Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike em condomínio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike em condomínio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
raphael mp Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2008
-
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphael mp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike em condomínio
    Postado: 02 Jan 2020 as 09:56
Bom dia, estou com um problema no meu condomínio e acho que aqui poderia conseguir uma ajuda.

Tenho duas vagas de garagem (vagas pré estabelecidas), só tenho um carro (usado pela minha mulher) e utilizo a bike como meio de transporte. Atualmente coloco minha bike na minha outra vaga sem prejudicar ninguém.

No condomínio tem aqueles bicicletários suspensos que a grande maioria são bikes sem uso mas para mim o pior é que tem muito mais ganchos do que seria o ideal.

A síndica rearranjou umas bikes (socou as bikes sem uso em um canto) e agora tem um espaço que daria para colocar a minha bike mas obviamente isso será provisório, basta mais uma bike lá ou que o dono de uma bike sem uso queira usa-la que minha bike tenha risco de avaria.

Nessa ganhei uma advertência para tirar minha bike da vaga e colocar no suposto biciletário.

Alguém já teve problema parecido? Essa cultura antibicicleta é complicado...

Já falei que pelo CTB bicicleta é considerada como meio de transporte mas ela insiste que no regulamento do prédio proíbe.

Na minha cabeça o regulamento do condomínio não pode ser superior à lei, não estou atrapalhando ninguém, a vaga é minha e quero colocar meu veículo nela.

Obrigado!

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2020 as 11:15
Condomínios sendo condomínios... Mesmo que na próxima reunião o assunto venha à pauta e que a assembleia concorde, o síndico ainda vai poder devolver que não será responsabilizado por ocasionais danos à sua bike. É um saco!

Sugiro que proponha a votação de uma mudança/ampliação no paraciclo, combinando antes com os outros donos de bike como vão proceder. Dessa forma, o condomínio ainda continua obrigado a se responsabilizar por ocasionais danos, que vai ficar menos frequentes. Ou então guarde a bike no apartamento (ainda tem que ver se o código do condomínio permite, blá-blá-blá...)

No final das contas, se tudo o mais falhar, vc pode recorrer a um advogado pra questionar isso judicialmente, mas aí envolve os honorários dele e a coisa vai ficar cara. Além do mais, a justiça tem optado por quase forçar a conciliação nesses casos, pra reduzir o volume de processos mais caros e demorados.

Boa sorte e cabeça fria nessa aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
lvieira1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2018
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lvieira1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2020 as 11:28
Originalmente postado por raphael mp raphael mp escreveu:

Bom dia, estou com um problema no meu condomínio e acho que aqui poderia conseguir uma ajuda.

Tenho duas vagas de garagem (vagas pré estabelecidas), só tenho um carro (usado pela minha mulher) e utilizo a bike como meio de transporte. Atualmente coloco minha bike na minha outra vaga sem prejudicar ninguém.

No condomínio tem aqueles bicicletários suspensos que a grande maioria são bikes sem uso mas para mim o pior é que tem muito mais ganchos do que seria o ideal.

A síndica rearranjou umas bikes (socou as bikes sem uso em um canto) e agora tem um espaço que daria para colocar a minha bike mas obviamente isso será provisório, basta mais uma bike lá ou que o dono de uma bike sem uso queira usa-la que minha bike tenha risco de avaria.

Nessa ganhei uma advertência para tirar minha bike da vaga e colocar no suposto biciletário.

Alguém já teve problema parecido? Essa cultura antibicicleta é complicado...

Já falei que pelo CTB bicicleta é considerada como meio de transporte mas ela insiste que no regulamento do prédio proíbe.

Na minha cabeça o regulamento do condomínio não pode ser superior à lei, não estou atrapalhando ninguém, a vaga é minha e quero colocar meu veículo nela.

Obrigado!


Amigo, assim como voce, tambem uso bicicleta como meio de transporte e por isso minha vaga de garagem uso para deixar minhas bikes. Não deu problema algum no condomínio. Outros tambem fazem isso, apesar de usualmente outros colocarem espremida entre a parede a o carro. No meu caso coloco no meio da vaga mesmo (não tenho carro)

Na minha opnião dar advertencia obrigando um morador a tirar a bicicleta da vaga, um absurdo. Como voce mesmo disse, é um meio de transporte como o carro, moto e outros. Cada morador deve decidir qual o meio de transporte é melhor pra ele. Alem do que, colocar a bicicleta  não atrapalha em nada o fluxo da garagem pra outros moradores. Alias o contrário, pergunte ao seu vizinho de vaga se ele (ou ela) prefere que voce coloque um carro ou uma bicicleta. Te garanto que vão responder "bicicleta" pois deixa bem mais tranquilo pra eles estacionarem e abrirem a porta do carro.

Legalmente falando, em caso de disputa, é certeza que voce vai ganhar. Mas espero que não seja necessario chegar a tal ponto, e uma simples discussão na proxima reunião do condominio resolva o assunto.

Abraços e boa sorte.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2020 as 11:35
Seu condomínio tem seguro? Se tiver provavelmente o seguro só cobrirá se a bike tiver no bicicletário. 

A convenção faz-se lei entre os condôminos mas não pode ir contra as leis vigentes. 
Aparentemente a convenção exclui as bicicletas da utilização da garagem, o que não choca-se com o CTB (o CTB equipara a veiculos, não fala nada sobre utilização em garagens)


Editado por jh1991 - 02 Jan 2020 as 12:22
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2020 as 12:19
Aqui no prédio após eu criar caso, as bicicletas que não foram identificadas pelos moradores foram doadas. Eram bikes de moradores que se mudaram e não as levaram.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
lvieira1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2018
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lvieira1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2020 as 12:43
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Aqui no prédio após eu criar caso, as bicicletas que não foram identificadas pelos moradores foram doadas. Eram bikes de moradores que se mudaram e não as levaram.

Isso realmente é uma problema grave em todos os predios. Um monte de bicicleta abandonada que claramente não é usada a "seculos" juntando poeira, e ai atrapalhando moradores que querem guardar as bikes que utilizam.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2020 as 16:26
Bom, a vaga na garagem é particular, vc pode fazer com ela o que quiser desde que não atrapalhe a vaga do vizinho. Só poderia ser problema caso o condomínio tivesse câmera e seguro, ai só as bikes no bicicletário poderiam ser cobertas. Mas a esmagadora maioria não tem, então a vaga é sua, se vc presa pela pintura da sua bike não é obrigado a usar o bicicletário, eu tentaria chegar num acordo e se ela insistisse mandava procurar a justiça. No fundo esse povo só quer que as vagas fiquem sem uso pros parentes encostarem os carros no fim de semana.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2020 as 16:31
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Bom, a vaga na garagem é particular, vc pode fazer com ela o que quiser desde que não atrapalhe a vaga do vizinho. Só poderia ser problema caso o condomínio tivesse câmera e seguro, ai só as bikes no bicicletário poderiam ser cobertas. Mas a esmagadora maioria não tem, então a vaga é sua, se vc presa pela pintura da sua bike não é obrigado a usar o bicicletário, eu tentaria chegar num acordo e se ela insistisse mandava procurar a justiça. No fundo esse povo só quer que as vagas fiquem sem uso pros parentes encostarem os carros no fim de semana.

vida em condomínio não é tão simples assim...


Editado por jh1991 - 02 Jan 2020 as 16:33
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2020 as 17:18
tenho uma idea fantástica. Vai em um desmanche e compra a perua mais velha que tiver lá, daí vc coloca a sua bike dentro dela. Ahahaha... 

Você não precisa nem de motor, somente a perua sem nada.

Fala pro seu síndico essa ideia e ele vai mudar de ideia.
Kr >>> DV
Voltar ao Topo
balangandio Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mai 2019
Logo alí
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar balangandio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2020 as 08:57
Originalmente postado por Davi Silva Davi Silva escreveu:

tenho uma idea fantástica. Vai em um desmanche e compra a perua mais velha que tiver lá, daí vc coloca a sua bike dentro dela. Ahahaha... 

hehehe a realidade é consideravelmente maleável... Talvez também poderia comprar uma motinha bem simples, e equilibrar a bike em cima dela.

Penso em me mudar para um condomínio, e a questão da bike neste tipo de ambiente me traz dúvidas. É normal ("visto com bons olhos") levar a bike pra dentro do apartamento? Ela iria neste caso no elevador mesmo? Pra quem pedala diariamente, por vezes voltará molhado, com lama. Também me preocupa alguém "se encantar" demais com uma bike um pouco mais valiosa na garagem, fazer uma graça com os pneus, etc. A questão de entrar e sair do condomínio é "meio burocrática" (interação com a portaria)?
Voltar ao Topo
rsoliveira2018 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2019
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsoliveira2018 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2020 as 09:32
Moro num condomínio e a treta bicicletário x garagem é real também.
Atualmente não encontro nenhuma bicicleta fora do bicicletário, aos poucos os moradores foram aderindo ou sendo coagidos a aderir.

Eu mantenho a minha dentro do apartamento. O bicicletário, além de ser acessível por qualquer um (e o condomínio tem 3000 pessoas), ainda não tem cobertura (e tem chovido todo dia desde agosto/2009....). Não tenho tido problemas para guardar a bicicleta no apartamento, exceto o esforço de subir com ela por 02 lances de escadas, já que não tem elevador.

É uma speed. Também mantinha uma MTB anteriormente e, mesmo suja de barro, o maior problema era minha esposa reclamando e não o pessoal do condomínio.
A interação com a portaria é OK, tem uma passagem específica que utilizo para passar com a bicicleta, pois a entrada normal é uma porta giratória e não cabe, mas não há problemas na relação com eles.

NO ENTANTO, ainda é de uma burrice sem igual, pois do lado da passagem "obrigatória" fica a saída dos carros e seria muito mais fácil pra mim passar pela passagem dos carros, mas aí sim, já dá problemas. Ou seja, tenho que desclipar, descer, passar o tag no leitor, abrir a primeira porta, passar, fechar ela obrigatoriamente para que a próxima porta a identifique como fechada e libere a abertura, passar pela outra porta, subir novamente na bike e reiniciar a pedalada..... dá-lhe saco!
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2020 as 16:28
eu penso assim...se a vaga é sua vc coloca o que quiser nela e ponto final...a ideia do amigo é valida...bote uma kombe velho fixa na vaga e bote a bike dentro ai quero ver reclamarem kkkk
Rober
Voltar ao Topo
Gustavo Novaes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo Novaes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2020 as 14:25
Acho que a melhor ideia é uma conversa, mas se ainda ficarem encrencando a ideia da kombi velha parece loucura, mas não é. Dependendo da sua região uma kombi velha custa menos que uma boa bike de entrada, ao redor dos 2k. Dai quero ver alguém reclamar kkkkkkkk
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2020 as 15:06
Falei isso na brincadeira, a ideia não é boa. Você não deveria gastar nada pra poder usar uma coisa que já é sua, conversa com o pessoal e explica a sua situação e preocupação.

Eu tenho 4 bicicletas que juntas custam uma grana enorme. Eu não deixaria elas em um bicicletário ou dentro de um carro velho que seja fácil de arrombar. Talvez se você convencer as pessoas que sua bicicleta precise estar em um local seguro eles autorizem você a instalar aquelas caixas para trancar bicicletas. 


Morar em condomínio e complicado, se tiver mais ciclistas na mesma situação é mais fácil de começar uma conversa, se estiver sozinho nessa briga, esquece.
Kr >>> DV
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:463
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2020 as 16:24
Minha sugestão não é para "o melhor dos mundos", mas acho que resolveria o problema. E se você utilizasse um mala-bike? Se você utilizar um grande a sua dor de cabeça vai ser no máximo tirar a roda da frente se sua bike for muito grande, a partir dai você pode tratar a situação de duas maneiras, meter um cadeado no mala-bike e deixar ele no bicicletário(se não for rígido você pode usar papelão na laterais pra reforçar a proteção) ou levar a bicicleta pra dentro do AP. Eu já tenho um mala-bike, então já teria partido pra essa solução pois detesto resolver esse tipo de burocracia.
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2020 as 18:16
A ideia de reunir as pessoas que gostam de andar de bike e as pessoas que comprariam uma bike se o condomínio tivesse lugares seguros pra deixar elas e a melhor maneira de resolver isso. Olha esse link.  https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/79/Velo-Safe_Lockers.jpg

Essas caixas são bem seguras e cabem 2 bicicletas grandes e talvez uma de criança. Tenho certeza que muita gente usa as caixas pra armazenar coisas que estão ocupando espaço dentro de casa tbem.


Sei lá, muita gente no condomínio pode discordar disso mas se eu morasse em um condomínio eu daria a minha vaga na garagem pra ter direito a uma caixa dessas.



Kr >>> DV
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2020 as 15:41
Isso em geral é um assunto complicado. Morei a vida toda em casa, e desde 2016 moro num prédio. Condomínio clube, novo, 5 torres e 400 aps, tem de tudo menos bicicletário. Alguns moradores deixam a bike (em geral aquelas que mal são usadas) nas vagas de garagem junto ao carro, porém é por conta e risco (e já houve furto). Segundo as regras do condomínio, ele não se responsabiliza pelas bikes deixadas nas garagens. Não há onde acorrentar a bicicleta. Eu acabo deixando a bike no apartamento (na sacada).
Esse foi um fator que sempre me impediu de ter duas bikes desde quando me mudei pra cá, e me fez largar o MTB no final do ano passado (estava fod* chegar sujo e com a bike imunda após um pedal, ter que subir de elevador e sujar o AP até chegar na sacada (que vivia imunda e a mulher me enchendo o saco).

Agora uma regra que limita o uso da garagem pra deixar a bike já acho um absurdo.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
rafaeljcb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2015
Jacareí
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeljcb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2020 as 07:48

Minha situação é igual à do Jagwire

Já sugeri para o sindico liberar a inclusão de armários para as vagas e ele alega que é contra as normas do condomínio. Realmente nenhum condomínio facilita a vida de ciclista de verdade, que procura ter um equipamento melhor para treinar no dia a dia.

Rafael - Giant SCR4
Voltar ao Topo
MarcosDescendooMorro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2020
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosDescendooMorro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2020 as 02:53
Você já tentou falar com o síndico? Já mostrou o código brasileiro de trânsito que mostra que vias de condomínios também obedecem a legislação e ciclistas pedalando são considerados veículos?
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2020 as 10:55
Maioria dos condomínios não permitem armazenar objetos na garagem, para evitar os "acumuladores" de plantão que se deixar enchem de armários e tralhas. Uma pena a bicicleta entrar junto nesse balaio.

Sugiro a você concorrer a síndico na próxima eleição. É o melhor caminho. Ou então subir a bike para o seu AP, que é meu caso. E nunca esquecer, é claro, de reclamar com a síndica quando usarem a sua vaga Big smileBig smileBig smileBig smile
Voltar ao Topo
HeberDF Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Abr 2012
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HeberDF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2020 as 17:58
Já passei por isso aqui onde moro. A maioria dos moradores guardavam as bikes no apartamentos. O bicicletário é recente aqui, uns 4 anos. Mas é aquilo que já falaram: virou depósito pra liberar espaço no apartamento. Eu usava a bicicleta com certa frequência, então deixava na vaga de carro (praticidade mesmo). Há uns 2 anos fui notificado pra tirar da vaga. Falaram que as vagas eram destinadas a veículos. Questionei o motivo da notificação, já que minha bicicleta possuía todos os requisitos indicados no CTB como retrovisor e os indicadores luminosos de roda, pedals, dianteiro, traseiro, etc (já que eu voltava do trabalho à noite). Enfim, a notificação caiu. Outras bicicletas que não tinham esses acessórios acabaram voltando pro apartamento do dono ou entulhada no bicicletário.
Brigar usando o argumento "a vaga é minha e coloco o que eu quiser", geralmente vai pro âmbito judicial.
Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2020 as 15:44
Aqui no meu condominio o pessoal usa a vaga para o que bem entende também... Tem uma vaga que tá com um sofá velho tem alguns anos já.

Já teve muita briga justamente pq tentaram proibir, como o amigo falou acima, queriam que o vaga ficasse livre para poder parar o carro dos familiares nos fds...

Depois de um pouco de briga, foi decidido que cada um faz o que quiser com a vaga. Para armazenar as bicicletas, além do bicicletário (que é uma zona de bicicleta velha, patinete, etc), é só conversar com o síndico que ele arranja uma parede (de uma das vagas) para você colocar a sua bicicleta... Só comprar o suporte que o porteiro instala sem nenhum problema. Achei a solução bem legal, nunca deu problema com os donos das vagas o fato de ter uma bicicleta numa vaga acima do carro.
Voltar ao Topo
croydon Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2020
Costa Rica
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar croydon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2020 as 08:54
Eu encontrei um bom apartamento, com dispensa http://www.abrj.com.br/ - https://www.abrj.com.br/)) Eu tenho uma scooter, mas também não quer, ele ficou no meio do apartamento. Ao utilizar este recurso é extremamente raro, procurava nessa partilha um apartamento para si e para os amigos. Muitas opções e para a remoção de como a manutenção, a longo prazo, e a venda, todos os apartamentos reais, фейковых não. Muito bom o filtro, você pode escolher qualquer sabor e cor, qualquer quantia em dinheiro, dependendo da distância. Na verdade, aqui e encontrou o que estava procurando.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X