. Mas como não tem essa medida acho que vai ter que trabalhar com ajuste mais finos. Colocando o banco mais pra frente e/ou subindo a mesa.

- A altura da mesa é de 2 a 3 polegadas abaixo do selim.
- A medida do guidão é pessoal. Pois pra mim deu 44 e acho pequeno demais.

Acho que a GROSSO modo é isso e depois vc vai fazendo os ajustes finos...
Bjundas

Voltar ao Topo
wsam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2009
SAMPA
Offline
Mensagens:909
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wsam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2009 as 20:46
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

em resumo.. pelo bike fit,   sua bike tá bem fora do ideal pra vc..  ela teria q ser bem mais alta e bem mais curta.. 


Royo postou na mesma hora que eu!

Mas qdo fiz as contas aqui, achei a mesma coisa.
O canote tá bem alto e a mesa curta.

Dá uma conferida nos seus dados que vc colocou!
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2009 as 20:48
Eu fiz o bike fit nesse site, dá pra obter as medidas em cm, mesmo para bikes MTB.

Frame Size center-to-center: medida do movimento central até o ponto de encontro do top tube com o seat tube.
Frame Size center-to-top: medida do movimento central até o topo do seat tube (aquele pedaço que sobra acima da junção com o top tube).


Editado por Hamud - 02 Jun 2009 as 20:48
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2009 as 21:24
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2009 as 21:33
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

esse quadro talvez fique melhor ajustado ( se as medições estiverem corretas mesmo)
 
tam 20" , mas com 585mm de top tube..  ai ja da pra usar mesa 10mm maior
 
 
 


Essa medida do top tube é efetivo? Pq a minha XTC tem 585mm de top tube efetivo e é 18".
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
GUGA_RJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2009
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUGA_RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2009 as 21:48
É...tô achando que tem algo de muito errado mesmo.. rs

Galera, vou tirar minhas medidas novamentes e veremos...

Muito estranho, pq experimentei, por exemplo, uma caloi elite de 17" e achei que tinha ficado boa. Agora não sei.
Voltar ao Topo
Victor Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2007
SP - SAO PAULO
Offline
Mensagens:398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Victor Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2009 as 21:55
Originalmente postado por GUGA_RJ GUGA_RJ escreveu:



Muito estranho, pq experimentei, por exemplo, uma caloi elite de 17" e achei que tinha ficado boa. Agora não sei.



Impossivel!!

A caloi so tem quadro par ou seja, 16 18 20"!!
Voltar ao Topo
luizsalles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2006
Offline
Mensagens:840
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizsalles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2009 as 01:13
parceiro vc mediu seu braço errado, vai por mim, por isso que está com um overall reach tão curto, as outras medidas estão corretas.
 
presta atenção no desenho que aparece no site e mede olhando no espelho....
 
a medida do seu ombro tá meio curta também 400mm é muito pouco para o guidão....
 
 


Editado por luizsalles - 03 Jun 2009 as 01:18
Luiz Salles
Voltar ao Topo
GUGA_RJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2009
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUGA_RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2009 as 02:00
Originalmente postado por Victor Martins Victor Martins escreveu:

Originalmente postado por GUGA_RJ GUGA_RJ escreveu:



Muito estranho, pq experimentei, por exemplo, uma caloi elite de 17" e achei que tinha ficado boa. Agora não sei.



Impossivel!!

A caloi so tem quadro par ou seja, 16 18 20"!!


então foi 18...Ermm
Voltar ao Topo
GUGA_RJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2009
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUGA_RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2009 as 02:01
Originalmente postado por luizsalles luizsalles escreveu:

parceiro vc mediu seu braço errado, vai por mim, por isso que está com um overall reach tão curto, as outras medidas estão corretas.
 
presta atenção no desenho que aparece no site e mede olhando no espelho....
 
a medida do seu ombro tá meio curta também 400mm é muito pouco para o guidão....
 
 


foi oq imaginei....rsrs

o braço tem q medir cada um e somar?! como é?
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2009 as 02:09
Meça ambos, como indica no site, e tira uma media.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
luizsalles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2006
Offline
Mensagens:840
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizsalles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2009 as 02:16
Guga_RJ explicar é meio complicado, melhor é olhar a foto/desenho que aparece no site mesmo... mas vamos lá..
 
você pode e deve medir os dois e fazer uma média, a medida é com o braço extendido, começa a medir na "junção do braço com o peito, onde fica o musculo "peitoral", logo no começo.... desse ponto até a linha do polegar com a mão extendida.....
 
mas como disse minha explicação é muito ruim, hehehe dá uma olhada novamente no site...
 
eu tenho medidas parecidas com as suas dá uma olhada nelas...
 
WS Recommended Sizes  
Frame Size center-to-center: 18 in
Frame Size center-to-top: 19 in
Overall Reach: 70.50 cm
Saddle Height: 75.94 cm
Handlebar Width: 46 cm

wrench science

Your Measurements  
Height: 181.00 cm
Sternum Notch: 149.00 cm
Inseam Length: 86.00 cm
Arm Length: 70.00 cm
Shoulder Width: 46.00 cm
Flexiblity: 6
Weight: 80.00 kilo
Foot Size: 11.50 USMens
 
Luiz Salles
Voltar ao Topo
GUGA_RJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2009
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUGA_RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2009 as 02:46
Galera, as novas medidas:

WS Recommended Sizes  
Frame Size center-to-center: 17 in
Frame Size center-to-top: 18 in
Overall Reach: 68.50 cm
Saddle Height: 74.17 cm
Handlebar Width: 46 cm

wrench science

Your Measurements  
Height: 179.00 cm
Sternum Notch: 150.00 cm
Inseam Length: 84.00 cm
Arm Length: 63.00 cm
Shoulder Width: 47.00 cm
Flexiblity: 10
Weight: 76.00 kilo
Foot Size: 43.00 EURO

Voltar ao Topo
GUGA_RJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2009
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUGA_RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2009 as 13:03
Agora parece que os números ficaram melhores! hehe
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2009 as 13:20
agora a sua bike com mesa de 90mm está perfeita.
 
mas vc refez as medidas mesmo, ou adequou elas à sua bike?   pq mudaram todas as suas medidas.
Voltar ao Topo
GUGA_RJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2009
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUGA_RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2009 as 15:26
Refiz todas as medidas.... antes tinha feito com ajuda da minha prima, ou seja, sem boa vontade alguma. rsrsrs

Quanto a mesa, a que comprei tem 100mm.... acho que não fará tanta diferença, espero.



Voltar ao Topo
ThiagoX Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 11 Jan 2005
niteroi
Offline
Mensagens:671
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2009 as 04:01
Originalmente postado por GUGA_RJ GUGA_RJ escreveu:

.. antes tinha feito com ajuda da minha prima, ou seja, sem boa vontade alguma. rsrsrs



Hehe, nromal!
Voltar ao Topo
lucas Bob filho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jun 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucas Bob filho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 00:21
Só para lembra o site é http://www.wrenchscience.com/
Voltar ao Topo
IsraelWolf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2009
Goiânia
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IsraelWolf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 00:30
Flexibilidade 10... tá bruto hein!!! hehehe
 
Minhas medidas tb são bem parecidas... agora parece que seu resultado saiu de acordo mesmo...
 

WS Recommended Sizes

 

Frame Size center-to-center:

18 in

Frame Size center-to-top:

19 in

Overall Reach:

68.00 cm

Saddle Height:

75.94 cm

Handlebar Width:

42 cm

 

 

Your Measurements

 

Height:

180.00 cm

Sternum Notch:

147.00 cm

Inseam Length:

86.00 cm

Arm Length:

67.00 cm

Shoulder Width:

42.00 cm

Flexiblity:

6

Weight:

69.50 kilo

Foot Size:

43.00 EURO

Israel Wolf

Terra: Merida Carbon FLX 3000 + Shimano XT

Asfalto: Trek 5000 2008 + Shimano Ultegra SL
Voltar ao Topo
lucas Bob filho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jun 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucas Bob filho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 13:13
Originalmente postado por luizsalles luizsalles escreveu:

parceiro vc mediu seu braço errado, vai por mim, por isso que está com um overall reach tão curto, as outras medidas estão corretas.
 

presta atenção no desenho que aparece no site e mede olhando no espelho....

 

a medida do seu ombro tá meio curta também 400mm é muito pouco para o guidão....

 

 


So para tentar explicar melhor esse Handlebar Width é a distancia da pegada no guidao (distancia de uma mao a outra). e nao do comprimento total do guidao.
Voltar ao Topo
luizcarlosbred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2011
pinhal
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizcarlosbred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2011 as 14:54
olha nao sei o que vc fez. mas o bike fit que fiz ate minha avó faz. se vc tiver algum tempinho de bike e ler a respeito vc nao precisa dessa coisa nao. eu nao gasto mais dinheiro com isso nao odiei.
Voltar ao Topo
colxete Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2012
Bauru
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar colxete Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2012 as 18:24
Fiz um bike fit simples e deu certo, não gasto mais dinheiro tbm.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X